Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#1366 Mensagem por orestespf » Qui Jan 31, 2008 5:06 pm

cb_lima escreveu:
PRick escreveu:
cb_lima escreveu:
Bolovo escreveu:
PRick escreveu:
Immortal Horgh escreveu:Mas acho que ainda devemos ter calma, Bolovo. Nada está decidido e o NJ ainda vai para a Rússia e EUA, então os planos podem seguir como estavam.

[ ]s

No que tange a Helo e Subs, a visita do NJ aos EUA não deve mudar nada. Os BH´s estão fora de qualquer programa da FAB, não foram sequer oferecidos. O que ainda sendo decidido são os caça.

[ ]´s

Os Blackhawk da FAB não foram escolhidos por concorrência nem nada parecido, foi por experiência, estavam precisando de um heli novo no TO Amazônico (os helis franceses não estavam aguentando o tranco e os Hueys estão ficando velhos) e gostaram muito dos Blackhawks do EB, que foram requisitados uma milhão de vezes pelos fabianos, daí foi só ligar lá para os EUA e pedir alguns... simples assim. Decidiram não se arriscar e pegaram algo que já existia na região e que funcionasse bem, a opção que veio era o Blackhawk.

Pois 'e... na hora de levantar trator na Amazonia para cima e para baixo, foram os BH quem foram chamados...

Quanto a relacao entre a visita do NJ aos EUA nao ter nada a ver sobre helis, acho que nao 'e bem assim que a banda toca... afinal de contas a aprovacao do FMS para outros Helis ja existe... 'e s'o a FAB querer... ou seja os canais estao abertos e conversas sobre esse assunto podem sim acabar fazendo parte de reunioes nos EUA (afinal de contas eles tambem tem interesse em nos vender Helis :wink: e n'os nao somos tao 'mente fechada assim).

Dar continuidade e expandir o trabalho do centro de manutencao de Helis em Manaus para trabalhar os BH do EB e da FAB em conjunto seria uma opcao mais sensata na minha opniao, (continuar em time vencedor) mas sabe como 'e que 'e...

Temos a'i a famosa 'fibra de carbono' cuja 'zero' unidade do Cougar existe por a'i... al'em de uma hora para outra nos sermos oferecidos para fabricar helis que ja estao carecas de estar nas nossas For'cas Armadas e sempre tivemos que contar com a boa vontade francesa para adquirir determinadas pe'cas...

De uma hora para outra tudo mudou, eles nos passarao uma linha de montagem utilizando um material que eles mesmo nao tem uma versao dessse heli existente, os problemas de pe'cas acabariam, isso tudo por 50 helicopteros que nao saberiamos o que fazer direito com eles...

(sem prototipos dessa aeronave, sem as centenas de horas de voo e teste que exigiriam - ja que seria uma aeronave 'mais leve' e que ainda assim no papel seria melhor do que a existente, e provavelmente sem custo nenhum adicional para no's... :roll: ha ha ha ha ha... conta outra)

Clap, Clap, Clap... (batendo palmas)... tem horas que realmente 'e de se espantar como as coisas podem vir a acontecer na Terra Brazilis.

Tomara muito mesmo que eu esteja totalmente errado e o mundo real seja outro :wink: com c'eus azuis, nuvens de algodao doce e Cougars feitos de carbono entregando doce de leite a cajuzinhos para os indios da amazonia e pelotoes de fronteira...

S'o rindo muito mesmo :lol: :lol: :lol:

Mas prossigamos pois debater 'e preciso! :lol:

[]s
CB_Lima

Pois é,

Nós podemos continuar bancando as crianças subordinadas com um centro de manutenção, ou produzir localmente, um helo que já tem um centro de manutenção pela iniciativa privada.

Eu acho ótimo que desenvolvamos o Helo, aqui, quanto mais modificações melhor, isto é qualidade, quando não pensamos como crianças consumidoras, moço eu quero aquela doce alanranjado, é o mais bonito! Se chegar para a criança e falar, espera um pouco estamos fazendo um novo, um nosso, ela fala não queru aquele e agora!

Quanto a não saber o que fazer com 50 helos, sem dúvida é melhor compra só uns 12 e jogar os resto dos helos da FAb fora, afinal ela não consegue nem fazer um programa coerente de caças. :roll:

Em matéria de helo precisamos mais de quantidade que qualidade, o EB tem que ter pelo menos mais 16, a FAB precisa de 24 e a MB pelo menos uns 12.

Sobre a história do trator isto já foi desmentido, o Super Puma não consegue mesmo, afinal tem muito menos capacidade de transporte que os Cougar.

Olha este seu post está um desastre, a lógica dele CB não existe. Vou até parar por aqui. 8-]

[ ]´s

Bom PRick,

Eu não vou julgar o seu post no mérito de ser 'um desastre' ou não porque acho que apesar de discordar muito com a sua lógica 'a francesa' não sinto necessidade de chamar de ilógico o que você diz (as pessoas simplesmente concordam ou não com o que eu ou você falamos aqui).

Os fatos são simples:

- Está sendo dito aqui que produziríamos um Helicóptero feito de materiais compostos cuja aeronave não existe ainda: (o Cougar existe e não essa versão - 'nova').
Daí eu entendo que...
- Alguém vai ter que pagar por desenvolvimento de tal aeronave
- Alguém vai ter que pagar pela certificação de tal aeronave
- Alguém vai ter que fazer o Marketing de tal aeronave etc etc

- Está sendo dito que os franceses gostariam de implementar uma linha de produção por essas bandas
- Alguém vai ter que pagar pela criação/treinamento/introdução da linha de montagem por aqui
- Essa linha de produção terá que ser 'economicamente viável' - são 50 helicópteros dessa versão de 'carbono' o suficiente? (Já tívemos uma "CELMA" por essas bandas, será que queremos uma segunda)
- Qual é o backlog de encomendas de tal aeronave tirando as nossas encomendas (50)?
- Quem é que vai fazer o marketing disso? (será um produto realmente 'made in Brazil') - Lembrar que a Eurocopter aqui na América do Sul já entrou em briga com a Helibrás por conta de concorrências :roll: )
- O NH-90 está listado no site da EADS como um produto vendido por ela assim como o Cougar, já que esse é um Heli 'novo', ele estaria substituindo o Cougar? Seria mais um produto no portifólio da empresa? Aonde você acha que poderíamos comercializá-lo? Será que a EADS daria o direito para nós de entrarmos em disputa com os seus outros Helos em concorrências?
- Quais os benefícios que teríamos em fabricar o Cougar por aqui que não teríamos com a expansão dos serviços prestados pela 'montadora' Helibrás?

- Quanto a ser subordinados... você realmente acha que isso vai mudar? :lol:

Essas são algumas das simples perguntas que vem a minha cabeça que me fazem questionar esse 'delírio sensual' que é a produção de 50 Helicópteros que não tem mais espaço no seu fabricante (ainda mais de uma versão 'nova' :roll: )...

- Querem fazer algo sério... temos aí um Helicóptero com mais de 400 encomendas firmes saindo fresquinho de fábrica e com potencial de uso no futuro de mais de 30 anos... só pensar um pouco e ver que tem alguma coisa errada com essa 'proposta nossa'.

Será que é tão díficil pensar além do Super-trunfo e das megalomanias tupiniquins 'a La Brasil Novo' ?

[]s
CB_Lima

Perfeito, Lima!

[009]

Abraços,

Orestes

Plinio Jr
Sênior
Sênior

#1367 Mensagem por Plinio Jr » Qui Jan 31, 2008 5:23 pm

rcolistete escreveu:
Olá pessoal,

Algumas observações e opiniões pessoais :

- os Cougar que a FAB, MB e EB compraram foram "pé-de-boi", com opção de motor fraco, 4 pás, sem um monte de opcionais, etc. Economizaram, podem procurar por aí que teve Cougar (acho que do EB) que saiu a US$8 mi cada. Se quisessem maior desempenho, era só ter gasto mais e encomendado versão superior (que nem carro 1.0 e 1.6);

- os UH-60L Black Hawk (cheios de reloginhos... que legal...) do EB e FAB custaram caro, aprox. US$25 mi. E há rumores de versão C-SAR de UH-60L (isso não existe, e sim MH-60G/HH-60G) por US$50 mi. Enquanto isso mal, mal conseguimos gastar EUR 5 mi por Mirage 2000C/B...

- fábrica de helicópteros no Brasil é piada... 50 helicópteros é quase nada para o mercado internacional...

- todo mundo afora comprando Merlin, NH-90, UH-60M, etc, e nós discutindo comprar os antecessores desses...

- enfim, sou contra isso de comprar helicóptero de transporte custando 4-5x um Mirage 2000C/B, F-5EM/FM, AMX-M e A-29, e pior, ainda por cima projeto ultrapassado;

- por mim, seriam Merlin para a MB e NH-90/Merlin para FAB/EB. Bons helicópteros para 20-30 anos futuros de uso.

[]s, Roberto

Concordo contigo Roberto, esta proposta de helis é uma piada de mau gosto e uma baita enganação se entrarem nela, quem vai se sair bem, vai ser um punhado de empresários/políticos, enquanto que nossas FA´s estarão recebendo (para variar), equipamentos em fim de carreira sob pretexto que serão fabricados por aqui .... :idea:

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
PRick

#1368 Mensagem por PRick » Qui Jan 31, 2008 6:08 pm

soultrain escreveu:A noticia dos 50 Helis saiu do Brasil, os jornais europeus que falaram nisso foram buscar no que foi publicado muito antes aí.

Acho que é só boato.

[[]]'s

SoulTrain,

Isto foi uma proposta feita pela Eurocopter para o Governo Brasileiro, quem falou nela por último foi o NJ, num entrevista a reporteres brasileiros, assim, é lógico que tenha saído aqui antes. Mas foi rebatida depois porque tinha fundo de verdade.

O que não foi ainda, nem poderia ter sido, é o detalhamento dela. Mas como você pode ver gente que vive fora do Brasil, acha que tudo é brincadeira, tem complexos de inferioridade e não acreditam na capacidade do Brasil, são pessoas assim que fazem o nosso atraso.

Isso tudo mesmo com a Embraer mostrando ao contrário, essas pessoas são iguais aquelas que quando o Ozires Silva dizia que queria construir uma fábrica de aviões no Brasil, riam na cara dele, diziam que ele estava fazendo uma piada.

Foram esses ufanistas que construiram a EMBRAER, não compraram nenhuma porcaria importada, para depois dizer: "coisa de primeiro mundo". Algo que tive que aturar durante o Plano Real inteiro, os imbecis da Rede Globo, enquanto a gente importava tudo com o câmbio artificial, no final, quebramos o País. A solução dos colonizados é ir lavar louças nos EUA, como cucarachas. Quero empregos aqui, porque afinal, vivo no Brasil.

E olha, nem estão falando em fazer nada do zero, mas ampliar um fábrica que já existe, fabricar um modelo que já existe, apenas melhorados com fuzelagem com material composto, e outras melhoras que já estavam previstas pelo fabricante, e foram, muitas implementadas no modelo EC-725.

Este é o verdadeiro problema. Quem realmente é brasileiro ou apenas nasceu aqui. Nem defendo o fechamento do mercado, acho mesmo que os superfluos podem ser importados, mas alimentos de primeira necessidade, produtos com alto valor agregado, armamento e tecnologia tem que ser feitos aqui. Novamente, não é 100%, mais a grande maioria.

[ ]´s

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#1369 Mensagem por Immortal Horgh » Qui Jan 31, 2008 6:41 pm

PRick escreveu:
soultrain escreveu:A noticia dos 50 Helis saiu do Brasil, os jornais europeus que falaram nisso foram buscar no que foi publicado muito antes aí.

Acho que é só boato.

[[]]'s

SoulTrain,

Isto foi uma proposta feita pela Eurocopter para o Governo Brasileiro, quem falou nela por último foi o NJ, num entrevista a reporteres brasileiros, assim, é lógico que tenha saído aqui antes. Mas foi rebatida depois porque tinha fundo de verdade.

O que não foi ainda, nem poderia ter sido, é o detalhamento dela. Mas como você pode ver gente que vive fora do Brasil, acha que tudo é brincadeira, tem complexos de inferioridade e não acreditam na capacidade do Brasil, são pessoas assim que fazem o nosso atraso.

Isso tudo mesmo com a Embraer mostrando ao contrário, essas pessoas são iguais aquelas que quando o Ozires Silva dizia que queria construir uma fábrica de aviões no Brasil, riam na cara dele, diziam que ele estava fazendo uma piada.

Foram esses ufanistas que construiram a EMBRAER, não compraram nenhuma porcaria importada, para depois dizer: "coisa de primeiro mundo". Algo que tive que aturar durante o Plano Real inteiro, os imbecis da Rede Globo, enquanto a gente importava tudo com o câmbio artificial, no final, quebramos o País. A solução dos colonizados é ir lavar louças nos EUA, como cucarachas. Quero empregos aqui, porque afinal, vivo no Brasil.

E olha, nem estão falando em fazer nada do zero, mas ampliar um fábrica que já existe, fabricar um modelo que já existe, apenas melhorados com fuzelagem com material composto, e outras melhoras que já estavam previstas pelo fabricante, e foram, muitas implementadas no modelo EC-725.

Este é o verdadeiro problema. Quem realmente é brasileiro ou apenas nasceu aqui. Nem defendo o fechamento do mercado, acho mesmo que os superfluos podem ser importados, mas alimentos de primeira necessidade, produtos com alto valor agregado, armamento e tecnologia tem que ser feitos aqui. Novamente, não é 100%, mais a grande maioria.

[ ]´s

Todos queremos o melhor para o país, Prick, por isso estamos contestando o heli ofererecido e não a fabricação, que logicamente nos favoreceria. É como o CB disse, eles já tem substituto para o Cougar e vendendo como água, porque não nos oferecem?

[ ]s

Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#1370 Mensagem por Beronha » Qui Jan 31, 2008 6:47 pm

Imagem

engoliram os bh???????????????? (Helicopterasso ao meu ver de motorista de variant 2)

lobo_guara
Sênior
Sênior
Agradeceram: 19 vezes

#1371 Mensagem por lobo_guara » Qui Jan 31, 2008 6:53 pm

cb_lima escreveu:
PRick escreveu:
cb_lima escreveu:
Bolovo escreveu:
PRick escreveu:
Immortal Horgh escreveu:Mas acho que ainda devemos ter calma, Bolovo. Nada está decidido e o NJ ainda vai para a Rússia e EUA, então os planos podem seguir como estavam.

[ ]s

No que tange a Helo e Subs, a visita do NJ aos EUA não deve mudar nada. Os BH´s estão fora de qualquer programa da FAB, não foram sequer oferecidos. O que ainda sendo decidido são os caça.

[ ]´s

Os Blackhawk da FAB não foram escolhidos por concorrência nem nada parecido, foi por experiência, estavam precisando de um heli novo no TO Amazônico (os helis franceses não estavam aguentando o tranco e os Hueys estão ficando velhos) e gostaram muito dos Blackhawks do EB, que foram requisitados uma milhão de vezes pelos fabianos, daí foi só ligar lá para os EUA e pedir alguns... simples assim. Decidiram não se arriscar e pegaram algo que já existia na região e que funcionasse bem, a opção que veio era o Blackhawk.

Pois 'e... na hora de levantar trator na Amazonia para cima e para baixo, foram os BH quem foram chamados...

Quanto a relacao entre a visita do NJ aos EUA nao ter nada a ver sobre helis, acho que nao 'e bem assim que a banda toca... afinal de contas a aprovacao do FMS para outros Helis ja existe... 'e s'o a FAB querer... ou seja os canais estao abertos e conversas sobre esse assunto podem sim acabar fazendo parte de reunioes nos EUA (afinal de contas eles tambem tem interesse em nos vender Helis :wink: e n'os nao somos tao 'mente fechada assim).

Dar continuidade e expandir o trabalho do centro de manutencao de Helis em Manaus para trabalhar os BH do EB e da FAB em conjunto seria uma opcao mais sensata na minha opniao, (continuar em time vencedor) mas sabe como 'e que 'e...

Temos a'i a famosa 'fibra de carbono' cuja 'zero' unidade do Cougar existe por a'i... al'em de uma hora para outra nos sermos oferecidos para fabricar helis que ja estao carecas de estar nas nossas For'cas Armadas e sempre tivemos que contar com a boa vontade francesa para adquirir determinadas pe'cas...

De uma hora para outra tudo mudou, eles nos passarao uma linha de montagem utilizando um material que eles mesmo nao tem uma versao dessse heli existente, os problemas de pe'cas acabariam, isso tudo por 50 helicopteros que nao saberiamos o que fazer direito com eles...

(sem prototipos dessa aeronave, sem as centenas de horas de voo e teste que exigiriam - ja que seria uma aeronave 'mais leve' e que ainda assim no papel seria melhor do que a existente, e provavelmente sem custo nenhum adicional para no's... :roll: ha ha ha ha ha... conta outra)

Clap, Clap, Clap... (batendo palmas)... tem horas que realmente 'e de se espantar como as coisas podem vir a acontecer na Terra Brazilis.

Tomara muito mesmo que eu esteja totalmente errado e o mundo real seja outro :wink: com c'eus azuis, nuvens de algodao doce e Cougars feitos de carbono entregando doce de leite a cajuzinhos para os indios da amazonia e pelotoes de fronteira...

S'o rindo muito mesmo :lol: :lol: :lol:

Mas prossigamos pois debater 'e preciso! :lol:

[]s
CB_Lima

Pois é,

Nós podemos continuar bancando as crianças subordinadas com um centro de manutenção, ou produzir localmente, um helo que já tem um centro de manutenção pela iniciativa privada.

Eu acho ótimo que desenvolvamos o Helo, aqui, quanto mais modificações melhor, isto é qualidade, quando não pensamos como crianças consumidoras, moço eu quero aquela doce alanranjado, é o mais bonito! Se chegar para a criança e falar, espera um pouco estamos fazendo um novo, um nosso, ela fala não queru aquele e agora!

Quanto a não saber o que fazer com 50 helos, sem dúvida é melhor compra só uns 12 e jogar os resto dos helos da FAb fora, afinal ela não consegue nem fazer um programa coerente de caças. :roll:

Em matéria de helo precisamos mais de quantidade que qualidade, o EB tem que ter pelo menos mais 16, a FAB precisa de 24 e a MB pelo menos uns 12.

Sobre a história do trator isto já foi desmentido, o Super Puma não consegue mesmo, afinal tem muito menos capacidade de transporte que os Cougar.

Olha este seu post está um desastre, a lógica dele CB não existe. Vou até parar por aqui. 8-]

[ ]´s

Bom PRick,

Eu não vou julgar o seu post no mérito de ser 'um desastre' ou não porque acho que apesar de discordar muito com a sua lógica 'a francesa' não sinto necessidade de chamar de ilógico o que você diz (as pessoas simplesmente concordam ou não com o que eu ou você falamos aqui).

Os fatos são simples:

- Está sendo dito aqui que produziríamos um Helicóptero feito de materiais compostos cuja aeronave não existe ainda: (o Cougar existe e não essa versão - 'nova').
Daí eu entendo que...
- Alguém vai ter que pagar por desenvolvimento de tal aeronave
- Alguém vai ter que pagar pela certificação de tal aeronave
- Alguém vai ter que fazer o Marketing de tal aeronave etc etc

- Está sendo dito que os franceses gostariam de implementar uma linha de produção por essas bandas
- Alguém vai ter que pagar pela criação/treinamento/introdução da linha de montagem por aqui
- Essa linha de produção terá que ser 'economicamente viável' - são 50 helicópteros dessa versão de 'carbono' o suficiente? (Já tívemos uma "CELMA" por essas bandas, será que queremos uma segunda)
- Qual é o backlog de encomendas de tal aeronave tirando as nossas encomendas (50)?
- Quem é que vai fazer o marketing disso? (será um produto realmente 'made in Brazil') - Lembrar que a Eurocopter aqui na América do Sul já entrou em briga com a Helibrás por conta de concorrências :roll: )
- O NH-90 está listado no site da EADS como um produto vendido por ela assim como o Cougar, já que esse é um Heli 'novo', ele estaria substituindo o Cougar? Seria mais um produto no portifólio da empresa? Aonde você acha que poderíamos comercializá-lo? Será que a EADS daria o direito para nós de entrarmos em disputa com os seus outros Helos em concorrências?
- Quais os benefícios que teríamos em fabricar o Cougar por aqui que não teríamos com a expansão dos serviços prestados pela 'montadora' Helibrás?

- Quanto a ser subordinados... você realmente acha que isso vai mudar? :lol:

Essas são algumas das simples perguntas que vem a minha cabeça que me fazem questionar esse 'delírio sensual' que é a produção de 50 Helicópteros que não tem mais espaço no seu fabricante (ainda mais de uma versão 'nova' :roll: )...

- Querem fazer algo sério... temos aí um Helicóptero com mais de 400 encomendas firmes saindo fresquinho de fábrica e com potencial de uso no futuro de mais de 30 anos... só pensar um pouco e ver que tem alguma coisa errada com essa 'proposta nossa'.

Será que é tão díficil pensar além do Super-trunfo e das megalomanias tupiniquins 'a La Brasil Novo' ?

[]s
CB_Lima

Olha pessoal preferências a parte uma questão deve ser levada em conta nessa discussão: a indústria aeronautica europeia esta levando um banho dos americanos no campo comercial em função da baixa do dólar e em função disso os europeus tem considerado a possibilidade de transferir certas linhas de produção para outros países que ofereçam melhores condições em termos de custos de produção a fim de permitir-lhes uma concorrência mais equilibrada com os americanos. Bem, nesse caso quais são as possibilidades em termos de países com capacidade de abrigar ste tipo de indústria e qeu ofereção condições concorrenciais em termos comerciais sem necessitar grandes investimentos na formação de base industrial e pessoal? Brasil, China, Índia, Paquistão, Koréia do Sul, Africa do Sul, Ucrania, outro país do leste europeu fora da zona do Euro? Ao meu ver o Brasil oferece as melhores condições, pois China, India, Paquistão e Ucrania não são paises totalmente confiáveis do ocidente os dois primeiros pelo fato de possuirem armas nucleares e enfrentar turbulências internas e externas, a Ucrânia em função de sua proximidade com a Rússia, A indústria aeronáutica Koreana possui laços estreitos com os americanos enquanto a Africa do Sul buscou estabelecer laçõs de cooperação com os Ingleses. Pois bem, seguindo esse raciocícinio parece natural que os franceses busquem se antecipar em firmar parcerias com o Brasil, não apenas para o consumo interno brasileiro mas também para funcionar como plataforma de exportação, para dessa forma ter maiores condições de concorrer com os americanos e não por que eles são bonzinhos nós somos bobinhos, acho que não é o caso, mas simplesmente um processo de internacionalização de uma linha industrial visando o lucro, pois para a Eurocopter ou melhor para a EADS o lucro não tem bandeira e esse é o objetivo da empresa faturar, seja no Brasil, na França ou no Turcomensitão. Da nossa parte é aproveitar as oportunidades, sejam elas oferecidas pela França, Russia ou Japão, desde que beneficiem o Brasil.

Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
lobo_guara
Sênior
Sênior
Agradeceram: 19 vezes

#1372 Mensagem por lobo_guara » Qui Jan 31, 2008 7:11 pm

Immortal Horgh escreveu:
PRick escreveu:

Acho que é só boato.

[[]]'s

SoulTrain,

[ ]´s

Todos queremos o melhor para o país, Prick, por isso estamos contestando o heli ofererecido e não a fabricação, que logicamente nos favoreceria. É como o CB disse, eles já tem substituto para o Cougar e vendendo como água, porque não nos oferecem?

[ ]s

Penso que é pelo mesmo motivo já exoposto, ou seja, eles desejam ter um produto mais barato para concorrer com os americanos, só que o NH 90 é top de linha e muito caro e o Cougar tem problemas em função dos custos de produção em Euro, então o jeito é mandar a linha do Cougar para um país que ofereça uma melhor relação de custos a fim de permitir a concorrência em melhores condições. Além disso se observares o NH90 e o Cougar estão em faixas distintas, por ex. não dá para pensar em concorrer com o Mi-17 ou com o BH com o NH90 pois é muito mais caro, Já o Cougar teria essa possibilidade, principalmente se for produzido fora da Europa, com isso pode se imaginar que mercados como América Latina, Africa e parte da Ásia e Oriente Médio sejam reservados paro o Cougar, enquanto o NH-90 fique restrito para países da OTAN, Oceânia e certos países da Ásia e Oriente Médio. Acho que é por aí que os franceses estão pensando, assim como era por aí que pensavam na época do F-X1 quando prouseram a produção do M2000 na Embraer, ou seja, ganhar dinheiro e superar os americanos na guerra comercial.

Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Kratos
Sênior
Sênior

#1373 Mensagem por Kratos » Qui Jan 31, 2008 8:25 pm

Só uma adição, a Romênia tem um Puma convertido pra função de ataque, com mísseis, pods de foguetes e um canho 20mm montado abaixo da cabine.

O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6558 vezes
Agradeceram: 6917 vezes
Contato:

#1374 Mensagem por Túlio » Qui Jan 31, 2008 8:29 pm

Perfeita análise, Guará véio, penso da mesma forma! [009]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
PRick

#1375 Mensagem por PRick » Qui Jan 31, 2008 8:53 pm

lobo_guara escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
PRick escreveu:

Acho que é só boato.

[[]]'s

SoulTrain,

[ ]´s

[ ]s

Penso que é pelo mesmo motivo já exoposto, ou seja, eles desejam ter um produto mais barato para concorrer com os americanos, só que o NH 90 é top de linha e muito caro e o Cougar tem problemas em função dos custos de produção em Euro, então o jeito é mandar a linha do Cougar para um país que ofereça uma melhor relação de custos a fim de permitir a concorrência em melhores condições. Além disso se observares o NH90 e o Cougar estão em faixas distintas, por ex. não dá para pensar em concorrer com o Mi-17 ou com o BH com o NH90 pois é muito mais caro, Já o Cougar teria essa possibilidade, principalmente se for produzido fora da Europa, com isso pode se imaginar que mercados como América Latina, Africa e parte da Ásia e Oriente Médio sejam reservados paro o Cougar, enquanto o NH-90 fique restrito para países da OTAN, Oceânia e certos países da Ásia e Oriente Médio. Acho que é por aí que os franceses estão pensando, assim como era por aí que pensavam na época do F-X1 quando prouseram a produção do M2000 na Embraer, ou seja, ganhar dinheiro e superar os americanos na guerra comercial.

Sem dúvida, eles não são gente fina que adoram os brasileiros, estão nessa porque viram um bom negócio. E nós tb precisamos de um produto barato, construído localmente, não tem sentido gastar mais que 15 milhões a unidade. Temos coisas que são caras para comprar ou fabricar, e estas não podemos economizar, caças, subs, mísseis, etc...

[ ]´s

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#1376 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jan 31, 2008 9:05 pm

PRick escreveu:

Acho que é só boato.

[[]]'s

SoulTrain,

[ ]´s

Bom... eu vivo fora do Brasil, e sou contra a sua opnião pois acho que está faltando uma certa dose de realidade em função dos seus argumentos "pró Made in Brasil".

Isso tudo porque os brasileiros que lavam louça e trabalham entregando pizza talvez vejam as coisas sob uma perspectiva um pouco diferente da miopia que 'as vezes' vem agregada a palavras como 'produção local' ou 'vamos investir pesado no seu país'.

Talvez muitos desses brasileiros estejam fazendo mais pelo Brasil do que muitos brasileiros 'geograficamente' estabelecidos em terras tupiniquins! :wink: ... vai saber!?

Tentar comparar com a Embraer é um pouco engraçado na medida em que essa foi uma iniciativa de brasileiros e não de estrangeiros tentando implantar uma fábrica aqui 'goela abaixo'... ou seja... para quem vai cortar o aço da fábrica e apertar parafuso não faz diferença, mas conceitualmente são coisas muito diferentes, pois o patrão é diferente, as direções são distintas, etc :wink:

Querem transformar a Helibras em Eurocopter, ok... dou 100% de apoio, só que o engraçado é que a iniciativa não está sendo 'dos Brasileiros'.

Será que dá para perceber a diferença?

As vezes não é questão de ser ou não ufanista, é só basear a sua opnião nas informações que você tem acesso e não acreditar que todo caminhão que passa na porta da sua casa tocando música bonita vai lher oferecer os melhores doces...

É aguardar e ver.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#1377 Mensagem por Beronha » Qui Jan 31, 2008 9:17 pm

cb_lima escreveu:
PRick escreveu:

Acho que é só boato.

[[]]'s

SoulTrain,

[ ]´s

Bom... eu vivo fora do Brasil, e sou contra a sua opnião pois acho que está faltando uma certa dose de realidade em função dos seus argumentos "pró Made in Brasil".

Isso tudo porque os brasileiros que lavam louça e trabalham entregando pizza talvez vejam as coisas sob uma perspectiva um pouco diferente da miopia que 'as vezes' vem agregada a palavras como 'produção local' ou 'vamos investir pesado no seu país'.

Talvez muitos desses brasileiros estejam fazendo mais pelo Brasil do que muitos brasileiros 'geograficamente' estabelecidos em terras tupiniquins! :wink: ... vai saber!?

Tentar comparar com a Embraer é um pouco engraçado na medida em que essa foi uma iniciativa de brasileiros e não de estrangeiros tentando implantar uma fábrica aqui 'goela abaixo'... ou seja... para quem vai cortar o aço da fábrica e apertar parafuso não faz diferença, mas conceitualmente são coisas muito diferentes, pois o patrão é diferente, as direções são distintas, etc :wink:

Querem transformar a Helibras em Eurocopter, ok... dou 100% de apoio, só que o engraçado é que a iniciativa não está sendo 'dos Brasileiros'.

Será que dá para perceber a diferença?

As vezes não é questão de ser ou não ufanista, é só basear a sua opnião nas informações que você tem acesso e não acreditar que todo caminhão que passa na porta da sua casa tocando música bonita vai lher oferecer os melhores doces...

É aguardar e ver.

[]s
CB_Lima

Se os cougar forem fabricados com a finalidade de baratear custos otimo , mui bom , so não sei onde será a transferencia de tecnologia nesse caso (burrice minha)

Kratos
Sênior
Sênior

#1378 Mensagem por Kratos » Qui Jan 31, 2008 9:24 pm

Com o preço do Euro atualmente, muita coisa do Cougar vai ter de ser fabricada aqui no Brasil. E parte importantes do heli, como motor, hélices etc...

O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Piffer
Sênior
Sênior

#1379 Mensagem por Piffer » Qui Jan 31, 2008 9:34 pm

Como eu já disse em outras ocasiões, eu não me meto nas discussões políticas, comerciais, estratégicas ou outras que aparecem por aqui.

O fato é que se você falar para qualquer militar da AvEx (eu inclusive) da possibilidade de ganhar mais uma meia dúzia de Cougar, o cidadão vai ficar muito feliz. Se falar que irá vir outro helicóptero, ele vai te perguntar: "Mas ele não faz a mesma coisa que o Cougar? Vamos ter quatro modelos de helicópteros para a mesma função?"

Aí você retruca: "Mas ele é mais moderno e custa mais ou menos a mesma coisa".

E vai ouvir de volta: "Mas teremos que montar outra linha de manutenção, tirar os pilotos, mecânicos e inspetores entre mais experientes dos outros modelos para formar a doutrina, ter uma natural queda na segurança de vôo e blá, blá, blá..."

Eu acho (opinião minha) que não existe vantagem nenhuma para a AvEx adotar outro modelo de aeronave do mesmo porte do Cougar.

Vejam bem que os europeus estão substituindo seus Super Puma. A AvEx não vai substituir seus Cougar que tem entre quatro e cinco anos. Um modelo a mais, por mais moderno que seja, só irá trazer dor de cabeça a curto/médio prazo.

Isso é relativo à AvEx. A situação pode ser diferente para a FAB ou MB.

Quanto à fabricação nacional, eu acho isso um trunfo sem tamanho. A AvEx está caminhando para o seu 21o aniversário com nenhuma aeronave sucateada. Todas as aeronaves (sem contar as que foram perdidas em acidentes) estão voando. Se tivéssemos que mandar todos os componentes para fora a cada grande inspeção, não sei se teríamos essa situação. O 4o BAvEx tem que fazer mágicas para manter seus 4 BH voando - talvez essa situação tenha melhorado com os BH da FAB.

Como eu falei, essa opinião é minha e de operador, sem nenhuma consideração política, comercial, tecnológica ou filosófica.

Carpe noctem!
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#1380 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jan 31, 2008 9:40 pm

lobo_guara escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
PRick escreveu:

Acho que é só boato.

[[]]'s

SoulTrain,

[ ]´s

[ ]s

Muito bom o seu post Cougar... realmente o aspecto monetário da coisa é bem relevante e a essa altura do campeonato tudo é bem especulatório mesmo.

Mas existem alguns 'problemas mínimos' para implementação de tal empreitada que devem ser observados e esses podem encarecer e tirar o folego de tal tarefa.

A observar:

:arrow: A Eurocopter (dependendo do nível de independência dada a Helibrás) pode na verdade está 'criando' mais uma concorrente e assim agravar mais ainda o seu problema em concorrências futuras...
:arrow: Será que eles seriam tão inocentes de deixar isso acontecer?

:arrow: Uma fábrica dessa não sai barato
:arrow: A usinagem e a adaptação para fabricação dos materiais propostos é também algo que custa caro (além de se tratar - dependendo do material utilizado - segredo de estado e nem todo mundo pode/deixa fazer).

:arrow: Se supostamente eles dividirem o mundo em 'territórios' aonde poderíamos vender o 'nosso' produto isso impõe um limite ao trabalho deles e ao nosso... ou seja, se amanhã o Chile (que está prosperando economicamente falando) resolver comprar NH-90 será que eles nao poderiam? Da mesma maneira Malásia querer comprar Cougars, será que eles não poderiam? (são só exemplos para ilustrar as limitações de tais divisões)

Essas divisões são inviáveis pois colocariam limites nas 'expansões' da 'nossa' fábrica de Helicópteros... assim estaríamos traçando um caminho diferente da Embraer e a transferência da linha de montagem não traria benefícios de longo prazo - levando-se em conta que a carteira de pedidos para o Cougar não é exatamente... grande! (especialmente para uma versão ainda não existente)

:arrow: Realmente como afirmei antes não questiono a implantação de uma fábrica de helicópteros 'de verdade' no Brasil, é só que a plataforma escolhida tem prazo de validade já estampado na capa e já está mais próximo de vencer do que outras alternativas.

:arrow: Implantação... daqui até que acordos sejam firmados/quantidades e modelos definidos e que o terreno seja escolhido, hangares criados, usinas preparadas, e fábricas prontas para cortar a primeira aeronave estamos falando aí de pelo menos 2 anos (sendo otimista)... em 2 anos... qual é o horizonte reservado ao Cougar? Não parece animador!

:arrow: O NH-90 é realmente mais caro do que o Cougar, mas talvez ao invés de produzirmos ele aqui (o que também custaria mais caro ainda) poderíamos fazer o que já fazíamos com a Helibras e outros países já estão fazendo com o NH-90, e quem sabe expandir o leque de serviços e tarefas que fazemos ao mesmo tempo em que também exigiríamos participação em Pesquisas e Desenvolvimento (é pouco, mas é um passo sólido, sem muitos investimentos 'do Estado' e que a longo prazo poderia ser a pedra fundamental de vôos mais altos).

:arrow: Será que o Cougar sairia mesmo tão mais barato do que os BH caso seja feito no Brasil? (custos associados com implantação da fábrica, etc, etc teriam que ser agregados) ... além disso dependendo do quão 'eletrônico' o nosso Cougar será ... tem todo o problema de implementarmos industrias (e ou capacitação em lugares existentes) para dar suporte e fornecer material para 'a fábrica'... cortar chapa não é necessariamente o mais complicado... o problema é o 'recheio' e esse encarece muito o produto final!

:arrow: Será que Cougars na MB/FAB/EB ajudariam ou atrapalhariam as nossas F. Armadas? Se a Marinha levar alguns para substituir os seus Sea King, certamente eles serão plataformas bem diferentes (e bem mais caras) do que os Cougars 'de transporte' da FAB/EB... da mesma forma que se a FAB quiser alguns para fazer C/SAR a coisa também aumenta o preço e muito... Com isso temos então pelo menos 3 configurações diferentes de Helis para serem produzidos por aqui!

FAB/EB/MB - Transporte normal
FAB - C-SAR
MB - ASW/V (AEW?)

O quanto isso agrega ao custo 'Made In Brasil'??

PS: [Editado] O Piffer no post acima do meu falou que não ter muitos modelos diferentes ajuda muito então estaria aí uma boa vantagem da 'plataforma' (Cougar), mas ainda continuo 'sendo chato' :lol: com relação a idéia da fábrica 'made in Brasil' pelo que coloquei nos pontos acima :D

:arrow: Para onde olho a minha conclusão é a mesma... essa história do Cougar fabricado no Brasil ao meu ver resolve um problema da Eurocopter e não do Brasil... e é isso que me incomoda... só isso!

[]s obrigado pelo seu post e só estou colocando como vejo as coisas!
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder