Aviões A-4 da MB serão modernizados?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Gerson Victorio
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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#1426 Mensagem por Gerson Victorio » Ter Jan 13, 2015 8:28 pm

juarez castro escreveu:Sobre?????

Grande abraço
Descumprimento do contrato do EC-725 por parte do Gov federal, por muito menos, já fazem uma arruaça..




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juarez castro
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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#1427 Mensagem por juarez castro » Ter Jan 13, 2015 8:39 pm

Ué, mas neste caso o grande beneficiário é o erário público, que deixa de por a mão no bolso para desembolsar um recurso que poderá ser empregado de outra forma.

Grande abraço




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Gerson Victorio
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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#1428 Mensagem por Gerson Victorio » Ter Jan 13, 2015 9:00 pm

juarez castro escreveu:Ué, mas neste caso o grande beneficiário é o erário público, que deixa de por a mão no bolso para desembolsar um recurso que poderá ser empregado de outra forma.

Grande abraço

A princípio, parece ser uma boa ideia, mas no passado entramos em moratória por essa mesma justificativa e até onde eu sei, não trouxe benefício algum.

Se está havendo atrasos nos pagamentos, e estes estão sendo realizados com os acréscimos em contrato, no meu entender, não há com o que se preocupar, essa é, infelizmente, até uma prática da administração pública, e quem tem negócios com o governos sabe disto, em contratos de vulto, como o caso, o TCU fiscaliza seu acompanhamento e cumprimento, e sua justificativa para o atraso, tudo dentro do preceito da probidade, tanto TCU quanto o MP podem denunciar o administrador(governo) por improbidade caso o descumprimento esteja penalizando o erário.

abraços.




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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#1429 Mensagem por juarez castro » Ter Jan 13, 2015 9:08 pm

Gerson Victorio escreveu:
juarez castro escreveu:Ué, mas neste caso o grande beneficiário é o erário público, que deixa de por a mão no bolso para desembolsar um recurso que poderá ser empregado de outra forma.

Grande abraço

A princípio, parece ser uma boa ideia, mas no passado entramos em moratória por essa mesma justificativa e até onde eu sei, não trouxe benefício algum.

Se está havendo atrasos nos pagamentos, e estes estão sendo realizados com os acréscimos em contrato, no meu entender, não há com o que se preocupar, essa é, infelizmente, até uma prática da administração pública, e quem tem negócios com o governos sabe disto, em contratos de vulto, como o caso, o TCU fiscaliza seu acompanhamento e cumprimento, e sua justificativa para o atraso, tudo dentro do preceito da probidade, tanto TCU quanto o MP podem denunciar o administrador(governo) por improbidade caso o descumprimento esteja penalizando o erário.

Me parece não ser o caso, pois o contratado não cobrou a multa contratual, abriu mão desta prerrogativa.

Grande abraço

abraços.




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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#1430 Mensagem por Gerson Victorio » Ter Jan 13, 2015 9:15 pm

juarez castro escreveu:
Me parece não ser o caso, pois o contratado não cobrou a multa contratual, abriu mão desta prerrogativa.

Grande abraço
A se confirmar, acredito que essa seja uma boa notícia :mrgreen: , pagamos com atrasos e sem acréscimo...

Abraços e seja bem vindo!




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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#1431 Mensagem por juarez castro » Ter Jan 13, 2015 10:55 pm

Muito obrigado pelos votos de boas vindas.

Grande abraço




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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#1432 Mensagem por arcanjo » Ter Jul 25, 2017 12:26 pm

25 de julho de 2017
Marinha do Brasil reavalia o programa de modernização de seus AF-1 Skyhawk

http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/08/AF-1M.jpg

A Marinha do Brasil está repensando o número de caças Boeing (Douglas) AF-1/AF-1A Skyhawk (A-4KU e TA-4KU) a serem modernizados pela Embraer Defesa & Segurança para o padrão AF-1B /C, informou a Força ao Jane’s http://www.janes.com/article/72561/braz ... -programme.

O número total final de jatos modernizados está sendo reavaliado devido a restrições orçamentárias, e a decisão de desativar o porta-aviões de São Paulo (A12), do qual a aeronave voaria.

No entanto, isso é equilibrado com a esperança de preservar a experiência operacional baseada em porta-aviões. Vários cenários com diferentes números de aeronaves estão sendo considerados, e a Embraer foi convidada a fornecer estimativas de custo para as mudanças em potencial.

O contrato de modernização de 12 jatos AF-1 Skyhawk da MB foi assinado em 14 de abril de 2009, na LAAD http://www.aereo.jor.br/2009/04/14/assi ... -dos-af-1/. Ele previa a modernização de 9 monopostos e 3 bipostos.

Em 27 de novembro de 2014 foi assinado um termo aditivo http://www.naval.com.br/blog/2014/12/01 ... a-embraer/ ao contrato de modernização dos jatos AF-1/1A da Marinha do Brasil pela Embraer.

O primeiro caça AF-1 modernizado (AF-1B) foi entregue em 26 de maio de 2015 http://www.naval.com.br/blog/2015/05/26 ... do-brasil/.

No dia 26 de julho de 2016 um AF-1 modernizado caiu no mar http://www.naval.com.br/blog/2016/07/26 ... -a-deriva/ enquanto realizava um voo de treinamento.

http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2015/05/1_LUCIANE_TUCCI_EMBRAER.jpg
O Presidente da Embraer Defesa & Segurança, JacksonSchneider e o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, durante a entrega do primeiro AF-1B modernizado

Os principais pontos do Programa de Modernização eram os seguintes:
  • * Revisão Geral das aeronaves (PMGA);
    * Novo radar com inúmeras capacidades (Elta 2032);
    * Sistema OBOGS (On Board Oxygen Generation System), para geração de oxigênio proveniente da atmosfera para os tripulantes, sem a necessidade de abastecimento das atuais garrafas de oxigênio;
    * Novo sistema de geração de energia, com a substituição dos antigos geradores e conversores;
    * Novos rádios para realizar, automaticamente, comunicação criptografada e a transmissão de dados via data-link;
    * Sistema inercial (EGI) de última geração;
    * HOTAS (Hand On Throttle and Stick), mão sempre no manche;
    * Novo HUD (Head Up Display);
    * Dois display tático 5”x7”, Color Multi-Function Display (CMFD;
    * Computador principal para cálculo de navegação e balístico, permitindo ao piloto o emprego dos armamentos (bombas, metralhadora e futuramente o míssil MAA-1B);
    * Revisão Geral dos motores.
http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/05/elta-2032.jpg
Radar Elta-2032

http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2014/12/AF-1M-Cockpit.jpg
Cockpit do AF-1M

http://www.naval.com.br/blog/2017/07/25 ... 1-skyhawk/

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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#1433 Mensagem por pmicchi » Ter Jul 25, 2017 5:07 pm

quantos biplaces estão disponíveis? Não seria o caso de seguir adiante e usar algumas unidades para LIFT com a FAB?

Alguns monoplaces poderia ser vendidos para os hermanos também.

Cancelar o contrato e arcar com prejuizo nao me parece inteligente.




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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#1434 Mensagem por arcanjo » Qui Ago 03, 2017 1:31 pm

2 de agosto de 2017 at 16:17
INSIDER/Entrevista: 85 minutos com o almirante Eduardo Leal Ferreira, Comandante da MB (e algumas surpresas sobre os rumos que ele ainda pretende imprimir à Força)

Por Roberto Lopes, de Brasília

(...)

INSIDER – Falar sobre o porta-aviões nos remete à questão da Aviação Naval de Asa Fixa. Agora já se fala de uma possível redução do número de aeronaves A-4 Skyhawk, na Marinha conhecidas como AF-1, que serão modernizadas… mudança que deixaria o lote modernizado com seis monopostos e três biposto…

CM – Não, não, menos do que isso… Três bipostos e três ou quatro monopostos só… Estamos conversando com a Embraer, que sempre é muito compreensiva conosco. Aliás, gosto muito do Jackson Schneider [presidente da Embraer Defesa & Segurança].

http://www.planobrazil.com/wp-content/uploads/2017/08/EntredoisAF-1scomavi%C3%A3odaFAB.jpg
Os AF-1 da Marinha operando com uma aeronave reabastecedora da FAB

(...)

http://www.planobrazil.com/insiderentre ... r-a-forca/

abs.

arcanjo




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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#1435 Mensagem por jambockrs » Qua Set 26, 2018 10:17 pm

Meus prezados
Marinha do Brasil recebe quarto jato AF-1 modernizado pela Embraer

Imagem
Recebimento do AF-1B N-1008 na Embraer

No dia 23 de agosto, Dia da Aviação Naval, foi finalizada a fase de aceitação da aeronave modernizada AF-1B N-1008, encerrando mais uma etapa do contrato de modernização dos AF-1B/C.
Em 29 de agosto, a aeronave foi transferida ao setor operativo, aumentando a capacidade de inteligência e defesa aérea da Força Naval e possibilitando a demonstração de incremento da Base Industrial de Defesa, por meio da empresa Embraer Defesa e Segurança.
A empresa desenvolveu tecnologia nacional para integração de sistemas embarcados para combate e criou integralmente o software embarcado de missão das aeronaves modernizadas (Operational Flight Program), o que permite maior independência nacional.
O AF-1B N-1008 modernizado poderá ser utilizado em operações de inteligência, uma vez que apresentou evolução no quesito furtividade, por receber pintura que reduz a identificação visual.
Todas as aeronaves modernizadas receberam o radar israelense EL/M 2032, que possui os seguintes modos de operação: ar-ar, ar-mar, ar-solo e navegação, e tem como principal tarefa detectar e rastrear alvos aéreos e de superfície, além de fornecer medida de distância ar-solo para o subsistema de pontaria de armas.
O radar, no sub-modo TWS (Tracking While Scan), possui capacidade de localizar e rastrear automaticamente 64 alvos, simultaneamente, marítimos ou terrestres. No modo SAR (Abertura Sintética), é possível fazer o mapeamento terrestre em operações de esclarecimento (reconhecimento).
Imagem
Radar Elta-2032

Com a incorporação do Porta Helicópteros Multipropósito (PHM) “Atlântico” e seu Radar 3D 997, será possível realizar a vetoração das aeronaves decolando a partir de terra, para conduzir operações de guerra naval em apoio à Força Naval. Será igualmente possível realizar ações de defesa aeroespacial, ativa e passiva, da Força Naval ou de Fuzileiros Navais, garantindo um nível de proteção e ações em oposição à ameaça aérea inimiga.
Ao verificar a obsolescência dos sistemas de combate das suas aeronaves de asa fixa e objetivando fomentar a indústria nacional, a Marinha celebrou em 2009, contrato exclusivo com a Embraer Defesa e Segurança, escolhida para ser a Primer Contractor para a modernização de suas aeronaves de asa fixa.
Desde então, a Embraer iniciou projetos mediante requisitos diferentes daquelas aeronaves que operam apenas a partir de terra. O projeto de modernização objetivou atender a requisitos de um avião que operasse com capacidade de alinhamento do sistema inercial sob plataforma móvel e que precisasse operar em ambiente com alta emissividade eletromagnética. Estas características são um marco no contrato que elevam o know how em projetos, tanto para a Marinha do Brasil quanto para a Embraer.
Imagem
Recebimento do AF-1B N-1008 no Esquadrão VF-1

Fonte: Marinha do Brasil via site Poder Aéreo 3 set 2018




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#1436 Mensagem por pmicchi » Qui Set 27, 2018 11:48 am

uma pergunta: o que a MB vai fazer com as aeronaves que nao serao modernizadas? Apesar de antigas, entendo que tem condicoes de serem usadas por mais tempo. Imagino que algumas foram separadas como fontes de peças sobressalentes mas com menos aeronaves em operaçao essa necessidade diminui.

Já li anteriormente que as aeronaves modernizadas nao serao preparadas para lançar misseis antinavio, o que é uma pena visto que nao vejo preocupaçao da FAB em adquirir MANs para o Gripen ou para os AMX. Como a MB vai ter meios de reabastecimento aéreo, esses A-4 ainda seriam um meio útil de ataque antinavio (mesmo 3 monoplaces com RBS-15 já sao alguma coisa)




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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#1437 Mensagem por Energys » Qui Set 27, 2018 12:57 pm

pmicchi escreveu: Qui Set 27, 2018 11:48 am uma pergunta: o que a MB vai fazer com as aeronaves que nao serao modernizadas? Apesar de antigas, entendo que tem condicoes de serem usadas por mais tempo. Imagino que algumas foram separadas como fontes de peças sobressalentes mas com menos aeronaves em operaçao essa necessidade diminui.

Já li anteriormente que as aeronaves modernizadas nao serao preparadas para lançar misseis antinavio, o que é uma pena visto que nao vejo preocupaçao da FAB em adquirir MANs para o Gripen ou para os AMX. Como a MB vai ter meios de reabastecimento aéreo, esses A-4 ainda seriam um meio útil de ataque antinavio (mesmo 3 monoplaces com RBS-15 já sao alguma coisa)
Parte dos não modernizados serão mantidos em condições de voo para qualificação e manutenção de proficiência dos pilotos do Esquadrão.

Att.




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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#1438 Mensagem por gogogas » Qui Set 27, 2018 1:05 pm

Só algo dizer , A-4 modernizados para lançar bombas burras e lançar Sidewinder antiquados , gasto de dinheiro desnecessário , era muito melhor comprar helicópteros e arma-lo ....
Imagina manter esses caças sem ter um pensamento em susbtitui-lo ....
Poderíamos discutir um substituto para os A-4 ....meu palpite seria uns F-18 A & B ou alguns C&D em umas 12 unidade s




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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#1439 Mensagem por J.Ricardo » Qui Set 27, 2018 2:05 pm

Pra quem esta sem dinheiro pra comprar navio patrulha básico de 500t é muita dinheiro indo pro ralo com esses pardais.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#1440 Mensagem por Matheus » Qui Set 27, 2018 2:35 pm

se fosse eles nem divulgava essa notícia aí, vergonha do car...




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