LULA LIBERA 2,2 BILHOES PARA COMPRA DE 36 CAÇAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60814
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6418 vezes
Contato:

#1441 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 10, 2007 12:29 pm

orestespf escreveu: O ponto abordado por mim é outro, se o caça for montado aqui a FAB consegue assinar um contrato para um maior número de caças e estes poderão substituir os F-5 e A-1 no futuro. Fica muito difícil um governo contingenciar parte desta contratação, pois implicará no desenvolvimento da empresa montadora, em empregos, etc. Isso só faria sentido se a economia estivesse caótica.

Por outro lado, se você assina um contrato para 24 caças e negocia a produção/montagem de novos vetores para futuro, você terá no mínimo dois contratos distintos. E os novos contratos podem depender do humor do governante na ocasião.

Isto é visão estratégica da força, programação futura. Entendeu a idéia do texto inicial?


Saravá,

Caboclo Bate-Estaca.


Ah, me adescurpes, tinha MESMO entendido errado... :oops: :oops: :oops: :oops:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Sd volcom
Avançado
Avançado
Mensagens: 651
Registrado em: Ter Jul 18, 2006 11:35 pm

#1442 Mensagem por Sd volcom » Sáb Nov 10, 2007 12:31 pm

Sniper escreveu:
Thor escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Pois é, mas mesmo a França fazendo tanto esforço, dando tantas vantagens, num vende nenhum Rafa sequer.

Tem caroço nesse angú!


Cheio de caroço... o Rafale consome a verba de quase todas as operações da França. Os demais Esquadrões e pilotos são P. com isso. Caro de comprar, porém caríssimo de manter.


Baseado em que você afirma isso Thor?

Segue o trecho de uma matéria publicada na RFA sobre os Rafale embarcados Franceses:

O capitão-tenente Moufle disse que a moderna arquitetura para o planejamento de manutenção trazida pelo Rafale revolucionou a manutenção a bordo. Para os pilotos, a comunicação de problemas continua da forma tradicional, mediante lançamento na pasta de vôo, após o mesmo. A manutenção, caso tenha sido reportado qualquer problema, retirará da aeronave uma fita com as gravações dos parâmetros que são normalmente registradas durante o vôo. Caso haja necessidade de troca de algum componente, o sistema permite uma checagem do mesmo no solo, com toda a segurança, não havendo necessidade de vôos de teste.

(...) Ainda segundo ele, os nove aviões embarcados [CdG] apresentam uma disponibilidade excelente, havendo semrpe pelo menos oito aeronaves disponíveis. O navio, quando efetuando grandes comissões, tem total autônomia de sobresalentes, de modo que nada precise ser solicitado de terra.
Para se ter uma idéia de como são rápidos os trabalhos de manutenção, um motor leva apenas duas horas para ser trocado. Os aviões embarcados, segundo o Capitão-Tenente Moufle, tinham alcançado cerca de 1.350 horas voadas. A manutenção é controlada por ciclos efetuados. Para os diversos serviços realizados entre os vôos diários, 10 homens são ultilizados por aeronave. O Capitão-Tenente Moufle disse ainda que estaría pronto para garantir a manutenção de até 40 aviões Rafale a bordo, sem problemas.
Todos os lançamentos de horas voadas, ciclos de motores e dados de componentes são trabalhados em computador. O programa conhecido como AMASIS (Aircraft Maintenance And Spare Information System), o mesmo ultilizado para aviação comercial, permite a automação do planejamento de manutenção. O trabalho manual ainda é realizado, por precaução, mas a tendência, ainda segundo Moufle, é de que, em breve, não haja mais a necessidade dessa duplicação de trabalho.(...)


Isso demonstra bem as principais diferenças de um projeto dos anos 70 e um outros dos anos 90.

Se troca um motor em 2 horas, e isso dentro de um PA!

Toda a manutenção é informatizada. Não haverá problema algum para o Rafale se encachar na nova filosofia da FAB, com o chamado CLS (Contractor Logistic Suport), sendo uma enorme chance para a Elbit que já fornece o CLS dos F-5 BR, ALX e do futuro AMX-M.

Será que existe a filosofia CLS na indústria Russa? A FAB iría regredir na manutenção de suas aeronaves?

Não adianta termos uma aeronave Excelente, que carrega muito armamento se não tivermos disponibilidade?

Abraços!


Sniper, não vou entrar no merito mas... Todo munda da FAB que falo, é a mesma historia. Não vai muito na leitura dela que você cai do cavalo. Ela é mais fabiana que a FAB.

Não sei... Ou o pessoal da FAB é comprado para falar mau da revista.

Vlws Abraços




Avatar do usuário
Beronha
Sênior
Sênior
Mensagens: 2954
Registrado em: Ter Mar 27, 2007 5:37 pm
Agradeceram: 7 vezes

#1443 Mensagem por Beronha » Sáb Nov 10, 2007 12:34 pm

Só 2 (duas) Dúvidas:

Que será que os franceses nos repassariam em tecnologias?

Essas tecnologias seriam relevantes?

----------

Os Russos ao menos já disseram o que iriam repassar... Tá certo que não sabemos o que os comedores de lesma ainda não deixaram isso publico , mas as empresas francesas são altamente comerciais e todos sabemos que cada um puxa a sardinha para sua brasa.


--------




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#1444 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Nov 10, 2007 12:37 pm

Sd volcom escreveu:
projeto escreveu:
Sd volcom escreveu:
projeto escreveu:
Sd volcom escreveu:
projeto escreveu:
morcego escreveu:Olha, essa de a DASSAULT desistir do RAFA não cola não.


É mais fácil a Sukhoi (Knappo??) desistir do não encomendado Su-35. O Rafa será o único avião de combate da França, olha a responsa.

[]'s


Ou a falta de reposabilidade com o dinheiro do povo...

Partiram EF-2000 so para fazer bico, tipico de frances.

Vlws Abraços


Saiu mais barato e melhor, você sabia disso?

[]'s



Que isso... Depois dessa retiro o time de campo.

Sem mais.

Vlws Abraços


Pode tirar e aproveita para pesquisar mais.

[]'s



HEHEHEHE... Mais um Degan! rsrsrsrs...

Ta igual um bizonho atras de fuentes na Net.

É eu devo ser muito burro... fiz Aman e entrei no BAC com trafico de influencia...

Ou então o CAP do GDA deve ser um moloide igual aqueles pé preto que ficam rindo e olhando para oficial.

porque nunca vi uma conta ser dividida por 4 e sair mais caro e pior produto final, Nem na época que fazia engenharia vi um coeficiente assim, ta certo que não ter a faculdade falatando 4 períodos... :evil:

PS:O Mestre Orestes pode tirar essa duvida para min. Po mestre tem como aceitar mais um aluno. :D

Vlws Abraços


Rapaz,
Não sabia que você era isso tudo viu? Quem sou eu para discordar de ti agora, eu que só busco fontes na net. Então o Typhoon saiu mais barato para o contribuinte britânico que o Rafale para o contribuinte francês? O Typhoon é um avião mais polivalente? Muito bem.

Meus parabéns.

[]'s

P.S.: Mas procure se informar, sempre é bom um pouco mais de conhecimento.




Editado pela última vez por AlbertoRJ em Sáb Nov 10, 2007 12:51 pm, em um total de 1 vez.
Alberto -
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#1445 Mensagem por orestespf » Sáb Nov 10, 2007 12:39 pm

Sd volcom escreveu:
projeto escreveu:
Sd volcom escreveu:
projeto escreveu:
Sd volcom escreveu:
projeto escreveu:
morcego escreveu:Olha, essa de a DASSAULT desistir do RAFA não cola não.


É mais fácil a Sukhoi (Knappo??) desistir do não encomendado Su-35. O Rafa será o único avião de combate da França, olha a responsa.

[]'s


Ou a falta de reposabilidade com o dinheiro do povo...

Partiram EF-2000 so para fazer bico, tipico de frances.

Vlws Abraços


Saiu mais barato e melhor, você sabia disso?

[]'s



Que isso... Depois dessa retiro o time de campo.

Sem mais.

Vlws Abraços


Pode tirar e aproveita para pesquisar mais.

[]'s



HEHEHEHE... Mais um Degan! rsrsrsrs...

Ta igual um bizonho atras de fuentes na Net.

É eu devo ser muito burro... fiz Aman e entrei no BAC com trafico de influencia...

Ou então o CAP do GDA deve ser um moloide igual aqueles pé preto que ficam rindo e olhando para oficial.

porque nunca vi uma conta ser dividida por 4 e sair mais caro e pior produto final, Nem na época que fazia engenharia vi um coeficiente assim, ta certo que não ter a faculdade falatando 4 períodos... :evil:

PS:O Mestre Orestes pode tirar essa duvida para min. Po mestre tem como aceitar mais um aluno. :D

Vlws Abraços


Aluno aceito. Suas contas estão corretas, bem como a afirmação anterior sobre o Rafale. Para os devotos de São Tomé... Façam um exercício de abstração, suponha por absurdo que o Rafale não venha para o Brasil. O que acontecerá com este vetor? Procurem na imprensa francesa o que se anda comentando.


Abraços,

Orestes




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#1446 Mensagem por orestespf » Sáb Nov 10, 2007 12:41 pm

LeandroGCard escreveu:
PRick escreveu:
Quero um caça capaz de desempenhar no futuro, daqui a 15 anos, ainda o papel de dominância, caso contrário, é melhor comprar mais M-2000-5 ou F-16, sai mais em conta. Como falei antes, os SU-30 não agregam nada sobre M-2000-5, ou F-16C.


Acho que então alguém deveria avisar os americanos disso, pois eles estão gastando uma fortuna nos F-22 e F-35 justamente porque concluíram que os SU-27/30 são melhores não apenas que os F-16 mas até mesmo que os F-15.

Leandro G. Card


Exatamente! O pessoal americano que se encontra no poder até pode estar blefando, mas então que se diga que o povo americano está sendo enganado.




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#1447 Mensagem por orestespf » Sáb Nov 10, 2007 12:43 pm

Túlio escreveu:
orestespf escreveu: O ponto abordado por mim é outro, se o caça for montado aqui a FAB consegue assinar um contrato para um maior número de caças e estes poderão substituir os F-5 e A-1 no futuro. Fica muito difícil um governo contingenciar parte desta contratação, pois implicará no desenvolvimento da empresa montadora, em empregos, etc. Isso só faria sentido se a economia estivesse caótica.

Por outro lado, se você assina um contrato para 24 caças e negocia a produção/montagem de novos vetores para futuro, você terá no mínimo dois contratos distintos. E os novos contratos podem depender do humor do governante na ocasião.

Isto é visão estratégica da força, programação futura. Entendeu a idéia do texto inicial?


Saravá,

Caboclo Bate-Estaca.


Ah, me adescurpes, tinha MESMO entendido errado... :oops: :oops: :oops: :oops:


[009]

O que eu quis dizer com aquela informação lá de trás é que a coisa pode ser melhor do que está sendo anunciada. Ou seja, estamos falando agora de mais vetores e não apenas 24 ou 36.

Abração,

Orestes




PRick

#1448 Mensagem por PRick » Sáb Nov 10, 2007 12:44 pm

LeandroGCard escreveu:
PRick escreveu:
Quero um caça capaz de desempenhar no futuro, daqui a 15 anos, ainda o papel de dominância, caso contrário, é melhor comprar mais M-2000-5 ou F-16, sai mais em conta. Como falei antes, os SU-30 não agregam nada sobre M-2000-5, ou F-16C.


Acho que então alguém deveria avisar os americanos disso, pois eles estão gastando uma fortuna nos F-22 e F-35 justamente porque concluíram que os SU-27/30 são melhores não apenas que os F-16 mas até mesmo que os F-15.

Leandro G. Card


São melhores? Melhores em quê? Eles são caças mais pesados, com SISTEMAS MAIS PESADOS e COM MAIOR CAPACIDADE. Estou falando em PLATAFORMA, tecnologia aplicada na PLATAFORMA, é o que importa para a montadora do avião. PORQUE A MONTADORA NÃO FABRICA SISTEMAS, RADARES, ARMAMENTO.

Os EUA estão gastando em F-22, bem, nem eles sabem direito porque, um F-15 modernizado, daria conta dos SU-30, mas no caso dos F-35, é porque a plataforma é furtiva e ele é um caça terrestre e aeronaval(igual ao RAFALE), porque o F-16 nunca poderá ser um caça naval, e como ufa a US NAVY depois do fracasso dos F-18E? Qual seja, trata-se de um caça estruturalmente totalmente novo.

Bem diferente de SU-27 e F-15, do ponto de vista de plataforma são caças de Segunda Geração, iguais aos F-4. Foram os F-16 que revolucionaram os caças, e criaram a TERCEIRA GERAÇÃO.

Não vamos confundir, capacidade bélica, com tecnologia da plaforma, para o construtor da plataforma, o que vale é a tecnologia agregada a ela. E neste caso tanto F-16 e M-2000 estão na frente de SU-27/30 e F-15.

O radar não é o avião, e não se pode comparar caças com pesos de decolagem com menos de 20 toneladas com outros que decolam com 34 toneladas, no que tange a várias áreas, como alcance, cargas de armas, tamanho do radar, etc.. Mas isto não quer dizer que os SU-27/30 sejam mais avançados que o Gripen por exemplo, ainda que, não se possa comparar alcance e outros parâmetros.

O que a FAB está demonstrando, agora, e o Ministério da Defesa, é uma completa falta de capacidade de gerar um requisitos, em face as mais diversas variáveis que este fato envolve, quando estamos falando em comprar um vetor, com transferência de tecnologia, integração de sistemas e armamento nacionais e construção ou fabricação sob licença. E ainde juntar tudo isto com integração das 03 FA`s, seu armamento, procedimento, etc..

E depois ainda fazer tudo isto dentro de uma determinada conjuntura geopolítica, e que tudo isto faça sentido para o futuro.

Parece que estou assistindo de novo o F-X1, aí me desculpe caro Orestes, isto me cheira a dar o passo maior que as pernas, ou simplesmente, incompetência ou falta de gente capaz de fazer gerenciamento estratégico, dentro de um política de compra de armas. Algo que a MB tem desde a compra da Classe Niterói. O problema é que isto ficou restrito a MB, não alcançando os outros ramos de nossas FA´s.

[ ]´s




Avatar do usuário
Beronha
Sênior
Sênior
Mensagens: 2954
Registrado em: Ter Mar 27, 2007 5:37 pm
Agradeceram: 7 vezes

#1449 Mensagem por Beronha » Sáb Nov 10, 2007 12:45 pm

projeto escreveu:
Sd volcom escreveu:
projeto escreveu:
Sd volcom escreveu:
projeto escreveu:
Sd volcom escreveu:
projeto escreveu:
morcego escreveu:Olha, essa de a DASSAULT desistir do RAFA não cola não.


É mais fácil a Sukhoi (Knappo??) desistir do não encomendado Su-35. O Rafa será o único avião de combate da França, olha a responsa.

[]'s


Ou a falta de reposabilidade com o dinheiro do povo...

Partiram EF-2000 so para fazer bico, tipico de frances.

Vlws Abraços


Saiu mais barato e melhor, você sabia disso?

[]'s



Que isso... Depois dessa retiro o time de campo.

Sem mais.

Vlws Abraços


Pode tirar e aproveita para pesquisar mais.

[]'s



HEHEHEHE... Mais um Degan! rsrsrsrs...

Ta igual um bizonho atras de fuentes na Net.

É eu devo ser muito burro... fiz Aman e entrei no BAC com trafico de influencia...

Ou então o CAP do GDA deve ser um moloide igual aqueles pé preto que ficam rindo e olhando para oficial.

porque nunca vi uma conta ser dividida por 4 e sair mais caro e pior produto final, Nem na época que fazia engenharia vi um coeficiente assim, ta certo que não ter a faculdade falatando 4 períodos... :evil:

PS:O Mestre Orestes pode tirar essa duvida para min. Po mestre tem como aceitar mais um aluno. :D

Vlws Abraços


Rapaz,
Não sabia que você era isso tudo viu? Quem sou eu para discordar de ti agora, eu que só busco fontes na net. Então o Typhoon saiu mais barato para o contribuinte britânico que o Rafale para o contribuinte francês? O Typhoon é um avião mais polivalente? Muito bem.

Meus parabéns.

[]'s


Não adianta vcs ficarem nervosos , e a FAB que nos deixa loucos...

Eu por exemplo , tenho o mobral incompleto , curso de C++ incompleto , Curso de ingles incompleto , e saldo bancário incompleto e sei perfeitamente que a FAB e os politicos com só um pouquinho de boa vontade , poderia ter uma FRACA ( força é soda) mais operativa um pouquinho




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60814
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6418 vezes
Contato:

#1450 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 10, 2007 12:46 pm

orestespf escreveu: Façam um exercício de abstração, suponha por absurdo que o Rafale não venha para o Brasil. O que acontecerá com este vetor? Procurem na imprensa francesa o que se anda comentando.


Abraços,

Orestes


Adorei essa, Cabôco véio... [009]

Esplêndida razão para que a Dassault 'amacie' ao máximo conosco...heheheheheheeheh

Ou abrem as caixas-pretas ou encerram suas atividades como fabricantes de caças... :twisted:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Beronha
Sênior
Sênior
Mensagens: 2954
Registrado em: Ter Mar 27, 2007 5:37 pm
Agradeceram: 7 vezes

#1451 Mensagem por Beronha » Sáb Nov 10, 2007 12:50 pm

Túlio escreveu:
orestespf escreveu: Façam um exercício de abstração, suponha por absurdo que o Rafale não venha para o Brasil. O que acontecerá com este vetor? Procurem na imprensa francesa o que se anda comentando.


Abraços,

Orestes


Adorei essa, Cabôco véio... [009]

Esplêndida razão para que a Dassault 'amacie' ao máximo conosco...heheheheheheeheh

Ou abrem as caixas-pretas ou encerram suas atividades como fabricantes de caças... :twisted:


:twisted: O caça pode até vir , mas o que virão nas asas alem dos tanques ? mica ? :twisted:




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#1452 Mensagem por orestespf » Sáb Nov 10, 2007 12:53 pm

Beronha escreveu:Só 2 (duas) Dúvidas:

Que será que os franceses nos repassariam em tecnologias?

Essas tecnologias seriam relevantes?

----------

Os Russos ao menos já disseram o que iriam repassar... Tá certo que não sabemos o que os comedores de lesma ainda não deixaram isso publico , mas as empresas francesas são altamente comerciais e todos sabemos que cada um puxa a sardinha para sua brasa.


--------


Olá Beronha,

vou ser objetivo, espero responder a sua dúvida: os russos repassam informações sobre o software, não tudo. Essencialmente a parte que permite integração de novos armamentos e "ajustes" do software do radar. O resto não será repassado, nem ao menos conhecimentos de partes da construção do vetor. Claro, já ia me esquecendo, repassam também o conhecimento necessário das peças que sofrem maior desgastes, ou seja, o que é trocado na manutenção.

Já os franceses, nada de software, só as peças de maior desgaste. Atualmente está sendo negociado a mesma coisa que os russos ofereceram. Parece que os dois "empataram" de alguma forma. O que ainda está pegando é a parte do software do radar. Não queriam nem ouvir falar disso, principalmente do novo AESA. Agora já escutam. rsrsrs

Outro ponto que a FAB exige e não abre mão: seja quem for o vencedor, o país de origem deverá treinar os pilotos brasileiros com todas as doutrinas utilizadas pelo vetor. Em geral isso não é repassado, apenas se ensina o perfil de vôo do vetor.

Antes os fabricantes alegavam que isso dependia de informações do fabricantes dos armamentos, da doutrina usada pelo país de origem, etc. Conversa fiada. Agora quem não vende no pacote tais informações, não vende.

Isto é essencial para um vetor se tornar rapidamente operacional, caso contrário o comprador terá que gastar muito para desenvolver a sua doutrina. Muitos se esquecem deste detalhe importante.

Em suma, a tal transferência de tecnologia é mínima, seja quem for o fabricante ou país.

Abraços,

Orestes




Avatar do usuário
Edu Lopes
Sênior
Sênior
Mensagens: 4549
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 2:18 pm
Localização: Brasil / Rio de Janeiro / RJ

#1453 Mensagem por Edu Lopes » Sáb Nov 10, 2007 12:59 pm

orestespf escreveu:Para os devotos de São Tomé... Façam um exercício de abstração, suponha por absurdo que o Rafale não venha para o Brasil. O que acontecerá com este vetor? Procurem na imprensa francesa o que se anda comentando...

Professor, não manjo nada de francês, o que andam comentando na imprensa francesa? Por acaso periga o Rafale virar um Mirage 3000?




ImagemImagem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60814
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6418 vezes
Contato:

#1454 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 10, 2007 1:02 pm

Beronha escreveu:
:twisted: O caça pode até vir , mas o que virão nas asas alem dos tanques ? mica ? :twisted:



Peraí, deixa ver se eu lembro...

O quê mesmo veio debaixo das asas dos Flankers Venusianos? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Beronha
Sênior
Sênior
Mensagens: 2954
Registrado em: Ter Mar 27, 2007 5:37 pm
Agradeceram: 7 vezes

#1455 Mensagem por Beronha » Sáb Nov 10, 2007 1:04 pm

Túlio escreveu:
Beronha escreveu:
:twisted: O caça pode até vir , mas o que virão nas asas alem dos tanques ? mica ? :twisted:



Peraí, deixa ver se eu lembro...

O quê mesmo veio debaixo das asas dos Flankers Venusianos? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


Comentarios de membros aqui do DB , dizem que já tem coisa escondida...




Responder