Corpo de Fuzileiros Navais
Moderador: Conselho de Moderação
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Corpo de Fuzileiros Navais
M-14? Porra, CFN. Espero que seja lorota, pois é um fuzil da época do FAL. Existem inúmeros fuzis no calibre 7,52x51mm no mundo que podem cumprir a função de DM, todos muito mais modernos do que o antigo fuzil americano e o CFN é o CFN, tem grana pra ter o melhor.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- ABULDOG74
- Sênior
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 153 vezes
Olá camarada, não sou homem de boato e 2º, não leu o que escrevi sobre existir estoques desse fuzil dentro da MB por causa dos navios? O CFN , como você mesmo citou, tem outros bons projetos engatilhados e se tem como implementar uma doutrina tão atual como a do DM tendo baixíssimo custo com um fuzil que é notório pela sua qualidade em precisão e com uma luneta LEOPOLD então...Bolovo escreveu:M-14? Porra, CFN. Espero que seja lorota, pois é um fuzil da época do FAL. Existem inúmeros fuzis no calibre 7,52x51mm no mundo que podem cumprir a função de DM, todos muito mais modernos do que o antigo fuzil americano e o CFN é o CFN, tem grana pra ter o melhor.
ADSUMUS
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Nossa, é verdade! Nem lembrava dessas M-14. Vieram nos antigos navios classe Garcia (os nossos CT Pará), não? Nesse caso, faz todo o sentido o uso dessas armas, que por sinal, devem estar em boas condições. Se for isso mesmo que você está falando, vai ser uma jogada de gênio. Aproveitando a deixa, você sabe se o CFN planeja substituir os Parker Hale M85 do Batalhão Tonelero?ABULDOG74 escreveu:Olá camarada, não sou homem de boato e 2º, não leu o que escrevi sobre existir estoques desse fuzil dentro da MB por causa dos navios? O CFN , como você mesmo citou, tem outros bons projetos engatilhados e se tem como implementar uma doutrina tão atual como a do DM tendo baixíssimo custo com um fuzil que é notório pela sua qualidade em precisão e com uma luneta LEOPOLD então...Bolovo escreveu:M-14? Porra, CFN. Espero que seja lorota, pois é um fuzil da época do FAL. Existem inúmeros fuzis no calibre 7,52x51mm no mundo que podem cumprir a função de DM, todos muito mais modernos do que o antigo fuzil americano e o CFN é o CFN, tem grana pra ter o melhor.
ADSUMUS
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2394 vezes
A Imbel já tem pronto a versão longa do IA2, pelo que eu sei. Acho que a versão CFN deve ser algo parecido, só com algumas modificações.
Duvido a Imbel não fazer modificações no fuzil pra atender o CFN, não perderiam essa oportunidade de mercado, apesar da própria Imbel já ter expressado que, caso o cliente solicite, modificações no fuzil podem ser feitas para atende-lo.
O CFN já fez a requisição das modificações?
Duvido a Imbel não fazer modificações no fuzil pra atender o CFN, não perderiam essa oportunidade de mercado, apesar da própria Imbel já ter expressado que, caso o cliente solicite, modificações no fuzil podem ser feitas para atende-lo.
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1141 vezes
- Agradeceram: 2867 vezes
Ficaria algo assim:
Alça telescópica da Leopold, bipé GPS, calhas de picatiny.
Alça telescópica da Leopold, bipé GPS, calhas de picatiny.
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6328 vezes
- Agradeceram: 6676 vezes
- Contato:
PUTZ, o índio caprichou na bolacha, POWS!!!
Um mata-cobra daqueles e eu estaria ouvindo sininho até agora...
Um mata-cobra daqueles e eu estaria ouvindo sininho até agora...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Clermont
- Sênior
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Seria um fuzil M-14 por grupo de combate? Para todos os batalhões? Isso equivaleria, aproximadamente, para uma centena de fuzis.ABULDOG74 escreveu:Olá camarada, não sou homem de boato e 2º, não leu o que escrevi sobre existir estoques desse fuzil dentro da MB por causa dos navios?
Vieram tantos assim com os antigos navios americanos?
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Não vejo essa vantagem toda em precisão intrínseca no M-14 sobre o FAL. Notar que o M-21 & correlatos estão para o M-14 como o AGLC está para o Mauser 98. Pessoalmente, e que me perdoe o camarada ABULDOG, penso que estão usando para ter no que usar, já que FAL o CFN tem de monte e o FAP (cano pesado), que também há por lá, chegou a ser referido como tendo capacidade de 0,5 MOA a 100 jardas por autor ianque (publiquei no DB, anos atrás)...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- ABULDOG74
- Sênior
Olá camarada e amigo, nas requisições de modificações, não é previsto uma versão maior de fuzil; com isso seu tamanho deve ficar próximo ao modelo conhecido para arma padrão.gabriel219 escreveu:A Imbel já tem pronto a versão longa do IA2, pelo que eu sei. Acho que a versão CFN deve ser algo parecido, só com algumas modificações.
As requisições de modificações já foram solicitadas pelo comando do CFN.
ADSUMUS
- Clermont
- Sênior
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Mas, o fato de os americanos utilizarem diversas versões do M-14 como fuzis de tiro de elite desde o Vietnam até o Afeganistão, não seria uma comprovação de que a arma é considerada como de precisão maior do que o FAL?Túlio escreveu:Não vejo essa vantagem toda em precisão intrínseca no M-14 sobre o FAL.
Eu não conheço nenhum modelo básico de FAL que tenha servido nesta mesma função, em lugar nenhum. Dizem que seu sistema básico de miras é inferior ao do M-14, e que é preciso um sistema especial para adaptar uma mira telescópica no FAL comum.
Se existissem FAPs em boas condições, poderia ser uma forma barata de dotar um GC brasileiro de um fuzil de atirador selecionado. Eu não acredito em GCs "puro-sangue" com calibre 5,56 mm nos atuais cenários de guerra. Menos ainda com uma carabina de 14 pol como esses IA2. O problema é que dizem que os FAP do Exército estão em petição de miséria. Os da Marinha estariam melhor? Valeria a pena retrofitá-los? Os M-14, ao menos, devem ter passado essas últimas décadas longe das mãos de recrutas do Serviço Militar Obrigatório, e portanto, em condições de utilização muito boas.... o FAP (cano pesado), que também há por lá, chegou a ser referido como tendo capacidade de 0,5 MOA a 100 jardas por autor ianque (publiquei no DB, anos atrás)...
À propósito: alguém sabe se os FAP utilizados no Brasil são mesmo "Made In Brazil" fabricados em Itajubá, ou se são importados da Bélgica?
- ABULDOG74
- Sênior
Olá camarada e amigo, a idéia é a nível de CiaFuzNav, para utilização em apoio aos pelotões e haverá também uma complementação com compra, atendendo a todos os Batalhões.Clermont escreveu:Seria um fuzil M-14 por grupo de combate? Para todos os batalhões? Isso equivaleria, aproximadamente, para uma centena de fuzis.ABULDOG74 escreveu:Olá camarada, não sou homem de boato e 2º, não leu o que escrevi sobre existir estoques desse fuzil dentro da MB por causa dos navios?
Vieram tantos assim com os antigos navios americanos?
ADSUMUS
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Excelente pergunta sobre o FAP: eu não sei, admito. Sobre o M-14 eu repito, Mestre Clermont, que a partir do M-14 fizeram excelentes DMs mas NÃO ERAM mais simples M-14s, tri? Cano novo, troca de todo o mecanismo de gatilho, luneta, etc...
(Daí eu ter citado o Mauser em relação ao AGLC)
(Daí eu ter citado o Mauser em relação ao AGLC)
- ABULDOG74
- Sênior
Túlio escreveu:Não vejo essa vantagem toda em precisão intrínseca no M-14 sobre o FAL. Notar que o M-21 & correlatos estão para o M-14 como o AGLC está para o Mauser 98. Pessoalmente, e que me perdoe o camarada ABULDOG, penso que estão usando para ter no que usar, já que FAL o CFN tem de monte e o FAP (cano pesado), que também há por lá, chegou a ser referido como tendo capacidade de 0,5 MOA a 100 jardas por autor ianque (publiquei no DB, anos atrás)...
Olá camarada e amigo, o problema é que o FAL de dotação do CFN já foram usados até "o osso" e muito já apresentam microfissuras estruturais em seu metal quase que encerrando a vida útil das armas e o M-14 estavam simplesmente GUARDADOS", sem nunca terem sido utilizados desde que chegaram, com isso após os trabalhos de limpeza e testes estas armas estão como novas; além de sua precisão lendária sendo utilizados pelos atiradores de elite com experiência em combate.
Quanto aos FAP`S, foi tentado isso em 1994, nas primeiras OPERAÇÕES RIO-OPERAÇÃO ALVORADA,que são as primeiras operações de morro que o CFN participou no RJ; as armas foram levadas para o estande e colocado lunetas neles; justamente com esse mesmo pensamento que você teve, mas na prática não obteve a precisão adequada pra essa função; não me pergunte o por que, pois eu era um jovem FN na época.
ADSUMUS
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
É ou não é bom charlar com quem SABE?
Tks, camarada. AÇO!
Tks, camarada. AÇO!