NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
rcolistete
Sênior
Sênior

Re: Rafale News

#1381 Mensagem por rcolistete » Seg Ago 04, 2008 11:32 pm

Santiago escreveu: Os US$ 80mi seria a apartir de 2013. Hoje este valor seria de US$ 70 mi. Em 2001 foi de US$ 50mi. Muitos jah mencionaram esse valor aqui no Brasil e na imprensa mundial. Ha coerencia.
Como so os lotes LRIP estao a venda atualmente, me parece que este valor eh mais referencial.

Pepe colocou aqui os precos flyaway. Ha sim uma base para comparacao. E mesmo o F-35 a US$ 80mi, fica mais barato que o Rafale (Eur 70mi ou US$ 110mi)
Caro Santiago,

Façamos o mais simples : comparemos os custos (fly-away) de cada caça para seus países desenvolvedores :

- F-35 custará US$83 milhões médios (valores fly-away) após 1.763 caças forem produzidos. Em 2012 (possivelmente atrasará para 2014, ou já atrasou), estará custando US$102 mi, valor fly-away;

- Rafale F3 contratado, valor aprox. de EUR 52 mi (hoje, US$80,6 mi). Para o F3+, não há valores oficiais. Colocando a conta completa para a França (governo e empresas), citarei matéria da revista francesa Air&Cosmos n. 1973 páginas 14-18, 03/03/2005, com dados complementares :
"Os 59 Rafale F3, por EUR 3,114 B, resultam em EUR 52 mi por avião (fly-away cost). Mas o custo total do Rafale é de EUR 33,274 bi (estudo, produção, suporte por 30 anos, simuladores, etc), resultando em um custo unitário de EUR 113 mi quando o 294o exemplar for entregue em 2023.

Eu, pessoalmente, face à experiência recente dos programas militares dos EUA (F-22, submarinos e navios bilionários, etc), aposto que o F-35 custará mais que F/A-18E/F, Eurofighter, Rafale, etc. E que estará pronto (todos modos de ataque, radar, etc) após 2020 ou mesmo 2025...

[]s, Roberto

rcolistete
Sênior
Sênior

#1382 Mensagem por rcolistete » Seg Ago 04, 2008 11:50 pm

Pepê Rezende escreveu:
Quanto ao valor do F-35, quem é vc ou eu para questionar o valor citado pelo Saito?

Pepê
Caro Pepê,

Sem querer ser chato, mas qualquer pessoa, cidadão, intelectual, com capacidade crítica, tem o direito de questionar esse valor "citado pelo Saito", passado pela Locheed Martin (LM). Questionar no sentido de não aceitar como verdade, de que esse valor deve ser papo de vendedor que não tem coragem de colocar no papel com contrato sério. Pois, tal como comentado aqui, esse valor fly-away de US$70 mi é inferior aos US$83 mi médios previstos após mais de 1.700 F-35, os 1os compradores pagarão a priori valor mais alto, etc. Vários países não acreditam nesses valores (ora US$50, 60 ou 70 mi) tão divulgados pela Lockheed Martin, tanto que Gripen NG, Eurofighter, etc, estão disputando com o F-35 em algumas concorrências.

A LM recentemente divulgou que daqui um ano terá o valor fixo do F-35 a ser oferecido para exportação, matéria aqui divulgada. Esperemos então por esse valor.

Sobre o Su-35BM a US$ 50 mi. Se for isso mesmo, acho então que é o favorito para o FX-2. Preço imbatível : mais barato que F-16 Block 50/52, Gripen C, Mirage 2000-5, etc, e muito mais barato que Eurofighter, Rafale, F/A-18E/F, etc. Mas só acredito em Su-35BM por US$50 mi (fly-away) quando um dia for assinado um contrato de venda do mesmo e os valores forem divulgados. Não tome isso como algo pessoal contra ti, mas eu não confio em fabricantes de equipamentos militares, quer sejam russos, suecos, franceses, dos EUA, etc.

[]s, Roberto

rcolistete
Sênior
Sênior

#1383 Mensagem por rcolistete » Ter Ago 05, 2008 12:03 am

Pepê Rezende escreveu: E vc não passa de um desocupado sem fontes. Ressalto ainda que sou correspondente da Janes Defence Weekly, que vem a ser a MAIOR revista de assuntos militares no mundo. Sinto pena de como vc se coloca em posições ridículas por seu fanatismo. Os números que tenho sã oOFICIAIS e me foram repassados por brigadeiros da FAB Quanto a teses furadas você é o campeão. Não discuto religião e sua paixão por equipamentos franceses beira o fanatismo religioso. Se não gosta dos números, ferre-se! Se não quer ser ofendido, não OFENDA. Quanto à Internet, cansei de ver informações erradas nela, como loas aos AMX. Fique sozinho com sua ignorância. Quanto à diferença de preços, coloquei claramente que uma é com radar AESA e outra com PESA. Provavelmente não sabe ler português.

Tchau, Prick

Pepê
Pepê,

1o, seu linguajar está ofensivo demais.
2o, você está dando "carteirada", prática infelizmente comum no Brasil e mais ainda em Brasília... ao dizer que é fontado, então tudo é verdade, etc. Você repassa informações, se elas são corretas ou não, só o tempo dirá. Várias que você repassa se mostraram verdadeiras, outras não (por várias razões);
3o, nos 10 anos de FX, a maioria das informações divulgadas na mídia não se confirmaram. Depois disso quer que confiemos na FAB, ainda mais em números ? Se fosse uma empresa privada, um monte de oficiais da FAB estariam demitidos após essa piada que virou o programa FX...
4o, o mais interessante ninguém perguntou, detalhes das versões dos caças oferecidos pelos preços divulgados : Rafale é F3+ ? F-35 com quais restrições de 3o mundo ? etc, etc.

[]s, Roberto

rcolistete
Sênior
Sênior

#1384 Mensagem por rcolistete » Ter Ago 05, 2008 12:10 am

Carlos Mathias escreveu:RC, creio que o Rafale seja mesmo muito caro. Ninguém consegue esta fama no mundo à toa, assim como os Flanker são baratos, é o que todos pelo mundo afora dizem. Sejamos razoáveis e vamos pela lógica, se há uma fama, deve haver algum motivo, né?

Os SU-30MKV vieram com tudo quanto é tipo de armas no pacote, com tudo incluso e mais um pouco.
Caro Carlos Mathias,

Não sou nada pessoal, nem parcial : só acredito em preços de equipamentos militares após assinatura de contrato com acesso público dos detalhes. Prometer é fácil, a Índia promete um LCA Tejas mirabolante há anos, a Lockheed Martin com F-35 a preço de jatinho civil, etc.

O que tenho oficial é o preço de EUR 52 mi fly-away por cada Rafale F3. Rafale F3+ ? Não tenho a mínima idéia do custo dele... Eurofighter T3 ? Idem... Su-35BM ? Idem... etc. No dia que aparecerem contratos firmados de vendas de Su-35BM, Eurofighter T3, Rafale F3+, etc, aí eu acredito nos valores.

Sobre os Su-30MK2V da Venezuela, eu nunca vi os detalhes do contrato... sério, para saber realmente quando custou (US$66 mi ?) e o que tinha incluído (manutenção, treinamento ou também armamento ?). Detalhes que se vê nas compras de caças dos EUA, Eurofighter, Rafale, etc.

[]s, Roberto

Editado pela última vez por rcolistete em Ter Ago 05, 2008 12:58 am, em um total de 1 vez.
Carlos Mathias

#1385 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Ago 05, 2008 12:44 am

Diiiiizem que com os MKV vieram KH-59MK, KH-31A/P, R-73, R-27, R-77, KAB-500KR(e outras?).

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#1386 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Ago 05, 2008 9:39 am

rcolistete escreveu:
F35_e_o_melhor escreveu: A Lockheed-Martin assinou um termo de vender o F-35 prá gente a 70 milhões de dólares. O Rafale custa 90 milhões de euros.

Peter
Olá pessoal,

Nenhum país comprador (Austrália que o diga) está levando a sério o preço de US$60-70 mi do F-35, mesmo que seja preço fly-away. Aqui nesse fórum isso já foi discutido várias vezes.

E EUR 90 mi por Rafale (F3, F3+ ?) seria preço com manutenção, treinamento, etc, incluídos. O preço fly-away do Rafale F3 é da ordem de EUR 52 mi, para a França. Dados que são públicos há alguns anos.

[]s, Roberto
O preço de exportação é de 70 milhões de euros limpo, 90 milhões com armas e 120 o pacote completo, preços oferecidos à FAB. Lembre-se que o governo assumiu os custos de desenvolvimento que são abatidos no valor total das células francesas.

Pepê

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#1387 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Ago 05, 2008 9:40 am

Carlos Mathias escreveu:Diiiiizem que com os MKV vieram KH-59MK, KH-31A/P, R-73, R-27, R-77, KAB-500KR(e outras?).
Vieram. Já dispararam um KH-31A com sucesso.

Pepê

Bender

#1388 Mensagem por Bender » Ter Ago 05, 2008 10:18 am

Eu acredito totalmente que foi oferecido F35 à US$70 milhões para o Brasil,só a máquina.
E essa é a questão fundamental. O preço real dele,ou de A,B ou C no ato da assinatura de um contrato,nós só vamos saber lá na frente,se soubermos.
Se é crível que essa proposta foi feita?Totalmente:Sim.Acredito na informação do Pepe.
É crível que os valores vão ser esses?O histórico dos fabricantes de armas mostram que não.
Faz parte da sedução.
O que eu acho,que não pode passar batido,e que talvez devesse ser mais esmiuçado,é o esforço por parte dos EUA,de não deixar o Brasil escapar do seu imã.
A sereia está cantando sem parar.E parece que vai continuar cantando em todos os tons,e usando todos os seus talentos para seduzir.
Mas já foi dito:"Sem transferência de tecnologia,não tem negócio".Portanto,ou a sereia dá o rabo(sem malicia) ou nada feito.E ela nunca deu pra ninguem,com excessões ao Estado de Israel.
Na minha opinião as chances deles,no caso dos caças é zero,a não ser que a sereia nos convença a comprar de prateleira,esquecer essa "bobagem sem sentido" de transferência de tecnologia, e levar alguns brindes incríveis em "bom" estado de conservação.Eu não acredito que dessa vez as FA aceitem isso.
Além do mais a sereia anda bastante desgastada.

rcolistete
Sênior
Sênior

#1389 Mensagem por rcolistete » Ter Ago 05, 2008 10:25 am

Pepê Rezende escreveu:
rcolistete escreveu: Olá pessoal,

Nenhum país comprador (Austrália que o diga) está levando a sério o preço de US$60-70 mi do F-35, mesmo que seja preço fly-away. Aqui nesse fórum isso já foi discutido várias vezes.

E EUR 90 mi por Rafale (F3, F3+ ?) seria preço com manutenção, treinamento, etc, incluídos. O preço fly-away do Rafale F3 é da ordem de EUR 52 mi, para a França. Dados que são públicos há alguns anos.

[]s, Roberto
O preço de exportação é de 70 milhões de euros limpo, 90 milhões com armas e 120 o pacote completo, preços oferecidos à FAB. Lembre-se que o governo assumiu os custos de desenvolvimento que são abatidos no valor total das células francesas.

Pepê
Olá Pepê,

O Rafale é o F3+ (com RBE-2 AESA, OSF de nova geração, etc) ? O que seria esse pacote completo a EUR 120 mi ? Manutenção/suporte por 2, 5, 10, 15 anos além de treinamento, simuladores, etc ? Eu esperava o Rafale F3+ (ou Eurofighter) custando uns EUR 100 mi (sem armas) em um pacote completo de treinamento, simuladores, sistemas de apoio, sobressalentes e manutenção por uns 10-20 anos.

Esse valor de EUR 70 mi para o Rafale (F3 ou F3+ ?) bate com informações não-oficiais divulgadas pela mídia grega, lá o "FX" está bem quente, tem o Eurofighter e Gripen (acho que o C/D) concorrendo, dizem que o Gripen sai por EUR 50 mi e o Eurofighter a EUR 85 mi. Acho que esses valores seriam fly-away cost + treinamento + suporte por 2 anos, i.e., o mínimo possível para comprar e começar a operar.

[]s, Roberto

PRick

#1390 Mensagem por PRick » Ter Ago 05, 2008 10:50 am

rcolistete escreveu:
Pepê Rezende escreveu: O preço de exportação é de 70 milhões de euros limpo, 90 milhões com armas e 120 o pacote completo, preços oferecidos à FAB. Lembre-se que o governo assumiu os custos de desenvolvimento que são abatidos no valor total das células francesas.

Pepê
Olá Pepê,

O Rafale é o F3+ (com RBE-2 AESA, OSF de nova geração, etc) ? O que seria esse pacote completo a EUR 120 mi ? Manutenção/suporte por 2, 5, 10, 15 anos além de treinamento, simuladores, etc ? Eu esperava o Rafale F3+ (ou Eurofighter) custando uns EUR 100 mi (sem armas) em um pacote completo de treinamento, simuladores, sistemas de apoio, sobressalentes e manutenção por uns 10-20 anos.

Esse valor de EUR 70 mi para o Rafale (F3 ou F3+ ?) bate com informações não-oficiais divulgadas pela mídia grega, lá o "FX" está bem quente, tem o Eurofighter e Gripen (acho que o C/D) concorrendo, dizem que o Gripen sai por EUR 50 mi e o Eurofighter a EUR 85 mi. Acho que esses valores seriam fly-away cost + treinamento + suporte por 2 anos, i.e., o mínimo possível para comprar e começar a operar.

[]s, Roberto
Roberto,

Como você já colocou muito bem, 70 milhões de Euros para um Rafale, não é custo flyaway, o problema é que os fabricantes não divulgam ou não dizem, ou não fazem um pacote padronizado, aí ficam os fontados com a informação de valores, mas sem saber o que é oferecido por esse valor, porque um pacote desse tipo é por demais extenso.

Puxam a sardinha para o seu lado, divulga o preço da versão mais básica, sem qualquer assistência do caça de sua preferência de um lado, e comparam com o custo de outro caça, já dentro de um pacote, de tal forma que a disparidade do preço fique ainda maior. Que o SU-35 deve ser mais barato de comprar, à vista, ninguém discute. Mas a compra NÃO SERÁ À VISTA, e depois tem o preço da operação, e nesse caso, o SU-35 é um tiro no escuro.

Depois tem a viabilidade do negócio, a construção local com a transferência de tecnologia, dizer que fazem, não é ter um plano concreto para tal. Continuo dizendo, dos países ofertantes, os russos são os que encontrariam maior dificuldade com a parceria da EMBRAER, e nisso MU foi bem claro, sem a EMBRAER o plano de construção e desenvolvimento local não é viável.

[ ]´s

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#1391 Mensagem por Penguin » Ter Ago 05, 2008 11:25 am

rcolistete escreveu:
Pepê Rezende escreveu: O preço de exportação é de 70 milhões de euros limpo, 90 milhões com armas e 120 o pacote completo, preços oferecidos à FAB. Lembre-se que o governo assumiu os custos de desenvolvimento que são abatidos no valor total das células francesas.

Pepê
Olá Pepê,

[]s, Roberto
O valor EUR120 milhões bate exatamente com o valor oferecido a Marrocos recentemente.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
PRick

#1392 Mensagem por PRick » Ter Ago 05, 2008 11:37 am

Santiago escreveu:
rcolistete escreveu: O valor EUR120 milhões bate exatamente com o valor oferecido a Marrocos recentemente.
Na verdade, foram divulgados 02 valores, o menor era cerca de 70 milhões de Euros. O que só confirma a dificuldade de sabermos dos fatos, propostas não podem ser avaliadas, somente contratos, esses são as fontes dos preços. Porém, saber o preço flyaway por eles é quase impossível, sabe-se o preço do pacote oferecido.

[ ]´s

Carlos Mathias

#1393 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Ago 05, 2008 11:39 am

No caso do Rafale, qual seria o míssil anti-radar e anti-navio que viria com ele?

Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#1394 Mensagem por Wolfgang » Ter Ago 05, 2008 12:24 pm

Não quero saber dessas "porcarias" não, CM. O negócio é integrar o MAR-1 e MAN-1! Mas no caso do Rafa deve ser o ALARM? e o Exocet block II/ III?

Abração

Fabio

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#1395 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Ago 05, 2008 12:36 pm

F35_e_o_melhor escreveu: A Lockheed-Martin assinou um termo de vender o F-35 prá gente a 70 milhões de dólares. O Rafale custa 90 milhões de euros.

Peter
rcolistete escreveu: Olá pessoal,

[]s, Roberto

Pepê
rcolistete escreveu: Olá Pepê,

[]s, Roberto
Não é o F3, mas o F2. O Gripen C, quando é reconstruído do lote de Gripen A encostado pela Força Aérea Sueca, sai por apenas US$ 35 milhões. Os tchecos e os húngaros foram obtidos dessa forma...

Pepê

Responder