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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

Enviado: Qui Mar 31, 2022 7:39 pm
por knigh7
A viagem de Estado do Bolsonaro à Rússia foi agendada em novembro e mesmo assim aqui no Brasil e no exterior quiseram traçar relação com o conflito...

Por enquanto, quanto menos se falar sobre a desativação dos Mi-35M, melhor.

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

Enviado: Qui Mar 31, 2022 7:48 pm
por gabriel219
A FAB ainda continua devendo explicação, @knigh7. A USAF quer desativar vários F-22 e já explicou os motivos de fazer isso, a maior parte das FA's sérias no mundo fazem. A FAB está desativando os Sabres e foda-se o motivo, foda-se quem pergunta, isso é errado!

Se a FAB vier a público e falar "olha, essa aeronave não tem papel na nossa força e o custo da grande revisão é X, fazendo o comando crer não compensar a operação dela, então oferecemos ela a venda ou a outra força". Porra, puta nota honesta, ai já teríamos o que julgar sobre o que seria melhor para esses AH-2. O EB teria capacidade de absorver, os custos valem apena e assim vai.

Mas a FAB vir com "vou desativar" e "problema seu, não lhe devemos explicação" é inaceitável! Vi comentários de jornalistas, de todos os lados, do Defesanet até a Fossa Aérea, passando pelo Defesa Aérea Naval, enviando e-mails para o centro de comunicação da FAB e se quer recebendo uma resposta sobre. A única fala que temos é do Rinaldi, o mesmo cara que disse que Su-30 Venezuelano ganha do F-5, foda-se se tem AE&C, Jammers, topografia e entre outros em jogo, o que vale é brincar de DCS.

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

Enviado: Qui Mar 31, 2022 8:05 pm
por knigh7
Última edição da Revista Força Aérea (ed. 134), página 84:

Imagem

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

Enviado: Qui Mar 31, 2022 8:25 pm
por gabriel219
knigh7 escreveu: Qui Mar 31, 2022 8:05 pm A FAB não vêm mantendo segredo para os jornalistas. Última edição da Revista Força Aérea (ed. 134), página 84:

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Mas isso não é novidade, aliás a IAS veio para solucionar os problemas logísticos quanto aos Sabres, queixados pela FAB ainda em 2013. Isso foi explicitado pelo Coronel Schwertz, que foi ao Esquadrão e requisitou informações sobre como estava sendo feito a manutenção e a questões de peças sobre o Sabre, pois ele, na época, foi Gerente do programa do Pantsir-S1. Relataram o problema pra ele, inclusive tinham problema com pneus, porém, em 2014, quando teve uma nova solicitação dele, a FAB devolvendo dizendo que haviam sido resolvido todas as pendências em relação aos suprimentos e manutenção da aeronave em território nacional.

Tanto que em 2020 a FAB assinou com a IAS contrato para manutenção das 1,000 horas nos Sabres. Se a FAB fez isso, é porque sabia que a IAS iria cumprir com o acordo e não havia problemas logísticos para entrega do contrato, pois isso é padrão na FAB na hora de avaliar tais licitações, como bem disse o Schwertz.

https://forcaaerea.com.br/frota-de-mi-3 ... as-gerais/

Aqui diz mais sobre quais componentes e como a IAS é capaz de fazer a revisão total.

Em miúdos, o cara que foi Gerente de projeto do Pantsir-S1 e teve, como resposta da FAB, que os problemas sobre cadeia logística do Mi-35 havia sido resolvido é algo a se levar em consideração. Ele fala isso em live e até como os Russos começaram, via Rosoboronexport, a adequar seus produtos até em padrão da OTAN, haja visto que ainda forneciam equipamentos para países da OTAN, como a Polônia.

Ele também afirma que a FAB queria sim ter um Helicóptero de Ataque, mas não quis afirmar se a FAB queria ter o Sabre ou outra aeronave.

Essa nota que você colocou na imagem basicamente não diz nada sobre o motivo da FAB desativar o Sabre HOJE, fala de problemas que, segundo a própria FAB, já haviam sido resolvidos.

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

Enviado: Sex Abr 01, 2022 9:09 pm
por knigh7
Precisa ver quanto que a IAS estava cobrando para não haver esses problemas logísticos de uma aeronave adquirida por questões políticas que não era prioridade da Força...

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

Enviado: Sáb Abr 02, 2022 7:27 am
por gabriel219
knigh7 escreveu: Sex Abr 01, 2022 9:09 pm Precisa ver quanto que a IAS estava cobrando para não haver esses problemas logísticos de uma aeronave adquirida por questões políticas que não era prioridade da Força...
Concordo plenamente contigo, Manuel e essa é a questão fulcral da minha indignação: ninguém vem a público falar nada!

Até a USAF e a RAF vem a público falar sobre custos operacionais e disponibilidade de F-22 e F-35, por qual motivo a FAB quer esconder quanto aos AH-2?

Isso me cheira a M2000 2.0.

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

Enviado: Sáb Abr 02, 2022 11:41 am
por knigh7
Mas ao meu ver a desativação tem uma causa: falta de priorização da Força por helicópteros de ataque somada a questões de manutenção (em que pode estar inseridos os custos).

O Comandante da FAB pode lançar uma nota. Provavelmente não irá fugir dos fatores que eu escrevi no parágrafo anterior.

E vou repetir: na minha opinião, os Mi-35M da FAB deveriam ir para a AvEx. Sem dúvida, um heli de ataque é mais adequado no Exército.

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

Enviado: Sáb Abr 02, 2022 12:53 pm
por gabriel219
knigh7 escreveu: Sáb Abr 02, 2022 11:41 am Mas ao meu ver a desativação tem uma causa: falta de priorização da Força por helicópteros de ataque somada a questões de manutenção (em que pode estar inseridos os custos).

O Comandante da FAB pode lançar uma nota. Provavelmente não irá fugir dos fatores que eu escrevi no parágrafo anterior.

E vou repetir: na minha opinião, os Mi-35M da FAB deveriam ir para a AvEx. Sem dúvida, um heli de ataque é mais adequado no Exército.
Sobre a última frase, concordo, o EB deveria adotar os AH-2 e aproveitar que já tem parque de manutenção aqui no Brasil, que é coisa rara, é o único da AL. Seria interessante também o GovFed ir em alguns países aqui, como Peru, fechando acordo para realizarem a manutenção dos seus Mi-17 aqui na IAS. É isso ou tentar aqueles Viper encostado, quem sabe os dois.

Já que o EB está adotando o Spike, também encomendar a integração dos Spike no Sabre, diminuindo a dependência externa. Duvido também que sanções impeçam de importarmos componentes para manter os AH-2 operacionais, por enquanto não está sendo problema em outros lugares.

Os Sabres no EB, além de oferecer o que o EB nunca teve, capacidade real de ataque, ainda é bem versátil já que pode transportar 8 homens, que pode servir bem pra 3ª Cia ForEsp. Eu ainda manteria os Sabres operando no T.O da Amazônia, o 4º BAvEx.

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

Enviado: Sáb Abr 02, 2022 5:04 pm
por osolamaalua
A hora de voo deste Heli é altissima, mais que as aeronaves de caça. Fácil ver nesse conflito com a Ucrânia que a logística russa não é o forte.

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

Enviado: Sáb Abr 02, 2022 7:06 pm
por gabriel219
osolamaalua escreveu: Sáb Abr 02, 2022 5:04 pm A hora de voo deste Heli é altissima, mais que as aeronaves de caça. Fácil ver nesse conflito com a Ucrânia que a logística russa não é o forte.
Diz isso pra Etiópia, se avisar eles talvez eles se deem conta e parem de operar os helis no Tigre.

Aliás, tenta desmentir o Ex-Gerente de Projeto do Pantsir-S1, Coronel Schwertz, avisa a ele também que a logística é ruim, pois a FAB deve ter passado a informação que estava tudo resolvido, especialmente depois da IAS, quanto a logística.

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

Enviado: Sáb Abr 02, 2022 8:04 pm
por NaScImEnTToBR
osolamaalua escreveu: Sáb Abr 02, 2022 5:04 pm A hora de voo deste Heli é altissima, mais que as aeronaves de caça. Fácil ver nesse conflito com a Ucrânia que a logística russa não é o forte.
É fácil falar que a hora de vôo é cara. Quero ver provar...

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

Enviado: Sáb Abr 02, 2022 8:10 pm
por osolamaalua
Algum representante de empresas de armas vai falar mal de seus produtos? Não vou falar o valor exato, mas com uma hora de voo de AH2, você voa com 2 F5 e ainda sobra troco. Sinto muito mas não compensa. Acho que tenhamos que ter esse tipo de helicóptero para manter doutrina, mas infelizmente não com esse equipamento. Todos que acompanham esse fórum sabem que foram comprados como compensação comercial da venda de carnes a Rússia. Tem muitas qualidades, mas imagina com esse monte de embargos como ficará para receber peças desse e qualquer outro material.

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

Enviado: Sáb Abr 02, 2022 8:48 pm
por gabriel219
osolamaalua escreveu: Sáb Abr 02, 2022 8:10 pm Algum representante de empresas de armas vai falar mal de seus produtos? Não vou falar o valor exato, mas com uma hora de voo de AH2, você voa com 2 F5 e ainda sobra troco. Sinto muito mas não compensa. Acho que tenhamos que ter esse tipo de helicóptero para manter doutrina, mas infelizmente não com esse equipamento. Todos que acompanham esse fórum sabem que foram comprados como compensação comercial da venda de carnes a Rússia. Tem muitas qualidades, mas imagina com esse monte de embargos como ficará para receber peças desse e qualquer outro material.
Quer comparar o F-5 ao Sabre? De todas as opções, escolheu comparar com F-5?

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

Enviado: Sáb Abr 02, 2022 8:48 pm
por gabriel219
NaScImEnTToBR escreveu: Sáb Abr 02, 2022 8:04 pm
osolamaalua escreveu: Sáb Abr 02, 2022 5:04 pm A hora de voo deste Heli é altissima, mais que as aeronaves de caça. Fácil ver nesse conflito com a Ucrânia que a logística russa não é o forte.
É fácil falar que a hora de vôo é cara. Quero ver provar...
Deixa o cara, o alucinado está comparando custo de F-5E com custo de Hind.

Imagina se ele ver estudos como este: https://apps.dtic.mil/sti/pdfs/ADA615276.pdf

Você vê países como a Etiópia, operando os Mi-35 dela, que são apenas quatro - o que deixa mais caro ainda, por dois anos na Guerra do Tigre e vem um doido comparar Hind com F-5. Por que não compara com o Caracal, conhecido por ser BARATÍSSIMO de se operar?

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

Enviado: Sáb Abr 02, 2022 10:17 pm
por knigh7
E com certeza o custo da hora-voo do AH-1Z deve ser mais caro que o do F-5...Acho que até meu carro deve ser mais caro de manter que os Mitingas.

Interessante o documento que vc postou, Gabriel.

Sobre custos relacionados ao O&S (ou seja, custo operacional aqui no Brasil), a análise da Rand apenas utilizou como comparação o Mil-Mi 17 com os helicópteros ocidentais da categoria dele (pág. 38 do documento). Com base nele não dá para estender o entendimento do Mi-35 com helis de ataque Ocidentais. E quanto custaria aqui para mantê-lo em comparação a outro Ocidentais com helicópteros que já operamos com muitos sistemas (como é o caso dos AH-11B da MB com o T129), menos ainda.