NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

Re: Rafale News

#1366 Mensagem por pafuncio » Seg Ago 04, 2008 11:43 am

Pepê Rezende escreveu:"
No máximo, partes estruturais. Sou um dos que acham que a proposta norte-americana não é boa para o Brasil. Prefiro a francesa e a russa. São bem mais sólidas e generosas para o país a longo prazo. Sempre fechei com os caçadores, mas agora estou com os engenheiros.

Pepê
1) Pois é, uma das coisas que eu achei que tinha captado aqui no DB era a seguinte.

Quando falarmos na FAB, a turma da logística seria majoritariamente pró-americana.

Já os caçadores, desde o FX 1, teriam majoritariamente preferência pelo Flanker.

Sempre fechei com os caçadores, mas agora estou com os engenheiros. - Pepê dixit.

Mas, pelo que entendi da manifestação do Pepê, os "engenheiros" estariam agora pendendo ou para o Rafale ou para o Sukoi, ao contrário dos pilotos ?

2) Paisano, o ódio está no teu coração. :mrgreen:

alexandre.

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
soultrain
Sênior
Sênior

#1367 Mensagem por soultrain » Seg Ago 04, 2008 12:12 pm

Julgo que o mais adequado, para todos mantermos a sanidade, é pensar que todos nós somos torcedores, pelas mais diversas razões. É muito dificil haver alguem isento, quem tem bons argumentos, muitas vezes é para defender a sua "torcida".

Além disso há empresas de marketing que são especializadas em fazer lobby em foruns, blogs etc, a minha empresa contrata várias. Com isto não quero dizer que haja alguém aqui a fazer isso, mas convém mantermos alguma perspectiva.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
PRick

#1368 Mensagem por PRick » Seg Ago 04, 2008 12:42 pm

Pepê Rezende escreveu:
PRick escreveu:O problema é que esse tópico está seguindo o caminho errado e antigo. Falam em fontes off, para desmentir dados oficiais do Governo dos EUA, como oferecer um caça abaixo do custo de produção estimado em 83 milhões hoje.

Assim, o debate vai para o ralo, repito, não se pode agir em fóruns públicos desta maneira. Isso parece fofoca de comadre, e o tal coronel, não sabe a definição de custo unitário e fala em caça pelado. :roll:

Vou repetir, o comportamento de torcida organizada de alguns foristas não vai ajudar a escolha da FAB. Um piloto que fala em porcaria para definir um caça como Rafale, não é um profissional sério. Por tudo que li agora, estamos diante de um fake, acho que a moderação poderia checar isso pelo menos.

[ ]´s
Santiago escreveu: Os US$ 80mi seria a apartir de 2013. Hoje este valor seria de US$ 70 mi. Em 2001 foi de US$ 50mi. Muitos jah mencionaram esse valor aqui no Brasil e na imprensa mundial. Ha coerencia.
Como so os lotes LRIP estao a venda atualmente, me parece que este valor eh mais referencial.

Pepe colocou aqui os precos flyaway. Ha sim uma base para comparacao. E mesmo o F-35 a US$ 80mi, fica mais barato que o Rafale (Eur 70mi ou US$ 110mi)

Acho que as informacoes em off enriquecem e movimentam o forum. Cabe a cada um aceitar ou nao e tirar suas proprias conclusoes. Sem ofensas ou agressividades. Isso sim pode afastar participantes.

Todos podem ter suas preferencias, inclusive os fabianos. Pq nao?

Porque ha uma certa birra, quase que generalizada com relacao a assistencia da Dassault e ao Rafale por parte de foristas que possuem uma condicao privilegiada de acesso a informacoes? Complo?

[[]]s
PRick escreveu: Pela tabela que você mesmo postou, o preço hoje é de 191 milhões. Em nenhum lugar pode haver certeza de preço de um produto que ainda não está em produção, assim os preços de caças em protótipos não existem, são apenas estimativas. Os Caça SU-30 da FAV custaram 53 milhões e 66 milhões o pacote completo, quem quiser acreditar que o Su-35 BM sairia por 50 milhões, é tão provável quanto o F-35 sair por 70 milhões. Na verdade o dumento seguinte que você mesmo postou, já fala em 83 milhões de dólares por cada F-35.

A desvalorização do dólar no caso dos F-35, pode implicar em aumento do preço do caça em dólares, pelo simples fato que boa parte dos sócios dos programas, tem moedas que estão se valorizando frente ao dólar, como o caso da Libra Inglesa ou do EURO, na Itália e Holanda.

O preço do Rafale é o que está no documento oficial do Congresso Francês, 53 milhões de Euros. Já falei quem quiser acreditar em fantasias ótimo, eu fico com as fontes oficiais disponíveis e as informações públicas.

Não parece ser um complo, mas uma corrente defendendo determinados interesses, que passam boatos e coisas sem provas, como verdades absolutas, e isso é muito preocupante, afinal não sabemos dos interesses por trás de cada um dos foristas.

Afinal, os EUA e todo o resto dos competidores já fizeram coisas muito piores, como comprar reis na Europa para vender caças. A LockMartin conhece e detém esta tecnologia. :wink:

Todos podem ter suas preferências, agora, não vamos travestir argumento ideológicos em técnicos. Digam: gosto de tal caça e pronto. Sou americanólifo, ou russófilo, etc..

Os fabianos podem ter suas preferência, agora, a FAB não é uma pessoa, e felizmente, não são os pilotos que decidem, porque não cabe a eles escolher.
[ ]´s
PRick, é incrível como vc desconhece o que contraria suas teses falhas. Coloquei no Base Militar o valor exato do Su35BM segundo consta de documentos entregues à FAB, nos quais constam propostas de offset que nos colocam, de graça, no PAK-FA. Seriam US$ 50 milhas pelo avião pelado, com radar PESA e turbina AL41F, ou US$ 55 milhas, com o novo radar AESA e turbinas AL41F. Confirmei os dados com a Rosoboronexport e vc insiste em afirmar que o SU30MK2V custaria US$ 53 milhas pelados... Qual a sua fonte? A minha é oficial e coloca esse valor para o avião e um pacote de armas completíssimo, que inclui mísseis antinavios bem mais potentes que o Exocet que vc tanto ama. O preço pelado ficou em US$ 40 milhões e o pacote de US$ 66 milhões inclui treinamento, peças de reposição e manutenção. Para vc ter uma idéia, esses valores somados para o Rafale chegam a 120 milhões de euros, com um preço básico de 70 milhões de euros (os números foram entregues à FAB). Quanto ao valor do F-35, quem é vc ou eu para questionar o valor citado pelo Saito? Não transfere tecnologia e, por isso, será vetado por Jobim ou Mangabeira. Acho, inclusive, que se trata de uma proposta lesiva aos nossos interesses. Agora, pare de chorar como um botafoguense e assuma que a vida é bem diferente de seus sonhos.

Pepê
Pepê,

Você continua com suas tergiversações, eu pergunto quem é você? Somente mais um jornalista que acha-se no direito de falar o que quiser, no Jornal aonde você trabalha ou para os outros, só que não sou seu leitor, não leio jornais, porque são ruins. Entendeu agora? Quanto a teses furadas você é o campeão. Como falei para você, os SU-30 da Venezuela custaram 53 milhões a unidade e 66 milhões o pacote completo. Que são a versão mais simples dos SU-30 disponível hoje. Não preciso provar nada a você, as fontes disso estão a disposição de todos pela internet.

Agora, como é de seu costume, você diz que o preço dos Su-35 não é mais de 50 milhões, mas de 55 milhões com o que ele já deveria vir de fábrica, quais os outros acessórios que estão fora do preço inicial que você tinha postado, qual o preço afinal? 50 ou 55 milhões? Esse preço é do caça construído aqui ou fornecido de pratileira? É preço de balcão, à vista? Se o pagamento for financiado, qual é o prazo? Qual o juros que será cobrado? Realmente, os russos são mais expertos que os outros.

E ao contrário dos EUA ou da França, na Rússia nada é feito de modo claro, não existe um Parlamento capaz de cobrar o que as empresas estatais fazem, porém, como queremos fabricar o caça aqui, os custos vão se tornar claros. Aí vem a conversa da valorização do EURO, o RUBLO está se valorizando em relação ao dólar, tanto ou mais que o REAL e o EURO, e aí isso não será contabilizado? Será que só o Rafale sobe de preço por conta da desvalorização do Dólar?

Sobre PAK, você leu a entrevista do MU? Disse claramente, não existe nenhuma cogitação de caças de 5ª comprados de pratileira ou como participantes minoritários de um programa já em andamento de uma potência estrangeira.

Aí você vem com suas fontes secretas, seus papéis que você teve acesso, oras você leu o que escrevi acima? Entre fontes publicas e conhecidas,e outras fontes, dou credibilidade as primeiras. Portanto, suas fontes não valem nada para mim. Conduzo o debate sobre o que pode ser visto, o que é público. E vou repetir, porque essa é a ÚNICA maneira de debater, portanto, você é apenas mais um forista, como qualquer militar, etc..., tão importante ou não, quanto qualquer outro por aqui.

Quanto a credibilidade do Governo dos EUA e suas empresas, repito os vendedores de armas são umas cobras, é um mundo sujo, corrupto, em poucas palavras, é de uma ingenuidade sem limite achar que no mundo dos negócios as pessoas não mentem. E como falei, documentos oficiais dizem que o F-35 tem preço superior a 70 milhões, e não é do fabricante, e sim do Governo. Portanto, tenho todo o direito, e o dever de apontar falhas claras quanto o discurso contraria os fatos. Como é o caso.

O preço do Rafale, puro(pelado) :roll: :roll: está estampado no Documento Oficial, não é de agora, nem de hoje. Agora, preço de pacote é sempre único, NÃO PODE SER COMPARADO, para tal teríamos que saber, exatamente, o que está sendo oferecido.

[ ]´s

PRick

#1369 Mensagem por PRick » Seg Ago 04, 2008 1:07 pm

alexandre lemos escreveu:
Pepê Rezende escreveu:"
No máximo, partes estruturais. Sou um dos que acham que a proposta norte-americana não é boa para o Brasil. Prefiro a francesa e a russa. São bem mais sólidas e generosas para o país a longo prazo. Sempre fechei com os caçadores, mas agora estou com os engenheiros.

Pepê
1) Pois é, uma das coisas que eu achei que tinha captado aqui no DB era a seguinte.

Quando falarmos na FAB, a turma da logística seria majoritariamente pró-americana.

Já os caçadores, desde o FX 1, teriam majoritariamente preferência pelo Flanker.

Sempre fechei com os caçadores, mas agora estou com os engenheiros. - Pepê dixit.

Mas, pelo que entendi da manifestação do Pepê, os "engenheiros" estariam agora pendendo ou para o Rafale ou para o Sukoi, ao contrário dos pilotos ?

2) Paisano, o ódio está no teu coração. :mrgreen:

alexandre.

Eu diria, que o pessoal da velha guarda, as viúvas da Guerra Fria tem preferências pelos EUA, afinal, nos éramos "aliados" deles, e rebemos muito "material de primeira", como AT-33, FS-80, F-5 agressores, mísseis modernos como o AIM-9B e tantas outras sucatas pelo FMS. Era a festa para o pessoal da manutenção, afinal, eram produtos que eles estavam encostando, pouco complexos, com preços de liquidação e um grande estoque de peças. Agora, comprar produto novo, caro e complexo, sempre é diferente.

Quanto aos nosso pilotos, o problema é que só agora estão aprendendo a lidar com o gerenciamento de sistemas complexos, antes ele apenas sabiam manobrar seus caças, hoje um piloto de caça, é muito mais que um manobrador de caças. Por isso mesmo costumam ficar impressionados com manobras aéreas, bem ao estilo dos aficcionados por shows aéreos, mas como podemos ver pelo resultados das guerras recentes, Israel sabe bem a diferença entre pirotecnia e efetividade no TO.

Esse é o grande ponto, nossas FA´s nunca foram cobradas para serem operacionais de fato, eram apenas corporações subordinadas aos seus interesses patrimoniais, políticos internos e subalternos externamente. E assim sempre se moveram, quando fomos lutar na Segunda Guerra, todo o material teve que ser fornecido novo de nossos aliados. Mandamos um pequeno contigente, subordinado, para um TO secundário.

O grande debate deveria ser travado é sobre esse assunto, o que é mais efetivo num TO aéreo moderno? Para onde vamos na Guerra Aérea? No entanto, ficamos debatendo se o radar X, tem mais alcance que o Y. Ou tentando descobrir como é feito a planilha de custo dos caças atuais, ou seja, o sexo dos anjos.

[ ]´s

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6383 vezes
Agradeceram: 6733 vezes
Contato:

#1370 Mensagem por Túlio » Seg Ago 04, 2008 1:09 pm

Este tópico está acalorado demais, descambando para ofensas e desconsiderações mútuas. Assim, a Moderação publica esta CHAMADA DE ATENÇÃO aos foristas:

:arrow: Sintra e Alexandre Lemos por desconsiderações contra o forista que se auto-define como Peter Focker. Convenhamos, chamá-lo SEM PROVAS de fake ou dandolo é inaceitável.

:arrow: PRick e Pepê Resende por estarem se desconsiderando mutuamente, à beira da ofensa pessoal.

:arrow: Zocuni pela insinuação de 'corporativismo', ou é flood ou é dirigido a atingir alguém.

Lembramos a todos os citados que têm direito a recurso via MP.

CONSELHO DA ADMINISTRAÇÃO/MODERAÇÃO

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#1371 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Ago 04, 2008 2:09 pm

PRick, é incrível como vc desconhece o que contraria suas teses falhas. Coloquei no Base Militar o valor exato do Su35BM segundo consta de documentos entregues à FAB, nos quais constam propostas de offset que nos colocam, de graça, no PAK-FA. Seriam US$ 50 milhas pelo avião pelado, com radar PESA e turbina AL41F, ou US$ 55 milhas, com o novo radar AESA e turbinas AL41F. Confirmei os dados com a Rosoboronexport e vc insiste em afirmar que o SU30MK2V custaria US$ 53 milhas pelados... Qual a sua fonte? A minha é oficial e coloca esse valor para o avião e um pacote de armas completíssimo, que inclui mísseis antinavios bem mais potentes que o Exocet que vc tanto ama. O preço pelado ficou em US$ 40 milhões e o pacote de US$ 66 milhões inclui treinamento, peças de reposição e manutenção. Para vc ter uma idéia, esses valores somados para o Rafale chegam a 120 milhões de euros, com um preço básico de 70 milhões de euros (os números foram entregues à FAB). Quanto ao valor do F-35, quem é vc ou eu para questionar o valor citado pelo Saito? Não transfere tecnologia e, por isso, será vetado por Jobim ou Mangabeira. Acho, inclusive, que se trata de uma proposta lesiva aos nossos interesses. Agora, pare de chorar como um botafoguense e assuma que a vida é bem diferente de seus sonhos.
PRick escreveu: Você continua com suas tergiversações, eu pergunto quem é você? Somente mais um jornalista que acha-se no direito de falar o que quiser, no Jornal aonde você trabalha ou para os outros, só que não sou seu leitor, não leio jornais, porque são ruins. Entendeu agora?
E vc não passa de um desocupado sem fontes. Ressalto ainda que sou correspondente da Janes Defence Weekly, que vem a ser a MAIOR revista de assuntos militares no mundo. Sinto pena de como vc se coloca em posições ridículas por seu fanatismo. Os números que tenho sã oOFICIAIS e me foram repassados por brigadeiros da FAB Quanto a teses furadas você é o campeão. Não discuto religião e sua paixão por equipamentos franceses beira o fanatismo religioso. Se não gosta dos números, ferre-se! Se não quer ser ofendido, não OFENDA. Quanto à Internet, cansei de ver informações erradas nela, como loas aos AMX. Fique sozinho com sua ignorância. Quanto à diferença de preços, coloquei claramente que uma é com radar AESA e outra com PESA. Provavelmente não sabe ler português.

Tchau, Prick

Pepê

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#1372 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Ago 04, 2008 2:11 pm

Túlio escreveu:Este tópico está acalorado demais, descambando para ofensas e desconsiderações mútuas. Assim, a Moderação publica esta CHAMADA DE ATENÇÃO aos foristas:

:arrow: Sintra e Alexandre Lemos por desconsiderações contra o forista que se auto-define como Peter Focker. Convenhamos, chamá-lo SEM PROVAS de fake ou dandolo é inaceitável.

:arrow: PRick e Pepê Resende por estarem se desconsiderando mutuamente, à beira da ofensa pessoal.

:arrow: Zocuni pela insinuação de 'corporativismo', ou é flood ou é dirigido a atingir alguém.

Lembramos a todos os citados que têm direito a recurso via MP.

CONSELHO DA ADMINISTRAÇÃO/MODERAÇÃO
Desculpe-me, mas não vou aguentar ofensas.

Pepê

soultrain
Sênior
Sênior

#1373 Mensagem por soultrain » Seg Ago 04, 2008 2:21 pm

Caros,

Peço-vos encarecidamente, por puro egoismo meu (gosto muito de ler ambos), que se entendam.

Um pouco mais de calma, é só o que vos consigo pedir. Bolas como é que pessoas tão inteligentes perdem a calma por tão pouco, a vida não é este forum.

Peço tambem à moderação que faça todos os possiveis para manter estes dois aqui no forum, nem que sejam obrigados.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
brisa

#1374 Mensagem por brisa » Seg Ago 04, 2008 2:24 pm

X2 Soultrain

Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#1375 Mensagem por Paisano » Seg Ago 04, 2008 3:00 pm

Tópico bloqueado pela Moderação!!!

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6383 vezes
Agradeceram: 6733 vezes
Contato:

#1376 Mensagem por Túlio » Seg Ago 04, 2008 8:14 pm

Este tópico está sendo desbloqueado. Sugiro a máxima atenção às Regras, especialmente no que tange à civilidade. Nova intervenção da Moderação não terá a mínima contemplação e resultará em punições mais severas, estamos aqui para DEBATER, não para COMBATER.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1991 vezes
Agradeceram: 2526 vezes

#1377 Mensagem por knigh7 » Seg Ago 04, 2008 9:48 pm

Pepê Rezende escreveu:

Pepê
Uma diferença enorme de valor entre o Su35BM e Rafale.

rcolistete
Sênior
Sênior

#1378 Mensagem por rcolistete » Seg Ago 04, 2008 10:56 pm

F35_e_o_melhor escreveu: A Lockheed-Martin assinou um termo de vender o F-35 prá gente a 70 milhões de dólares. O Rafale custa 90 milhões de euros.

Peter
Olá pessoal,

Nenhum país comprador (Austrália que o diga) está levando a sério o preço de US$60-70 mi do F-35, mesmo que seja preço fly-away. Aqui nesse fórum isso já foi discutido várias vezes.

E EUR 90 mi por Rafale (F3, F3+ ?) seria preço com manutenção, treinamento, etc, incluídos. O preço fly-away do Rafale F3 é da ordem de EUR 52 mi, para a França. Dados que são públicos há alguns anos.

[]s, Roberto

Carlos Mathias

#1379 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Ago 04, 2008 11:00 pm

RC, creio que o Rafale seja mesmo muito caro. Ninguém consegue esta fama no mundo à toa, assim como os Flanker são baratos, é o que todos pelo mundo afora dizem. Sejamos razoáveis e vamos pela lógica, se há uma fama, deve haver algum motivo, né?

Os SU-30MKV vieram com tudo quanto é tipo de armas no pacote, com tudo incluso e mais um pouco.

rcolistete
Sênior
Sênior

#1380 Mensagem por rcolistete » Seg Ago 04, 2008 11:15 pm

Pepê Rezende escreveu: Por incrível que pareça, os F-35 saem mais baratos que o F-18E. O preço cotado pela Boeing é de US$ 110 milhas. O Typhon sairia por 80 milhões de euros. Preços de aviões limpos. A propósito, o Saito me confirmou esse valor na recepção dada ao príncipe herdeiro do Japão na embaixada. Eu ainda questionei que o valor do GAO (o TCU norte-americano) era bem mais alto, cerca de US$ 135 milhões, e ele me respondeu: "Se a Lockheed-Martin diz que é US$ 70 milhões quem sou eu para dizer que não". Perguntei se ele abriria mão da tecnologia e dos códigos fontes e ele me respondeu que, sem esses pontos, não topava o negócio.

Pepê
Tem muita gente da FAB (e nos fóruns) se comportando como Poliana. Engraçado, os Australianos estão ao contrário abrindo o verbo, questionando, exigindo especificação do preço e prazo real de entrega dos F-35 para eles. Isso foi divulgado aqui nesse fórum há umas semanas, o texto do Ministro da Defesa ou algo parecido, da Austrália, era até engraçado.

Para mim, o preço do F-35 só será confiável no dia que assinarem um contrato com algum país (fora os EUA). Possivelmente os 1os F-35 de exportação começarão a serem entregues em 2014, tem muita água para rolar ainda.

Não tenho implicância com o F-35. O mesmo problema (quanto custará ?) se aplica a qualquer caça ainda em desenvolvimento : Pak-FA, Tejas, Eurofighter T3, Rafale F3+, etc.

[]s, Roberto

Responder