NOTÍCIAS POLÍTICAS

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Guerra
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#1396 Mensagem por Guerra » Sex Nov 25, 2011 9:36 am

delmar escreveu: Um estudo da Prefeitura de Porto Alegre revela que o número de pessoas que usam transporte de onibus não tem crescido nos últimos anos. Novos centros de compras e edificios de escritórios são construidos distantes da área central. As pessoas conseguem resolver seu problemas sem necessidade de deslocarem-se até outras partes da cidade. As novas edificações já contam com estacionamento e facilidades de acesso. Cada vez mais vale o dito "No parking, no business".
Assim o transporte de massa nestas cidades deve ser pensado para resolver o problema atual e prevendo um crescimento tímido nos próximos anos. A idéia de que se hoje temos um milhão de passageiros por mês, em vinte anos teremos cinco milhões pode ser totalmente irreal. O mais certo é que teremos um milhão de duzentos ou trezentos, se não houve até uma diminuição.
Mas os onibus só andam lotados. Pelo menos nas cidades que conheço. Tem gente que sai de madrugada de casa e volta a noite por falta de transporte.
Se o numero de usários de onibus diminuiu é porque ninguém é louco de usar onibus no Brasil tendo um carro na garagem.

Para mudar isso ai, a primeira coisa a é acabar com as máfias que toda cidade tem. Toda cidade tem máfia no transporte publico. A ordem é onibus velho, lotado e passagem cara. Quem vai querer usar uma porcaria dessa?
E não é só transporte coletivo. Em Belo Horizonte por exemplo (E Porto Alegre não é diferente), pegar um táxi é caso de polícia. Os motoristas desligam taximetro, cobram taxas por bagagem, e já vi cobrarem até taxas adicionais absurdas como "taxa pela volta". O cara falta pouco de colocar um arma na cabeça e pedir sua carteira.

O fato é que as ruas estão entupidas de carro e vão continuar porque não existe outra opção.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
PRick

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#1397 Mensagem por PRick » Sex Nov 25, 2011 10:00 am

delmar escreveu:Vou fazer algumas considerações sobre o caso de Cuiabá e do transporte urbanos. É minha visão e, portanto, pode estar totalmente errada.
É óbvio que as grandes cidades, tipo São Paulo e Rio de Janeiro vão continuar grandes. Não vão perder população nem estas pessoas, assim como os serviço e o comércio vão trocar de lugar. O tranporte é então um problema crucial e não há espaçopara uma solução diferente do metro.
Mas as cidades menores, tipo Porto Alegre e Cuiabá, vão crescer muito lentamente, espalhando-se para a periferia, com subúrbios e bairros que já tem, e terão ainda mais no futuro, disponiveis todos os serviços. O tempo em que todos queriam residir perto do centro, para ficar perto de tudo, passou.
Um estudo da Prefeitura de Porto Alegre revela que o número de pessoas que usam transporte de onibus não tem crescido nos últimos anos. Novos centros de compras e edificios de escritórios são construidos distantes da área central. As pessoas conseguem resolver seu problemas sem necessidade de deslocarem-se até outras partes da cidade. As novas edificações já contam com estacionamento e facilidades de acesso. Cada vez mais vale o dito "No parking, no business".
Assim o transporte de massa nestas cidades deve ser pensado para resolver o problema atual e prevendo um crescimento tímido nos próximos anos. A idéia de que se hoje temos um milhão de passageiros por mês, em vinte anos teremos cinco milhões pode ser totalmente irreal. O mais certo é que teremos um milhão de duzentos ou trezentos, se não houve até uma diminuição.
Nenhuma grande cidade consegue ter apenas um modal de transporte, quer dizer usam Metro, Metro Leve, Trens, VLT´s, BRT´s e Ônibus comuns. Nos grandes centro o Metro se tornou obrigatório porque é o único meio de transporte de massa capaz de dar conta da demanda.

O maior problema enfrentado hoje pelo transporte urbano você falou, mas não percebeu o motivo. O sistema de transporte baseado em ônibus dada a sua baixa qualidade, não retira automóveis da rua, quer dizer o que estamos assistindo é um aumento brutal do transporte individual com a venda de automóveis sem parar. Isso porque ninguém quer deixar seu carro na garagem para andar num ônibus que na maioria das vezes usa chassi de caminhão, não está bem conservado, não tem ar-condicionado e pilotado por um motorista mal educado que não respeita os passageiros, resultado? Ele não atraí passageiros, só anda de ônibus quem não tem qualquer outra opção no Brasil.

O transporte rodoviário é o menos eficiente sob todos pontos de vista moderno, é mais poluente, desconfortável, lento, perigoso, etc.. Um dos grandes erros de políticas públicas foi a troca do trem e do bonde, por ônibus e carros. Que nos países desenvolvidos são transportes minoritários e alternativos, no máximo são usados como abastecedores dos grandes meios de transporte. Quer dizer são integrados aos Metros, Trens, VLT´s da vida, de tal forma que servem como troncos auxiliares.

Porém, os Metros e derivados são transportes de implantação cara, e sua lucratividade não é alta, por vezes é deficitário. Por isso, como alternativa se criou o BRT´s, um misto de ônibus com trem. Quer dizer ele trafega como se fosse um trem, sua grande vantagem é preço de implantação e sua rapidez de construção. Seria o VLT´s dos pobres. Quer dizer só vale implantar BRT onde não tenho recursos para por o VLT´s, já que são modais diretamente concorrentes. Ambos funcionam de modo muito parecido, porém, o VLT pode em situações de pico de demanda, levar mais 50% de passageiros que o BRT.

Tendo mais recursos e mais prazo, o VLT é sempre uma opção mais inteligente, porque ele consegue concorrer com o automóvel particular. É confortável, rápido, tem ar, é silencioso e não depende do humor do condutor, pode até ter funcionamento automático.

Mesmo Cuiabá tendo VLT, ainda dependerá de ônibus, porque um sistema desses só atender os corredores com maior demanda, os outros podem ser atendidos por ônibus.

Levar um debate desses para a política, falar em corrupção só serve para os lobistas de plantão, nunca para o debate sério. O Modal Ônibus jamais poderia ter a importância que tem num país do tamanho do Brasil. Viagens interestaduais longas e dentro dos grandes centros jamais poderiam usar o ônibus como PRINCIPAL modal. Esse absurdo foi feito no Brasil dos anos 1960, e perpetuados por governos absolutamente incompetentes e ineptos as necessidades das populações brasileiras.

É inconcebível que uma pessoa vá de SP ou RJ para o NE, via terrestre, usando ônibus. E o mesmo modal seja a única opção de transportes dos centros urbanos acima de dois milhões de habitantes. Em centros de 500 mil até dois milhões podem ainda não ter Metro ou modais equivalentes, porém, a qualidade de vida iria melhorar muito se tivessem ao menos algumas linhas de VLT´s.

Sobre o caso específico, o Centro-Oeste ao contrário do Sul, é uma região em expansão com crescimento demográfico ainda muito forte. Portanto, existem motivos claros para a adoção de VLT em Cuiabá. O BRT também poderia ser empregado, quem deve fazer esse juízo de valor, é quem foi eleito, afinal, caso faça algo ruim, é quem vai sofrer as consequências também, mas não é o caso. Quem anda só de ônibus e mudar para um VLT´s, vai achar uma maravilha.

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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#1398 Mensagem por delmar » Sex Nov 25, 2011 1:29 pm

Atualmente existem onibus lotados, congestionamentos, transporte clandestino, etc. em todas grandes cidades. Não estou contestando isto que é uma coisa que todos veem no dia a dia. O que estava dizendo é que as medidas para melhorar o transporte devem levar em consideração o que temos hoje, os problemas atuais, com uma margem de segurança para um crescimento natural pequeno. As pesquisas do IBGE estão a mostrar que o crescimento populacional das cidades grandes será muito menor nos próximos anos.
O que eu acredito é que não se pode é projetar um sistema de transporte urbano com o raciocicinio que agora a cidade tem um milhão de habitantes mas daqui a 30 anos terá 5 milhões. Então fazer um projeto super grande e caro visando este crescimento e a capacidade de atender 5 milhões. Este crescimento não vai ocorrer.
Companheiro Guerra, é claro que o trabalhador que adquire um carro reluta em viajar em um tranporte público ruim. Mais ainda, não vai ir de maneira nenhuma fazer compras e carregar pacotes em onibus lotado. Isto tem provocado, aqui em Porto Alegre, a degradação da área central com a fuga das lojas e escritórios para locais com facilidade de estacionamento nos bairros ou nos shopings. "No parking, no business", sem estacionamento, sem negócios é uma verdade cada vez maior. Participei de algumas reuniões sobre mobilidade urbana e uma das finalidade, também, do metro e do trem metropolitano é facilitar o acesso ao centro histórico da cidade, evitando que vire uma área repleta de cortiços, decadente. Outra é a construção de garagens subterraneas sob as praças, pela iniciativa privada.
Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#1399 Mensagem por Andre Correa » Sex Nov 25, 2011 1:50 pm

O sucesso do VLT depende exclusivamente do seu traçado. Um mal traçado por acabar por ser sub-aproveitado, e geral défict aos cofres públicos, assim como sobrestimar a sua utilização, pode levar ao mesmo problema.
Por isso postei o exemplo aqui de Almada, onde conseguiram juntar os 2 problemas.
No Porto, é outra dor de cabeça para a cidade, com uma dívida que ultrapassada os 2,5 bilhões de euros... E até que não tem um mal traçado...

Portanto, há que se pensar na capacidade de transporte, traçado, estimativa e conseguir preços razoáveis, com horários de acordo com a necessidade da população, e não tentar forçar esquemas de horários mais lucrativos.

Eu ainda acho que uma cidade com 500 mil hab não tem necessidade de VLT, aidna mais sabendo que vai ficar caro, como tudo no Brasil... Talvez o Metro Leve teria mais chance de expansão, para acompanhar o crescimento da cidade e suas cidades vizinhas.

Esqueci de dizer também que é necessário evitar a sobreposição de transporte desiguais, tal como ocorre no exemplo que dei sobre Almada/Portugal.

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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#1400 Mensagem por PRick » Sex Nov 25, 2011 2:50 pm

delmar escreveu:Atualmente existem onibus lotados, congestionamentos, transporte clandestino, etc. em todas grandes cidades. Não estou contestando isto que é uma coisa que todos veem no dia a dia. O que estava dizendo é que as medidas para melhorar o transporte devem levar em consideração o que temos hoje, os problemas atuais, com uma margem de segurança para um crescimento natural pequeno. As pesquisas do IBGE estão a mostrar que o crescimento populacional das cidades grandes será muito menor nos próximos anos.
O que eu acredito é que não se pode é projetar um sistema de transporte urbano com o raciocicinio que agora a cidade tem um milhão de habitantes mas daqui a 30 anos terá 5 milhões. Então fazer um projeto super grande e caro visando este crescimento e a capacidade de atender 5 milhões. Este crescimento não vai ocorrer.
Companheiro Guerra, é claro que o trabalhador que adquire um carro reluta em viajar em um tranporte público ruim. Mais ainda, não vai ir de maneira nenhuma fazer compras e carregar pacotes em onibus lotado. Isto tem provocado, aqui em Porto Alegre, a degradação da área central com a fuga das lojas e escritórios para locais com facilidade de estacionamento nos bairros ou nos shopings. "No parking, no business", sem estacionamento, sem negócios é uma verdade cada vez maior. Participei de algumas reuniões sobre mobilidade urbana e uma das finalidade, também, do metro e do trem metropolitano é facilitar o acesso ao centro histórico da cidade, evitando que vire uma área repleta de cortiços, decadente. Outra é a construção de garagens subterraneas sob as praças, pela iniciativa privada.
As soluções já estão apontadas, BRT´s onde não existem recursos para os VLT´s, será que você viu o que postei antes? Onde entra BRT, entra VLT, apesar do segundo poder operar muito acima da capacidade do outro, são dois modais concorrentes, porque podem atuar no mesmo trajeto, a demanda média dos sistemas são semelhantes. A diferença são os recursos, se existe recurso para um sistema melhor hoje, e que amanhã será ainda melhor, então o sistema VLT deve ser implantado. Seria o ideal para o RJ, mas a cidade precisa de vários corredores e não tem como bancar isso. Então o BRT é o VLT dos pobres.

Mas Cuiabá só terá um único grande corredor de tráfego. Não estou entrando aqui no mérito da qualidade do projeto, afinal, se o corredor for mal feito, não vai cumprir seus objetivos, seja lá qual for o modal, Metro, VLT ou BRT. E não interessa o crescimento médio das cidades brasileiras, mas o esperado para Cuiabá e o centro oeste.

Então, existem motivos técnicos para adoção do VLT, ainda mais por quem vive na Cidade, se trata se uma obra local, foi a autoridade local que resolveu melhorar o projeto inicial, se existem recursos disponíveis, ótimo, chega de transporte de segunda qualidade, caso contrário não vai adiantar de estacionamento em Shoppings porque ninguém vai conseguir sair do engarrafamento.

Se a demanda atual de carros continuar, vai ser engarrafamento permanente, é preciso urgentemente tornar os centros das cidades médias ou grandes habitáveis e com qualidade de vida, afinal, é a melhor maneira de se equacionar a vida nos grandes centros urbanos. Como o Rio está fazendo com a total remodelação da Zona Portuária, inclusive com a implantação de um VLT na área.

Não somos Portugal, 11 milhões de pessoas vivem da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#1401 Mensagem por Andre Correa » Sex Nov 25, 2011 2:51 pm

PRick, estou a falar de Cuiabá, não do RJ

:wink:

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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#1402 Mensagem por PRick » Sex Nov 25, 2011 2:57 pm

Tyler escreveu:PRick, estou a falar de Cuiabá, não do RJ

:wink:

[009]
Eu dei uma noção de grandeza para dizer que, no Brasil, existem migrações internas que podem fazer uma cidade aumentar muito a população, sem que se possa fazer grandes previsões, o Centro Oeste vem crescendo muito, por sinal, passou a ser a região mais rica do país por renda per capta este ano, porque é a região das grandes plantações e criações de bovinos. Quer dizer, está vivendo um boom econômico. As situações são bem diferentes, em Portugal as perspectivas de crescimento polucional e migração interna são mínimas. Então o planejamento aqui é muito mais complicado. Se existe como implantar um sistema que vai atender futura demanda tão bem quanto a atual, faz todo o sentido escolher esse sistema. BRT´s e VLT´s são modais concorrentes.

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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#1403 Mensagem por Andre Correa » Sex Nov 25, 2011 3:59 pm

PRick escreveu:
Tyler escreveu:PRick, estou a falar de Cuiabá, não do RJ

:wink:

[009]
Eu dei uma noção de grandeza para dizer que, no Brasil, existem migrações internas que podem fazer uma cidade aumentar muito a população, sem que se possa fazer grandes previsões, o Centro Oeste vem crescendo muito, por sinal, passou a ser a região mais rica do país por renda per capta este ano, porque é a região das grandes plantações e criações de bovinos. Quer dizer, está vivendo um boom econômico. As situações são bem diferentes, em Portugal as perspectivas de crescimento polucional e migração interna são mínimas. Então o planejamento aqui é muito mais complicado. Se existe como implantar um sistema que vai atender futura demanda tão bem quanto a atual, faz todo o sentido escolher esse sistema. BRT´s e VLT´s são modais concorrentes.

[]´s
Acho que estás a competir a situação, e não a analisar os factos. A situação que expus, de Almada, nada tem a ver com o vosso argumento, pois não está a diminuir em população, e sim aumentar, pois cada vez mais as pessoas estão a sair de Lisboa, devido aos altos preços de moradia, e dificuldade de encontra trabalho...

De qualquer maneira, desejo sorte então na escolha, e que seja para o bem da população de Cuiabá. E que o povo seja o maior "ganhador" com isso.

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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#1404 Mensagem por PRick » Sex Nov 25, 2011 4:41 pm

Tyler escreveu:
PRick escreveu: Eu dei uma noção de grandeza para dizer que, no Brasil, existem migrações internas que podem fazer uma cidade aumentar muito a população, sem que se possa fazer grandes previsões, o Centro Oeste vem crescendo muito, por sinal, passou a ser a região mais rica do país por renda per capta este ano, porque é a região das grandes plantações e criações de bovinos. Quer dizer, está vivendo um boom econômico. As situações são bem diferentes, em Portugal as perspectivas de crescimento polucional e migração interna são mínimas. Então o planejamento aqui é muito mais complicado. Se existe como implantar um sistema que vai atender futura demanda tão bem quanto a atual, faz todo o sentido escolher esse sistema. BRT´s e VLT´s são modais concorrentes.

[]´s
Acho que estás a competir a situação, e não a analisar os factos. A situação que expus, de Almada, nada tem a ver com o vosso argumento, pois não está a diminuir em população, e sim aumentar, pois cada vez mais as pessoas estão a sair de Lisboa, devido aos altos preços de moradia, e dificuldade de encontra trabalho...

De qualquer maneira, desejo sorte então na escolha, e que seja para o bem da população de Cuiabá. E que o povo seja o maior "ganhador" com isso.

[009]
Meu caro amigo, não existe como comparar tais situações, você não tem noção do que seja explosão migratória interna. Imagine uma cidade que tinha 100.000 habitantes, e que em uma década passou para 500 mil. No Brasil existem algumas situações assim, cidades que passaram de 300 mil para 600 mil ou até mais em uma década. Só no Estado do Rio de Janeiro existem 06 Cidades nessas situações. Leia sobre, Magé, Rio das Ostras, Campos de Goytacazes, Três Rios, Itaboraí e São João da Barra. Somente na China e Índia existe coisa semelhante. Não existe planejamento urbano que dê conta de uma realidade assim, felizmente, Cuiabá não é o caso de explosão semelhante, mas é um dos pólos de migração interno hoje. Se existem verbas para fazer um sistema de transporte melhor e para o futuro também, quero mais que se faça isso. Agora, entendo as cidades que não tem condições optem pelo BRT, é um sistema muito melhor que ônibus comum.

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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#1405 Mensagem por Andre Correa » Sex Nov 25, 2011 4:57 pm

PRick escreveu:Meu caro amigo, não existe como comparar tais situações, você não tem noção do que seja explosão migratória interna. Imagine uma cidade que tinha 100.000 habitantes, e que em uma década passou para 500 mil. No Brasil existem algumas situações assim, cidades que passaram de 300 mil para 600 mil ou até mais em uma década. Só no Estado do Rio de Janeiro existem 06 Cidades nessas situações. Leia sobre, Magé, Rio das Ostras, Campos de Goytacazes, Três Rios, Itaboraí e São João da Barra. Somente na China e Índia existe coisa semelhante. Não existe planejamento urbano que dê conta de uma realidade assim, felizmente, Cuiabá não é o caso de explosão semelhante, mas é um dos pólos de migração interno hoje. Se existem verbas para fazer um sistema de transporte melhor e para o futuro também, quero mais que se faça isso. Agora, entendo as cidades que não tem condições optem pelo BRT, é um sistema muito melhor que ônibus comum.

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Eu compreendo isso PRick, é que estou a falar unicamente de Cuiabá e Almada, sem incluir o resto. Percebeste agora?

Eu conheço 2 exemplos que posso citar: vês o interior de SP, como a cidade de Piracicaba tem aumentado mais de 100 mil em pouco mais de uma década, enquanto que ao lado, Rio Claro, briga a quase 10 anos para aumentar 20 mil habitantes e chegar nos 180 mil? São apenas 2 exemplos de como uma aumenta, e a outra, vizinha, sofre... E não duvido que Piracicaba chegue aos 500 mil ou mais antes de 2020, enquanto Rio Claro deverá chegar nos 200 mil, e olha lá... temos o colega brisa que mora lá, e pode comentar um pouco mais se quiser, do porque da cidade não crescer...

Piracicaba, ao meu ver, já deve começar a pensar num sistema como o VLT, pois está inserida no pólo de Campinas, que ainda deverá avançar muito, mas penso se o mesmo ocorrerá com Cuiabá...

De qualquer maneira, obrigado pela explicação

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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#1406 Mensagem por delmar » Sex Nov 25, 2011 6:02 pm

A implantação de um meio de transporte de massa, como já disse, deve levar em conta a população e o número de usuários que vão utiliza-lo. É um trabalho técnico e não deve ser baseado nos desejos do prefeito, governador e outros interessado politicamente.
Cuiabá tinha em 1991, pelo IBGE, 402.000 habitantes. Em 2000 passou para 483.000 habitantes, um crescimento de 20% em 10 anos. Em 2010 passou a ter 551.00o habitantes, um crescimento de apenas 14%. nestes 10 anos. A previsão para 2011 é de uma população de 556.000 habitantes, um crescimento anual de 0,9%. São números do IBGE.
Não sou contra um trem metropolitano em Cuiabá, mas ele deverá ser construido baseado em estudos técnicos de viabilidade econômica. Nada de fazer um elefante branco apenas pro prefeito e governador colocarem o nome deles na placa inaugural.
Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#1407 Mensagem por rodrigo » Seg Nov 28, 2011 5:53 pm

Mais um ministro caiu. No vento

O general que cuida da segurança da presidente brinca com a família em um simulador de queda livre do Exército – sem pagar pela diversão

Imagem

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, general José Elito Siqueira, exerce funções estratégicas no governo. Elito comanda a equipe responsável pela segurança pessoal da presidente Dilma Rousseff, do vice-presidente, Michel Temer, e dos familiares de ambos. Ele também é comandante da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), órgão encarregado de buscar informações estratégicas, fazer contraespionagem, municiar o governo com dados capazes de antecipar crises e descobrir segredos de inimigos.

Recentemente, o general Elito se tornou vítima de uma indiscrição daquelas que seus agentes descobrem diariamente. Duas fotos mostram que ele levou a família para brincar num equipamento em instalações do Exército. Elito, a filha Ana Helena Cintra e o neto visitaram um simulador de queda livre, uma espécie de túnel de vento, usado para treinar paraquedistas no quartel da Brigada de Operações Especiais, em Goiânia, Goiás. Como visitantes, os três vestiram os obrigatórios macacão, óculos e capacete para sentir os efeitos do simulador de salto. Nas imagens divulgadas entre amigos, Ana Helena aparece flutuando sobre a rajada de vento. Ao que parece, todos se divertiram bastante.

Paraquedista da reserva do Exército, formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) em 1969, o ministro Elito está familiarizado com simuladores. Equipado com três motores, o túnel do Exército em Goiânia consegue produzir ventos de até 280 quilômetros por hora, suficientes para sustentar até quatro pessoas no ar ao mesmo tempo. Trata-se de um equipamento público, voltado para os militares. Paraquedistas civis também podem usá-lo para treinamento. Mas não sai barato: o aluguel é de R$ 1.800 por hora. A família do ministro, com vínculos militares, não pagou nada. Além de Elito ser militar da reserva, a filha Ana Helena é dentista e oficial temporária do Exército desde 2007. Os contratos temporários de oficiais do Exército duram 12 meses, prorrogáveis por igual período, até que se completem oito anos. Em dezembro de 2010, quando o pai se tornou ministro, Ana Helena foi promovida a primeiro-tenente por tempo de carreira.

Elito é um dos ministros que trabalham próximos à presidente Dilma Rousseff. Ele ocupa uma sala no 2º andar do Palácio do Planalto, onde funciona o GSI. Ao chegar para trabalhar, Dilma é recebida por Elito. Ele entrega à presidente um memorando com uma relação de assuntos que julga relevantes para a avaliação presidencial – o texto é elaborado a partir de informações dos agentes da Abin. Elito fica atento ao interesse da presidente para aprofundar a pesquisa sobre um ou outro tema específico. Mas a proximidade entre o ministro e a presidente é apenas geográfica. Dilma não dispensa tanta atenção aos relatos do general. Certa vez, barrou Elito na porta do elevador de acesso da garagem a seu gabinete. Pediu a ele que aguardasse o próximo.

O distanciamento entre o general e a presidente começou na largada do governo. Elito foi o primeiro ministro repreendido por Dilma. Em sua posse, em 3 de janeiro, ele afirmou a jornalistas ser contra a criação da Comissão da Verdade, destinada a apurar violações aos direitos humanos durante o regime militar. Elito afirmou que o golpe de 1964 e os casos dos desaparecidos políticos durante o regime não deveriam provocar vergonha ou sentimentos de glória. Deveriam, sim, ser estudados como fatos históricos. Chamado para explicar suas declarações, Elito levou uma bronca de Dilma, ex-guerrilheira que combateu a ditadura (1964-1985) e foi vítima de tortura praticada por agentes do DOI-Codi do II Exército, em São Paulo, em 1971. Ele se desculpou e afirmou ter sido mal interpretado. Permaneceu no cargo graças a uma ajuda do então ministro da Defesa, Nelson Jobim. Elito segue no posto, mas, desde o desembarque de Jobim do governo, em agosto, ficou mais isolado.

Antes de se transferir para o Planalto, em janeiro, o sergipano José Elito Siqueira exercia o cargo de chefe de Preparo e Emprego do Ministério da Defesa. Foi também comandante militar do Sul. Em sua gestão, tem sido acusado de aumentar o grau de “militarização” do GSI e, por tabela, do serviço secreto. Subordinada ao GSI, a Abin é a sucessora civil do Serviço Nacional de Informações (SNI). Criado em 1964, o SNI era formado por militares. Servidores propõem que a agência seja desvinculada do comando militar e que haja um assessor especial de inteligência, com acesso direto ao presidente da República, como nos Estados Unidos. É o contrário do que pensa Elito.

Um dos pontos de controvérsia do general com parte do governo são os preparativos para os grandes eventos que serão sediados pelo país, como a Rio+20, a Copa do Mundo e a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. Elito não concorda com a ideia de dividir o comando geral das ações de segurança com a Secretaria Especial de Grandes Eventos (Sesge), ligada ao Ministério da Justiça e criada para essa tarefa. Recentemente, Elito negou um pedido do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para ceder o diretor do Departamento de Integração do Sistema Brasileiro de Inteligência da Abin, Carlos Athaíde Trindade, para a Secretaria. Também recusou o pedido de Cardozo para instalar a Secretaria em um prédio vazio na área da sede da Abin, em Brasília.

O ministro Elito afirmou, por meio de nota, que não tem saltado de paraquedas ultimamente. Ele disse que esteve em Goiânia, no dia 1º de junho, em caráter particular. Estava com a família e visitou as instalações da Brigada de Operações Especiais, inclusive o túnel de vento. “A convite do comandante da Brigada, usou o simulador de queda livre, por cerca de 30 minutos, não sendo solicitada indenização”, diz a nota. Elito afirma que foi a Goiânia para uma homenagem “em função de sua passagem para a reserva remunerada e, ainda, pelo seu passado na Força Terrestre como oficial com o curso de forças especiais”. Sobre seu trabalho com Dilma, diz que assessora a presidente sempre que necessário e no momento oportuno. Até agora, a única queda que Elito viveu foi num túnel de vento, num momento de lazer.

http://revistaepoca.globo.com/tempo/not ... vento.html
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#1408 Mensagem por Viktor Reznov » Dom Dez 04, 2011 9:40 pm

MOD Edit - Andre Correa
Favor evitar posts ofensivos ou insultos, conforme o disposto nas Regras de Conduta:

7.1.2) Insultos pessoais de qualquer natureza a qualquer forista ou personalidade política ou pública.
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#1409 Mensagem por GustavoB » Dom Dez 04, 2011 11:06 pm

Cross escreveu:MOD Edit - Andre Correa
Favor evitar posts ofensivos ou insultos, conforme o disposto nas Regras de Conduta:

7.1.2) Insultos pessoais de qualquer natureza a qualquer forista ou personalidade política ou pública.
Vou tomar essas reações por surpresa, já que você "nunca assiste noticiários".
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#1410 Mensagem por marcelo bahia » Ter Dez 06, 2011 1:13 pm

O que eu disse antes?? Lembram que Lupi estava junto com Paulinho da Força clonando sindicatos para obrigarem os vários sindicatos "rebeldes" a deixarem a CUT e se unirem à Força Sindical?? Eu sabia que isso ia dar merda pra eles! Pois é... deu!
05/12/2011 17h35 - Atualizado em 05/12/2011 18h33

Paulinho acusa PT de articular saída de Lupi do Ministério do Trabalho

Para deputado, Comissão de Ética foi 'influenciada' a recomendar demissão.
Objetivo seria ocupação da pasta pelo PT, ligado a central sindical CUT.


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Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília

O deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força, afirmou nesta segunda-feira (5), após reunião da Executiva do partido, que o PT articulou a saída de Carlos Lupi do comando do Ministério do Trabalho. Segundo ele, petistas influenciaram, sem o conhecimento da presidente Dilma Rousseff, a Comissão de Ética Pública da Presidência a recomendar a demissão de Lupi.

"Tem todo um trabalho que foi feito para ter uma decisão sem até a presidente saber. Mas tudo bem, isso faz parte do jogo político. Tem gente do PT que tentou organizar essa saída do ministro Lupi. Vamos deixar isso para lá e deixar a Dilma decidir", disse.

O deputado destacou que a relatora do procedimento contra Lupi na Comissão de Ética, Marília Muricy, foi secretária do governador da Bahia, Jaques Wagner (PT). O G1 entrou em contato com o presidente do PT, Rui Falcão, que disse que não comentaria a afirmação de Paulinho. A Comissão de Ética também disse que não iria se manifestar sobre o caso.

"Eu não tenho nem dúvida que [a Marília Muricy] foi [influenciada]. Porque ela era secretária do Jaques Wagner e no outro dia o Jaques Wagner passou por aqui. Não tem governo de coalizão. A gente acha estranho que aliados possam fazer o que fizeram", criticou. O objetivo do PT em enfraquecer Lupi, seria, segundo o deputado, ocupar o comando do Ministério do Trabalho.

O PDT é ligado à Força Sindical, cujo presidente é Paulinho, enquanto o PT controla a Central Única dos Trabalhadores (CUT). "Eu tenho recebido ligações de praticamente quase todas as centrais, com exceção da CUT, dizendo que não gostariam que o ministério fosse para a mão da CUT. Agora, se ela [Dilma] quiser decidir, ela foi eleita e sabe o que vai fazer", afirmou.

Exoneração

Lupi pediu exoneração do cargo de ministro neste domingo, após reunião com a presidente Dilma Rousseff. Em seu lugar, segundo o Palácio do Planalto, ficará interinamente o secretário-executivo da pasta, Paulo Roberto Pinto.

A decisão de sair ocorreu após um mês de denúncias de irregularidades na pasta, declarações polêmicas, perda de apoio do próprio PDT e recomendação da Comissão de Ética Pública, que sugeriu à presidente Dilma Rousseff a exoneração.

Em nota, o ex-ministro disse que pediu a exoneração após "perseguição política e pessoal da mídia".
Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Trancado