Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
-
saullo
- Sênior
- Agradeceu: 549 vezes
- Agradeceram: 182 vezes
Mensagem
por saullo » Ter Fev 01, 2011 3:14 pm
jauro escreveu:saullo escreveu:Pessoal, onde estão os M-114 do EB ?
Eu li que estão nos 11º (Rio de Janeiro), 12º (Jundiaí), 13º (Cachoeira do Sul), 14º (Pouso Aegre) e 21º (Rio de Janeiro) GAC, mas também já ouvi falar de estarem no 27º em Ijuí.
Mas aí ficam sendo 6 unidades para 90 peças.
Houve alguma alteração ?
Abraços
O 11, o 13 e o 21 são a 03 Bia de 6 Pç, total 54Pç.
O 12, o 14 e o 27 são a 02 Bia de 6 Pç, total 36 Pç.
Total Geral 90 Pç.
Mais uma vez obrigado, jauro.
Abraços
-
Guerra
- Sênior
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 135 vezes
Mensagem
por Guerra » Sex Fev 25, 2011 1:27 pm
No ultimo BE saiu algo sobre a organização do projeto de defesa aerea do EB. Vou tentar achar o link do BE
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
-
Glauber Prestes
- Moderador
- Agradeceu: 413 vezes
- Agradeceram: 259 vezes
Mensagem
por Glauber Prestes » Sáb Mai 28, 2011 6:00 pm
pedro alex escreveu:Galera desculpem a demora, pois fazem meses que não posto nada.
Vocês devem se lembra de mim como Sgt Alex, mas como não vinha acessando o forum acabei perdendo a senha e fiz um novo Login (Administrador favor retirar o antigo login).
Bom para começar fui transferido do 3º GAAAe (Caxias do Sul-RS), para o 15º GAC AP (Lapa-PR), desde então não vinha postando nada, mas vamos ao que interessa.
Esta semana alguns companheiros estiveram na cidade de Santa Maria-RS, para buscar alguns componentes, e me informaram o seguinte:
- Uma comissão foi organizada para ir ao EUA, para avaliarem a compra de alguns M109A5, a quantidade não foi ainda definida;
- Os M109A3 que atualmente estão em serviço, passariam para os GAP AP (Grupo de Artilharia de Campanha Auto-Propulsado) que empregam o M108 (Auto-Propulsado de 105 mm); e
- Os M108 seriam desativados do EB.
Pessoal por enquanto é isso, qualquer novidade eu informo.
-
Glauber Prestes
- Moderador
Mensagem
por Glauber Prestes » Sáb Mai 28, 2011 6:01 pm
alcluiz escreveu:muito bom... espero que seja pelo menos umas 100 a 200 unidades (sonhar não custa nada) pois 40 unidades não é quase nada... Para nosso tamanho, entre 300 a 400 unidades seriam o ideal... na versão A6, se pudessemos...
-
Glauber Prestes
- Moderador
Mensagem
por Glauber Prestes » Sáb Mai 28, 2011 6:05 pm
Brasileiro escreveu:O EB possui 72 M108 e 40 M109A3.
Portanto, a compra será de no mínimo 72 M109A5. Mas, botando fé que a coisa vai ser boa, dá pra acreditar sim que poderá ser mais de 100!
Então caberá ao Exército pensar em modernizar os dois sistemas para um padrão comum. Também precisamos muito do VANT VT-30, para buscar os alvos para a nossa artilharia
abraços]
-
WalterGaudério
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Mensagem
por WalterGaudério » Sáb Mai 28, 2011 6:15 pm
Primeiro obrigado pelas notícias Pedro Alex.
Os Israelenses tem diversos programas de upgrade de M109. E eles tem a AEL aí no R G do Sul..., poder-se-ia então, juntar a fome com a vontade de comer...
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
-
irlan
- Sênior
- Agradeceu: 4 vezes
- Agradeceram: 40 vezes
Mensagem
por irlan » Sáb Mai 28, 2011 6:24 pm
Eu sei que o pessoal debateu aqui, mas ainda há necessidade para a artilharia rebocada?, qual seria a vantagem dela em relaçao a auto propulsada?, apenas os custos?
Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
-
jumentodonordeste
- Sênior
- Agradeceu: 46 vezes
- Agradeceram: 218 vezes
Mensagem
por jumentodonordeste » Sáb Mai 28, 2011 11:15 pm
irlan escreveu:Eu sei que o pessoal debateu aqui, mas ainda há necessidade para a artilharia rebocada?, qual seria a vantagem dela em relaçao a auto propulsada?, apenas os custos?
Mobilidade...
Eu sei que parece estranho, é de se imaginar que artilharia rebocada não tenha nem um terço da mobilidade da auto propulsada, MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAS tente colocar uma auto propulsada dentro de um avião de transporte do porte do C130, C390, esse porte de avião (20Ton) é a espinha dorsal da aviação de transporte mundo a fora.
Já um canhão tipo o m777, G5,TRF1,M198, você pode colocar dentro de um avião ou heli e lançar em qualquer parte do país muito rápido...
Acho que é isso.
-
WalterGaudério
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Mensagem
por WalterGaudério » Dom Mai 29, 2011 12:00 am
jumentodonordeste escreveu:irlan escreveu:Eu sei que o pessoal debateu aqui, mas ainda há necessidade para a artilharia rebocada?, qual seria a vantagem dela em relaçao a auto propulsada?, apenas os custos?
Mobilidade...
Eu sei que parece estranho, é de se imaginar que artilharia rebocada não tenha nem um terço da mobilidade da auto propulsada, MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAS tente colocar uma auto propulsada dentro de um avião de transporte do porte do C130, C390, esse porte de avião (20Ton) é a espinha dorsal da aviação de transporte mundo a fora.
Já um canhão tipo o m777, G5,TRF1,M198, você pode colocar dentro de um avião ou heli e lançar em qualquer parte do país muito rápido...
Acho que é isso.
Mas Jumento, uma coisa é mobilidade tática(no campo de batalha), outra é mobilidade estratégica(longas distâncias)
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
-
jumentodonordeste
- Sênior
- Agradeceu: 46 vezes
- Agradeceram: 218 vezes
Mensagem
por jumentodonordeste » Dom Mai 29, 2011 12:32 am
Pois é companheiro...
Eu disse mobilidade, se é estratégica ou tática eu não sei...
Mas o que eu disse, ou tentei dizer
, é que os dois tipos se completam.
-
FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5727 vezes
- Agradeceram: 3265 vezes
Mensagem
por FCarvalho » Seg Mai 30, 2011 7:47 pm
No mundo afora, a artilharia de campanha utiliza normalmente o obuseiro AR 155 em unidades leves a nível bgda, ou em unid inf mec de caráter expedicionário. No caso das AP, a idéia é sempre poder contar com veiculos AP especificamente nas unid de cav/inf blda que são armas de choque, e que atuam normalmente em ações de cunho estratégico, e quando necessário tático também.
No nosso caso, não existe experiência ou cultura de operação anterior com os AR155 do EB em unidades leves. Na verdade somente o CFN apresenta alguma operacionalidade com os AR155 - M114 - e segundo informa-se prepara-se para receber o M-777.
Não há, neste sentido, muito o que dizer da utilização do M-777 ou similares no EB, porque o próprio não possui experiência ou referencial na utilização deste tipo de material naquelas OM's específicas. Falta-nos doutrina. O que já não ocorre com a artilharia AP, que será empregada naturalmente nas bgdas Cav/Inf Blda.
Talvez a maior duvida para o uso dos AR155 seja se os mesmos serão adotados nas Bgdas Inf Pqdt, leve ou de slv, ou ainda na Inf Mec que está se tentando organizar. Temos mais perguntas a responder do que respostas no momento. Vamos ter que aguardar um avanço doutrinal para saber se usaremos os AR155 nestas unidades. Se é que um dia eles virão mesmo.
abs
Carpe Diem
-
knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 1959 vezes
- Agradeceram: 2486 vezes
Mensagem
por knigh7 » Sáb Jun 04, 2011 11:12 pm
pedro alex escreveu:Galera desculpem a demora, pois fazem meses que não posto nada.
Vocês devem se lembra de mim como Sgt Alex, mas como não vinha acessando o forum acabei perdendo a senha e fiz um novo Login (Administrador favor retirar o antigo login).
Bom para começar fui transferido do 3º GAAAe (Caxias do Sul-RS), para o 15º GAC AP (Lapa-PR), desde então não vinha postando nada, mas vamos ao que interessa.
Esta semana alguns companheiros estiveram na cidade de Santa Maria-RS, para buscar alguns componentes, e me informaram o seguinte:
- Uma comissão foi organizada para ir ao EUA, para avaliarem a compra de alguns M109A5, a quantidade não foi ainda definida;
- Os M109A3 que atualmente estão em serviço, passariam para os GAP AP (Grupo de Artilharia de Campanha Auto-Propulsado) que empregam o M108 (Auto-Propulsado de 105 mm); e
- Os M108 seriam desativados do EB.
Pessoal por enquanto é isso, qualquer novidade eu informo.
E os M114 não vão ser substituídos não? O EB deveria aproveitar a oportunidade...
A artilharia das Bdas Blindadas e as Mecanizadas (inclusive as futuras) deveriam ser formadas apenas por sistemas autopropulsados.
-
knigh7
- Sênior
Mensagem
por knigh7 » Sáb Jun 04, 2011 11:19 pm
jumentodonordeste escreveu:irlan escreveu:Eu sei que o pessoal debateu aqui, mas ainda há necessidade para a artilharia rebocada?, qual seria a vantagem dela em relaçao a auto propulsada?, apenas os custos?
Mobilidade...
Acho que é isso.
Vc não pode se esquecer é que parte da artilharia autopropulsada atualmente é montada em canhões, que podem ser também transportáveis por aeronaves.
E outra parcela é composta por blindados que pertencem a Bdas blindadas que não são aerotransportadas. Não há problema algum um M109 numa Bda Blindada. Ela toda vai no chão mesmo...
-
Lord Nauta
- Sênior
- Agradeceram: 455 vezes
Mensagem
por Lord Nauta » Dom Jun 05, 2011 10:06 pm
knigh7 escreveu:jumentodonordeste escreveu:
Mobilidade...
Acho que é isso.
Vc não pode se esquecer é que parte da artilharia autopropulsada atualmente é montada em canhões, que podem ser também transportáveis por aeronaves.
E outra parcela é composta por blindados que pertencem a Bdas blindadas que não são aerotransportadas. Não há problema algum um M109 numa Bda Blindada. Ela toda vai no chão mesmo...
O EB perdeu uma grande oportunidade de obter os quase duzentos M109 oferecidos pela Alemanha, incluindo uma centena já modernizados. Um grupo de oficiais achou que não seria viável a obtenção dos mesmos. O MD tinha conseguido os recursos para a compra e o EB ''deu para trás'', faltou ao CEB ''culhões'' para mandar comprar os M109. Agora fica esta história de verificar nos EUA exemplares do mesmo equipamento. Já que a ficha caiu que sejam da versão mais moderna e pelo menos uma centena de exemplares.
Quanto a artilharia rebocada os atuais obuses de 155 mm deveriam ser trocados pelo M777, sendo que as munições deveriam ser nacionalizadas. As decisões devem ser mais dinâmicas no sentido de se aproveitar oportunidades.
Sds
Lord Nauta.
-
knigh7
- Sênior
Mensagem
por knigh7 » Dom Jun 05, 2011 10:51 pm
Concordo plenamente que as decisões devem ser mais dinâmicas para se aproveitar as oportunidades. Em comparacão ao material de Artilharia que possuímos a perda da oportunidade de aquisicão de quanse 200 unidades de M109 alemãoes dói na alma...
Mas será que é quase 1 centena de M109 que o EB está pretendendo comprar nos EUA?
Com relacão ao M777 eu acredito que as as pecas de artilharia das divisões e Bdas tanto Blindadas e Mecanizadas deveriam ser autopropulsadas. As pecas rebocadas de artilharia, incluindo os excelentes M777 deveriam ir para as Bdas Leves.
Abracos