ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2010, BRASIL
Moderador: Conselho de Moderação
Re: ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2010, BRASIL
Qual será o pensamento do mercado financeiro diante disto? Será louvável a intervenção direta estatal no BC? Eu particularmente creio que não, pois a economia passa a ser obra dos desejos políticos e sabemos muito bem onde isso vai dar.
É um milagre o Serra, diante de uma pergunta espinhosa, não repassar a pergunta feita a ele para seu entrevistador com um típico "o que você acha?" e o acusar em seguida de estar sendo "partidário"...
[]'s.
É um milagre o Serra, diante de uma pergunta espinhosa, não repassar a pergunta feita a ele para seu entrevistador com um típico "o que você acha?" e o acusar em seguida de estar sendo "partidário"...
[]'s.
Editado pela última vez por DELTA22 em Seg Mai 10, 2010 9:58 am, em um total de 1 vez.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
- Bourne
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
O Serra sempre foi contra a autonomia ou independência do Banco Central. Para ele um BC independente tende a pensar apenas nas variáveis montárias e ignorar o setor produtivo. Adimito que concordo com o homem nesse ponto.
-
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Link para a entrevista com o título 'Juros deveriam ter sido reduzidos no passado. O BC não é a Santa Sé'
http://cbn.globoradio.globo.com/editori ... MIDADE.htm
http://cbn.globoradio.globo.com/editori ... MIDADE.htm
- alexmabastos
- Sênior
- Agradeceu: 4 vezes
- Agradeceram: 7 vezes
Não concordo totalmente Bourne. Ao governo, criar todas as condições econômicas para absorver juro mais baixo. Ao BC, analisar friamente se tais condições estão postas e fazê lo ou não.Bourne escreveu:O Serra sempre foi contra a autonomia ou independência do Banco Central. Para ele um BC independente tende a pensar apenas nas variáveis montárias e ignorar o setor produtivo. Adimito que concordo com o homem nesse ponto.
Devemos entender que a situação econômica dita o juro e não o contrário. Se for o contrário e a situação não for a melhor, pressões diversas existirão.
abs
- Bourne
- Sênior
Ai Jesus.... Vocês estão defendendo a independência do BC
Nem a Dilma acredita nisso. E grande parte do PT é terminantemente contra.
Se bem que na prática não muda nada. Nem ara avançar na independência nem para recuar. Fica tudo na mesma.
Nem a Dilma acredita nisso. E grande parte do PT é terminantemente contra.
Se bem que na prática não muda nada. Nem ara avançar na independência nem para recuar. Fica tudo na mesma.
- Guerra
- Sênior
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 135 vezes
O peixe morre pela boca. Eu já vi debates do Serra. Ele não é ruim em debate. Outro diz vi ele enfrentado aqueles caras escrotos do CQC e se saiu bem pra caramba. Coisa que a Dilma não teve coragem de fazer ainda.Enlil escreveu: E tem gente q ainda fala da Dilma. Veremos nos debates...
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
- Bourne
- Sênior
Antes achava que a Dilma levava fácil, especialmente pela força do Lula. Porém agora tenho duvidas, sérias duvidas. Acredito que a disputa será bem mais acirrada.Guerra escreveu:O peixe morre pela boca. Eu já vi debates do Serra. Ele não é ruim em debate. Outro diz vi ele enfrentado aqueles caras escrotos do CQC e se saiu bem pra caramba. Coisa que a Dilma não teve coragem de fazer ainda.Enlil escreveu: E tem gente q ainda fala da Dilma. Veremos nos debates...
Lembrando que um certo professor meu que fez o doutorado na Unicamp cursou algumas matérias com a companheira Dilma. A mulher é agressiva e esquentada. Se provocar da maneira certa, a mulher explode e começa a agir de fora não muito atraente. Por mais que tentem ela não deve ter mudado muito em menos de 10 anos.
Bueno, agora é esperar os debates.
Sem querer desmerecer a inteligência da candidata Dilma,concordo com o Guerra e vou além,acredito que o Serra moerá a sra. Dilma nos debates,tem experiência,frieza e cinismo em abundância para simplesmente almoçar e jantar a candidata do governo,que nunca esteve diante de câmeras para o Brasil em uma situação crítica como um debate presidencial,ao contrário do próprio Serra que já o fez com talento diante de Lula e tem experiência política anos luz a frente dela.Guerra escreveu:O peixe morre pela boca. Eu já vi debates do Serra. Ele não é ruim em debate. Outro diz vi ele enfrentado aqueles caras escrotos do CQC e se saiu bem pra caramba. Coisa que a Dilma não teve coragem de fazer ainda.Enlil escreveu: E tem gente q ainda fala da Dilma. Veremos nos debates...
È a realidade.
O debate não ganha a eleição sozinho,mas não se esqueçam que é onde os candidatos demosnstram as suas limitações e fraquezas sem a maquiagem da propaganda eleitoral gratuita,além das edições sempre providenciais e partidárias das emissoras de televisão que sabem muito bem mostrar os deslises de seus desafetos políticos,é a minha opinião.
Abraços.
- Guerra
- Sênior
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 135 vezes
Lula só ganhou quando melhorou o debate.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
-
- Sênior
- Agradeceu: 28 vezes
- Agradeceram: 76 vezes
Não esqueçam que nos debates a figura feminina que fará contraste com a delicada inspetora de quartel petista será a Marina Silva. Então apelar para o "feminino" será quase impossível.
-
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Serra não transparece convicção, sempre dá impressão de estar interpretando, é de uma falsidade explícita essa sua suposta simpatia e idéia de q é um amalgamador na política, tudo o q ele não é. Tão legítimo quanto aquela capa da Veja. NUNCA enfrentou qualquer oposição dessa mídia chapa branca da oposição no sudeste, algo q já é um ecossistema para a candidata apoiada pelo GF. Por milagre, hoje, apertado pela chapista branca por excelência - Miriam Leitão - a desqualificou. Quem viver verá, os debates prometem e quando apertado no calo ele sai pela tangente. Aposto q Dilma estará plenamente qualificada e preparada para questionar na medula sua ausência de governo em São Paulo e suas convicções Estado minimalistas.
Me cobrem.
Me cobrem.
Se o debate fosse hoje, eu também acharia Dilma despreparada. Já para a eleição, duvido que estará "verde", a preparação é intensa. A oposição sabe que subestimar Dilma é perigoso, tanto é que no primeiro "debate" que houve entre os candidatos aqui em MG não se viu Serra "batendo de frente" com Dilma e vice-versa, foi morno, para não dizer glacial.
[]'s a todos.
[]'s a todos.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
- Dieneces
- Sênior
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
E eu acredito que o M'boitatá é um fenômeno sobrenatural....Enlil escreveu:Serra não transparece convicção, sempre dá impressão de estar interpretando, é de uma falsidade explícita essa sua suposta simpatia e idéia de q é um amalgamador na política, tudo o q ele não é. Tão legítimo quanto aquela capa da Veja. NUNCA enfrentou qualquer oposição dessa mídia chapa branca da oposição no sudeste, algo q já é um ecossistema para a candidata apoiada pelo GF. Por milagre, hoje, apertado pela chapista branca por excelência - Miriam Leitão - a desqualificou. Quem viver verá, os debates prometem e quando apertado no calo ele sai pela tangente. Aposto q Dilma estará plenamente qualificada e preparada para questionar na medula sua ausência de governo em São Paulo e suas convicções Estado minimalistas.
Me cobrem.
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
- Bourne
- Sênior
Chocado, chocado, chocado
Acabei de ouvir a entrevista do Serra na CBN. Criticou o deslocamento do BC em relação a economia real que fiquei até emocionado, especialmente não ter baixado os juros quando poderia. Conquistou 0,05% do meu voto. Porém o choque foi a Dona Dilma defender a ação do BC durante a crise. Já não voto nela.
Esse mundo está virado
Acabei de ouvir a entrevista do Serra na CBN. Criticou o deslocamento do BC em relação a economia real que fiquei até emocionado, especialmente não ter baixado os juros quando poderia. Conquistou 0,05% do meu voto. Porém o choque foi a Dona Dilma defender a ação do BC durante a crise. Já não voto nela.
Esse mundo está virado
- marcelo l.
- Sênior
- Agradeceu: 138 vezes
- Agradeceram: 66 vezes
Bourne, a resposta dele foi dura...recebi a transcrição e foi dura, se fosse a Dilma era por que ele foi guerrilheira, o Serra é por que ele queria em 1964 armar os estudantes contra os inimigos do Jango?
Míriam Leitão – A grande dúvida na economia é se o senhor vai respeitar a autonomia do BC. O senador Sérgio Guerra já disse que o senhor mudaria a política cambial e monetária, depois tentou se explicar, mas ficou essa dúvida no ar. A dúvida também é por declarações suas feitas no passado e por declarações feitas agora também. A sensação que se tem é que, se por acaso o senhor for eleito, vai ser também o presidente do BC. Queria saber isso.
José Serra – “É brincadeira de que eu eleito presidente da República vou ser presidente do BC. É preciso não me conhecer. Quem faz um rumor assim é falta de assunto, desejo de criar outros problemas.
ML – O senhor respeitará a autonomia do BC?
JS - A questão dos juros, a questão do câmbio… Ninguém, em sã consciência, pode defender a posição de que, quando há condições para baixar a taxa de juros, o BC não baixa, está certo. Isso não significa infalibilidade. A questão do tripé famoso que veio do governo passado que, se não me engano, fui eu até que apelidei de tripé (câmbio flutuante, responsabilidade fiscal e meta de inflação) veio para ficar. Não baixar os juros num contexto que não tinha inflação simplesmente foi um erro. As pessoas que conhecem melhor, mesmo dentro do mercado financeiro, sabem disso. Agora, se alguém se assusta porque eu acho que a taxa de juros deve cair quando a inflação está caindo, quando tem quase deflação, é porque tem uma posição muito surpreendente do ponto de vista dos interesses do Brasil. Por outro lado, a mesa da economia brasileira, que estava no chão, eu ajudei a erguer. Todo mundo que me conhece sabe que eu não vou virar a mesa coisa nenhuma.
ML – Mas a dúvida é exatamente esta. Quando o senhor fala que foi um erro do BC, se por acaso o senhor for presidente …
JS- Espera um pouquinho.
ML – Deixa eu completar a minha pergunta.
JS - Espera um pouquinho. O Banco Central não é a Santa Sé. Você acha isso, sinceramente, que o Banco Central nunca erra? Tenha paciência.
ML – Governador, deixa eu fazer a minha pergunta.
JS - Agora, quem acha que o Banco Central erra é contra dar condições de autonomia e trabalho ao Banco Central? Claro que não. Agora, de repente, monta-se um grupo que é acima do bem e do mal, que é o dono da verdade e que qualquer criticazinha já vem algum jornalista, já vem o outro e ficam nervosinhos por causa disso. Não é assim. Eu conheço economia, sou responsável, fundamento todas as coisas que penso a esse respeito. E, a esse propósito, você e o pessoal do sistema financeiro podem ficar absolutamente tranquilos que não vai ter nenhuma virada de mesa.
ML – Governador, deixa eu fazer a minha pergunta que eu não consegui completar. A questão não é se o BC é infalível, ninguém é. Mas se o senhor, quando se deparar com um erro do BC, caso seja presidente, ficará apenas com sua opinião ou vai interferir. A questão não é a taxa de juros.
JS - Imagina, Míriam, o que é isso? Mas que bobagem. O que você está dizendo, você vai me perdoar, é uma grande bobagem. Você vê o BC errando e fala: “Não, eu não posso falar porque são sacerdotes. Eles têm algum talento, alguma coisa divina, mesmo sem terem sido eleitos, alguma coisa divina, alguma coisa secreta tal que você não pode nem falar: Ó, pessoal, vocês estão errados”. Tenha paciência”.
Míriam Leitão – A grande dúvida na economia é se o senhor vai respeitar a autonomia do BC. O senador Sérgio Guerra já disse que o senhor mudaria a política cambial e monetária, depois tentou se explicar, mas ficou essa dúvida no ar. A dúvida também é por declarações suas feitas no passado e por declarações feitas agora também. A sensação que se tem é que, se por acaso o senhor for eleito, vai ser também o presidente do BC. Queria saber isso.
José Serra – “É brincadeira de que eu eleito presidente da República vou ser presidente do BC. É preciso não me conhecer. Quem faz um rumor assim é falta de assunto, desejo de criar outros problemas.
ML – O senhor respeitará a autonomia do BC?
JS - A questão dos juros, a questão do câmbio… Ninguém, em sã consciência, pode defender a posição de que, quando há condições para baixar a taxa de juros, o BC não baixa, está certo. Isso não significa infalibilidade. A questão do tripé famoso que veio do governo passado que, se não me engano, fui eu até que apelidei de tripé (câmbio flutuante, responsabilidade fiscal e meta de inflação) veio para ficar. Não baixar os juros num contexto que não tinha inflação simplesmente foi um erro. As pessoas que conhecem melhor, mesmo dentro do mercado financeiro, sabem disso. Agora, se alguém se assusta porque eu acho que a taxa de juros deve cair quando a inflação está caindo, quando tem quase deflação, é porque tem uma posição muito surpreendente do ponto de vista dos interesses do Brasil. Por outro lado, a mesa da economia brasileira, que estava no chão, eu ajudei a erguer. Todo mundo que me conhece sabe que eu não vou virar a mesa coisa nenhuma.
ML – Mas a dúvida é exatamente esta. Quando o senhor fala que foi um erro do BC, se por acaso o senhor for presidente …
JS- Espera um pouquinho.
ML – Deixa eu completar a minha pergunta.
JS - Espera um pouquinho. O Banco Central não é a Santa Sé. Você acha isso, sinceramente, que o Banco Central nunca erra? Tenha paciência.
ML – Governador, deixa eu fazer a minha pergunta.
JS - Agora, quem acha que o Banco Central erra é contra dar condições de autonomia e trabalho ao Banco Central? Claro que não. Agora, de repente, monta-se um grupo que é acima do bem e do mal, que é o dono da verdade e que qualquer criticazinha já vem algum jornalista, já vem o outro e ficam nervosinhos por causa disso. Não é assim. Eu conheço economia, sou responsável, fundamento todas as coisas que penso a esse respeito. E, a esse propósito, você e o pessoal do sistema financeiro podem ficar absolutamente tranquilos que não vai ter nenhuma virada de mesa.
ML – Governador, deixa eu fazer a minha pergunta que eu não consegui completar. A questão não é se o BC é infalível, ninguém é. Mas se o senhor, quando se deparar com um erro do BC, caso seja presidente, ficará apenas com sua opinião ou vai interferir. A questão não é a taxa de juros.
JS - Imagina, Míriam, o que é isso? Mas que bobagem. O que você está dizendo, você vai me perdoar, é uma grande bobagem. Você vê o BC errando e fala: “Não, eu não posso falar porque são sacerdotes. Eles têm algum talento, alguma coisa divina, mesmo sem terem sido eleitos, alguma coisa divina, alguma coisa secreta tal que você não pode nem falar: Ó, pessoal, vocês estão errados”. Tenha paciência”.
"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant