Força Aérea Portuguesa (FAP)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1441 Mensagem por tflash » Qui Nov 17, 2011 3:52 pm

Qual era o caça do pacto que podia cá chegar? Nenhum!




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1442 Mensagem por MIG-25 » Qui Nov 17, 2011 4:33 pm

E porque raio é que temos de ser da Nato?




Editado pela última vez por MIG-25 em Dom Set 07, 2014 9:16 am, em um total de 1 vez.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1443 Mensagem por tflash » Qui Nov 17, 2011 4:56 pm

É a tua opinião. Ainda vês um mundo de bons e maus. Eu vejo um mundo em que uns são mais maus que outros e estou satisfeito por estar na parte menos má.

Mais uma vez te digo que falas de barriga cheia e não sabes que para comeres um bife, alguém teve que matar uma vaca se é que entendes a minha explicação poética.

Para mim, o pior assassino é o que mata o próprio povo. Tu gostas de ditaduras e a democracia, estado fundador da NATO, permite-te essa preferência, o FDB também. Agora os outros gostam de pensar pela sua própria cabeça.

Só uma pergunta. para ti povo e nação são coisas diferentes? por isso é que quem é contra o ditador é um traidor?

Qual é a prova que tens que os massacres foram mentira? Lá que tu tenhas uma adoração pelo Kaddafi, não quer dizer que o povo o adore. Que eu saiba, ele até foi morto por Líbios.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1444 Mensagem por Andre Correa » Qui Nov 17, 2011 5:45 pm

tflash, tás a merecer o troféu do Marino :mrgreen:




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1445 Mensagem por Andre Correa » Sáb Nov 26, 2011 2:49 am

Coreia do Sul quer treinar aviões de combate em Beja

Imagem

O Ministério da Defesa Nacional e o governo da Coreia do Sul estão próximos de chegar a um acordo para a instalação na Base Aérea de Beja de uma escola de formação de pilotos para aviões de combate. Segundo a edição desta quinta-feira do Diário de Notícias, que cita um despacho assinado pelo ministro José Pedro Aguiar Branco, em março de 2012 estará concluído um estudo que vai determinar se o aeroporto de Beja reúne as condições necessárias para execução do projeto.

As negociações com os representantes sul-coreanos tiveram início em julho, quando um grupo de militares da Força Aérea do país asiático visitou as instalações da Base Aérea nº11. A presença dos sul-coreanos, confirmada à Rádio Voz da Planície pela Força Aérea nacional, repetiu-se no dia 3 deste mês, para efeitos de "cooperação e formação".

Os militares da Coreia do Sul inspecionaram o hangar do aeroporto, as instalações militares bem como o Bairro Residência da Força Aérea, onde, de acordo com o DN, pretendem instalar aproximadamente 300 famílias. Caso a instalação das esquadras operacionais venha a efetivar-se, poderão mudar-se para Beja cerca de 60 pilotos sul-coreanos, 20 altos cargos militares e 150 técnicos de manutenção.

25 aviões de combate para Portugal

Juntamente com os militares sul-coreanos prevê-se que a operação traga para solo nacional 25 caças T50 Golden Eagle, aviões supersónicos de última geração concebidos para treino de combate avançado. O acordo entre os dois países deverá assegurar que os equipamentos podem inclusive ser utilizados para treinar pilotos portugueses, sem quaisquer contrapartidas financeiras.

O estado avançado das negociações ficou patente em outubro, com a deslocação a Seul de uma delegação portuguesa, liderada pelo diretor-geral de Política de Defesa Nacional, Luís Faro Ramos.

O interesse da Coreia do Sul em assentar na Europa não é recente. Inicialmente, os asiáticos concentram esforços na base espanhola de Talavera la Real, na província de Badajoz. O Ministério da Defesa espanhol confirmou em março deste ano a existência de uma declaração de intenções entre as duas partes, que não chegou porém a concretizar-se. O fracasso do negócio terá ficado a dever-se às exigências monetárias do Governo espanhol, que desagradaram aos sul-coreanos.

Aeroporto de Beja fracassa

É na Base Aérea nº 11 que fica situado o polémico aeroporto de Beja, que é gerido pela ANA - Aeroportos de Portugal. A infraestrutura, que representou um investimento de 33 milhões de euros, foi inaugurada a 13 de abril deste ano, com o primeiro voo a partir do Alentejo a ter como destino a ilha de São Filipe, em Cabo Verde. Desde então, e até ao final de outubro, a pista de Beja recebeu 1923 passageiros, um número muito abaixo das expectativas iniciais, que apontavam para a recepção de 1,8 milhões passageiros até 2020.

A principal operação turística concretizada até agora trouxe até Beja uma série de 22 voos charter desde o Reino Unido, e custou 400 mil euros à Agência de Promoção de Turismo do Alentejo. Já entre outubro e novembro o aeroporto recebeu oito aviões de passageiros provenientes da Alemanha.

Com o interesse da Força Aérea da Coreia do Sul em tomar conta das instalações militares da Base de Beja, onde muitos dos edifícios estão inutilizados desde que foram desocupados pelos militares alemães em 2003, a economia da cidade alentejana pode ganhar um novo fôlego.

O aeroporto de Beja, que não faz parte do Plano Estratégico dos Transportes, recebe apenas voos autorizados pelo Instituto Nacional de Aviação Civil e a Força Aérea, uma vez que ainda não detém autorização para a utilização civil.
Diário de Notícias




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1446 Mensagem por Andre Correa » Sáb Nov 26, 2011 2:57 am

CEMFA diz que Força Aérea vai ter de "cortar" 30 por cento nas horas de voo em 2012
O chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA) afirmou hoje que a proposta de Orçamento para 2012 vai obrigar a uma redução de cerca de 30 por cento nas horas de voo e a mais "contenção" no ramo.

"É uma proposta restritiva, que nos vai obrigar a adaptar, vamos ter de voar menos, vamos ter de nos adaptar a uma situação de maior contenção", declarou à agência Lusa o general José Pinheiro.

O CEMFA falava no final de uma audição de quase três horas na Comissão Parlamentar de Defesa, que decorreu à porta fechada.

"Vou ter de voar menos, as horas de voo são diretamente relacionadas com o Orçamento disponível", sublinhou.

O chefe militar disse ainda ter "a certeza" de que as "missões críticas" da Força Aérea - como a busca e salvamento e missões de soberania - "vão continuar a ser feitas", embora "noutras condições" e "com menos pilotos".

José Pinheiro adiantou que a redução nas verbas para voo anda "na casa dos 30 por cento" e que no próximo ano a Força Aérea Portuguesa vai voar cerca de 17.000 horas, quando este ano tinha planeadas 23.400 horas.

"Vamos gerir da melhor maneira possível o Orçamento que nos é atribuído tentando minimizar o impacto, mas obviamente que há impacto", reconheceu, manifestando "esperança de que o futuro será melhor".

As despesas do Estado com a Defesa Nacional vão diminuir 3,9 por cento no próximo ano, estando previsto um corte de 30 por cento nos encargos com saúde, segundo a proposta de Orçamento do Estado para 2012.

Segundo a proposta de lei do Governo, a despesa total consolidada do ministério da Defesa Nacional em 2012 ascende a 2.216 milhões de euros (contra 2.305,6 milhões de euros estimados em 2011).
Fonte




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1447 Mensagem por suntsé » Sáb Nov 26, 2011 9:07 am

tflash escreveu:É a tua opinião. Ainda vês um mundo de bons e maus. Eu vejo um mundo em que uns são mais maus que outros e estou satisfeito por estar na parte menos má.

Mais uma vez te digo que falas de barriga cheia e não sabes que para comeres um bife, alguém teve que matar uma vaca se é que entendes a minha explicação poética.

Para mim, o pior assassino é o que mata o próprio povo. Tu gostas de ditaduras e a democracia, estado fundador da NATO, permite-te essa preferência, o FDB também. Agora os outros gostam de pensar pela sua própria cabeça.

Só uma pergunta. para ti povo e nação são coisas diferentes? por isso é que quem é contra o ditador é um traidor?

Qual é a prova que tens que os massacres foram mentira? Lá que tu tenhas uma adoração pelo Kaddafi, não quer dizer que o povo o adore. Que eu saiba, ele até foi morto por Líbios.
Se Kaddafi tivesse sido minimamente inteligente e menos egoísta e Orgulhoso teria se safado desta.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1448 Mensagem por P44 » Sáb Nov 26, 2011 9:16 am

Bastaria ter feito algumas concessões mais na exploração de pitrol e gás natural aos "frenchies" , e não ter querido pôr tudo nas mãos dos chineses




Triste sina ter nascido português 👎
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1449 Mensagem por tflash » Sáb Nov 26, 2011 10:44 am

Uma coisa é se a NATO tinha razão ou não tinha, se queria petróleo ou foi por filantropia e outra é aquilo que o Kaddafi foi. Montes de decisões irracionais, o tratamento da líbia como "coutada pessoal" da família e as rivalidades tribais levaram à queda do ditador. Há montes de factos a relatar abusos de poder pela família. A coisa que ele tinha de bom era a guarda pessoal, isso sim, era à maneira! :mrgreen:




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1450 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Nov 26, 2011 10:47 am

Era uma mais feia que a outra...




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1451 Mensagem por tflash » Sáb Nov 26, 2011 10:59 am

tinha umas jeitosas!!!




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1452 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Nov 26, 2011 4:52 pm

PITVANT dá passo importante em voo teste

A Academia da Força Aérea (AFA) e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) deram, no dia 23 de Novembro, um passo importante no projecto PITVANT.

Em coordenação com a Esquadra Independente de Tráfego Aéreo (área militar integrada na sala de operações do Centro de Controlo de Tráfego Aéreo de Lisboa que estabelece a ponte entre a defesa aérea e o serviço da NAV Portugal), o "EXTENDED", uma das plataformas desenvolvidas no âmbito deste projecto, realizou pela primeira vez um voo teste com um transponder a bordo, tornando possível a sua identificação e localização nos sistemas de controlo e gestão de tráfego aéreo de Portugal.

Este teste requereu a comunicação constante entre os operadores do "EXTENDED" e a Esquadra Independente de Tráfego Aéreo, para atestar o correcto funcionamento do transponder a bordo do UAV (Unmanned Aerial Vehicle). Um observador no terreno e um operador aos comandos da plataforma, mantiveram Lisboa Militar informada das suas movimentações e alterações de altitude, confirmando desta forma o correcto funcionamento do equipamento, tanto no que respeita ao código IFF (Identification Friend or Foe) da aeronave, como à correcta indicação de altitude de pressão da mesma.

Este teste decorreu no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea, na Ota, onde tipicamente se encontra o destacamento PITVANT 15 dias por mês. Este destacamento é composto por militares e civis que integram, testam e avaliam diversos sistemas como: pilotos automáticos, sistemas de visão avançados, computadores de bordo, algoritmos de controlo, sistemas de comunicações ou os vários tipos de consolas de comando e controlo. O voo durou cerca de 40 minutos em modo automático e foi bem sucedido, tendo correspondido às expectativas.

O marco alcançado no projecto PITVANT demonstrou a evolução e os avanços tecnológicos desenvolvidos durante os 3 anos da sua existência. Ao longo desse período, investigadores da AFA e da FEUP têm contribuído com a integração de novos processos e inovações, tendo este transponder, sido integrado no âmbito da dissertação de mestrado de um aluno de pilotagem aeronáutica, Aspirante Piloto-Aviador Rómulo Pereira, orientado pelos docentes e investigadores da Academia da Força Aérea, Tenente Engenheiro Electotécnico Tiago Oliveira e Tenente Engenheiro Electrotécnico Gonçalo Cruz.



Especificações técnicas do EXTENDED:

- Peso máximo à descolagem: 20Kg

- Envergadura: 3,5 M

- Velocidade máxima: 120Km/H

- Carga útil máxima: 10Kg

- Autonomia máxima: 3H

- Altitude máxima: 3Km

- Motor de combustão ou eléctrico

- Voo autónomo (incluíndo descolagem e aterragem)

- Transmissão vídeo em tempo real

- Sistema computacional a bordo


D.C.

:arrow: http://www.emfa.pt/www/detalhe.php?cod=035.726&lang=pt




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1453 Mensagem por MIG-25 » Sáb Nov 26, 2011 5:41 pm

Vocês são ossos duros de roer.
Kadhafi foi o exemplo de um grande Líder,
A nato é por vezes uma organização interesseira.
Carregar num botão e mandar um míssil é fácil, no combate corpo a corpo é que vê quem é que são os verdadeiros homens.
Uma demonstração de cobardia foi o que se passou em 1991, quando uma coluna Militar Iraquiana foi atacada quando se estava a retirar do Kuwait.
Mas isto já está mais que rodado e eu já vos dei milhares de razões para perceberem que Kadhafi foi um grande líder, e que a nato é a maior rede criminosa do mundo.

O Grande Líder:



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Cumprimentos.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1454 Mensagem por nelson38899 » Seg Nov 28, 2011 7:51 am

Agora percebo porque foste expulso do FD. Felizmente que isso aconteceu!

Siga o tópico, pois aqui fala-se da FAP e não de pseudo-lideres, da liberdade. :evil: :evil: :roll: :roll: :roll:




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1455 Mensagem por tflash » Seg Nov 28, 2011 12:17 pm

Uma demonstração de cobardia foi o que se passou em 1991, quando uma coluna Militar Iraquiana foi atacada quando se estava a retirar do Kuwait.
Não resisto ao offtópic: Mandar invadir um país mais fraco sem justificação é completamente justificável se for um ditador-pavoneador da nossa preferência. Falha a análise de que não foi uma operação da tal NATO que tanto odiamos não é?

Pois neste tópico, trata-se apenas de um país fundador da NATO e mesmo assim, da parte da força aérea.

Volto a bater na mesma tecla que já chateia quando se afirmam factos sem fontes e se descredibiliza as fontes que afirmam o contrário, analisando as coisas de uma forma tão parcial de maneira a que só se apresentem as facetas positivas da coisa.

Isso é manipulação, propaganda, lavagem cerebral mas não é informação! Para completar a receita, lançam-se insultos a quem defende o contrário.

Para esse peditório eu já dei! Sugiro que se abra um tópico apenas sobre a Líbia para se poder dissertar à vontade sobre o assunto...mas aviso que vou participar!!! :twisted: :twisted:




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