LULA LIBERA 2,2 BILHOES PARA COMPRA DE 36 CAÇAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Jacobs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2060
Registrado em: Dom Jan 07, 2007 10:29 am
Localização: São Paulo - SP

#1411 Mensagem por Jacobs » Sáb Nov 10, 2007 11:27 am

orestespf escreveu:
Sávio Ricardo escreveu:Não vejo ninguem aki no DB, falar mal dos ja existentes F-5 e AMX, isso é inédito... tbm gosto deles, claro q kda um em sua categoria...mas uma unanimidade dessas é incrivel, em se tratando de DB.

Oq sera q o mestre ORESTES me fala desses aviões??? :wink:


Olá Sávio,

não tenho muitas informações específicas sobre estes vetores (quantidade, operacionalidade, etc.). As informações que possuo estão relacionadas ao processo de modernização e as capacidades agregadas. Não posso falar muito sobre isso (a pedidos! rs), mas posso dizer que a FAB está pra lá de empolgada com estes dois vetores (A-1M e F-5M).

Abs,

Orestes


E não é pra menos... estão tirando um atrazo operacional de 10 anos num prazo "relativamente" curto.

Agora que o tal FX está mais proximo, o que mais me preocupa não é mais a "boca" da criança, mas os "dentes" dela.

Quando o FX foi finalmente anunciado, não duvido nada que os Lada-30 do Chavez começem a desfilar com a boca cheia de dentes... :roll:




Avatar do usuário
Edu Lopes
Sênior
Sênior
Mensagens: 4549
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 2:18 pm
Localização: Brasil / Rio de Janeiro / RJ

#1412 Mensagem por Edu Lopes » Sáb Nov 10, 2007 11:28 am

Fernando Gaspar escreveu:Desculpe Jesus te ama

Desculpas aceitas. Sem rancor.

orestespf escreveu:
morcego escreveu:Acho que aconteceu uma DESINTELIGÊNCIA, provavelmente um não entendeu direito o OUTRO.


Acho que sim, não vi maldade das partes. Os dois são inteligentes, não houve nada maquiavélico. Mas o Lima fez bem, outros poderiam ter entendido errado, melhor abortar mesmo.


O que um mal dia no trabalho não faz com a gente, né?

Realmente de minha parte não houve qualquer intenção de ofender ninguém, não é do meu feitio sair agredindo alguém que não conheço por tão pouco motivo. Mas também acho que chamar o Rafa de feio não é motivo pra ninguém ficar chateado comigo, não é? Peço desculpas pelo mal entendido.

Mas é impressionante como esse assunto apaixona, parece futebol. As pessoas, eu incluso, defendem seus preferidos como se estivessem defendendo seu time de coração. Nunca pensei que isso pudesse fazer parte do meu dia-a-dia. Culpa de vocês.

Bom, voltando a vaca morta, se realmente o governo comprar Rafales pra FAB como fica a Marinha? E não me digam que vão trazer os SUE Imagemque ai meu coraçãozinho num guenta.

E como fica o plano do caça de 5ª geração? Sim, porque o Rafale não é de 5ª e periga o pessoal achar que 24 ou 36 deles já tá de bom tamanho e que não precisamos mais de mais nada. Se o Brasil realmente estiver pensando em F-35 ou PAK-FA essa compra não transformaria o Rafale em um caça tampão de luxo até chegarem os caças de 5ª geração? Ou num low de luxo? Se era pra ficar com os franceses não seria melhor comprar uns 50 M2000 -5 e esperar a versão F5 (ou a que mais se aproxime de um 5º geração) do Rafale? Seria a tão sonhada, por alguns, padronização da FAB.

[]s.




ImagemImagem
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#1413 Mensagem por orestespf » Sáb Nov 10, 2007 11:28 am

Sávio Ricardo escreveu:KI bom....entendo vc perfeitamente... em não kerer falar... mas c a FAB esta contente é pq o trabalho fiko bom...

nem quantidades de kda um vc pode falar???

é muito dificl achar informaçoes desse 2 aviões


O A-1M ainda não existe, os primeiros aviões que se tornarão protótipos foram há pouco entregues. Ainda demorará um pouco.

Quanto ao F-5M, mais ou menos 20 entregues. Havia alguns problemas, entre eles, atrazo no repasse de grana. Este problema foi sanado. Outro problema com o F-5M está relacionado ao software embarcado, mas o problema será resolvido em breve (parece que já está ok). Em pouco tempo as entregas serão agilizadas, ordens de cima exigem isso.

Problema maior: falta de armamentos em solo brasileiro. A partir do próximo ano boas notícias neste assunto começarão a chegar.


Abs,

Orestes




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#1414 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Nov 10, 2007 11:29 am

Está rolando a maior briga entre Rafale e Su-35 mas atentem que pode dar Su-30, isso mesmo Su-30 à moda hindu.

[]'s




Alberto -
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#1415 Mensagem por orestespf » Sáb Nov 10, 2007 11:33 am

projeto escreveu:Está rolando a maior briga entre Rafale e Su-35 mas atentem que pode dar Su-30, isso mesmo Su-30 à moda hindu.

[]'s


Um boato que ouvi hoje pela manhã: a FAB deseja um vetor que possa substituir seus F-5 e A-1 no futuro. A mesma teme que uma compra com fabricação externa possa ser "congelada" com a troca de governos, impedindo que a renovação completa possa ocorrer conforme o planejado. Assim sendo, negocia-se que os caças sejam todos fabricados no país, uma forma de minimizar estes problemas no futuro. Deixo as conclusões para os amigos.

Sds,

Orestes




Jacobs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2060
Registrado em: Dom Jan 07, 2007 10:29 am
Localização: São Paulo - SP

#1416 Mensagem por Jacobs » Sáb Nov 10, 2007 11:34 am

projeto escreveu:Está rolando a maior briga entre Rafale e Su-35 mas atentem que pode dar Su-30, isso mesmo Su-30 à moda hindu.

[]'s


Se não vem com Irbis-E eu também não quero! :evil:




Avatar do usuário
Zepa
Sênior
Sênior
Mensagens: 758
Registrado em: Sáb Mai 05, 2007 4:41 pm
Localização: Rio de Janeiro

#1417 Mensagem por Zepa » Sáb Nov 10, 2007 11:35 am

orestespf escreveu:
Sávio Ricardo escreveu:KI bom....entendo vc perfeitamente... em não kerer falar... mas c a FAB esta contente é pq o trabalho fiko bom...

nem quantidades de kda um vc pode falar???

é muito dificl achar informaçoes desse 2 aviões


O A-1M ainda não existe, os primeiros aviões que se tornarão protótipos foram há pouco entregues. Ainda demorará um pouco.

Quanto ao F-5M, mais ou menos 20 entregues. Havia alguns problemas, entre eles, atrazo no repasse de grana. Este problema foi sanado. Outro problema com o F-5M está relacionado ao software embarcado, mas o problema será resolvido em breve (parece que já está ok). Em pouco tempo as entregas serão agilizadas, ordens de cima exigem isso.

Problema maior: falta de armamentos em solo brasileiro. A partir do próximo ano boas notícias neste assunto começarão a chegar.


Abs,

Orestes


Oi Orestes

Seriam as tão faladas bombas a laser? E os Pythons? E já temos (no F5M) os visores de capacete? Exagerei? :oops:
Abs.

Zepa.




PRick

#1418 Mensagem por PRick » Sáb Nov 10, 2007 11:36 am

projeto escreveu:Está rolando a maior briga entre Rafale e Su-35 mas atentem que pode dar Su-30, isso mesmo Su-30 à moda hindu.

[]'s


Isto seria o desastre! Íamos ter um avião muito bom para brincar de shows aéreos, mas já obsoleto para a moderna guerra aérea! E muito inferior aos Rafas e aos SU-35BM. :(

A realidade agora, é Rafale, é que tem que ser jogado, se o Japa for inteligente vai saber o que é bom, agora se levar SU-30, vou esperar e depois vou dizer o que penso do JAPA!

Se continuarem a se dividirem, e a brigarem entre si, a FAB vai ter de novo um avião abaixo do que poderia ter, acho que eles ainda não aprenderam e lição do F-X1.

[ ]´s




Editado pela última vez por PRick em Sáb Nov 10, 2007 11:40 am, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
Zepa
Sênior
Sênior
Mensagens: 758
Registrado em: Sáb Mai 05, 2007 4:41 pm
Localização: Rio de Janeiro

#1419 Mensagem por Zepa » Sáb Nov 10, 2007 11:37 am

projeto escreveu:Está rolando a maior briga entre Rafale e Su-35 mas atentem que pode dar Su-30, isso mesmo Su-30 à moda hindu.

[]'s



:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#1420 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Nov 10, 2007 11:40 am

PRick escreveu:
projeto escreveu:Está rolando a maior briga entre Rafale e Su-35 mas atentem que pode dar Su-30, isso mesmo Su-30 à moda hindu.

[]'s


Isto seria o desastre! Íamos ter um avião muito bom para brincar de shows aéreos, mas já obsoleto para a moderna guerra aérea! E muito inferior aos Rafas e aos SU-35BM. :(

[ ]´s


Mas é um avião operacional, mais barato, que pode ser customizado, diferente dos Su-30 do Chaves e melhor que estes.

[]'s




Alberto -
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#1421 Mensagem por orestespf » Sáb Nov 10, 2007 11:42 am

Zepa escreveu:
orestespf escreveu:
Sávio Ricardo escreveu:KI bom....entendo vc perfeitamente... em não kerer falar... mas c a FAB esta contente é pq o trabalho fiko bom...

nem quantidades de kda um vc pode falar???

é muito dificl achar informaçoes desse 2 aviões


O A-1M ainda não existe, os primeiros aviões que se tornarão protótipos foram há pouco entregues. Ainda demorará um pouco.

Quanto ao F-5M, mais ou menos 20 entregues. Havia alguns problemas, entre eles, atrazo no repasse de grana. Este problema foi sanado. Outro problema com o F-5M está relacionado ao software embarcado, mas o problema será resolvido em breve (parece que já está ok). Em pouco tempo as entregas serão agilizadas, ordens de cima exigem isso.

Problema maior: falta de armamentos em solo brasileiro. A partir do próximo ano boas notícias neste assunto começarão a chegar.


Abs,

Orestes


Oi Orestes

Seriam as tão faladas bombas a laser? E os Pythons? E já temos (no F5M) os visores de capacete? Exagerei? :oops:
Abs.

Zepa.


E mais uns brinquedinhos extras. :twisted: :twisted: :twisted:




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60801
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6411 vezes
Contato:

#1422 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 10, 2007 11:44 am

orestespf escreveu:
projeto escreveu:Está rolando a maior briga entre Rafale e Su-35 mas atentem que pode dar Su-30, isso mesmo Su-30 à moda hindu.

[]'s


Um boato que ouvi hoje pela manhã: a FAB deseja um vetor que possa substituir seus F-5 e A-1 no futuro. A mesma teme que uma compra com fabricação externa possa ser "congelada" com a troca de governos, impedindo que a renovação completa possa ocorrer conforme o planejado. Assim sendo, negocia-se que os caças sejam todos fabricados no país, uma forma de minimizar estes problemas no futuro. Deixo as conclusões para os amigos.

Sds,

Orestes



Projeto: Flanker Hindu é pros Hindus, nem te enchas de esperança... :wink:

Cabôco: que queres dizer com 'fabricado aqui'? Um caça não é só a carcaça, tem os aviônicos, computadores, radar, turbinas, ECM, ECCM, trem de pouso, IRST, armamentos & quetales...

E esse governo aí vai fazer isso? A quanto? Os Russos nos deixam fazer um Flanker INTEIRINHO, com armas, radares e tudo? E a linha de montagem para tudo isso, quem vai bancar? Quanto vai custar? Se, para desenvolver um simples AAM WVR tá como tá... :cry:

Pois, se for para fazer só a carcaça, estaremos sujeitos aos mesmos problemas que mencionaste, pifou um radar, estamos sem radar; acabaram os R77, estamos sem BVRs; pifou o IRST, estamos sem IRST...

Para mim, recomeçaste com a desinformação, mas o véio Pai Diná tá bem aqui, firme na paçoca... heheheheheheheeheh




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Carlos Mathias

#1423 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Nov 10, 2007 11:46 am

Aí comprica prá cacete.

Os franceses, será que vão dar esse mole e perder toda grana que seria ganha numa venda simples? O Rafa começou a aparecer agora(nem tão agora, né), não vendeu nada, e quem vai pagar a gigantesca conta? Será que a licença de fabricação seria viável? Creio eu que vão empurrar os custos na tal licença, e aí fica salmoura de secar bacalhau.

Os SU-30MKI? Hum, num sei não. Prá fabricar aqui sem depender de nada de fora é um passo gigantesco, assim como o Rafa. Não temos nenhum parafuso destes aviões por aqui, com o agravante de que os russos giram ao contrário.:lol:


Porém, olhando os Su-30MKM, vemos aviônica de várias procedências no avião. Arrisco dizer que tudo o que a AeroEletrônica faz hoje poderia ser usado, já que os MKM usam aviônica sul-africana e israelense. Fora que andaram lá pela Índia ultimamente, sabe lá né? Os russos sabidamente liberam códigos e o radar N-011MIII pode ser fuçado à vontade. Tanto é que o MKM tem modos exclusivos de operação do radar e a tal customização.

Em termos de simplicidade de fabricação e maturidade de projeto, o Su-30 é melhor, é um avião pronto e "customizável". Resta saber até onde se pode ir, ou até onde se quer gastar...

E uma licença de fabricação do SU-35BM, será que rola?




PRick

#1424 Mensagem por PRick » Sáb Nov 10, 2007 11:49 am

projeto escreveu:
PRick escreveu:
projeto escreveu:Está rolando a maior briga entre Rafale e Su-35 mas atentem que pode dar Su-30, isso mesmo Su-30 à moda hindu.

[]'s


Isto seria o desastre! Íamos ter um avião muito bom para brincar de shows aéreos, mas já obsoleto para a moderna guerra aérea! E muito inferior aos Rafas e aos SU-35BM. :(

[ ]´s


Mas é um avião operacional, mais barato, que pode ser customizado, diferente dos Su-30 do Chaves e melhor que estes.

[]'s


Vamos gastar uma fortuna para operar um caça de 34 toneladas, que não vai fazer o que precisa, caças operacionais nós já temos, precisamos de caças para o futuro, e não um que agora, já está se tornando obsoleto. :wink: A justificativa para comprar um caça deste tamanho, é que o mesmo domine por completo o céu, caso contrário, para quê comprar um trambolho deste tamanho? Se isto ocorrer, quer dizer que bando que anda na FAB, são uns pilotos de shows aéreos, por sinal, o bobalhão que se deixa impressionar com isto, pode ficar disputando o campeonato mundial que existe aí, civil.

Quero um caça capaz de desempenhar no futuro, daqui a 15 anos, ainda o papel de dominância, caso contrário, é melhor comprar mais M-2000-5 ou F-16, sai mais em conta. Como falei antes, os SU-30 não agregam nada sobre M-2000-5, ou F-16C.

E depois entremos na fila dos F-35 ou PAK.

Os pilotos da FAB tem que passar para o futuro, e nele os pilotos são gerentes de sistemas, nada mais que isto, e será disso que dependerá suas vidas, o tempo de piloto de acrobacias, do Barão Vermelho passou. Por sinal, um bom piloto, terá que ser um viciado em video game e simuladores.

[ ]´s




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60801
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6411 vezes
Contato:

#1425 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 10, 2007 11:50 am

Ah, outro detalhezitcho: os Hindus pararam de fabricar Flanker porque saía mais barato comprar da Rússia, taí a tale de 'fabricação local' do cupincha aquele que soprou no zuvido do Cabôco...HUAHAUAHAUAHAUAAHAUAHAUAHAU




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Responder