Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14056 Mensagem por juarez castro » Dom Mai 17, 2015 9:19 pm

A minha ignorância sobre este assunto é enorme, porém a única coisa que posso afirmar é que o tal Imbel 1A2 é muiiiiiiiiiiiiiiiito caro comparado a outros fuzis similares mundo afora, mas como estamos no Brasil, sabemos que isto não vai mudar....

Grande abraço




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#14057 Mensagem por Alcantara » Dom Mai 17, 2015 9:43 pm

Se o fuzil da Taurus é baseado no mecanismo do M-16, porque não é adequado às FFAA, já que este é utilizado por diversas forças pelo mundo afora?




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14058 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Mai 17, 2015 10:03 pm

Alcantara escreveu:Se o fuzil da Taurus é baseado no mecanismo do M-16, porque não é adequado às FFAA, já que este é utilizado por diversas forças pelo mundo afora?
As críticas ao IA2 não são em relação ao mecanismo, mas a itens mais "externos" como alça de mira, coronha, etc, não há razões para a Taurus não pecar nesses mesmos itens, somando-se a isso a qualidade mostrada recentemente em pistolas policiais e eu duvido que o fuzil da Taurus chegue aos pés do IA2, quanto ao mecanismo em si, estamos muito melhor ficando longe da porcaria que é a M-16.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6792
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 783 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14059 Mensagem por Viktor Reznov » Dom Mai 17, 2015 10:17 pm

Alcantara escreveu:Se o fuzil da Taurus é baseado no mecanismo do M-16, porque não é adequado às FFAA, já que este é utilizado por diversas forças pelo mundo afora?
Porque pras FFAA só é adequado se for feito pela IMBEL, todos os outros critérios não importam, o que importa é manter a IMBEL estrategicamente relevante e impedir que algum político olhe pra ela e pense "Essa estatal tá gastando demais pra existir e produzindo de menos, vamos privatizá-la.". E tem também a velha ladainha do orgulho nacional, as múmias do comando do EB querem poder falar que esse fuzil é 100% brasileiro, o que não é mérito algum. Mas eu concordo com o que foi dito aqui, a quantidade de dinheiro gasto pelo EB desde o fim da década de 80 pra desenvolverem um fuzil 556 devia ser alvo de investigação criminal do mau uso do dinheiro público, improbidade administrativa. Não é possível que não fôsse mais barato simplesmente a IMBEL adquirir a licença de fabricação de qualquer outra arma que já foi consagrada em combate.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13686
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2357 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14060 Mensagem por gabriel219 » Dom Mai 17, 2015 10:31 pm

O atual fuzil é feito para ações policiais e mercado civil Americano.

Não entendo alguns. Se o fuzil foi aprovado, se já sabemos que o fuzil será e vem sendo aperfeiçoado e que há decisão de adota-lo em 2 forças, pra que, do nada, abandonar e escolher outro fuzil?

Deve ser o mesmo problema do F-X, algum tipo de preferência pessoal.

Logo no inicio, sempre critiquei o IA2 e, com o passar do tempo, fui ouvindo relatos e vendo o andar do projeto, a patir disso começei a apoia-lo e agora é que apoio mesmo.

Sinceramente, só quando o IA2 for exportado é que alguns mudam de opinião e olhe lá.

Abs.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13686
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2357 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14061 Mensagem por gabriel219 » Dom Mai 17, 2015 10:35 pm

Viktor Reznov escreveu:
Alcantara escreveu:Se o fuzil da Taurus é baseado no mecanismo do M-16, porque não é adequado às FFAA, já que este é utilizado por diversas forças pelo mundo afora?
Porque pras FFAA só é adequado se for feito pela IMBEL, todos os outros critérios não importam, o que importa é manter a IMBEL estrategicamente relevante e impedir que algum político olhe pra ela e pense "Essa estatal tá gastando demais pra existir e produzindo de menos, vamos privatizá-la.". E tem também a velha ladainha do orgulho nacional, as múmias do comando do EB querem poder falar que esse fuzil é 100% brasileiro, o que não é mérito algum. Mas eu concordo com o que foi dito aqui, a quantidade de dinheiro gasto pelo EB desde o fim da década de 80 pra desenvolverem um fuzil 556 devia ser alvo de investigação criminal do mau uso do dinheiro público, improbidade administrativa. Não é possível que não fôsse mais barato simplesmente a IMBEL adquirir a licença de fabricação de qualquer outra arma que já foi consagrada em combate.
Quanto custa um Hk416 ou Scar? Converta em reais, adicione taxas alfandegárias, inflação e impostos. Depois me diga se é mais barato que o IA2.

Desde a década de 80? Que eu saiba o desenvolvimento do IA2 começou em 2009.




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6792
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 783 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14062 Mensagem por Viktor Reznov » Dom Mai 17, 2015 10:40 pm

gabriel219 escreveu:
Viktor Reznov escreveu: Porque pras FFAA só é adequado se for feito pela IMBEL, todos os outros critérios não importam, o que importa é manter a IMBEL estrategicamente relevante e impedir que algum político olhe pra ela e pense "Essa estatal tá gastando demais pra existir e produzindo de menos, vamos privatizá-la.". E tem também a velha ladainha do orgulho nacional, as múmias do comando do EB querem poder falar que esse fuzil é 100% brasileiro, o que não é mérito algum. Mas eu concordo com o que foi dito aqui, a quantidade de dinheiro gasto pelo EB desde o fim da década de 80 pra desenvolverem um fuzil 556 devia ser alvo de investigação criminal do mau uso do dinheiro público, improbidade administrativa. Não é possível que não fôsse mais barato simplesmente a IMBEL adquirir a licença de fabricação de qualquer outra arma que já foi consagrada em combate.
Quanto custa um Hk416 ou Scar? Converta em reais, adicione taxas alfandegárias, inflação e impostos. Depois me diga se é mais barato que o IA2.

Desde a década de 80? Que eu saiba o desenvolvimento do IA2 começou em 2009.
O IA2 é descendente do MD2 e o resultado de décadas de fracasso absoluto na engenharia de armas de fogo.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14063 Mensagem por juarez castro » Dom Mai 17, 2015 10:44 pm

gabriel219 escreveu:
Viktor Reznov escreveu: Porque pras FFAA só é adequado se for feito pela IMBEL, todos os outros critérios não importam, o que importa é manter a IMBEL estrategicamente relevante e impedir que algum político olhe pra ela e pense "Essa estatal tá gastando demais pra existir e produzindo de menos, vamos privatizá-la.". E tem também a velha ladainha do orgulho nacional, as múmias do comando do EB querem poder falar que esse fuzil é 100% brasileiro, o que não é mérito algum. Mas eu concordo com o que foi dito aqui, a quantidade de dinheiro gasto pelo EB desde o fim da década de 80 pra desenvolverem um fuzil 556 devia ser alvo de investigação criminal do mau uso do dinheiro público, improbidade administrativa. Não é possível que não fôsse mais barato simplesmente a IMBEL adquirir a licença de fabricação de qualquer outra arma que já foi consagrada em combate.
Quanto custa um Hk416 ou Scar? Converta em reais, adicione taxas alfandegárias, inflação e impostos. Depois me diga se é mais barato que o IA2.

Desde a década de 80? Que eu saiba o desenvolvimento do IA2 começou em 2009.
Ponha um pedido de 30 ou cinquenta mil fuzis que vai custar 1/3 do Imbel, ou pague a licença e construa por aqui.

Grande abraço




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13686
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2357 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14064 Mensagem por gabriel219 » Dom Mai 17, 2015 10:45 pm

Não precisa, já pesquisei:
Cotação do dólar atual é de U$ 2,99.
SCAR Mk16: U$ 2,500-R$ 7,475
HK-416A5: U$3,000-R$ 8,970
AR-15: U$ 839-R$ 2,508

Isso sem falar nas taxas. Ou seja, só seria mais barato ir de AR-15.

Será mesmo que vale a pena pegar um fuzil de geração anterior, necessitando de modernização do projeto e ainda precisaríamos desenvolver acessórios, como a coronha.

O IA2 custa 5 mil reais, ou seja, U$ 1,672. Será que é muuuuuuuuito caro comparado aos tops de linha? É metade do preço dos tops atuais.

Abs.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13686
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2357 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14065 Mensagem por gabriel219 » Dom Mai 17, 2015 10:47 pm

juarez castro escreveu:
gabriel219 escreveu:Quanto custa um Hk416 ou Scar? Converta em reais, adicione taxas alfandegárias, inflação e impostos. Depois me diga se é mais barato que o IA2.

Desde a década de 80? Que eu saiba o desenvolvimento do IA2 começou em 2009.
Ponha um pedido de 30 ou cinquenta mil fuzis que vai custar 1/3 do Imbel, ou pague a licença e construa por aqui.

Grande abraço
Ta de brincadeira... Olhe os preços que peguei abaixo e tire suas conclusões.

Como é que um fuzil exportado, com dólar á 2,99, sem falar nas taxas, vai ser mais barato que o IA2?




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14066 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Mai 17, 2015 10:48 pm

gabriel219 escreveu:Quanto custa um Hk416 ou Scar? Converta em reais, adicione taxas alfandegárias, inflação e impostos. Depois me diga se é mais barato que o IA2.
Em relação ao IA2 é complicado falar de "preço" ou "custo", e é complicado falar de "impostos" também, porque nesse meio todo vai sair muito dinheiro de um bolso para entrar nesse mesmo bolso, só arrumado diferente.

Se o EB importa algum material basicamente está livre de impostos, o preço que o fabricante anuncia é o que o EB (digo, o governo porque o EB só compra o que o governo da dinheiro para comprar) gasta, impostos não interessam.

Quando o EB compra uma arma da Imbel a questão é mais complicada, porque a Imbel tem lucro, mas a Imbel é do EB e o que a Imbel lucra vai para o EB, então, se o EB compra um fuzil da Imbel por R$5.600,00 (valor meramente ilustrativo) e a Imbel lucrou R$4.000,00 (valor meramente ilustrativo também) então o governo pagou R$5.600,00 para o EB comprar um fuzil, a Imbel gastou R$1.600,00 para fabricar esse fuzil e o EB embolsou os outros R$4.000,00, entenderem?

E claro que a relação não deveria funcionar dessa maneira, o correto seria o EB informar o real custo de fabricação da arma para que o governo tomasse a decisão com bases mais reais, e, já que o EB não faz isso, o que o governo deveria fazer era mandar o MP investigar porque o valor informado pelo EB é tão alto, já que o governo também não faz isso, tudo continua como sempre foi.
gabriel219 escreveu:Desde a década de 80? Que eu saiba o desenvolvimento do IA2 começou em 2009.
Acho que ele se refere as diversas tentativas da Imbel de fazer um fuzil 5,56, o MD2, MD3 e MD97.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13686
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2357 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14067 Mensagem por gabriel219 » Dom Mai 17, 2015 10:51 pm

Viktor Reznov escreveu:
gabriel219 escreveu:Quanto custa um Hk416 ou Scar? Converta em reais, adicione taxas alfandegárias, inflação e impostos. Depois me diga se é mais barato que o IA2.

Desde a década de 80? Que eu saiba o desenvolvimento do IA2 começou em 2009.
O IA2 é descendente do MD2 e o resultado de décadas de fracasso absoluto na engenharia de armas de fogo.
Descendente? O MD2 tinha o mesmo sistema do FAL, só que em menor escala para utilizar o calibre 5,56. O MD-97 chega a ter ferrolho rotarivo, mas de 5 ressaltos e pistão de curso curto. Sistemas diferentes do IA2, com ferrolho rotativo de 7 ressaltos e pistão de curso longo. É um desenvolvimento novo.

É como dizer que o M-16 é descendente do M-14 e que o mesmo é do M1 Garand.

Sim Marechal, mas tentativa de fazer um 5.56 e dizer que o IA2 é desenvolvido desde 1980 é algo totalmente diferente.




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6792
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 783 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14068 Mensagem por Viktor Reznov » Dom Mai 17, 2015 10:52 pm

gabriel219 escreveu: Descendente? O MD2 tinha o mesmo sistema do FAL, só que em menor escala para utilizar o calibre 5,56. O MD-97 chega a ter ferrolho rotarivo, mas de 5 ressaltos e pistão de curso curto. Sistemas diferentes do IA2, com ferrolho rotativo de 7 ressaltos e pistão de curso longo. É um desenvolvimento novo.
Continua acreditando nesse historinha de faz-de-conta aí já que você é tão apegado à ela, depois não reclama pra moderação dos outros usuários te chamando de RP da Imbel. Só você que incapaz de reconhecer o fracasso que essa empresa é do ponto de vista técnico e o enorme desperdício de recursos que tem sido essa cruzada do EB pra ter um fuzil 556 que possa ser operado como um FAL pelo soldado. A IMBEL aliás é tão inepta do ponto de vista técnico que o lotes piloto do IA2 vieram uma bagunça completa em termos de qualidade e só agora, de acordo com as fontes do Túlio, que estão acertando na fabricação. Isso é amadorismo digno do fiasco da Remington e a da pistola R51.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13686
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2357 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14069 Mensagem por gabriel219 » Dom Mai 17, 2015 11:12 pm

Viktor Reznov escreveu:
gabriel219 escreveu: Descendente? O MD2 tinha o mesmo sistema do FAL, só que em menor escala para utilizar o calibre 5,56. O MD-97 chega a ter ferrolho rotarivo, mas de 5 ressaltos e pistão de curso curto. Sistemas diferentes do IA2, com ferrolho rotativo de 7 ressaltos e pistão de curso longo. É um desenvolvimento novo.
Continua acreditando nesse historinha de faz-de-conta aí já que você é tão apegado à ela, depois não reclama pra moderação dos outros usuários te chamando de RP da Imbel. Só você que incapaz de reconhecer o fracasso que essa empresa é do ponto de vista técnico e o enorme desperdício de recursos que tem sido essa cruzada do EB pra ter um fuzil 556 que possa ser operado como um FAL pelo soldado. A IMBEL aliás é tão inepta do ponto de vista técnico que o lotes piloto do IA2 vieram uma bagunça completa em termos de qualidade e só agora, de acordo com as fontes do Túlio, que estão acertando na fabricação. Isso é amadorismo digno do fiasco da Remington e a da pistola R51.
Historinha? Cara, use argumentos e não tente denegrir quem debate com você, tenha educação e respeito. Debata como homem.

Algo falhar em lote piloto é amadorismo? O que diremos sobre o F-35? E sobre o F-14, este que nos protótipos teve uma queda? O que diremos do M-16? E do Scar, que falhou em testes de queda e em outros quesitos no Peru, sendo até alvo de investigação?

Não estão fazendo só agora, os do lote piloto já forma modificado e os disparos voltaram desde o fim do ano passado, os lotes de série já deverão estar sendo entregues nos próximos meses e com a eminente encomenda por parte da Marinha, tanto pelo CFN quanto para uso próprio. Isso é historinha? Também era historinha sobre o IA2 7.62, que dizia que não seria desenvolvido?

Tira essa venda da sua cara e passe a enchergar o que acontece.

IA2 se compara com M4A1 e M16? Nem comento sobre isso.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14070 Mensagem por Bolovo » Dom Mai 17, 2015 11:30 pm

Sou critico ferrenho ao IA2. Alias, critico não, eu odeio o IA2. É diferente. Acho um puta dum projeto MERDA, no sentido mais clássico e bonito da palavra. Mas o Gabriel tem total razão nos últimos posts.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder