NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1411 Mensagem por gaitero » Qua Jul 15, 2009 1:46 pm

Marino escreveu:
LeandroGCard escreveu: Espero sinceramente que não, se for isso o programa já começou errado desde o princípio.

Explicando: Os altos custos apresentados pela aquisição da tecnologia de projeto de submarinos só se justificam se forem associados ao desenvolvimento da capacidade de execução de projetos locais, adequados às nossas necessidades e à nossa realidade (por exemplo com maior tamanho, materiais de casco nacionais, etc...). Se os IKL's, que deverão ainda operar por pelo menos mais 10 ou 15 anos, forem substituídos por Scorpènes ou qualquer outro projeto realizado na França, isto significa que só estaríamos iniciando a construção de projetos locais daqui a bem mais de uma década, o que praticamente inviabilizaria o aproveitamento da maior parte dos conhecimentos adquiridos agora (volto a insistir, por alto custo!), exatamente como aconteceu no caso do antigo programa feito com a Alemanha.

Todo este acordo com a França só se justifica por este preço se os IKL's forem substituídos por novos sub's DE PROJETO NACIONAL a serem num futuro não tão distante operados em paralelo com os Scorpène adquiridos agora , se este não for o objetivo então não precisamos de transferência de tecnologia mas apenas da compra de um projeto, o que pode sair bem mais barato.

Se foi isso que você quis dizer com "Scorpènes BR" então tudo bem, mas acho no mínimo confuso chamar eventuais futuros projetos brasileiros pelo nome do projeto fancês que vamos construir agora.


Um grande abraço,


Leandro G. Card
Serão substituídos pelos SBR, construídos no país, e atualizados tecnologicamente a cada versão.
:wink:




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1412 Mensagem por LeandroGCard » Qua Jul 15, 2009 1:47 pm

Marino escreveu: Serão substituídos pelos SBR, construídos no país, e atualizados tecnologicamente a cada versão.
É exatamente isso que eu espero.

Tem alguma idéia de cronograma (estimativo é claro) para o lançamneto do primeiro SBR?

Leandro G. Card




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1413 Mensagem por Marino » Qua Jul 15, 2009 1:48 pm

LeandroGCard escreveu:
Marino escreveu: Serão substituídos pelos SBR, construídos no país, e atualizados tecnologicamente a cada versão.
É exatamente isso que eu espero.

Tem alguma idéia de cronograma (estimativo é claro) para o lançamneto do primeiro SBR?

Leandro G. Card
Sim, mas tenho que esperar a MB divulgar.
Há uma data que o pessoal deve ficar de olho, não só pela MB: 04/agosto.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
brisa

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1414 Mensagem por brisa » Qua Jul 15, 2009 1:50 pm

Respondendo pelo Marino...... "Não posso falar agora"... :mrgreen:

Brincadeira Leandro e Marino [000]




Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1415 Mensagem por gaitero » Qua Jul 15, 2009 1:50 pm

Marino escreveu:
LeandroGCard escreveu: É exatamente isso que eu espero.

Tem alguma idéia de cronograma (estimativo é claro) para o lançamneto do primeiro SBR?

Leandro G. Card
Sim, mas tenho que esperar a MB divulgar.
Há uma data que o pessoal deve ficar de olho, não só pela MB: 04/agosto.
2020 o TUPI completa 30 anos de incorporação..




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
Barao Vermelho
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Qua Jan 26, 2005 1:53 pm
Localização: Espanha

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1416 Mensagem por Barao Vermelho » Qua Jul 15, 2009 2:31 pm

Caros Amigos,
A opinião que tenho a respeito do negocio dos submarinos SCORPENE como a de muitos não e positiva, tanto se referindo ao subs como no valor de 17bi em questão, mas todos sabemos que os Alemães também tentaram nos sacaniar e agora se fazem de santinhos.

Critico o negocio em si pq ate onde me consta a MB não tem interesse em sub convencional principalmente em um que não vai agregar muito alem do 209, nem e de interesse francês que esse seja o único negocio com o Brasil.

Acho que ta faltando aos nossos políticos um pouco mais de criatividade, exemplo:

Todos sabemos que a MB precisa de inúmeros meios, então pq que ao invés de queimar 17bi em coisas que não nos servem, então pq não partimos logo pro que interessa?

17bi

Compra-se 10 FREEM, 4 DDG, 12 Rafas pra por no S.Paulo,
e barganhamos nessa compra a transferência do casco do SUB NUC.

Acho que o negocio ficaria muito mais interessante.




Avançar sempre, combater até o fim, sem rendição nem retirada!
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1417 Mensagem por Marino » Qua Jul 15, 2009 2:36 pm

Barao Vermelho escreveu:Caros Amigos,
A opinião que tenho a respeito do negocio dos submarinos SCORPENE como a de muitos não e positiva, tanto se referindo ao subs como no valor de 17bi em questão, mas todos sabemos que os Alemães também tentaram nos sacaniar e agora se fazem de santinhos.

Critico o negocio em si pq ate onde me consta a MB não tem interesse em sub convencional principalmente em um que não vai agregar muito alem do 209, nem e de interesse francês que esse seja o único negocio com o Brasil.

Acho que ta faltando aos nossos políticos um pouco mais de criatividade, exemplo:

Todos sabemos que a MB precisa de inúmeros meios, então pq que ao invés de queimar 17bi em coisas que não nos servem, então pq não partimos logo pro que interessa?

17bi

Compra-se 10 FREEM, 4 DDG, 12 Rafas pra por no S.Paulo,
e barganhamos nessa compra a transferência do casco do SUB NUC.

Acho que o negocio ficaria muito mais interessante.
Barão, não está interpretando corretamente a situação.
A END, recém publicada, prioriza para a MB os meios de Negação do Uso do Mar.
Estes meios são os submarinos.
A intenção é dispor de SSK (convencionais) para operarem numa estratégia de posicionamento, em Zonas de Patrulha especialmente estabelecidas, e de SSN (nucleares) para operarem em uma estratégia de movimento, perseguindo no oceano aberto, onde for, permanentemente, uma FT inimiga.
Lembre-se do tópíco sobre Estratégia Naval e as Tarefas do Poder Naval. temos que ter as Fragatas, os aviões e os submarinos. Cada um cumprirá sua tarefa, e precisamos de todos.
Mas cada coisa a seu tempo.
Abração




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Barao Vermelho
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Qua Jan 26, 2005 1:53 pm
Localização: Espanha

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1418 Mensagem por Barao Vermelho » Qua Jul 15, 2009 3:11 pm

Fala Marino tudo legal,
primeira mente um grande abraço....

Caro amigo quanto ao assunto do subs me re fereri no sentido de que a compra dos scorpenes nao seria nescessaria para a função de ssk convencional, para tanto e so construirmos mais 4 tupis que farão o mesmo efeito a um custo muito menor, quiz me referir no sentido de que oque os franceses querem e grana, entao vamos lhes dar mas comprar coisas que nos sirvão melhor.

Abração!




Avançar sempre, combater até o fim, sem rendição nem retirada!
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1419 Mensagem por Marino » Qua Jul 15, 2009 3:15 pm

Salve mais uma vez.
A MB pretendia construir mais um Tikuna, mas a Alemanha avisou que não forneceria mais nada para este tipo de submarino, que a partir daquele instante somente os 214.
É assim que agem.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1420 Mensagem por Marino » Qua Jul 15, 2009 3:16 pm

Marino escreveu:
Marino escreveu:A MB parece que foi "segurada" em sua resposta, mas creio que as respostas vão vir de qualquer jeito:
http://groups.google.com/group/noticiar ... 9c47c0ca5a
Repito, para aqueles que leem somente o último post possam tomar conhecimento.
O Galante é forista aqui?
O artigo do Alte Obina acaba de ser transcrito no PN. :lol:




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1421 Mensagem por LeandroGCard » Qua Jul 15, 2009 3:25 pm

Barao Vermelho escreveu:Caros Amigos,
A opinião que tenho a respeito do negocio dos submarinos SCORPENE como a de muitos não e positiva, tanto se referindo ao subs como no valor de 17bi em questão, mas todos sabemos que os Alemães também tentaram nos sacaniar e agora se fazem de santinhos.

Critico o negocio em si pq ate onde me consta a MB não tem interesse em sub convencional principalmente em um que não vai agregar muito alem do 209, nem e de interesse francês que esse seja o único negocio com o Brasil.

Acho que ta faltando aos nossos políticos um pouco mais de criatividade, exemplo:

Todos sabemos que a MB precisa de inúmeros meios, então pq que ao invés de queimar 17bi em coisas que não nos servem, então pq não partimos logo pro que interessa?

17bi

Compra-se 10 FREEM, 4 DDG, 12 Rafas pra por no S.Paulo,
e barganhamos nessa compra a transferência do casco do SUB NUC.

Acho que o negocio ficaria muito mais interessante.
Que o Marino me permita complementar a sua resposta (ou me corrija se eu estiver errado):

Barão, a sua concepção é de gastar o dinheiro para comprar uma marinha agora, com o que está hoje disponível no mercado e que seja mais adequado (ou menos inadequado) para nossas necessidades atuais, e o futuro à Deus pertence... .

Pelo que vejo não é esta a intenção da MB (e por isso tenho colocado tantos posts questionadores, justamente para confirmar isso). A idéia é absorver conhecimento e obter a capacidade de desenvolver projetos próprios, pelo menos na área de subs. Isto permitiria o desenvolvimento de plataformas com as características que quisermos (imprescindível se quisermos desenvolver doutrinas próprias) e a manutenção de uma frota o mais atualizada possível pelo futuro previsível, sem incorrer no problema que temos hoje de ter a maioria das plataformas já desatualizadas com relação ao atual estado da arte.

Você tem que concordar que isso realmente vale mais que simplesmente adquirir novos navios hoje e ficar com eles envelhecendo pelas próximas décadas, mas sua preocupação é pertinente. Se vamos gastar muito mais agora para termos a capacidade de fazer projetos próprios mas o aproveitamento desta capacidade não for garantido no futuro então estaremos jogando dinheiro fora e teria sido melhor fazer logo compras de prateleira (ou seguir a sua sugestão e construir mais 4 Tikunas ou algo que o valha). Pelas últimas informações tenho certeza de que a MB percebe isso, meu receio é se os governos de agora e futuros terão também a mesma percepção.


Leandro G. Card




Editado pela última vez por LeandroGCard em Qua Jul 15, 2009 3:59 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1422 Mensagem por Marino » Qua Jul 15, 2009 3:26 pm

[009]




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceram: 87 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1423 Mensagem por felipexion » Qua Jul 15, 2009 3:30 pm

Marino escreveu: Sim, mas tenho que esperar a MB divulgar.
Há uma data que o pessoal deve ficar de olho, não só pela MB: 04/agosto.
4 de Agosto? PEA-MB junto com o PEA-FAB???




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1424 Mensagem por Marino » Qua Jul 15, 2009 3:37 pm

Tudão.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1425 Mensagem por LeandroGCard » Qua Jul 15, 2009 3:55 pm

Marino escreveu:Salve mais uma vez.
A MB pretendia construir mais um Tikuna, mas a Alemanha avisou que não forneceria mais nada para este tipo de submarino, que a partir daquele instante somente os 214.
É assim que agem.
E não acredito que ninguém vá agir de forma diferente no futuro, por isso minha grande preocupação.

Se daqui a 10, 15 ou 20 anos quisermos construir um projeto próprio mas para isso ainda tivermos que depender de algum fornecedor estrangeiro fixo (como foi o caso do segundo Tikuna), então todo o esforço e dinheiro gastos na absorção de tecnologia simplesmente não vale à pena. Sem autonomia para construir tudo o que precisarmos ou pelo menos desenvolver projetos nos quais possamos empregar os equipamentos que quisermos dos fornecedores que se dispuserem a nos vender, a absorção de tecnologia é inútil e seria melhor realmente comprar de prateleira ou no máximo encomendar cada projeto de quem possa garantir o fornecimento dos sistemas necessários em cada momento.

Por isso estou muito curioso com o que exatamente de tecnologias (item à item) serão transferidas para o Brasil por este acordo. Vamos esperar ele sair na íntegra para podermos ver como a coisa fica.


Leandro G. Card




Responder