COBRA - COmbatente BRAsileiro

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37400
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3211 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1426 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 20, 2019 12:32 pm

Esse "visita" à 82a Aeromóvel ano que vem, em relação a materiais e sistemas individuais, me parece o EB mais uma vez tentando transparecer lá fora o que de fato nunca foi, e nem é, aqui dentro.
Porque equipar uma cia com tudo, ou quase tudo, que foi proposto nos últimos cinco anos ao COLOG, e que não deu em nada para a imensa maioria da tropa, como de praxe, é no mínimo curioso, para não dizer risível.
Vivemos ainda de poucas e pequenas 'ilhas de modernidade', que já estão há tempos relativizadas nesse contexto. E tal realidade não tem prazo para mudar. Pelo contrário, pode até piorar.
Assim, nem o COBRA 1.0 saiu do papel, e pelo que me consta em termos de sistemas do mesmo, sequer era algo que se poderia dizer complexo do ponto de vista tecnológico. Imagina chegarmos, se chegarmos, um dia ao COBRA 2.0
Enfim, talvez valha ao menos a boa intenção de tentar não passar vergonha com os yankees na casa deles.
Aqui já basta o nosso cotidiano nos lembrando disso o ano inteiro.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37400
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3211 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1427 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 08, 2019 11:59 pm

06 de Setembro, 2019
ABDI - Forças Armadas vestirão uniformes inteligentes
ABDI publica chamada para licitação que será no dia 23 de setembro

http://www.defesanet.com.br/tecdi/notic ... eligentes/

Agora parece que a coisa vai sair.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37400
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3211 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1428 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 10, 2019 12:24 pm

Uma visão interessante do que a INBRA dispõe em relação a ofertas para o projeto COBRA.

COLETE EXÉRCITO | PROJETO COBRA NÍVEL III | COM PLACAS LATERAIS
http://grupoinbra.com.br/wp-content/upl ... terais.pdf

CAPACETE ACH HIGH CUT COM CONECTORES | NÍVEL III-A
http://grupoinbra.com.br/wp-content/upl ... -III-A.pdf

A ver se o projeto tem avanços mais concretos com as últimas notícias sobre novos desenvolvimentos em termos de uniformes, armamento e proteção.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13766
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1429 Mensagem por gabriel219 » Qui Out 10, 2019 10:01 pm

Muito bom esse colete, me parece um Ciras com sistema Laser Cut. Também faz lembrar o CAGE Armor Chassis da Crye.

Suspeito que a Inbra deve ter recebido os requisitos do Exército e a compra dos capacetes dos Prec Pqdt e Aeromóvel foram com eles, pois a Glágio não fabrica o ACH High Cut.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37400
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3211 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1430 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 10, 2019 10:19 pm

Eu acho aqui pra mim que quando o EB quer comprar alguma coisa no mercado interno com as mesmas qualidades do que é vendido lá fora ele simplesmente bate o telefone para algumas empresas da BID e diz exatamente o que quer com base nos seus requisitos. Aí, quem oferecer a resposta mais rápida, adequada e barata ao que se pede, leva.

De outra forma, pelo menos estou na torcida para que a questão dos uniformes ditos tecnológicos não fique apenas na pretensão. Com o envolvimento direto da indústria têxtil no processo e a abertura para a inovação em termos de desenvolvimentos e propostas, pode ser que desta vez, havendo algum recurso financeiro minimamente regular, a coisa saia do papel.

Os requisitos para o COBRA I não são algo fora do comum ou muito acima do que outros exércitos de países ricos vem utilizando já há alguns anos. O que parece faltar mesmo é um mínimo de previsibilidade financeira para que as coisas aconteçam dentro dos cronogramas de planejamento.

A Imbel já fabrica por aqui boa parte dos sistema de armas e C2 que compõe essa fase do projeto. Ares e AEL já ofereceram seus sistemas de comunicações, proteção, ISR e consciência situacional que podem ser feitos por aqui também. A vestimenta parece que está sendo encaminhada, apesar de nas tropas ditas de pronto emprego muita gente já estar usando vestuário novo como T-Shirt, equipamentos MOLLE e outras coisas mais simples que se consegue até em lojas de pesca e militaria.

Enfim, não sei se é por falta de prioridade ou de dinheiro, ou as duas coisas juntas, mas me parece que o COBRA I já poderia estar há mais tempo implementado e sendo testado nas tropas FAR-E do EB, dado que a maioria dos sistemas elencados ou são fabricados aqui ou estão a disposição no mercado por preços que não pode se dizer sejam proibitivos ao orçamento do exército.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13766
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1431 Mensagem por gabriel219 » Sex Out 11, 2019 12:12 am

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/imag ... LUCFwLxa4Q

Quase uma cópia desse, mas com Laser Cut.




Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1432 Mensagem por Ckrauslo » Sex Out 11, 2019 3:09 pm

Qual é quase uma cópia desse da foto, mas com laser cut molle.




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13766
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1433 Mensagem por gabriel219 » Ter Out 15, 2019 8:48 pm

Muito provavelmente a fornecedora de equipamentos de proteção (colete e capacete) pro COBRA 1.0 será o Grupo Inbra. Estão produzindo ACH comum e High Cut nos requisitos do EB (trilhos laterais e conector NVG) e três tipos de colete: um armor carrier (tropas regulares), um plate carrier (tropas especializadas e Forças Especiais) e outro que eles dizem ser "suspensório" com placas balísticas, todos eles atente ao Exército.

Se este último for o que penso, semelhante a um Chest Rig da Tasmanian Tiger, que pode ser adicionado placa balística frontal e traseira, podendo retirar os estojos das placas quando quiser, é uma boa para tropas de selva.




Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1434 Mensagem por Ckrauslo » Ter Out 15, 2019 9:23 pm

Errr o que eles chamam de colete suspensório é um plate carrier também.




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13766
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1435 Mensagem por gabriel219 » Ter Out 15, 2019 9:30 pm

Estranho porque eles já possuem Plate Carrier e vendem os estojos de placa separadamente. Foi isso que imaginou eu pensar ser algo semelhante aos Chest Rig da TT, que são perfeitos pros combatentes de Selva. Este, inclusive, pode receber placas laterais, que é interessante em caso das mesmas combaterem em regiões urbanas, como Villa Bittencourt, Cucuí...




Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1436 Mensagem por Ckrauslo » Ter Out 15, 2019 11:27 pm

Ele é literalmente um plate carrier, ombreiras e barrigueiras conectam a dois painéis porta placas, um frontal e um traseiro.




Editado pela última vez por Ckrauslo em Ter Out 15, 2019 11:30 pm, em um total de 1 vez.
Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1437 Mensagem por Ckrauslo » Ter Out 15, 2019 11:29 pm

http://grupoinbra.com.br/wp-content/upl ... terais.pdf

Isso é um plate carrier, só não tem bolso kanguru na frente




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13766
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1438 Mensagem por gabriel219 » Ter Out 22, 2019 11:15 am

Algumas tropas de elite da SegPub andam comprando coturnos da LALO Tactical. Ela tem representante no Brasil, mas não sei se fabrica aqui.

São coturnos caros, mas só ouço falar bem deles. Se caso se instalar aqui, vai ser um belo concorrente pra Guartelá, Atalaia e Forhonor.




Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1439 Mensagem por Ckrauslo » Ter Out 22, 2019 3:37 pm

Não tem fábrica aqui, são importados por algumas empresas que fazem esse serviço, sim são muito caros e eu pessoalmente não acho que valha a pena.
Deveríamos fazer com que as fabricas nacionais, parassem de tentar copiar apenas botas táticas (Mais voltadas para o uso policial), e focassem em coturnos militares.
E que quando o foco fosse coturno militar, saíssem dos anos 60 e tentassem buscar melhorias em cima desse design, já que o resto do mundo, já o fez.




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39036
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2761 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1440 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Out 26, 2019 7:33 am





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Responder