LULA LIBERA 2,2 BILHOES PARA COMPRA DE 36 CAÇAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
PRick

#1381 Mensagem por PRick » Sáb Nov 10, 2007 12:43 am

Carlos Mathias escreveu:Bombinha sem Matusa bengala, num poooooooooode!

Vender avião bugado? Num poooooooode ném!


Para você, o meu sorriso de desprezo. [082]

E de novo a foto do Solitário Rei do Espaço Aéreo. [012]

Imagem

[Kiko mode=on] Não se misture com esta gentalha! Gentalha! Gentalha![kiko mode=off]

[ ]´s




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#1382 Mensagem por Bolovo » Sáb Nov 10, 2007 12:44 am

O Rafale-M dobra asas? FUETOS! Nunca vi.

E outra, os nossos queridos americanos nos ofereceram um tal de catapulta eletromagnética para o A-12, então muda bastante coisa também. Mas mesmo assim, tenho duvidas quanto a operação do Hornet ou Rafale no A-12 deve ser quase no limite, o treco não é um Skyhawk, é bem mais pesado, e qualquer porcaria que se faz num PA é caro. E outra, TODO mundo fala da catapulta, mas e os cabos de pouso? Suportam um caça moderno, com folga?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
PRick

#1383 Mensagem por PRick » Sáb Nov 10, 2007 12:53 am

Bolovo escreveu:O Rafale-M dobra asas? FUETOS! Nunca vi.

E outra, os nossos queridos americanos nos ofereceram um tal de catapulta eletromagnética para o A-12, então muda bastante coisa também. Mas mesmo assim, tenho duvidas quanto a operação do Hornet ou Rafale no A-12 deve ser quase no limite, o treco não é um Skyhawk, é bem mais pesado, e qualquer porcaria que se faz num PA é caro. E outra, TODO mundo fala da catapulta, mas e os cabos de pouso? Suportam um caça moderno, com folga?


Você tem razão :oops: , o Rafale tem 10 metros de envergadura, assim, não precisa de sistema para dobrar as Asas.

O F-18A opera sem problemas, por sinal, parece que o problema de se lançar o Rafale com carga máxima não estão nas catapultas, mas na força aplicada no trem de pouso dianteiro do caça, a catapulta tem a pressão de sobra para lançar 20 toneladas, o galho é a fadiga no trem de pouso dianteiro, os F-18 tem um sistema de trem de pouso muito robusto, chega a ser brutal o trem de pouso dele.

[ ]´s




Carlos Mathias

#1384 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Nov 10, 2007 2:14 am

Rampa de pau, trem de pouso fraquinho, motor fraquinho, caça naval que não dobra a asa.

Num é à toa que encalhou. :lol:




PRick

#1385 Mensagem por PRick » Sáb Nov 10, 2007 2:28 am

Carlos Mathias escreveu:Rampa de pau, trem de pouso fraquinho, motor fraquinho, caça naval que não dobra a asa.

Num é à toa que encalhou. :lol:


Kiko não dê papo para esta Gentalha! Gentalha! Gentalha! [034]

[ ]´s




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60791
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6410 vezes
Contato:

#1386 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 10, 2007 9:27 am

Senhores, algumas considerações:

:arrow: O Foch operava o F8 ianque, que media 16,53 m. Se ele cabia nos elevadores e hangares...

:arrow: O citado avião possuía uma única turbina de 80 KN a propulsá-lo, embora seu PMD fosse de 13.000 kg.

:arrow: Já o Rafale mede uns 15,5 m. Por quê não cabe nos elevadores/hangares?

:arrow: O citado avião possui DUAS turbinas de 75 KN (versão M88-2) a propulsá-lo, para um peso de umas 21 t.

:arrow: Aí, Cabôco, MATEMÁTICA:

80 : 13 = +- 6,15

150 : 21 = +- 7,14

:arrow: Aí, tigrada, que fim levou aquela charla de CDF? A4 serve pra isso?

:arrow: Quanto a essa de 'trem de pouso fraquinho': fuentes?




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

#1387 Mensagem por Skyway » Sáb Nov 10, 2007 9:36 am

Skyway escreveu:Realmente, eu já subi e desci pelo elevador de Popa do São Paulo, me parece bem robusto e é aberto..logo... :D


Acho que to com sono, to esquecendo de umas paradas beeem ridículas. hehehehehehe


:shock:

Caraca véio, como eu andei falando besteira ontem com sono.... :lol:


É o seguinte, agora conciente do que digito. :lol: :lol:

Tudo que o Tulítcho disse acima bate, quanto a questão dos elevadores e o Rafale, nem sei por que tive dúvida quanto a isso ontem sendo que já tenho essas informações na cabeça...

Sustento tudo que disse ontem quanto as razãoes expostas pelo colega Bolovo em relação a operação do Rafale no A-12.

E assino embaixo de tudo que o Prick disse.(menos do Rafale dobrar asas.. :P )

Pronto, agora to normal. :mrgreen:




AD ASTRA PER ASPERA
PRick

#1388 Mensagem por PRick » Sáb Nov 10, 2007 10:01 am

Túlio escreveu:Senhores, algumas considerações:

:arrow: O Foch operava o F8 ianque, que media 16,53 m. Se ele cabia nos elevadores e hangares...

:arrow: O citado avião possuía uma única turbina de 80 KN a propulsá-lo, embora seu PMD fosse de 13.000 kg.

:arrow: Já o Rafale mede uns 15,5 m. Por quê não cabe nos elevadores/hangares?

:arrow: O citado avião possui DUAS turbinas de 75 KN (versão M88-2) a propulsá-lo, para um peso de umas 21 t.

:arrow: Aí, Cabôco, MATEMÁTICA:

80 : 13 = +- 6,15

150 : 21 = +- 7,14

:arrow: Aí, tigrada, que fim levou aquela charla de CDF? A4 serve pra isso?

:arrow: Quanto a essa de 'trem de pouso fraquinho': fuentes?


Tulinho,

Você fez colocações precisas, o trem de pouso do Rafinha é muito mais resistente que o trem de pouso do Kakareco Lada-35 :twisted: :twisted: , por sinal, se um Lada-35 fosse catapultado, o trem de pouso ia, e o avião ficaria! :twisted: :twisted:

Porém, o trem de pouso do Rafale não foi projetado para atuar com uma catapulta de 50 metros, mas de 75 metros do CdG, este é o galho. Já o trem de pouso dos F-18 foram feitos sobre especificações acima do normal, assisti um filme sobre o desenvolvimento dos F-18A, e o que foi feito em matéria de trem de pouso, acho que ultrapassa qualquer caça naval criado até hoje. Parece que um dos motivos do desempenho mais fraco dos F-18 Naval, quando comparado com o modelo terrestre(prototipo), é por conta das modificações no trem de pouso e sua estrutura associada.

A solução seria o uso do sistema de cabresto, igual ao do A-4 e dos SUE, em último caso para o Rafale poder atuar com carga máxima sem penalidades, ou ser usado com peso menor. O Rafinha pode atuar limitado a umas 18 toneladas, mais do que o suficiente para atuar full, no combate ar-ar, e ataque terrestre e naval com armamento inteligente.

Em tempo, já falei, mas vou repetir, o Rafale não precisa usar o sistema de dobragem de asas, porque sua envergadura é de 10 metros, assim ele pode ser colocado em qualquer elevador do São Paulo. :wink:

[ ]´s




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60791
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6410 vezes
Contato:

#1389 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 10, 2007 10:04 am

Mais uns detalhezitos:

:arrow: O Rafale Marine pode decolar inté com umas 25 ton. Nada impede que seja erguido por nossos esquálidos (será que ainda o são? Foram mexidos recentemente) elevadores e depois armado no convés...

:arrow: Altura do hangar do SP: +- 7m.

:arrow: Altura do Rafale (do chão ao topo do estabilizador vertical: 5m.

Cumé que não cabe?

E ainda estou no aguardo das tales de fuentes sobre o trem de pouso 'fraquinho', se os Franceses os fizeram decolar daquelas esquisitas ( e curtas) Sky-jumps no então Foch, cumé que os caças num 'quebraram as pernas'?

E, no Defesa-BR, que reconheço ter uns lados meio que 'viajantes', é mencionado que a tal 'mexida' nas catapultas do SP pode ter-lhes aumentado a potência para lanças aeronaves de até 30t (!!!).




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60791
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6410 vezes
Contato:

#1390 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 10, 2007 10:12 am

PRick escreveu: Tulinho,

Você fez colocações precisas, o trem de pouso do Rafinha é muito mais resistente que o trem de pouso do Kakareco Lada-35 :twisted: :twisted: , por sinal, se um Lada-35 fosse catapultado, o trem de pouso ia, e o avião ficaria! :twisted: :twisted:

Porém, o trem de pouso do Rafale não foi projetado para atuar com uma catapulta de 50 metros, mas de 75 metros do CdG, este é o galho. Já o trem de pouso dos F-18 foram feitos sobre especificações acima do normal, assisti um filme sobre o desenvolvimento dos F-18A, e o que foi feito em matéria de trem de pouso, acho que ultrapassa qualquer caça naval criado até hoje. Parece que um dos motivos do desempenho mais fraco dos F-18 Naval, quando comparado com o modelo terrestre(prototipo), é por conta das modificações no trem de pouso e sua estrutura associada.

A solução seria o uso do sistema de cabresto, igual ao do A-4 e dos SUE, em último caso para o Rafale poder atuar com carga máxima sem penalidades, ou ser usado com peso menor. O Rafinha pode atuar limitado a umas 18 toneladas, mais do que o suficiente para atuar full, no combate ar-ar, e ataque terrestre e naval com armamento inteligente.

Em tempo, já falei, mas vou repetir, o Rafale não precisa usar o sistema de dobragem de asas, porque sua envergadura é de 10 metros, assim ele pode ser colocado em qualquer elevador do São Paulo. :wink:

[ ]´s



PRicky

Se queres saber, acho meio que gozadas essas charlas de 'Flanker leva 8 ton', 'Gripen leva metade', 'F16 leva isso', 'F18 leva aquilo', como se as aeronaves fossem usadas normalmente com seu PMD full: isso é maluquice de quem fizer, levará a vida útil da aeronave ao seu final bem ligeirinho, concordas?

Assim, te apregunto:

Com um par de Micas e outro de Scalps, poderia ou não operar em ataque ao solo? Com um par de Micas e um par de MAA-1B, não poderia realizar missões CDF? Com um par de Micas e um par de Exocets, não poderia afundar navios? E isso lhe aumentaria o PMD acima de 18t? Ainda por cima, existem sempre os Buddy-Buddies da vida...heheheheheheheh

No fim, nem estamos discordando, POWS!!!




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60791
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6410 vezes
Contato:

#1391 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 10, 2007 10:19 am

Vinicius Pimenta escreveu:
Fernando Gaspar escreveu: vinicius, existe um rafale naval


Mas não cabe.


Só posso interpretar de UMA ÚNICA forma esse post do Pepper, um índio bem informado: não cabe...NO ATUAL ORÇAMENTO DA MB... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Mas isso pode ( e creio que VAI) mudar... :wink:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6181
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

#1392 Mensagem por Matheus » Sáb Nov 10, 2007 10:37 am

Bueno, com poucas adaptações os Rafales podem operar no A-12 com suficiente carga para defesa de frota e para ataque naval ou terrestre, ainda mais um F3 com mais potência. Se a FAB e MB consiguir comprá-lo, será um passo incrível, muito maior do que podemos imaginar até então, não entendo como podem não gostarem desta opção.....uma coisa que martela na cabeça.....vamos operar 4 caças distintos? por que não abandonamos os Matusas de vez e investimos só nos Rafales?




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9348
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 508 vezes

#1393 Mensagem por Brasileiro » Sáb Nov 10, 2007 10:40 am

Galera, eu percebo que entre as fotos do Rafale, as do cockpit são sempre as mesmas.
Tem uma arte do cockpit do Rafale que todo mundo posta. Então vou diferenciar e colocar fotos do cockpit real.
Já para irem suspirando...

http://www.aviation-francaise.com/LAND6COCKPIT.jpg

http://pagesperso-orange.fr/aeromil-yf/ ... C_0016.jpg

(Não sei que foto é essa, parece uma mistura do painel do Rafale com o Mirage-2000-5...)
http://www.geocities.com/CapeCanaveral/ ... ockpit.jpg

(Com display de capacete Topsight)
http://www.ausairpower.net/sextant-topsight.jpg

(Oops, escapuliu... :twisted: )
http://red-stars.org/IMG/jpg/Su35BM_cockpit.jpg

Qualquer piloto do Jaguar sonharia com isso todas as noites...


abraços]




Avatar do usuário
Centurião
Sênior
Sênior
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Set 29, 2005 1:14 pm
Agradeceram: 21 vezes

#1394 Mensagem por Centurião » Sáb Nov 10, 2007 10:43 am

Túlio escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:
Fernando Gaspar escreveu: vinicius, existe um rafale naval


Mas não cabe.


Só posso interpretar de UMA ÚNICA forma esse post do Pepper, um índio bem informado: não cabe...NO ATUAL ORÇAMENTO DA MB... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Mas isso pode ( e creio que VAI) mudar... :wink:


O impedimento não parece ser de ordem técnica nem econômica. O problema seria justificar a aquisição desses meios para a opinião pública e os vizinhos, visto que a aviação embarcada é vista muito mais como um meio ofensivo do que defensivo. Tem que haver um trabalho de conscientização antes de tudo.




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6181
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

#1395 Mensagem por Matheus » Sáb Nov 10, 2007 10:45 am

Brasileiro escreveu:Galera, eu percebo que entre as fotos do Rafale, as do cockpit são sempre as mesmas.
Tem uma arte do cockpit do Rafale que todo mundo posta. Então vou diferenciar e colocar fotos do cockpit real.
Já para irem suspirando...

http://www.aviation-francaise.com/LAND6COCKPIT.jpg

http://pagesperso-orange.fr/aeromil-yf/ ... C_0016.jpg

(Não sei que foto é essa, parece uma mistura do painel do Rafale com o Mirage-2000-5...)
http://www.geocities.com/CapeCanaveral/ ... ockpit.jpg

(Com display de capacete Topsight)
http://www.ausairpower.net/sextant-topsight.jpg

(Oops, escapuliu... :twisted: )
http://red-stars.org/IMG/jpg/Su35BM_cockpit.jpg

Qualquer piloto do Jaguar sonharia com isso todas as noites...


abraços]


este cockpit de Su-35 tá mais pra um simulador barato do que um avião de verdade.....


falando em aviazinhos, tem 4 A-1 juntos passando por cima da minha casa agora....




Responder