Sem comentários, se formos pelo que o Almirantado inteiro pensa, sabe bem onde iremos parar. Aliás, se eles pensassem no pais, não estavam todos até hoje enfiados na Bahia da Guanabara.gabriel219 escreveu:Tudo bem, o Almirantado inteiro discorda de você.Juniorbombeiro escreveu: O dados que o Luis Enrique apresentou não tem confiabilidade para fazer um juízo de custo de operação de um navio desses pela MB. Esses navios custariam muito mais caro de operar que qualquer coisa parecida que a MB já tenha operado. Os custos "baixos" da US Navy para esse tipo de navio escondem uma porção de armadilhas que a gente não consegue enxergar. Não sei se alguém aqui trabalha com manutenção, acredito que deva haver alguns. Alguém aqui já ouviu falar de curva da banheira??
Pq vocês acham que na US Navy tudo parece flores quanto a custo de operação de equipamentos que aqui nossos militares rasgam o c... para manterem funcionando????
Bingo!!!!
Isso mesmo, é pq é tudo novinho, com vida útil programada, cadeia logística consolidada e dezenas ou centenas de unidades para diluir os custos. Não será o nosso caso, ainda mais com 4 unidades usadas, escolhidas de forma (provavelmente) aleatória, gastas até o osso, por mais que teimem em dizer que não.
Se é tão "barato" de operar, pq vocês acham que os europeus não constroem destroyers com 4 turbinas a gás???
Pq eles não operam 6 dezenas de unidades e também não compram combustível a preço de banana. Quanto custa o galão de diesel naval para US Navy??? Ainda mais aos borbotões do jeito que eles compram para manter o seu "porrete diplomático" azeitado...
Isso aí não foi feito para navegar no aquário do mediterrâneo ou para marinha pobretona que nem a nossa. Navio com 4 turbinas é velocidade alta o tempo todo, se não é botar combustível fora, a faixa de operação otimizada é alta, isso aí é pau na máquina direto. O máximo que poderíamos tolerar é um arranjo assimétrico com dois pares de turbina de tamanho diferente, mas isso aí são 4 GE LM2500, gargantões de mais de 25 MW cada, é querer usar um Fórmula 1 para ir comprar pão na padaria, não vai rolar.
Não tem como, isso aí vai ficar ancorado no porto se vier.
Se você jura que usaremos todo o potencial das turbinas e usar os destróiers até o talo... Ta bom.
Amigo, não é o questão de usar ou não usar as turbinas até o talo, turbina a gás não é liquidificador que você pode regular a velocidade de 1 a 10, turbina a gás tem curva de rendimento, mesmo operando com uma só, gasta um horror de combustível para andar a baixa velocidade, turbina a gás só tem rendimento ótimo perto da potência nominal.
Por isso que ninguém mais projeta e constrói destroyer e fragata nessa configuração. Comprar essas tralhas a US$ 1 bi é um crime de lesa pátria, se fossem dadas como foi o São Paulo, ainda vá...dava para retrofitar as máquinas, os próprios americanos tem projeto para isso. Se fizerem essa compra, tem que ressuscitar o João Cândido e mandar ele descer a chibata nesses irresponsáveis.