Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13611
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2326 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13726 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 17, 2016 4:09 am

A Marinha já está fazendo todo o planejamento e o Luís está completo de razão, além do mais, reduziríamos a quantidade de pessoal, o que traria maior economia dos custos. Bom, a oferta foi das AB's sem downgrade significativo (lembrando que uma pá de outros países operam AEGIS e estão felizes), originalmente feita como 6 navios e mais uns auxiliares, dentre eles Whidbley Island, como via para o Prosuper (uma proposta mais econômica foi uma espécia de fragata utilizando o casco das AB's) e para escolhermos os SH. Sem isso diminuiu para 4, mas o plano se manteve.

O que o Lord disse seriam as Whidbley Island, mas talvez haja uma bela surpresa ai!

A proposta é das 4 AB's e armamentos que estão no estoque dos próprios navios (Asroc, Harpoon, SM-2R e Sea Sparrow ou ESSM).

Eu ainda vejo lugar pro A-12, o problema é que falta dinheiro (leia-se vontade política) para moderniza-lo e sem falar do projeto das A-4 totalmente paradas, então nem adianta modernizar o A-12 sem ter nada voando.




Avatar do usuário
joaolx
Sênior
Sênior
Mensagens: 1193
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 4:55 pm
Localização: Lisboa - Portugal
Agradeceram: 91 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13727 Mensagem por joaolx » Dom Jul 17, 2016 9:17 am

FCarvalho escreveu:
Lord Nauta escreveu:Falta pouco para que o ''martelo seja batido'' em relação aos AB. Entretanto dois projetos nacionais são considerados fundamentais para o futuro da MB: - as CV 03 e os NaPa 500 BR, por fora corre os NaPaOC.
As AB vão permitir a baixa das type 22 e das Niterói mais desgastadas. E possível também um ou dois NDD's.
Estas conversas tiveram impulso quando da ida do CM aos EUA. A intenção era não comprar navios de escolta de segunda mão, mas nos últimos meses esta tendência esta se esgotando. A impossibilidade de participar de eventos navais internacionais relevantes foi a ''gota d'água''. O pagamento dos meios ex- US Navy serão a perder de vista.
Sds
Lord Nauta
Eu aqui no meu mundinho fronteiriço vejo esse tipo de coisa e aí me pergunto: em que mundo vivem esses almirantes? Não temos nem para cobrir os Distritos navais e os caras com a bosta do ego ferido porque não conseguem participar de operações conjuntas por aí, só para parece que somos algo que nunca fomos de fato?

É por isso, e outras coisas, que estamos na merda em que estamos.

Não somos nem guarda costeira mas insistimos em posar de US Navy dos trópicos.

Só no Brasil mesmo. :oops:

abs
Comentário lucido, parabéns :D




Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 5870
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 276 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13728 Mensagem por akivrx78 » Dom Jul 17, 2016 9:26 am

vplemes escreveu:Não me entendam mal, da minha parte, adoraria ver algumas ABs na esquadra. Só não consigo acreditar na viabilidade financeira para mante-las e opera-las adequadamente. Se vierem, e tivemos orçamento para manter e operar os meus de forma adequada, seriam aquisições maravilhosas. Pena que meu ceticismo e bom senso me fazem desacreditar dessa hipótese.

http://www.rand.org/content/dam/rand/pu ... RR1155.pdf

Depois de ler a reposta fica clara, as ABs mais antigas os ciclos de manutenção foram prolongados, (utilizadas até o osso) e os custos de manutenção explodiram mas a MB da um jeito. :oops:




Avatar do usuário
joaolx
Sênior
Sênior
Mensagens: 1193
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 4:55 pm
Localização: Lisboa - Portugal
Agradeceram: 91 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13729 Mensagem por joaolx » Dom Jul 17, 2016 9:39 am

akivrx78 escreveu:
vplemes escreveu:Não me entendam mal, da minha parte, adoraria ver algumas ABs na esquadra. Só não consigo acreditar na viabilidade financeira para mante-las e opera-las adequadamente. Se vierem, e tivemos orçamento para manter e operar os meus de forma adequada, seriam aquisições maravilhosas. Pena que meu ceticismo e bom senso me fazem desacreditar dessa hipótese.

http://www.rand.org/content/dam/rand/pu ... RR1155.pdf

Depois de ler a reposta fica clara, as ABs mais antigas os ciclos de manutenção foram prolongados, (utilizadas até o osso) e os custos de manutenção explodiram mas a MB da um jeito. :oops:
A MB deveria investir em fragatas multimissão e com custos de operação menores, os AB são um sonho mas são um sorvedouro de recursos proibitivos para marinhas que têm que fazer render os seus orçamentos.




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13730 Mensagem por alex » Dom Jul 17, 2016 10:10 am

Se vierem as AB pelo menos saberemos se podemos dar conta, financeiramente, deste tipo de navio. Se não conseguirmos poderemos esquecer o sonho de fragatas de 6000 toneladas e voltarmos a ter uma marinha mais pé no chão. No pior dos casos os AB farão parte de nossa "frota de Porto" junto com o SP.




Avatar do usuário
joabraga13
Júnior
Júnior
Mensagens: 96
Registrado em: Ter Jan 29, 2013 1:05 am
Agradeceram: 7 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13731 Mensagem por joabraga13 » Dom Jul 17, 2016 10:46 am

joaolx escreveu:
akivrx78 escreveu:
http://www.rand.org/content/dam/rand/pu ... RR1155.pdf

Depois de ler a reposta fica clara, as ABs mais antigas os ciclos de manutenção foram prolongados, (utilizadas até o osso) e os custos de manutenção explodiram mas a MB da um jeito. :oops:
A MB deveria investir em fragatas multimissão e com custos de operação menores, os AB são um sonho mas são um sorvedouro de recursos proibitivos para marinhas que têm que fazer render os seus orçamentos.
Concordo com você, sem duvida seria a melhor opção para a MB, poderia ser uma Meko A-200 ou até uma KDX-2, mas ocorre que nossas escoltas estão no osso, os custos para construção e o tempo para a operação de novos navios demandaria um tempo que não temos mais. Sem navios usados, vejo a frota de superfície da MB seria baseada em 4 Corvetas e 3 fragatas no máximo.

Se fosse para comprarmos navios multimissão novos para substituir a frota de 10 fragatas que tínhamos, deveria ter sido feito há pelo menos 5 anos atrás. E dentro das opções de navios usados possíveis, são pouquíssimos disponíveis em condições boas. Talvez, com melhor custo que as AB, seriam as Durand de la Penne, mas são apenas 2 e me parece que seriam mais antigas que os destroyers americanos.




Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13732 Mensagem por ABULDOG74 » Dom Jul 17, 2016 11:56 am

gabriel219 escreveu:A Marinha já está fazendo todo o planejamento e o Luís está completo de razão, além do mais, reduziríamos a quantidade de pessoal, o que traria maior economia dos custos. Bom, a oferta foi das AB's sem downgrade significativo (lembrando que uma pá de outros países operam AEGIS e estão felizes), originalmente feita como 6 navios e mais uns auxiliares, dentre eles Whidbley Island, como via para o Prosuper (uma proposta mais econômica foi uma espécia de fragata utilizando o casco das AB's) e para escolhermos os SH. Sem isso diminuiu para 4, mas o plano se manteve.

O que o Lord disse seriam as Whidbley Island, mas talvez haja uma bela surpresa ai!
Olá camarada e amigo, seria uma Grande surpresa? :wink:

ADSUMUS

A proposta é das 4 AB's e armamentos que estão no estoque dos próprios navios (Asroc, Harpoon, SM-2R e Sea Sparrow ou ESSM).

Eu ainda vejo lugar pro A-12, o problema é que falta dinheiro (leia-se vontade política) para moderniza-lo e sem falar do projeto das A-4 totalmente paradas, então nem adianta modernizar o A-12 sem ter nada voando.




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13733 Mensagem por Lord Nauta » Dom Jul 17, 2016 3:49 pm

ABULDOG74 escreveu:
gabriel219 escreveu:A Marinha já está fazendo todo o planejamento e o Luís está completo de razão, além do mais, reduziríamos a quantidade de pessoal, o que traria maior economia dos custos. Bom, a oferta foi das AB's sem downgrade significativo (lembrando que uma pá de outros países operam AEGIS e estão felizes), originalmente feita como 6 navios e mais uns auxiliares, dentre eles Whidbley Island, como via para o Prosuper (uma proposta mais econômica foi uma espécia de fragata utilizando o casco das AB's) e para escolhermos os SH. Sem isso diminuiu para 4, mas o plano se manteve.

O que o Lord disse seriam as Whidbley Island, mas talvez haja uma bela surpresa ai!
Olá camarada e amigo, seria uma Grande surpresa? :wink:

ADSUMUS

A proposta é das 4 AB's e armamentos que estão no estoque dos próprios navios (Asroc, Harpoon, SM-2R e Sea Sparrow ou ESSM).

Eu ainda vejo lugar pro A-12, o problema é que falta dinheiro (leia-se vontade política) para moderniza-lo e sem falar do projeto das A-4 totalmente paradas, então nem adianta modernizar o A-12 sem ter nada voando.


Para que a Esquadra em caráter de urgência seja revitalizada o socorro vira de fato da US Navy. E algumas boas surpresas vão acontecer. Vale destacar que os navios que virão são para suprir uma necessidade que era para ontem e que a MB segue firme em relação a construção das CV 03 e dos NaPa 500 BR e também almeja NaPaOc.

Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13611
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2326 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13734 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 17, 2016 3:50 pm

ABULDOG74 escreveu:
gabriel219 escreveu:A Marinha já está fazendo todo o planejamento e o Luís está completo de razão, além do mais, reduziríamos a quantidade de pessoal, o que traria maior economia dos custos. Bom, a oferta foi das AB's sem downgrade significativo (lembrando que uma pá de outros países operam AEGIS e estão felizes), originalmente feita como 6 navios e mais uns auxiliares, dentre eles Whidbley Island, como via para o Prosuper (uma proposta mais econômica foi uma espécia de fragata utilizando o casco das AB's) e para escolhermos os SH. Sem isso diminuiu para 4, mas o plano se manteve.

O que o Lord disse seriam as Whidbley Island, mas talvez haja uma bela surpresa ai!
Olá camarada e amigo, seria uma Grande surpresa? :wink:

ADSUMUS

A proposta é das 4 AB's e armamentos que estão no estoque dos próprios navios (Asroc, Harpoon, SM-2R e Sea Sparrow ou ESSM).

Eu ainda vejo lugar pro A-12, o problema é que falta dinheiro (leia-se vontade política) para moderniza-lo e sem falar do projeto das A-4 totalmente paradas, então nem adianta modernizar o A-12 sem ter nada voando.
É, bem grande...




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13611
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2326 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13735 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 17, 2016 3:52 pm

Quantos posts mais serão necessários para mostrar que 4 AB's operariam com o mesmo custo ou um pouco maior (20%) das fragatas atuais?




Tchelo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 321
Registrado em: Qua Out 10, 2007 7:01 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13736 Mensagem por Tchelo » Dom Jul 17, 2016 4:54 pm

gabriel219 escreveu:
ABULDOG74 escreveu:
É, bem grande...
Classe Tarawa?




Avatar do usuário
joabraga13
Júnior
Júnior
Mensagens: 96
Registrado em: Ter Jan 29, 2013 1:05 am
Agradeceram: 7 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13737 Mensagem por joabraga13 » Dom Jul 17, 2016 5:06 pm

Tchelo escreveu:
gabriel219 escreveu: É, bem grande...
Classe Tarawa?
Para operar um USS Peliliu tenho minhas dúvidas sobre a capacidade da MB. Se viesse substituiria o São Paulo por algo 20 anos mais novo e capacidade de empregar AV-8 Harrier e talvez F-35B, que mudaria a mentalidade da Marinha sobre a utilização de NAe.




Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 5870
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 276 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13738 Mensagem por akivrx78 » Dom Jul 17, 2016 7:31 pm

gabriel219 escreveu:Quantos posts mais serão necessários para mostrar que 4 AB's operariam com o mesmo custo ou um pouco maior (20%) das fragatas atuais?
Por favor não me leve a mal se tiver paciência e ler o estudo feito da para entender facilmente que os navios da classe ABs que tem 3 versões as mais novas não gasta tanto assim mas as antigas por ter hardware defasado os custos estão subindo ao ponto de ser inviável para a Us Navy manter elas, para eles é melhor comprar navios novos...

Agora opinião minha do que vai acontecer os navios entram me operação na MB e em 1 ano começa a canibalização de peças no segundo ano de operação 1 fica inoperante em 3 a 4 anos 2 ficam inoperantes e em 5 anos vão tentar modernizar os navios mas não aparece $$$ e se tornam companheiras do SP.

Em noticias coreanas eles reclamam que dependo da peça que é enviada ao Eua para reparos as vezes demora até 1 ano para receber a peça de volta, os americanos recomendam manter estoques porem isto custa caro, se eles permitirem substituir algumas peças por modelos nacionais a manutenção se torna mais fácil e econômica, porem diz a lenda que navios que utilizam o Aegis é cheio dos blackbox que se retira e envia lacrado para o Eua fazer a manutenção.

Eu não tenho nada contra em enviar os blackbox para o Eua, eu somente acho que a MB não vai conseguir manter os navios 100% operacionais por muito tempo.

Se tiver US$1Bi para gastar da para comprar umas 4 fragatas KDX-II novas reduzindo VLS de 64 para 16 (no futuro poderia ampliar para até 64) pelo menos o navio seria novo e dentro do orçamento para operação.




Editado pela última vez por akivrx78 em Dom Jul 17, 2016 7:42 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceram: 159 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13739 Mensagem por vplemes » Dom Jul 17, 2016 7:40 pm

É bem por ai. Infelizmente. Mas que no papel quatro ABs com as cores da gloriosa seriam incríveis, não tenho a menor duvida. Mas voltando ao mundo de verdade, e após passar a intoxicação por excesso de maionese estragada, as chances de algo como dito acima seja a realidade com as ditas ABs, também não tenho a menor duvida.




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13740 Mensagem por alex » Dom Jul 17, 2016 7:49 pm

sua análise é bem correta. No passado uma type 22 foi atingida por canhão de 40 mm argentino e nunca foi recuperada e serviu de sobressalente para as outras 3. Nunca houve dinheiro para arruma-la de volta à ativa. Eu penso que a AB será utilizada como um grande patrulha até acabar as peças. A vantagem será que pela primeira vez usaremos um helicóptero com sonar embarcado em uma escolta. Nunca fizemosisso nem com os Sea King.




Editado pela última vez por alex em Dom Jul 17, 2016 11:22 pm, em um total de 1 vez.
Responder