NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Tigershark
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: NOTÍCIAS

#1441 Mensagem por Tigershark » Sáb Jun 14, 2008 5:18 pm

14/06/2008 - 13h46

Cadete morre em academia militar
Outros dois cadetes que participaram do mesmo treinamento foram internados no hospital.
'A causa da morte ainda é objeto de apuração', contou comandante da Aman.
Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

O Comando da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) divulgou que o cadete Maurício Silva Dias, de 19 anos, morreu por volta das 17 horas de 13 de junho. O rapaz, que era de Santa Maria, Rio Grande do Sul, estava no terceiro ano do Curso de Infantaria. Segundo comunicado oficial, será instaurado um inquérito policial militar para apurar o motivo da morte. A Aman, que fica em Resende, no Sul Fluminense, afirma também que está prestando todo o apoio necessário à família do garoto.

De acordo com a nota divulgada, o rapaz estava, desde terça-feira à noite (10), participando de um exercício no Campo de Instrução da Aman. Ele se sentiu mal na quarta (11). Após o atendimento, no local do exercício, foi levado para o Hospital Escolar. Em seguida, na madrugada de sexta, o cadete foi encaminhado para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da Policlínica de Resende onde veio a falecer, por insuficiência renal.

“Ele tinha total condição de alimentação, de beber água em abundância. A causa da morte ainda é objeto de apuração. Não posso antecipar nada no momento”, contou Gerson Menandro, comandante da Aman.

Maurício era um dos 15 cadetes que participavam do treinamento realizado anualmente. Na atividade, são avaliadas liderança e resistência física. Os militares percorrem distâncias em áreas de campo aberto e mata fechada, para chegar a 16 bases.

A vítima não foi o único que passou mal. Nesta sexta-feira, outros dois cadetes, que participaram do mesmo treinamento, foram internados no hospital. O estado de saúde deles é estável.

Ogun K-9
Avançado
Avançado

#1442 Mensagem por Ogun K-9 » Sáb Jun 14, 2008 8:22 pm

acabei de ver a noticia no jornal nacional, mas nada de especifico, alguem tem conhecimento que tipo de exercicio tava sendoo realizado?
uma pena..descanse em paz... :( :(

Nascido de alma caudilha- nem por isso menos franca -Deus te deu essa cor branca que até de noite rebrilha.Lua do herói na coxilha,por onde eu for, onde eu ande e sem que ninguém me mande eu te canto, troféu mudo que é puro neste Rio Grande!
Tigershark
Sênior
Sênior

#1443 Mensagem por Tigershark » Sáb Jun 14, 2008 8:50 pm

14/06/2008 - 19h00 - Atualizado em 14/06/2008 - 19h05

Moradores protestam contra Exército em morro no Rio
Da Agência Estado

Cerca de 30 moradores do Morro da Providência queimaram um ônibus e apedrejaram outros nove na tarde de hoje em protesto contra a ocupação do Exército na comunidade, situada no Centro do Rio. Eles afirmam que os militares atiraram contra três moradores da favela que, segundo eles, estariam desaparecidos. O tumulto assustou motoristas e transeuntes nas proximidades na saída do Túnel João Ricardo, nas proximidades da Central do Brasil.

De acordo com informações da Polícia Militar, os manifestantes foram contidos por uma operação do Exército com o apoio de homens do 5º Batalhão de Polícia Militar e do Grupamento para Policiamento de Áreas Especiais (Gpae). Os militares dispararam tiros para o alto e usaram spray de pimenta para dispersar o protesto. O comércio na região ficou fechado pelo resto do dia.

O Exército ocupa o Morro da Providência desde dezembro do ano passado para a realização das obras do projeto "Cimento Social", do senador Marcelo Crivella, que pretende reformar as fachadas das casas da favela mais antiga do Rio. No final do mês passado, mesmo com a ocupação do Exército, houve tiroteio entre policiais do Gpae e traficantes. Um suposto criminoso foi morto. A ação do Exército divide opiniões na comunidade.

A Associação de Moradores denunciou abusos contra moradores e chegou a pedir a saída dos militares da região. Procurado, o Comando Militar do Leste não se manifestou.

Ogun K-9
Avançado
Avançado

#1444 Mensagem por Ogun K-9 » Sáb Jun 14, 2008 8:54 pm

viva o exercito...pau nos traficantes.... :P :P :P :P :P

Nascido de alma caudilha- nem por isso menos franca -Deus te deu essa cor branca que até de noite rebrilha.Lua do herói na coxilha,por onde eu for, onde eu ande e sem que ninguém me mande eu te canto, troféu mudo que é puro neste Rio Grande!
Kratos
Sênior
Sênior

#1445 Mensagem por Kratos » Dom Jun 15, 2008 12:41 am

Os criminosos já estão mobilizando seus dptos de propaganda, já já a OAB vai chiar porque o EB está atrapalhando o trabalho de seus clientes.

O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#1446 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Jun 15, 2008 12:57 am

Os traficantes já estão desesperados com a diminuição do tráfico por lá. Os moradores são massa de manobra.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
RenaN
Sênior
Sênior

#1447 Mensagem por RenaN » Dom Jun 15, 2008 8:58 pm

Tigershark escreveu:14/06/2008 - 13h46

Cadete morre em academia militar
Outros dois cadetes que participaram do mesmo treinamento foram internados no hospital.
'A causa da morte ainda é objeto de apuração', contou comandante da Aman.

O Comando da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) divulgou que o cadete Maurício Silva Dias, de 19 anos, morreu por volta das 17 horas de 13 de junho. O rapaz, que era de Santa Maria, Rio Grande do Sul, estava no terceiro ano do Curso de Infantaria. Segundo comunicado oficial, será instaurado um inquérito policial militar para apurar o motivo da morte. A Aman, que fica em Resende, no Sul Fluminense, afirma também que está prestando todo o apoio necessário à família do garoto.

De acordo com a nota divulgada, o rapaz estava, desde terça-feira à noite (10), participando de um exercício no Campo de Instrução da Aman. Ele se sentiu mal na quarta (11). Após o atendimento, no local do exercício, foi levado para o Hospital Escolar. Em seguida, na madrugada de sexta, o cadete foi encaminhado para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da Policlínica de Resende onde veio a falecer, por insuficiência renal.

“Ele tinha total condição de alimentação, de beber água em abundância. A causa da morte ainda é objeto de apuração. Não posso antecipar nada no momento”, contou Gerson Menandro, comandante da Aman.

Maurício era um dos 15 cadetes que participavam do treinamento realizado anualmente. Na atividade, são avaliadas liderança e resistência física. Os militares percorrem distâncias em áreas de campo aberto e mata fechada, para chegar a 16 bases.

A vítima não foi o único que passou mal. Nesta sexta-feira, outros dois cadetes, que participaram do mesmo treinamento, foram internados no hospital. O estado de saúde deles é estável.
PQP, essa prova é foda. Mas o pessoal errou na mão, além dele tem mais 2 na UTI, de acordo com a imprensa...
Já passou da hora do EB rever esses conceitos. Perder uma vida assim chega a ser ignorância...

Que ele descanse em paz e esteja em um lugar bem melhor que aqui! :cry:

[<o>]
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#1448 Mensagem por Guerra » Dom Jun 15, 2008 9:10 pm

RenaN escreveu: Já passou da hora do EB rever esses conceitos. Perder uma vida assim chega a ser ignorância...
Só se colocar maquinas no lugar de homens, porque quem é vivo sempre morre. É como o caso do aluno ESA colocaram bombeiros dentro da lagoa e o aluno ainda conseguiu morrer. Nesse caso, só não fazendo exercicios dentro d´agua.

É claro que, se fosse meu filhos a essa hora eu estava desesperado, mas por isso, da minha parte eu prefiro que eles não corram risco. Quero sigam outra profissão mais segura. Isso se nenhum engraçadinho não der trote neles numa faculdade como aconteceu com aquele menino do curso de medicina que morreu afogado.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Tigershark
Sênior
Sênior

#1449 Mensagem por Tigershark » Seg Jun 16, 2008 1:30 pm

16/06/2008 - 12h45 - Atualizado em 16/06/2008 - 13h22

Três dos 11 militares confessaram o crime, diz polícia
Eles são suspeitos de envolvimento na morte de três jovens.
Todos responderão por homicídio.
Dório Victor

Do G1, no Rio
A polícia informou nesta segunda-feira (16) que um tenente, um sargento e um soldado suspeitos de terem participado da morte de três jovens detidos pelo Exército no sábado (14) no Morro da Providência, na Zona Portuária, confessaram em depoimento que levaram as vítimas para o Morro da Mineira para serem punidos.

Segundo a delegacia, o conteúdo dos três depoimentos é muito parecido e não apresentam contradições. Eles contaram que abordaram os jovens porque perceberam que um deles estava com algo debaixo da camisa e preso na cintura. Eles suspeitaram que fosse uma arma e abordaram os três.

Durante a revista, houve confusão, e os militares levaram os jovens para a Delegacia Judiciária Militar, na região do Santo Cristo, para atuá-los por desacato. Na ocasião, o capitão que era o responsável pelo local não quis autuar os jovens, e pediu para liberá-los.

No entanto, os militares levaram os jovens para o Morro da Mineira, onde, segundo a polícia, a facção criminosa é inimiga dos traficantes da Providência, onde moravam as vítimas.

De acordo com a delegacia, os militares entregaram os jovens aos traficantes da região, e saíram em seguida. Eles não cobraram dinheiro ou favor dos criminosos ao entregar as vítimas.

"Durante o depoimento, deu para perceber que os militares não tinham noção das consequências. Eles queriam dar um corretivo nos jovens. O tenente é do Espírito Santo, e estava no Rio há pouco tempo. À princípio, todos os 11 responderão por homicídio", disse um dos agentes que participa da investigação, que não quis ter o nome revelado.

Crime civil ou militar?
Segundo o jurista Sergio Bermudes se os militares estavam no Morro da Providência a serviço do Exército devem ser julgados pela justiça militar. A justiça comum é incompetente para julgar militares sem serviço, de acordo com Bermudes. Se eles estivessem sem farda e sem a determinação do comando, o crime seria julgado pela justiça comum.

Prisão temporária
A Justiça decretou a prisão temporária dos militares por 10 dias no domingo (15).
Segundo os agentes da 4ª DP que investigam o caso, os mandados de prisão foram cumpridos na noite de domingo. Os suspeitos estão presos no 1º Batalhão de Polícia no Exército, na Tijuca, Zona Norte do Rio, e também no Comando Militar do Leste (CML).

Os militares presos são um tenente, três sargentos e sete soldados. Segundo os agentes da delegacia, os suspeitos foram ouvidos pelo Exército no CML no domingo.

O Exército já tinha aberto um inquérito para apurar a morte dos três jovens. Os corpos foram encontrados na tarde de domingo em um lixão de Gramacho, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense.

Ao ser procurado pelo G1, o CML informou que vai se pronunciar sobre as prisões ainda nesta segunda.

No sábado (14), o CML divulgou uma nota explicando o fato:
"Na manhã de hoje (sábado), tropas do Exército que realizam a segurança do pessoal, material e equipamentos empregados nas obras do Projeto Cimento Social, no morro da Providência, efetuaram a detenção de três elementos suspeitos, que teriam desacatado os militares de serviço, nas proximidades da Praça Américo Brum.

Em seguida, os elementos detidos foram encaminhados à presença do Comandante da tropa que, depois de ouvi-los, determinou que fossem liberados. Depois da liberação, as tropas do Exército não voltaram a ter contato com os elementos citados", diz a nota.

Protesto
Cerca de 200 moradores do Morro da Providência, na Zona Portuária do Rio, fizeram na tarde deste domingo uma passeata do Santo Cristo até o Comando Militar do Leste, no Centro do Rio, para protestar contra a morte de três jovens que moravam na comunidade. A manifestação aconteceu logo após encontrarem os corpos dos rapazes.

Segundo testemunhas, os manifestantes queriam conversar com algum responsável do Exército para tentar explicar as circunstâncias das mortes dos jovens. Ainda de acordo com testemunhas, os moradores não foram recebidos por ninguém.

Os moradores tentaram fechar a rua e tropas de choque do Exército tomaram posições. Testemunhas contaram que teria havido confronto com gás lacrimogênio.

;Irmã de vítima acusa o Exército
Débora Gonzaga Bastos, irmã de um dos três rapazes que sumiram no Morro da Providência e apareceram mortos no lixão de Gramacho, acusa soldados do Exército de terem prendido os jovens por quatro horas e, em seguida, de tê-los entregue a traficantes rivais de uma outra favela.

Segundo Débora, Wellington Gonzaga Bastos trabalhava na obra social da própria Providência, para ajudar na recuperação de casas, e estava voltando de um baile funk, em uma outra comunidade, quando foi abordado pelos soldados, às 7h30 da manhã de sábado (14). Débora conta que Wellington e os outros dois rapazes foram para o quartel e ficaram lá até às 11h30, quando os militares teriam deixado os jovens com criminosos do Morro da Mineira, no Centro da cidade.

Ela disse que o irmão vai ser enterrado nesta segunda, no cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio.

Ogun K-9
Avançado
Avançado

#1450 Mensagem por Ogun K-9 » Seg Jun 16, 2008 2:18 pm

Esses militares tinham é que receber uma medalha ao invés de um processo.Chega de proteger a marginalidade e punir os representantes da lei e da ordem.Sei disso por experiência pessoal pois sou policial militar aqui no rio grande do sul, nosso país chegou num ponto em que a lei protege o marginal e nos pune, tenho um colega que ficou preso no BOE em Santa Maria por duas semanas enquanto rolava o inquérito por ter ferido um vagabundo durante uma perseguição.Sem comentar os outros casos que já vi por aqui, como de um senhor, que acreditem foi sentenciado a pagar uma pensão por ter deixado um vagabundo, que estava roubando seu gado aleijado de uma perna.A que ponto chegamos.... :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#1451 Mensagem por Sniper » Seg Jun 16, 2008 6:00 pm

comandos_brasil escreveu:Esses militares tinham é que receber uma medalha ao invés de um processo.Chega de proteger a marginalidade e punir os representantes da lei e da ordem.Sei disso por experiência pessoal pois sou policial militar aqui no rio grande do sul, nosso país chegou num ponto em que a lei protege o marginal e nos pune, tenho um colega que ficou preso no BOE em Santa Maria por duas semanas enquanto rolava o inquérito por ter ferido um vagabundo durante uma perseguição.Sem comentar os outros casos que já vi por aqui, como de um senhor, que acreditem foi sentenciado a pagar uma pensão por ter deixado um vagabundo, que estava roubando seu gado aleijado de uma perna.A que ponto chegamos.... :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
Não há dúvidas que a criminalidade no Brasil é alarmante, mas dai a querer fazer "justiça" com as próprias mãos creio que não seja a melhor solução em um país minimamente civilizado.

A alguns anos quando as milícias surgiram na mídia vi alguns aqui defendendo estes "justiceiros" e aplaudindo suas ações. Hoje vemos no que deu as tais milícias que são na verdade piores que os traficantes porque além de não coibir o tráfico eles ainda estorquem a população cobrando por serviços ilegais.

Esse negócio de execução sumária não condiz com um país que almeja um dia ser desenvolvido.

Imagem
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#1452 Mensagem por Guerra » Seg Jun 16, 2008 6:49 pm

Sniper escreveu:
Não há dúvidas que a criminalidade no Brasil é alarmante, mas dai a querer fazer "justiça" com as próprias mãos creio que não seja a melhor solução em um país minimamente civilizado.

.
Eu até concordo com você, mas nesse caso do EB, até agora pelo o que eu sei. Os militares prenderam e soltaram os estudantes. E os estudantes foram pegos por bandidos de uma facção rival.

Agora, não me pergunte porque esses estudantes foram vistos pelos bandidos como "inimigos". Porque disso eu não manjo.
Esse é um mistério que cabe ao competente delegado do caso que identificou todos os assassinos militares (que é assim que estão sendo tratados) apontar as outras vitimas do sistema, que serviu como instrumento para o assassinato desses estudantes.

Então fica dificil de dizer se um pais onde acontece uma barbaridade dessa um dia pode chegar a ser considerado civilizado.
A alguns anos quando as milícias surgiram na mídia vi alguns aqui defendendo estes "justiceiros" e aplaudindo suas ações. Hoje vemos no que deu as tais milícias que são na verdade piores que os traficantes porque além de não coibir o tráfico eles ainda estorquem a população cobrando por serviços ilegais.
Essas acusações também estão sendo feitas ao EB desde que a força teve a infeliz ideia de querer entrar nessa guerra que não é da instituição.
Eu creio que as 100 pessoas que se manifestaram contra o EB estão certas. E se fosse 3 eu também concordaria, porque eu não vi ninguém até agora ter coragem para dizer que apoia o EB, e a gente sabe muito bem que é a maioria.
Se uma senhora tem coragem de pular no braço de soldado armado com um FAL e essa senhora acha que o EB deveria voltar para o quartel. Rapaz, alguém tem duvida que o desejo dessa mulher deva ser atendido?
Essa sim merece uma medalha.
Esse negócio de execução sumária não condiz com um país que almeja um dia ser desenvolvido
Eu também acho. Mas estamos caminhando para isso. Quando foi que iriamos imaginar que a justiça brasileira iria ser tão rapida a ponto de identificar os criminosos num crime tão incomum como esse.
Eu não sei como ta rolando as coisas, mas pelo jeito o IPM já foi concluido, os militares já foram a julgamento e já foram condenados, porque até o governador que esta do outro lado do mundo já chamou os caras de criminosos. Esse sim é o pais que eu quero para os meus filhos.

A unica coisa que lamento nessa história toda é pelas milhares e milhares de vitimas do crime organizado que tomou conta do Rio de janeiro embaixo do nariz do governador e de seus eleitores hipocritas, não ter tido a sorte de ter militares envolvidos em seus crimes.

E espero sinceramente que, caso esses militares sejam acusados de participação nesse crime (que não venham com essa história de eu não sabia), que todas as autoridades que tenham participação coadjuvantes em crimes sejam também responsabilizados.

Editado pela última vez por Guerra em Seg Jun 16, 2008 10:20 pm, em um total de 1 vez.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Tigershark
Sênior
Sênior

#1453 Mensagem por Tigershark » Seg Jun 16, 2008 7:07 pm

16/06/2008 - 19h01

Exército anuncia que vai continuar no Morro da Providência
Três militares confessaram participação no assassinato de jovens da comunidade.
Rapazes foram entregues a traficantes de facção rival à que controla favela onde moravam.

O chefe de comunicação social do Comando Militar do Leste, coronel Carlos Alberto Neiva Barcellos, anunciou nesta segunda-feira (16) que o exército vai continuar com suas operações no Morro da Providência, na Zona Portuária do Rio.

A presença das Forças Armadas na região começou a ser questionada por moradores da comunidade depois que três militares confessaram em depoimento a participação na morte de três jovens do Morro da Providência.

“O Exército permanecerá realizando a segurança do pessoal, material e equipamentos empregados nas obras do Projeto Cimento Social, no morro da Providencia, destacando que como instituição nacional, o Exercito está comprometido com os superiores interesses e as aspirações da sociedade brasileira”, declarou o coronel.

No domingo (15), os corpos dos jovens que estavam desaparecidos foram encontrados, em Caxias, na Baixada Fluminense. Ao todo, 11 militares estariam envolvidos no crime e tiveram prisão decretada pela Justiça no domingo.

Depoimentos
Segundo a polícia, o conteúdo dos depoimentos do tenente, do sargento e do soldado que confessaram envolvimento na morte dos três jovens é muito parecido e não apresentam contradições.

Eles contaram que abordaram os jovens porque perceberam que um deles estava com algo debaixo da camisa e preso na cintura. Eles suspeitaram que fosse uma arma e abordaram os três.

Durante a revista, houve confusão, e os militares levaram os jovens para a Delegacia Judiciária Militar, na região do Santo Cristo, para atuá-los por desacato. Na ocasião, o capitão que era o responsável pelo local não quis autuar os jovens, e pediu para liberá-los.

No entanto, os militares levaram os jovens para o Morro da Mineira, onde, segundo a polícia, a facção criminosa é inimiga dos traficantes da Providência, onde moravam as vítimas.

De acordo com a delegacia, os militares entregaram os jovens aos traficantes da região, e saíram em seguida. Eles não teriam cobrado dinheiro ou favor dos criminosos ao entregar as vítimas.

"Durante o depoimento, deu para perceber que os militares não tinham noção das consequências. Eles queriam dar um corretivo nos jovens. O tenente é do Espírito Santo, e estava no Rio há pouco tempo. À princípio, todos os 11 responderão por homicídio", disse um dos agentes que participa da investigação, que não quis ter o nome revelado.

Tigershark
Sênior
Sênior

#1454 Mensagem por Tigershark » Seg Jun 16, 2008 7:19 pm

16/06/2008 - 18h11 - Atualizado em 16/06/2008 - 18h51

Bombas de gás marcam protesto em frente ao QG do Exército
Manifestantes saíram do enterro de três jovens da Providência e seguiram para Centro.
Onze militares são acusados de ter entregues os rapazes para traficantes.

Manifestantes estão, na noite desta segunda-feira (16), em frente ao Comando Militar do Leste (CML), no Centro do Rio, onde fazem um protesto contra a morte de três jovens, que teriam sido levados por militares que estavam no Morro da Providência, no sábado (14), a traficantes de uma outra favela.

Há muita confusão no local. Bombas de efeito moral e de gás lacrimogênio foram jogadas, e carros que estavam estacionados, danificados.

Os moradores saíram direto do enterro das vítimas e, já no CML, estenderam faixas de protesto. Segundo testemunhas, quando chegaram na Avenida Presidente Vargas, manifestantes desceram dos veículos e ficaram nas ruas das imediações, como na própria Presidente Vargas e na Avenida Marechal Floriano, o que impediu o tráfego dos carros.

Eles saíram do Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Cerca de dez ônibus foram usados para o trajeto, além de kombis. Durante o percurso, a Polícia Militar escoltou o grupo, para evitar confusões.

Militares acusados de entregar jovens a traficantes
Os militares do Exército são acusados pelos moradores de envolvimento com a morte de três jovens. Três deles confessaram o fato.

Na delegacia, eles confessaram que detiveram os jovens por achar que um deles estaria armado. Durante a revista, houve confusão, e os jovens foram levados para a Delegacia Judiciária Militar, para autuá-los por desacato. Na ocasião, o capitão que era o responsável pelo local não quis autuar os jovens, e pediu para liberá-los.

Os militares então levaram os jovens para o Morro da Mineira. Segundo a polícia, traficantes da Providência e da Mineira são rivais. De acordo com a delegacia, os militares entregaram os jovens aos traficantes da região e saíram em seguida. Eles não cobraram dinheiro ou favor dos criminosos ao entregar as vítimas.

O corpo das vítimas foi encontrado no domingo, no Aterro Sanitário de Gramacho, na Baixada Fluminense. No sábado (14) e no domingo (15), moradores fizeram protestos contra o Exército, acusando-os de ter matado os jovens.

Tigershark
Sênior
Sênior

#1455 Mensagem por Tigershark » Seg Jun 16, 2008 7:21 pm

16/06/2008 - 19h06 - Atualizado em 16/06/2008 - 19h10

Beltrame: falta preparo para Exército atuar na segurança
Da Agência Estado

O secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, afirmou hoje que o episódio envolvendo militares na morte de três jovens no Morro da Providência comprova que o Exército não está preparado para atuar na Segurança Pública. Detidos por militares, eles foram entregues a traficantes do Morro da Mineira, de uma facção rival. "Se a Polícia Militar, que vive esse problema diuturnamente há 200 anos, tem suas mazelas, uma corporação que começou a fazer isso há pouco tempo já incorrer num problema desses é uma demonstração disso", afirmou Beltrame. "É, no mínimo, um momento de retomar uma série de conceitos, rever muitas coisas", disse.

Para Beltrame, o episódio mostra que a solução para a redução da criminalidade está no fortalecimento das polícias, e não no emprego das Forças Armadas como uma solução milagrosa. Para ele, a melhor contribuição do Exército seria o fornecimento de equipamentos, não de soldados. "Nós precisamos de logística, de equipamentos. Ninguém melhor do que as polícias Civil e Militar para lidar com os problemas costumeiros que nós temos aqui", afirmou Beltrame.

O secretário já havia criticado o projeto Cimento Social - que está sendo empreendido na Providência pelo Exército a partir de um projeto do senador Marcelo Crivella (PRB), pré-candidato a prefeito - quando esteve na Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados, em Brasília, em maio. Ele questionou a falta de clareza do objetivo da obra e a permanência do Exército na favela. Beltrame sempre resistiu ao emprego das Forças Armadas no patrulhamento ostensivo de ruas e de favelas dominadas pelo tráfico de drogas, mesmo quando essa hipótese chegou a ser levada pelo governador do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB), ao governo federal.

Responder