Pepê Rezende escreveu:PRick escreveu:O problema é que esse tópico está seguindo o caminho errado e antigo. Falam em fontes off, para desmentir dados oficiais do Governo dos EUA, como oferecer um caça abaixo do custo de produção estimado em 83 milhões hoje.
Assim, o debate vai para o ralo, repito, não se pode agir em fóruns públicos desta maneira. Isso parece fofoca de comadre, e o tal coronel, não sabe a definição de custo unitário e fala em caça pelado.
Vou repetir, o comportamento de torcida organizada de alguns foristas não vai ajudar a escolha da FAB. Um piloto que fala em porcaria para definir um caça como Rafale, não é um profissional sério. Por tudo que li agora, estamos diante de um fake, acho que a moderação poderia checar isso pelo menos.
[ ]´s
Santiago escreveu:
Os US$ 80mi seria a apartir de 2013. Hoje este valor seria de US$ 70 mi. Em 2001 foi de US$ 50mi. Muitos jah mencionaram esse valor aqui no Brasil e na imprensa mundial. Ha coerencia.
Como so os lotes LRIP estao a venda atualmente, me parece que este valor eh mais referencial.
Pepe colocou aqui os precos flyaway. Ha sim uma base para comparacao. E mesmo o F-35 a US$ 80mi, fica mais barato que o Rafale (Eur 70mi ou US$ 110mi)
Acho que as informacoes em off enriquecem e movimentam o forum. Cabe a cada um aceitar ou nao e tirar suas proprias conclusoes. Sem ofensas ou agressividades. Isso sim pode afastar participantes.
Todos podem ter suas preferencias, inclusive os fabianos. Pq nao?
Porque ha uma certa birra, quase que generalizada com relacao a assistencia da Dassault e ao Rafale por parte de foristas que possuem uma condicao privilegiada de acesso a informacoes? Complo?
[[]]s
PRick escreveu:
Pela tabela que você mesmo postou, o preço hoje é de 191 milhões. Em nenhum lugar pode haver certeza de preço de um produto que ainda não está em produção, assim os preços de caças em protótipos não existem, são apenas estimativas. Os Caça SU-30 da FAV custaram 53 milhões e 66 milhões o pacote completo, quem quiser acreditar que o Su-35 BM sairia por 50 milhões, é tão provável quanto o F-35 sair por 70 milhões. Na verdade o dumento seguinte que você mesmo postou, já fala em 83 milhões de dólares por cada F-35.
A desvalorização do dólar no caso dos F-35, pode implicar em aumento do preço do caça em dólares, pelo simples fato que boa parte dos sócios dos programas, tem moedas que estão se valorizando frente ao dólar, como o caso da Libra Inglesa ou do EURO, na Itália e Holanda.
O preço do Rafale é o que está no documento oficial do Congresso Francês, 53 milhões de Euros. Já falei quem quiser acreditar em fantasias ótimo, eu fico com as fontes oficiais disponíveis e as informações públicas.
Não parece ser um complo, mas uma corrente defendendo determinados interesses, que passam boatos e coisas sem provas, como verdades absolutas, e isso é muito preocupante, afinal não sabemos dos interesses por trás de cada um dos foristas.
Afinal, os EUA e todo o resto dos competidores já fizeram coisas muito piores, como comprar reis na Europa para vender caças. A LockMartin conhece e detém esta tecnologia.
Todos podem ter suas preferências, agora, não vamos travestir argumento ideológicos em técnicos. Digam: gosto de tal caça e pronto. Sou americanólifo, ou russófilo, etc..
Os fabianos podem ter suas preferência, agora, a FAB não é uma pessoa, e felizmente, não são os pilotos que decidem, porque não cabe a eles escolher.[ ]´s
PRick, é incrível como vc desconhece o que contraria suas teses falhas. Coloquei no Base Militar o valor exato do Su35BM segundo consta de documentos entregues à FAB, nos quais constam propostas de offset que nos colocam, de graça, no PAK-FA. Seriam US$ 50 milhas pelo avião pelado, com radar PESA e turbina AL41F, ou US$ 55 milhas, com o novo radar AESA e turbinas AL41F. Confirmei os dados com a Rosoboronexport e vc insiste em afirmar que o SU30MK2V custaria US$ 53 milhas pelados... Qual a sua fonte? A minha é oficial e coloca esse valor para o avião e um pacote de armas completíssimo, que inclui mísseis antinavios bem mais potentes que o Exocet que vc tanto ama. O preço pelado ficou em US$ 40 milhões e o pacote de US$ 66 milhões inclui treinamento, peças de reposição e manutenção. Para vc ter uma idéia, esses valores somados para o Rafale chegam a 120 milhões de euros, com um preço básico de 70 milhões de euros (os números foram entregues à FAB). Quanto ao valor do F-35, quem é vc ou eu para questionar o valor citado pelo Saito? Não transfere tecnologia e, por isso, será vetado por Jobim ou Mangabeira. Acho, inclusive, que se trata de uma proposta lesiva aos nossos interesses. Agora, pare de chorar como um botafoguense e assuma que a vida é bem diferente de seus sonhos.
Pepê
Pepê,
Você continua com suas tergiversações, eu pergunto quem é você? Somente mais um jornalista que acha-se no direito de falar o que quiser, no Jornal aonde você trabalha ou para os outros, só que não sou seu leitor, não leio jornais, porque são ruins. Entendeu agora? Quanto a teses furadas você é o campeão. Como falei para você, os SU-30 da Venezuela custaram 53 milhões a unidade e 66 milhões o pacote completo. Que são a versão mais simples dos SU-30 disponível hoje. Não preciso provar nada a você, as fontes disso estão a disposição de todos pela internet.
Agora, como é de seu costume, você diz que o preço dos Su-35 não é mais de 50 milhões, mas de 55 milhões com o que ele já deveria vir de fábrica, quais os outros acessórios que estão fora do preço inicial que você tinha postado, qual o preço afinal? 50 ou 55 milhões? Esse preço é do caça construído aqui ou fornecido de pratileira? É preço de balcão, à vista? Se o pagamento for financiado, qual é o prazo? Qual o juros que será cobrado? Realmente, os russos são mais expertos que os outros.
E ao contrário dos EUA ou da França, na Rússia nada é feito de modo claro, não existe um Parlamento capaz de cobrar o que as empresas estatais fazem, porém, como queremos fabricar o caça aqui, os custos vão se tornar claros. Aí vem a conversa da valorização do EURO, o RUBLO está se valorizando em relação ao dólar, tanto ou mais que o REAL e o EURO, e aí isso não será contabilizado? Será que só o Rafale sobe de preço por conta da desvalorização do Dólar?
Sobre PAK, você leu a entrevista do MU? Disse claramente, não existe nenhuma cogitação de caças de 5ª comprados de pratileira ou como participantes minoritários de um programa já em andamento de uma potência estrangeira.
Aí você vem com suas fontes secretas, seus papéis que você teve acesso, oras você leu o que escrevi acima? Entre fontes publicas e conhecidas,e outras fontes, dou credibilidade as primeiras. Portanto, suas fontes não valem nada para mim. Conduzo o debate sobre o que pode ser visto, o que é público. E vou repetir, porque essa é a ÚNICA maneira de debater, portanto, você é apenas mais um forista, como qualquer militar, etc..., tão importante ou não, quanto qualquer outro por aqui.
Quanto a credibilidade do Governo dos EUA e suas empresas, repito os vendedores de armas são umas cobras, é um mundo sujo, corrupto, em poucas palavras, é de uma ingenuidade sem limite achar que no mundo dos negócios as pessoas não mentem. E como falei, documentos oficiais dizem que o F-35 tem preço superior a 70 milhões, e não é do fabricante, e sim do Governo. Portanto, tenho todo o direito, e o dever de apontar falhas claras quanto o discurso contraria os fatos. Como é o caso.
O preço do Rafale, puro(pelado)
está estampado no Documento Oficial, não é de agora, nem de hoje. Agora, preço de pacote é sempre único, NÃO PODE SER COMPARADO, para tal teríamos que saber, exatamente, o que está sendo oferecido.
[ ]´s