Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2750 vezes
Agradeceram: 2430 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13591 Mensagem por P44 » Qua Jun 29, 2016 5:14 pm

As 2 Karel Doorman ainda ao serviço da Holanda, se forem postas á venda, virão para Portugal (Países membros da NATO tem direito de preferência)

Triste sina ter nascido português 👎
joaolx
Sênior
Sênior
Agradeceu: 101 vezes
Agradeceram: 91 vezes

#13592 Mensagem por joaolx » Qua Jun 29, 2016 6:00 pm

P44 escreveu:As 2 Karel Doorman ainda ao serviço da Holanda, se forem postas á venda, virão para Portugal (Países membros da NATO tem direito de preferência)
E a Bélgica não conta? :mrgreen:

osolamaalua
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 44 vezes

#13593 Mensagem por osolamaalua » Qua Jun 29, 2016 8:58 pm

Não existe oferecer navio x ou y ao país a,b,c pelos EUA. Anualmente, por lei as Forças Armadas americanas indicam ao Congresso a quantidade de equipamento bélicos, tropas e seus gastos que ela quer ter e isso implica em baixas e inclusões. As baixas tem 2 categorias: As de venda aos países parceiros(Brasil não faz parte) e as colocadas ao FMS dos quais o (Brasil tem acesso). Em caso de interesse comercial os equipamentos preferenciais podem ser incluídos. Todo esse processo tem que ser aprovado pelo Congresso americano. (aqui também funciona assim com as doações de nossas "sucatas").
Existiu uma consulta diplomática, uma exceção, que consultava a MB sobre a intenção de receber meios navais. Foi assim com o CIMARRON (que a MB abriu mão por não ter como operar). Porém apesar de parecer "grátis" tem custos.
Hoje disponível via FMS tem as OHP, alguns navios ex guarda costeira. Antigamente tinha um site que falava o que tinha disponível. Existe um curso no EB e na FAB (não sei se tem na MB) só para negociações via FMS. Antigamente até munição 105 do M101 o EB comprava via FMS, pois saia 1/100 do valor. Hoje está menos. Todos os anos o EB visita estoques nos EUA. Na época do FHC os EUA colocaram a Argentina como parceiro preferencial (mas já perderam) pois este senhor com FOBIA aos militares dizia que não precisávamos deste tipo de acordo. Talvez numa reaproximação futura possamos obter esse "status".
Por quê buscamos navios na EUROPA?
1- A doutrina da MB vinha da Royal Navy, fruto do PA Minas Gerais, Submarinos Oberon e Niterói.
2- A passagem dos navios usados por estes países é feita por empresas que "vendem" o equipamento. Diferente dos EUA que passam por preços "simbólicos"
3- Os navios primeira linha Europeus raramente são vendidos para países fora Europa sem ser novos e com sistemas predominantemente de lá.

Por isso tudo(desculpem o longo texto) fica difícil para os Comandos Militares buscarem bons equipamentos usados no exterior, fruto da política externa adotada pelos governos "democráticos" pós ditadura.

Tikuna
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 61 vezes

#13594 Mensagem por Tikuna » Qui Jun 30, 2016 3:08 am

Energys escreveu: AB nunca nos foi oferecido. Já escrevi isto muitas vezes.
Então me explica porque, meu amigo o Galante noticiou isso em 2011?

http://www.naval.com.br/blog/2011/03/09 ... do-brasil/

E sim, elas foram oferecidas! E ainda estão, a única unidade que não está é a Bulkeley, mas mudaram o trato, e não são 4, são 6 oferecidas a MB.

"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2750 vezes
Agradeceram: 2430 vezes

#13595 Mensagem por P44 » Qui Jun 30, 2016 9:38 am

joaolx escreveu:
P44 escreveu:As 2 Karel Doorman ainda ao serviço da Holanda, se forem postas á venda, virão para Portugal (Países membros da NATO tem direito de preferência)
E a Bélgica não conta? :mrgreen:

Com 67km de costa 2 fragatas chegam e sobram...

Triste sina ter nascido português 👎
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 766 vezes
Agradeceram: 2381 vezes

#13596 Mensagem por gabriel219 » Qui Jun 30, 2016 12:19 pm

P44 escreveu:
joaolx escreveu: E a Bélgica não conta? :mrgreen:

Com essa quantidade de costa, o melhor a se fazer é investir em sistemas em terra anti-navio, como o NSM ou RBS-15 baseados em terra.
Tikuna escreveu:
Energys escreveu: AB nunca nos foi oferecido. Já escrevi isto muitas vezes.
Então me explica porque, meu amigo o Galante noticiou isso em 2011?

E sim, elas foram oferecidas! E ainda estão, a única unidade que não está é a Bulkeley, mas mudaram o trato, e não são 4, são 6 oferecidas a MB.
Pelo que fiquei sabendo sim e quase fecharam o acordo, quando a FAB iria fechar com o Super Hornet (graças a Deus que não fechou com o SH!). A Marinha a um bom tempo vem monitorando a situação de alguns navios da US Navy, dentre eles: USS Whidbley Island, OHP's (estavam em alta até 2012, com as condições chegadas é a ultima opção a ser considerada), Cimarron e agora as Arleighs Burke. Algumas más línguas chegaram a citar a classe Henry J. Kaiser, que o Chile acabou comprando, mas talvez o EUA ainda dê baixa em um navio dessa classe. E pelo que fiquei sabendo, não foi a Marinha quem pediu os AB's, mas sim foi a US Navy que ofereceu e era um pacote, que iria incluir outros navios. Os outros não sei, mas creio que seria Whidbley Island e alguns outros navios de apoio.

Aliás, antes do Bahia, a linha de pensamento da MB era a aquisição do Whidbley Island (até que poderiam adquirir pra substituir o Ceará), ai apareceu a oportunidade do Bahia.

Não posso provar a conversa, mas digo e afirmo. E tem gente aqui que sabe do que estou falando...

Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#13597 Mensagem por Lord Nauta » Qui Jun 30, 2016 1:19 pm

gabriel219 escreveu:
P44 escreveu:
Com essa quantidade de costa, o melhor a se fazer é investir em sistemas em terra anti-navio, como o NSM ou RBS-15 baseados em terra.
Tikuna escreveu: Então me explica porque, meu amigo o Galante noticiou isso em 2011?

Pelo que fiquei sabendo sim e quase fecharam o acordo, quando a FAB iria fechar com o Super Hornet (graças a Deus que não fechou com o SH!). A Marinha a um bom tempo vem monitorando a situação de alguns navios da US Navy, dentre eles: USS Whidbley Island, OHP's (estavam em alta até 2012, com as condições chegadas é a ultima opção a ser considerada), Cimarron e agora as Arleighs Burke. Algumas más línguas chegaram a citar a classe Henry J. Kaiser, que o Chile acabou comprando, mas talvez o EUA ainda dê baixa em um navio dessa classe. E pelo que fiquei sabendo, não foi a Marinha quem pediu os AB's, mas sim foi a US Navy que ofereceu e era um pacote, que iria incluir outros navios. Os outros não sei, mas creio que seria Whidbley Island e alguns outros navios de apoio.

Aliás, antes do Bahia, a linha de pensamento da MB era a aquisição do Whidbley Island (até que poderiam adquirir pra substituir o Ceará), ai apareceu a oportunidade do Bahia.

Não posso provar a conversa, mas digo e afirmo. E tem gente aqui que sabe do que estou falando...

[009] [009] [009] [009] [009] [009] [009]

A grande surpresa que alguns colegas tem comentado no fórum para a MB passa pela US Navy. :wink:

Italo Lobo
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 28 vezes

#13598 Mensagem por Italo Lobo » Qui Jun 30, 2016 2:36 pm

Só para informar:
Estas 4 OHP foram descomissionadas em 2015:

USS Samuel B. Roberts (FFG-58)
USS Kauffman (FFG-59)
USS Rodney M. Davis (FFG-60)
USS Ingraham (FFG-61)
USS Elrod (FFG-55)

Em 2013:
USS Simpson (FFG-56)
USS Reuben James (FFG-57)

saullo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 182 vezes

#13599 Mensagem por saullo » Qui Jun 30, 2016 3:32 pm

Surpresa de que tipo caro Lord ?

Abraços

talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#13600 Mensagem por talharim » Qui Jun 30, 2016 4:14 pm

A Mb tem que pegar o Iowa e o Missouri isso sim são navios de verdade moderniza com sisconta,mansup e mage defensor aguentam mais uns 50 anos na gloriosa .

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
vplemes
Sênior
Sênior
Agradeceu: 168 vezes
Agradeceram: 159 vezes

#13601 Mensagem por vplemes » Qui Jun 30, 2016 4:45 pm

talharim escreveu:A Mb tem que pegar o Iowa e o Missouri isso sim são navios de verdade moderniza com sisconta,mansup e mage defensor aguentam mais uns 50 anos na gloriosa .
Kkkk! Com eles vencemos até invasão alienígena. [003] [003] [003]

vplemes
Sênior
Sênior
Agradeceu: 168 vezes
Agradeceram: 159 vezes

#13602 Mensagem por vplemes » Qui Jun 30, 2016 4:49 pm

Italo Lobo escreveu:Só para informar:
Estas 4 OHP foram descomissionadas em 2015:

USS Samuel B. Roberts (FFG-58)
USS Kauffman (FFG-59)
USS Rodney M. Davis (FFG-60)
USS Ingraham (FFG-61)
USS Elrod (FFG-55)

Em 2013:
USS Simpson (FFG-56)
USS Reuben James (FFG-57)
Putz! O USS Reuben James foi protagonista do livro tempestade vermelha do Tom Clancy! Vamos comprar e matar de raiva os vermelhuchos! :twisted: :twisted:

FABIO
Sênior
Sênior
Agradeceram: 11 vezes

#13603 Mensagem por FABIO » Qui Jun 30, 2016 4:57 pm

S.O.S us navy a MB precisa de navios :lol: :lol:

Wingate
Sênior
Sênior
Agradeceu: 819 vezes
Agradeceram: 239 vezes

#13604 Mensagem por Wingate » Qui Jun 30, 2016 5:50 pm

Acalmai-vos!

O Reino Unido vai falir e vamos comprar navios da Royal Navy na bacia das almas do Almirante Nelson e de Lord Cochrane (que vai ajudar o Brasil de novo, do Além).

Wingate

http://www2.uol.com.br/historiaviva/rep ... rasil.html

Tikuna
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 61 vezes

#13605 Mensagem por Tikuna » Qui Jun 30, 2016 10:57 pm

Lord Nauta escreveu:
A grande surpresa que alguns colegas tem comentado no fórum para a MB passa pela US Navy. :wink:

É o único jeito amigo! não já mais solução nesse caso. O Tio vai ter que nos ajudar.

"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Responder