Luís Henrique escreveu:Immortal Horgh escreveu:Dieneces escreveu:A.K. for T-7 escreveu:O Luís bateu na trave...
Daqui há 36 meses (2010/2011):
Santa Cruz: 16 F-16 Block 60
Santa Maria: 16 F-16 Block 60
Anápolis (1º GDA): 12 Mirage 2000 C
Manaus: (
2º GDA): 12 Mirage 2000 C
Boa Vista: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M
Porto Velho: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M
Em 2015, efetivação de contrato a ser firmado em 2010/2011 visando a substituição dos Mirage 2000 C dos dois GDA por 24 caças novos que serão ou Rafale F3 ou F-35 comprados direto do fabricante.
Em 2018/2020, efetivação de contrato assinado em 2015 visando a substituição dos F-5M e dos A-1M por um único vetor, o F-35 a ser fabricado aqui pela Embraer, num mínimo de 64/72 aeronaves para equipar 4 esquadrões.
2030 substituição dos F-16 Block 60 pelos F-35 fabricados por aqui, para completar os 6 a 8 esquadrões com um total de 108 aeronaves.
Resumindo: parece que, se tudo der certo, teremos o F-35 como caça padrão em 2030, com linha de montagem
aqui.
Pronto, falei... Cansei das elocubrações... agora provavelmente ninguém nunca mais vai contar nada para mim !!!
É bom deixar esse post do Beraldi meio a mão para uma eventual consulta , até porque parece que nos EUA se está trabalhando na incorporação de um novo AESA ao F-16 (talvez um APG-80 modificado) para atender uma possível encomenda de um país não revelado . Essa briga da Raytheon querendo emplacar o APG-80 do "60" e a Northrop oferecendo uma versão do APG-79 do SH vai dar o que falar .
Apesar da proposta ser boa, ainda acho que mesmo com o F-35, os GDA's deveriam ter um bimotor, uma aeronave como o Typhoon com capacidade supercruise. Aliás, um mix Typhoon/F-35 seria para deixar todos de queíxo caído como o Beraldi disse anteriormente.
[ ]s
Um F-16 B60 com um único motor tem a mesma potência de um Rafale.
Um F-35 com um único motor tem a mesma potência de um Eurofighter.
Pra quem não sabe a turbina do F-35 tem 18.000 kg/F e cada uma das duas turbinas do Eurofighter tem 9.000 kg/F.
Acho que o Rafale ou o Eurofighter so seriam viáveis se pudermos opera-los de forma mais independente. Do contrário não vejo vantagens.
O F-35 vai mais longe, é furtivo e não perde em nada.
Excepto velocidade, aceleração, ITR, STR, etc, etc, etc...
Um F35A pesa 13200 Kg´s limpos, um Typhoon 11000 Kg´s e um Rafale 9500 kg´s. As asas do F35A têm um ângulo de 35º, o mesmo que um A7 Corsair, as do Tiffie têm 50º, a mesma coisa que o Raptor, as entradas de ar do motor do F35A são fixas, as do "Phon" são móveis, etc, etc, etc. O que importa são o Thusth/weight ratio e o Thrusth/drag ratio e não a potência em si, se assim fosse o campeão indisputavel seria um AIRBUS 380.
Outra coisa o EJ2000 actual é um motor de 10 toneladas e não de 9,2 ton como aparece por todo o lado e acreditem que eu sei do que falo.
O F35 é um aparelho de uma geração à frente dos Eurocanards, e tem garantidamene um RCS muitissimo menor e um muito maior alcance, mas também tem garantidamente capacidades dinâmicas inferiores. Mas a verdade é que não precisa delas... O Raptor está lá para alguma coisa...
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...