JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: JAS-39 Gripen

#13801 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 10, 2025 11:07 am

knigh7 escreveu: Ter Abr 08, 2025 11:40 pm A Eurojet já começou a oferecer a EJ2x0 no mercado. Ela tem 2 versões, uma com 20% a mais de potência da EJ200 e uma segunda, com 33% a mais.
A de 20% tem uma potência semelhante a F414. Segundo a SAAB, a EJ é a turbina alternativa com mais facilidade para a integração no Gripen (E).
Aí está a solução para quem queira diminuir mais ainda o número de componentes norte americanos no Gripen.
Mas, antes de vender o peixe, ele tem que ser pescado. E se a SAAB demorar muito a fazer a homologação e integração na prática deste motor, pode ficar pelo caminho.
O que não falta à empresa são unidades do Gripen C\D, ou até mesmo o modelo NG, como demonstrador de tecnologia.
Antes cedo do que tarde, a este respeito.
A RR por aqui agradeceria muito.




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Re: JAS-39 Gripen

#13802 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Abr 10, 2025 11:08 am

FCarvalho escreveu: Qui Abr 10, 2025 11:04 am
cabeça de martelo escreveu: Seg Abr 07, 2025 10:33 am
Acalma-te, isto é a Saab a fazer pela vida, não quer dizer que vá ser realidade.
A decisão colombiana já está tomada. O que vem agora são as discussões dos detalhes do contrato.
Certo, mas eu estava a falar da possibilidade do Gripen ser adquirido pelo Canadá e Portugal.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

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Re: JAS-39 Gripen

#13803 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 10, 2025 11:19 am

cabeça de martelo escreveu: Qui Abr 10, 2025 11:08 am
FCarvalho escreveu: Qui Abr 10, 2025 11:04 am A decisão colombiana já está tomada. O que vem agora são as discussões dos detalhes do contrato.
Certo, mas eu estava a falar da possibilidade do Gripen ser adquirido pelo Canadá e Portugal.
Ok. Quanto ao Canadá, eles vão precisar de um substituto para os F-18 no curtíssimo prazo, e o Gripen E\F foi o segundo colocado no certame deles. Claro, todos sabiam que era um jogo de cartas marcadas em favor do caça norte americano, mas mesmo assim os suecos, ao contrário dos franceses e do consórcio Eurofighter que pularam fora, permaneceram até o fim, de forma a dar mais luz sobre o seu caça em um comparativo nada consensual entre gerações diferentes. Mas valeu pelo resultado. A ideia de um caça de 6a G europeu é coisa para daqui vinte e poucos anos, e neste meio tempo, o Gripen E\F poderá ser a resposta mais efetiva, honesta e financeiramente mais acessível a eles, se bem que recursos nunca foi exatamente um problema aos canadenses.

Quanto a Portugal, é como eu falei no tópico da FAP. O país tem que escolher o que é melhor a si diante das suas necessidades e não das necessidades alheias, leia-se OTAN. A decisão por este ou aquele caça ditará o futuro do país dentro e fora de suas fronteiras.




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Re: JAS-39 Gripen

#13804 Mensagem por EduClau » Qui Abr 10, 2025 11:25 am

cabeça de martelo escreveu: Qui Abr 10, 2025 11:08 am
FCarvalho escreveu: Qui Abr 10, 2025 11:04 am

A decisão colombiana já está tomada. O que vem agora são as discussões dos detalhes do contrato.
Certo, mas eu estava a falar da possibilidade do Gripen ser adquirido pelo Canadá e Portugal.
Embraer deveria meter-se no assunto português que dá jogo.
E de quebra mais uns ST otimizados para conversão ao Gripen e uns E-99 para AEW.

:mrgreen:




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Re: JAS-39 Gripen

#13805 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 10, 2025 11:41 am

Esqueça, E-99. A Embraer que vender os seus Praetor P-600 AEW&C, que até agora não rendeu um único negócio.
Com essa conversa de C-390 IVR, é capaz dos portugueses estarem olhando essa possibilidade também, como a FAB.
Só que a FAB faz as coisas olhando essencialmente para o bolso. Já Portugal em algumas opções a esse respeito.
E temos aqui os E-2 que ainda vão voar por muito tempo, servindo como ótimas plataformas IVR também.
Os suecos obviamente irã oferecer, caso interesse à FAP, o seu Globaleye.




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Re: JAS-39 Gripen

#13806 Mensagem por EduClau » Qui Abr 10, 2025 12:05 pm

Esqueci do P600 AEW, mas qualquer um. Além do 390 IVR, à FAP cabia bem também ser cliente de lançamento dos 190 MPA.

Imagem

Vai causar envidia aos primos espanhóis.

:lol:

PS. Essa discussão está um pouco OT aqui, se a moderação achar melhor pode mover para o tópico da FAP.




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Re: JAS-39 Gripen

#13807 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 10, 2025 2:38 pm

O modelo E-2 IVR só sai do papel se por primeiro a FAB ou MB comprarem alguma coisa, e pagarem o projeto, como no caso dos ST, KC-390, Bandeirante, etc. Mas isso só daqui uns 10 ou 15 anos, quando os E-99 abrirem o bico. E se houver verba e vontade política para tal.

A MB tem projeto para 8 patrulheiros navais, e já anda conversando com a FAB sobre isso. Assim, também os A-4 do VF-1 em algum momento terão que ser substituídos nos próximos 5 a 10 anos, se forem tão longe assim. A dupla SAAB\Embraer, claro, irá favorecer o Gripen E\F produzido aqui, com o apoio oportuno do governo de plantão. E como não haverá Nae por aqui ates do próximo planejamento estratégico da MB de 2040 a 2060.

Se por acaso alguma coisa mudar nas políticas de defesa do país (ou sua falta) nos próximos anos, talvez o Gripen E\F e suas futuras evoluções sejam o caminho natural para FAB e VF-1 como sendo o futuro de ambos. E como Embraer e SAAB tem demonstrado ampla sinergia em seus negócios, teremos oportunidade de aplicar tal sinergia em favor dos projetos e necessidades que nos sobrevirão. É só saber usar.




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Re: JAS-39 Gripen

#13808 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 10, 2025 2:45 pm

FCarvalho escreveu: Qui Abr 10, 2025 11:07 am
knigh7 escreveu: Ter Abr 08, 2025 11:40 pm A Eurojet já começou a oferecer a EJ2x0 no mercado. Ela tem 2 versões, uma com 20% a mais de potência da EJ200 e uma segunda, com 33% a mais.
A de 20% tem uma potência semelhante a F414. Segundo a SAAB, a EJ é a turbina alternativa com mais facilidade para a integração no Gripen (E).
Aí está a solução para quem queira diminuir mais ainda o número de componentes norte americanos no Gripen.
Mas, antes de vender o peixe, ele tem que ser pescado. E se a SAAB demorar muito a fazer a homologação e integração na prática deste motor, pode ficar pelo caminho.
O que não falta à empresa são unidades do Gripen C\D, ou até mesmo o modelo NG, como demonstrador de tecnologia.
Antes cedo do que tarde, a este respeito.
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A EJ-200 já possui atualmente capacidade de super cruzeiro ou o consórcio ainda estão batendo cabeça no assunto apenas para as novas versões que serão propostas?




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Re: JAS-39 Gripen

#13809 Mensagem por knigh7 » Qui Abr 10, 2025 9:10 pm

FCarvalho escreveu: Qui Abr 10, 2025 2:45 pm
FCarvalho escreveu: Qui Abr 10, 2025 11:07 am
Aí está a solução para quem queira diminuir mais ainda o número de componentes norte americanos no Gripen.
Mas, antes de vender o peixe, ele tem que ser pescado. E se a SAAB demorar muito a fazer a homologação e integração na prática deste motor, pode ficar pelo caminho.
O que não falta à empresa são unidades do Gripen C\D, ou até mesmo o modelo NG, como demonstrador de tecnologia.
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@knigh7

A EJ-200 já possui atualmente capacidade de super cruzeiro ou o consórcio ainda estão batendo cabeça no assunto apenas para as novas versões que serão propostas?
A capacidade de cruzeiro supersônica é derivada da maior relação potência/peso que os caças a partir da 4ªgeração vêm tendo e não de uma peculiaridade de um regime da turbina. O próprio Typhoon desde o início era capaz de supercruzeiro na configuração ar-ar com as 2 EJ200 que possuíam.

Como essas novas versões da EJ são tão potentes ou mais que a F414, o Gripen E com elas também terão capacidade de voo supercruzeiro (caso os suecos desejem um motor alternativo ao americano, o que provavelmente ocorrerá face as ameaças de embargo do Gov. Trump).




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Re: JAS-39 Gripen

#13810 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 11, 2025 12:25 pm

knigh7 escreveu: Qui Abr 10, 2025 9:10 pm
FCarvalho escreveu: Qui Abr 10, 2025 2:45 pm @knigh7
A EJ-200 já possui atualmente capacidade de super cruzeiro ou o consórcio ainda estão batendo cabeça no assunto apenas para as novas versões que serão propostas?
A capacidade de cruzeiro supersônica é derivada da maior relação potência/peso que os caças a partir da 4ªgeração vêm tendo e não de uma peculiaridade de um regime da turbina. O próprio Typhoon desde o início era capaz de supercruzeiro na configuração ar-ar com as 2 EJ200 que possuíam.
Como essas novas versões da EJ são tão potentes ou mais que a F414, o Gripen E com elas também terão capacidade de voo supercruzeiro (caso os suecos desejem um motor alternativo ao americano, o que provavelmente ocorrerá face as ameaças de embargo do Gov. Trump).
Em termos de mercado, na prática, não consigo enxergar hoje onde a EJ-200 seria uma opção aceitável para a clientela que o Gripen E\F já possui ou ainda disputa seu espaço. Presumo até que ela seja bem mais cara que a F-414, e até por isso, também, a turbina norte americana foi escolhida em detrimento do motor europeu quando do projeto do Gripen.

Como back up para eventuais problemas com fornecedores norte americanos eu até entendo que é algo válido, mas, em termos comerciais e financeiros, esta alternativa pode deixar o Gripen mais caro, e talvez limitar sua comercialização onde, por exemplo, o Typhoon esteja concorrendo também. Enfim, ela pode ser uma solução de oportunidade, ou um problema a mais. É uma relação complexa.




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Re: JAS-39 Gripen

#13811 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 16, 2025 1:28 pm

As mídias latinas estão meio que em polvorosa essas últimas semanas, com o suposto reforço do interesse mexicano no caça da SAAB, o JAS-39E Gripen.

Não dá para saber se existe algum fundo de verdade nisso, ou se é apenas fogo de palha para conseguir mais clicks.

De qualquer forma, a seleção do caça na Colômbia, e agora o pedido de autorização do Peru para 12 unidades, assim como a eventual opção canadense pelo caça sueco, aliada as pressões cada vez maiores do governo norte americano sobre o México e sua economia - para não falar nos eternos problemas transfronteiriços - estariam levando o governo do país a olhar a opção sueca com mais atenção frente ao F-16 estadunidense.

Uma decisão não tem ainda um prazo definido, mas comenta-se que a FAM gostaria de resolver esta questão o mais rápido possível, dada a indisponibilidade cada vez maior dos seus vetustos F-5E\F, que nunca foram modernizados.

A ver.




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Re: JAS-39 Gripen

#13812 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 17, 2025 2:36 pm

CEO da Saab confirma negociações com o Canadá sobre o caça Gripen para substituir compra de caças F-35

https://www.cavok.com.br/ceo-da-saab-co ... cacas-f-35

16 F-35 já estão pagos e serão recebidos. Mas isso não quer dizer que os canadenses queiram ou sejam obrigados a ficar com eles. Falta resolver a questão das outras 72 unidades.
Pela lógica, o Gripen E, como segundo colocado no certame original deveria ser a escolha imediata, mas, como não houve (ainda) o cancelamento do contrato, tudo tem de partir do zero com todos os possíveis fornecedores.
A ver como eles resolvem isso, já que o cancelamento da entrega dos caças a receber trará consequências contratuais. E isto pode custar, na verdade irá custar, muito caro ao país.
Como opção mais barata entre Rafale e Typhoon, o caça sueco tende a compensar eventuais perdas financeiras com o cancelamento parcial das encomendas dos F-35.
Em questão de mercado, esta estadia do Donald Duck de topete americano está sendo uma verdadeira mão na roda para a SAAB e o Gripen.




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Re: JAS-39 Gripen

#13813 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 17, 2025 2:44 pm

Mercado Latino Americano e América do Norte em disputa pelo Gripen E\F em Abril de 2025. De cima para baixo. :mrgreen:

Brasil: 9 a 14 undes (repactuação contrato)*
Canadá - 72 unidades;
Colômbia - 16 a 24 unidades (fase contrato);
México - 6 a 24 unidades;
Peru - 12 a 24 unidades;

Total: 158 unidades (aprox.)

* sem expectativa a curto prazo.




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Re: JAS-39 Gripen

#13814 Mensagem por J.Ricardo » Qui Abr 17, 2025 3:46 pm

A Suécia esta negociando 12 com a Colômbia, conforme autorizado pelo parlamento.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: JAS-39 Gripen

#13815 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 17, 2025 5:04 pm

J.Ricardo escreveu: Qui Abr 17, 2025 3:46 pm A Suécia esta negociando 12 com a Colômbia, conforme autorizado pelo parlamento.
As necessidades da FAC, segundo o comando da força, eram cerca de 25 caças, como apontado no início do processo.
Mas ao que parece vão ter que se contentar com metade, já que o governo está debaixo de muita pressão para a substituição dos Kfir o mais rápido possível, dado que o contrato de manutenção recém assinado com a IAI garante a operação somente até ano que vem.
12 não é o ideal, já que as forças aéreas vizinhas, principalmente Venezuela, além de Peru e Equador, são a referência para determinar-se quantos caças a FAC precisa para fazer a dissuasão do país. A FAB não entra nesta conta visto que não temos sequer esquadrões de caças na região norte, além de não temos problemas de, mas, nas fronteiras com eles e que via de regra são resolvidos ou pelos ST, de lá e de cá, ou por ações conjuntas entre as respectivas forças armadas.
Cedo ou tarde eles terão que se haver com a compra de um novo lote.
Idealmente, o sonho de consumo da FAC seria dispor de ao menos 1 esquadrão de caça para cada vizinho, a fim de permitir o melhor equilíbrio da defesa aérea do país. Mas esta sempre foi, e é uma conta que nenhum governo colombiano jamais quis pagar.




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