Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8708
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 398 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14071 Mensagem por prp » Seg Mai 18, 2015 12:40 am

Bolovo escreveu:Sou critico ferrenho ao IA2. Alias, critico não, eu odeio o IA2. É diferente. Acho um puta dum projeto MERDA, no sentido mais clássico e bonito da palavra. Mas o Gabriel tem total razão nos últimos posts.
X2 Tudo que começa errado termina errado.

Sabem como desenvolveram o MD2 :?:

Dito por um engenheiro da IMBEL.

o general fulano de tal chegou para os engenheiros e disse: projetem um fuzil 556 com o máximo de peças do fal.

Esses foram os dois únicos requisitos para os engenheiros da Imbel trabalhar.
Qual o fuzil do mundo que melhor se enquadra nesses requisitos? O MD2? Que também é o pior fuzil do mundo. :lol:
Essa mentalidade burra foi mantida até o IA2, que nada mais é que o MD97 melhorado.




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14072 Mensagem por Bourne » Seg Mai 18, 2015 3:13 am

Como diria Bolovo:

"É a ideologia do FAL"




Avatar do usuário
Lucas Lasota
Avançado
Avançado
Mensagens: 692
Registrado em: Ter Nov 10, 2009 9:23 pm
Agradeceram: 91 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14073 Mensagem por Lucas Lasota » Seg Mai 18, 2015 3:32 am

Alguns amigos do fórum parecem traders de mercados financeiros de alta volatilidade. Se surge algum boato de falha (pode ser mínima) em algum projeto nacional - é motivo para profunda depressão, desânimo, raiva e desespero. Caso apareça alguma notícia ou foto bonita, logo o orgulho nacional chauvinista aflora com toda a intensidade.

Sugiro para os tais a leitura em forma elíptica do livro "O Investidor Inteligente" e que aprendam os conceitos de paciência e pensamento prospectivo ligados a projetos complexos diferidos no tempo.




moura
Sênior
Sênior
Mensagens: 779
Registrado em: Qui Ago 14, 2008 9:17 pm
Agradeceram: 23 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14074 Mensagem por moura » Seg Mai 18, 2015 7:22 am

Cara falar que um fuzil que é fabricado pela Taurus no EUA com especificações acima da MILSPEC é para uso policial e civil é do cacete!!!
O bom é esse lixo mal acabado que só nos teremos fabricado em Itajubá !!!
Olha se pudesse jogava uma bomba naquela fabrica !!!




moura
Sênior
Sênior
Mensagens: 779
Registrado em: Qui Ago 14, 2008 9:17 pm
Agradeceram: 23 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14075 Mensagem por moura » Seg Mai 18, 2015 7:51 am

Claro que tirava o pessoal de lá!!!




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37028
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3184 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14076 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 18, 2015 1:03 pm

hã... eu acho que quando o país não consegue fazer uma simples licitação interna e solicitar as suas duas únicas industrias de projeto/produção de armas leves apresentarem um projeto novo para um fuzil em 5,56 para substituir o vestuto FAL, de forma a haver uma competição, com vista a apontar a melhor projeto e proposta comercial-industrial, é porque algo de muito, mas muito errado mesmo, está acontecendo.

e a partir disso, sequer deveríamos estar aqui discutindo se esse IA-2 presta ou não. na verdade deveríamos estar sim, simplesmente discutindo a importação um bom fuzil, e acabou-se a história. ou se muito, a comprar da licença para sua produção, caso fôssemos capazes. mas acho que nem isso.

essa discussão toda tornou-se inapetente.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#14077 Mensagem por Alcantara » Seg Mai 18, 2015 3:45 pm

gabriel219 escreveu:Não entendo alguns. Se o fuzil foi aprovado, se já sabemos que o fuzil será e vem sendo aperfeiçoado e que há decisão de adota-lo em 2 forças, pra que, do nada, abandonar e escolher outro fuzil?
Desculpe, mas não foi isso que vi. Não reparei ninguém dizendo para largar o projeto da Imbel e pegar o da Taurus.
A minha pergunta foi outra. Quis saber porque despresam o projeto da Taurus (com base no mecanismo do M-16), indicando em adição que este sistema (M-16) é usado com sucesso por diversas FFAA pelo mundo afora. Não tem nada a ver com o IA-2.

Abraços!!! :wink:




Editado pela última vez por Alcantara em Seg Mai 18, 2015 6:10 pm, em um total de 1 vez.
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14078 Mensagem por juarez castro » Seg Mai 18, 2015 5:56 pm

gabriel219 escreveu:
juarez castro escreveu: Ponha um pedido de 30 ou cinquenta mil fuzis que vai custar 1/3 do Imbel, ou pague a licença e construa por aqui.

Grande abraço
Ta de brincadeira... Olhe os preços que peguei abaixo e tire suas conclusões.

Como é que um fuzil exportado, com dólar á 2,99, sem falar nas taxas, vai ser mais barato que o IA2?
Cidadão, em primeiro lugar te ponha no teu lugar e te acalme.,

Segundo coisa, tu pegaste preço de balcão, chama o fornecedor e diz queres compra 50.000 que o preço muda radicalmente. Isto se chama poder de barganha unido a escala.

Grande abraço




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14079 Mensagem por juarez castro » Seg Mai 18, 2015 6:04 pm

gabriel219 escreveu:
Viktor Reznov escreveu: Continua acreditando nesse historinha de faz-de-conta aí já que você é tão apegado à ela, depois não reclama pra moderação dos outros usuários te chamando de RP da Imbel. Só você que incapaz de reconhecer o fracasso que essa empresa é do ponto de vista técnico e o enorme desperdício de recursos que tem sido essa cruzada do EB pra ter um fuzil 556 que possa ser operado como um FAL pelo soldado. A IMBEL aliás é tão inepta do ponto de vista técnico que o lotes piloto do IA2 vieram uma bagunça completa em termos de qualidade e só agora, de acordo com as fontes do Túlio, que estão acertando na fabricação. Isso é amadorismo digno do fiasco da Remington e a da pistola R51.
Historinha? Cara, use argumentos e não tente denegrir quem debate com você, tenha educação e respeito. Debata como homem.

Algo falhar em lote piloto é amadorismo? O que diremos sobre o F-35? E sobre o F-14, este que nos protótipos teve uma queda? O que diremos do M-16? E do Scar, que falhou em testes de queda e em outros quesitos no Peru, sendo até alvo de investigação?

Não estão fazendo só agora, os do lote piloto já forma modificado e os disparos voltaram desde o fim do ano passado, os lotes de série já deverão estar sendo entregues nos próximos meses e com a eminente encomenda por parte da Marinha, tanto pelo CFN quanto para uso próprio. Isso é historinha? Também era historinha sobre o IA2 7.62, que dizia que não seria desenvolvido?

Tira essa venda da sua cara e passe a enchergar o que acontece.

IA2 se compara com M4A1 e M16? Nem comento sobre isso.
Eu não quero me meter nesta contenda de vocês, mas te dizer uj negócio Gabriel:
Tu nunca, repito, nunca vai ouvir de qualquer uma das três FAs que compraram uma merda que não funciona que não tem qualidade ou qualquer outra critica neste sentido, porque o "sistema" não permite isto, aquilo que nós vimos estes tempos, dos pilotos de F 22 indo a uma emissora de TV e metendo pau nos problemas no F 22 é só no Tio Sam aqui daria punição e o cara certamente iria pilotar escrivaninha pelo resto da vida.
Estou dizedto com isto que o A 2 é uma merda, não , não estou até porque pouco ou quase nada conheço do assunto, li tudo foi escrito aqui, li as postagens do Túlio que operou a arma é somente, agora conheço e seis como a banda toca na caserna e por isto tenho sempre um pé atrás quando a Imbel está metida no meio.
Ainda quero ver realmente se o CFN vai adota-lo, porque se alguma coisa disto que foi dito sobre as deficiências dele forem verdadeiras, os navais vão mandar a Imbel enfiar naquele lugar este fuzil.

Grande abraço

Grande abraço




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14080 Mensagem por juarez castro » Seg Mai 18, 2015 6:06 pm

Lucas Lasota escreveu:Alguns amigos do fórum parecem traders de mercados financeiros de alta volatilidade. Se surge algum boato de falha (pode ser mínima) em algum projeto nacional - é motivo para profunda depressão, desânimo, raiva e desespero. Caso apareça alguma notícia ou foto bonita, logo o orgulho nacional chauvinista aflora com toda a intensidade.

Sugiro para os tais a leitura em forma elíptica do livro "O Investidor Inteligente" e que aprendam os conceitos de paciência e pensamento prospectivo ligados a projetos complexos diferidos no tempo.
Caro Lucas! Errar é perfeitamente possível, humano e natural, persistir no erro é burrice.

Grande abraço




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61003
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6478 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#14081 Mensagem por Túlio » Ter Mai 19, 2015 2:08 pm

Olhem, tigrada, não OPEREI a arma (que implica tiro, entre outras coisas), apenas tive Instrução por Of do EB no mesmo (repito, sem tiro, deslocamentos, embarque/desembarque de VTR, etc) em finais de 2013, arma do LED (também chamado Lote-Piloto). Fui ensinado a desmontar, como e onde checar se tem defeito, se e como precisa limpar, consertar, para que serve isso e aquilo, coisas assim. Na mesma época soube que tinham para a Instrução de Tiro (razão pela qual não pude atirar) por diversos Incidentes*.

Já este ano estou na SEXTA fuente afirmando que está atirando que é uma beleza. Curiosidade: uma delas (EB) me falou que aquele estranho passo de raiamento (eu já desconfiava, aliás) se devia ao recuo acima do esperado quando ainda testavam os protótipos, causado por uma mescla entre o raiamento original "apertado" em um cano muito curto e compensador de desenho antiquado. Segundo o mesmo Oficial, estão estudando um raiamento mais "apertado" (e para munição padrão M242, versão CBC) mas condicionado a um compensador mais eficaz (provavelmente maior). Não sei o que pensar, gosto da idéia mas é apenas UMA fuente, prefiro esperar antes de afirmar algo...

* - Não confundir com Acidente de tiro. Incidente NÃO provoca detonação de munição nem danos à arma/Operador.




O Brasil é um país extremamente perigoso para um empreendedor: na busca de gerar empregos e desenvolvimento, pode ser processado criminalmente por pessoas que se utilizam de ideologias ultrapassadas para impedir a construção de empreendimentos."

Luciano Hang
Moonwalker
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 172
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 2:24 pm

Re: Novo Fuzil para o EB

#14082 Mensagem por Moonwalker » Ter Mai 19, 2015 4:00 pm

gabriel219 escreveu:Não precisa, já pesquisei:
Cotação do dólar atual é de U$ 2,99.
SCAR Mk16: U$ 2,500-R$ 7,475
HK-416A5: U$3,000-R$ 8,970
AR-15: U$ 839-R$ 2,508

Isso sem falar nas taxas. Ou seja, só seria mais barato ir de AR-15.

Será mesmo que vale a pena pegar um fuzil de geração anterior, necessitando de modernização do projeto e ainda precisaríamos desenvolver acessórios, como a coronha.

O IA2 custa 5 mil reais, ou seja, U$ 1,672. Será que é muuuuuuuuito caro comparado aos tops de linha? É metade do preço dos tops atuais.

Abs.
Estes valores são encontrados aqui no mercado civil, notadamente bem mais caro do que o mercado militar. Creio que a Noruega pagou cerca de $2000 por um lote de 8000 fuzis, e escutei que o SOCOM paga cerca de $1500-2000 atualmente, bem acima (2-3x) alias dos $500-800 pagos em uma M4 da FN. E não sei se uma compra do governo pagaria taxa de importacão?

Enfim, nunca atirei com um Imbel fora o FAL então não posso dizer se esta no mesmo nivel destes. Tendo testado a maioria desses fuzis modernos atuais no ambito civil, para mim o custo-beneficio da M-4 (Colt ou FN) é imbativel atualmente em canos >14.5" e sem uso de supressores. Para canos curtos (~10.5") com uso de supressores ainda prefiro um HK416 ou Scar, mas dito isso nunca tive problemas com meu clone de uma MK18...

Não me leve a mal, não quero desmerecer a Imbel. Mas ainda creio que não se trata de tecnologia de ponta e crucial para o desenvolvimento do nosso parque industrial. Uma compra de prateleira com producao local atenderia os requisitos, seria provavelmente mais barato, menos arriscado e mais rapido de implementar. Simplesmente não vejo a vantagem de se tentar reinventar a roda nesse caso (e no caso da Minimi).

abs,




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13686
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2357 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14083 Mensagem por gabriel219 » Ter Mai 19, 2015 10:31 pm

Você tem que aprender a falar com respeito com o pessoal daqui, não só eu. Aprenda a falar antes de pedir respeito.

E outra, isso é varejão? Me explica ai como faremos encomenda de 50 mil da fábrica, se o desejo é fabricar-los nacionalmente? Você acha que eles nos darão a linha de fabricação por nada e ainda abaixará o preço do fuzil? Só um otário faz isso. E eu disse sem falar nas taxas de alfândega, impostos...

É só fazer as contas, não tem como um fuzil top de linha, ser importado e poder fabricar aqui ser mais barato que o IA2. Se sim, faz as contas e mostra de onde tirou o preço. Se tiver certo, vou aplaudir.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13686
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2357 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14084 Mensagem por gabriel219 » Ter Mai 19, 2015 11:05 pm

Amigo Moowalker, o EUA é aliado da Alemanha, país da OTAN e fazem preço camarada, nós não, é diferente. Além do mais, a HK passa por maus lençóis, nunca farão preço amigável á nós. De toda a forma, mesmo se pagarmos o que o SOCOM pagou, sairia mais caro ainda. Imagina o preço atual, agravado com a crise e a alta do dólar? Depende, importação há taxas. Se ambos os países possuem acordo comercial, seja por Bloco econômico ou não, tudo bem, mas não temos isso com a Alemanha, então tome taxas. Se for M4A1, M16, AK-74M, até entendo, mas HK 416 ou SCAR sairem mais barato que um IA2, não tem como. Nem se fóssemos o EUA.

Amigo Túlio, o EB já pensa em utilizar o passo de raiamento 1:7, mesmo que deve ser empregado no dos CFN, ou seja, sendo cano padrão, apenas variando o tamanho do cano, já que imagino que o fuzil do CFN possua comprimento de cano maior.

Amigo Alcântara, não estava cittando você, mas tem muita gente que prefere que acabe com o IA2 e traga outro fuzil, como se fosse mais barato.

E Juarez, ouvi elogios de MILITARES do Exército e só citei as outras aprovações das Forças que já foram noticiados. Mas tudo que sei, ouvi de MILITARES do EB que não devem nada á Imbel e estavam fora do quartel. Tenho amigos na Marinha, mas não testaram o mesmo.

Só relembrando que o IA2 não tem NADA A VER com o FAL além da semelhança no design, sistema de mira baixo e na hora de desmontar. Fora isto, sistema, massa e demais, nem o IA2 7.62, ainda protótipo, tem a ver com FN FAL.

Comparar IA2 com MD-2 é como comparar SCAR com FNAC e HK416 com M-16/M4A1.

Abs.




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14085 Mensagem por juarez castro » Ter Mai 19, 2015 11:18 pm

gabriel219 escreveu:Você tem que aprender a falar com respeito com o pessoal daqui, não só eu. Aprenda a falar antes de pedir respeito.

Cidadão, eu não faltei com respeito nem a ti e nem ninguém aqui. Tu te achas no direito de debochar com adjetivações, respeite, para ser respeitado.Se a moderação não te enquadrar eu te enquadro e te boto no teu lugar.

E outra, isso é varejão? Me explica ai como faremos encomenda de 50 mil da fábrica, se o desejo é fabricar-los nacionalmente?

Fechando um acordo com qualquer fabricante de fuzil que atende plenamente os requisitos operacionais e fabricando el aqui na Taurus ou em qualquer outra unidade fabril com competência para tal e custos dignos e justos.

Você acha que eles nos darão a linha de fabricação por nada e ainda abaixará o preço do fuzil? Só um otário faz isso. E eu disse sem falar nas taxas de alfândega, impostos

Otário é quem paga o que estamos pagando pelo A 2, não estou nem entrando no mérito sem tem ou não qualidade, apenas que é caro, em relação ao que se tem mundo afora.
Quanto a linha de fabricação, é só estalar os ddos com pedido de 50.000 fuzis que vai dar briga para fazer aqui.

É só fazer as contas, não tem como um fuzil top de linha, ser importado e poder fabricar aqui ser mais barato que o IA2. Se sim, faz as contas e mostra de onde tirou o preço. Se tiver certo, vou aplaudir.
Provavelmente tu nunca conseguiu colocar o pé fora do Brasil para ver a realidade de preços, qualquer fuzil de boa qualidade pode ser produzido aqui com custos compatíveis, agora, claro, para enxergar isto é necessário inteligência.

Grande abraço




Responder