Infelizmente é o único recurso contra políticos inescrupulosos, caso contrário continuaremos sempre com salários defasados e sem condições de trabalho.Rodrigoiano escreveu:Eu acho que o remédio nunca pode ser pior que a doença. Tem que ter reajuste e condições dignas de trabalho, mas não podem, mais uma vez repito isso, descumprir leis. Pior é o representante "sindical" já antever que daqui a alguns meses cometerá crime de novo! E tudo isso tem um fundo ou de conotação política ou de não simples aumento pontual, mas aqueles "projetos" de tentarem ganhar o mesmo que delegados, oficiais etc.
Operações Policiais e Militares
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Ziba
- Avançado
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 18 vezes
Re: Operações Policiais e Militares
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 383 vezes
- Agradeceram: 431 vezes
Para vocês terem ideia de como é a relação dos governos com suas PMs, quando entrei na PM/RN, em 2006, o salário inicial da PM (Soldado, pode passar até 25 nesta graduação, e muitos se aposentam nela!) era de aproximadamente R$1.111,00, enquanto que na PC o salario inicial (Agente ou Escrivãos Substitutos, só permanecem 3 anos neste cargo) era de pouco mais de R$1.200,00, e de um Agente Penitenciário era de aproximadamente R$700,00. De lá pra cá a PC e os APs fizeram varios movimentos reivindicatórios, algumas vezes só ameaçando entrarem em greve, outras parando suas atividades de fato. Quando isso acontece, a PM assume delegacias e presídios (fazendo o trabalho dos outros), e no final as citadas categorias recebem o que pedem, e a PM sempre o "pau mandado do governo". Hoje o salario inicial da PM é de R$2.300,00; a da PC e AP de aproximadamente R$3.500,00, com outras conquistas, como planos de carreira mais modernos, carga horária bem menos que da PM, Estuto, etc...
Quando outras categorias fazem manifestações é a PM que se desgasta enfrentando pedradas ou sendo taxados de truculentos, quando reagem. O governo que fazer grandes eventos, as vezes até privados (Carnatal, por exemplo) é a PM que faz a segurança, e quando o governo que mostrar a sociedade que investe em segurança publica, compra pra PM viaturas multicoloridas, fardamento novinho, equipamrntos, etc, e faz logo aquela propaganda para passar em horário nobre, informando que o Governo do Estado investe no policial!
Quando a PM vai reivindicar algo, só recebe do governo indiferença.
Quando outras categorias fazem manifestações é a PM que se desgasta enfrentando pedradas ou sendo taxados de truculentos, quando reagem. O governo que fazer grandes eventos, as vezes até privados (Carnatal, por exemplo) é a PM que faz a segurança, e quando o governo que mostrar a sociedade que investe em segurança publica, compra pra PM viaturas multicoloridas, fardamento novinho, equipamrntos, etc, e faz logo aquela propaganda para passar em horário nobre, informando que o Governo do Estado investe no policial!
Quando a PM vai reivindicar algo, só recebe do governo indiferença.
.
- Clermont
- Sênior
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Então, um dos dois erros não é que a PM não tenha direito de greve, mas é a Polícia Civil ter.henriquejr escreveu:(...) De lá pra cá a PC e os APs fizeram varios movimentos reivindicatórios, algumas vezes só ameaçando entrarem em greve, outras parando suas atividades de fato. Quando isso acontece, a PM assume delegacias e presídios (fazendo o trabalho dos outros), e no final as citadas categorias recebem o que pedem, e a PM sempre o "pau mandado do governo".(...)
Outro erro, e o primeiro de todos, é a ausência de uma política de estado - não de governo - que valorize os servidores da segurança pública e evite esses descalabros como o de Pernambuco.
- henriquejr
- Sênior
Concordo Clermont, que polícia não deve ter direito a greves, assim como também não o pessoal da saúde, que serviços básicos e de emergência da população. Mas o que fazer se o governo não prioriza estes serviços como deveria, pela importância que tem para a sociedade?
Até a semana passada não eram poucos os que diziam que PM não fazem nada, que é responsável pela situação caótica da segurança no país, etc.... Estas paralisações da Bahia e Pernambuco mostraram que 3 dias sem os serviços da PM é o suficiente para deixar um estado, ou até mesmo o país, nunca situação caótica. Veja como parte da população desses estados reagiram....é para atuar nesta sociedade que queremos uma polícia suíça?
Porque os governos não tratam as PMs como tratam o Judiciário e o Ministério Publico? Quantas vocês alguma ja viu membros destas instituições fazerem greves para conseguirem generosos aumentos salariais?
Vejam a diferença de tratamento:
Até a semana passada não eram poucos os que diziam que PM não fazem nada, que é responsável pela situação caótica da segurança no país, etc.... Estas paralisações da Bahia e Pernambuco mostraram que 3 dias sem os serviços da PM é o suficiente para deixar um estado, ou até mesmo o país, nunca situação caótica. Veja como parte da população desses estados reagiram....é para atuar nesta sociedade que queremos uma polícia suíça?
Porque os governos não tratam as PMs como tratam o Judiciário e o Ministério Publico? Quantas vocês alguma ja viu membros destas instituições fazerem greves para conseguirem generosos aumentos salariais?
Vejam a diferença de tratamento:
Enquanto isso, até o ano passado cada policial militar recebia um Vale alimentação de R$8,00 para se alimentar durante o serviço, depois cortou o dinheiro e contratou uma empresa terceirizada para fornecer quentinhas (cada uma sai por R$12,00) de péssima qualidade aos policiais.MINISTÉRIO PÚBLICO DO RN VAI GASTAR R$ 24 MILHÕES EM AUXÍLIO DE ALIMENTAÇÃO
A Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) autorizou o pagamento retroativo de auxílio-alimentação a 427 servidores do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). De acordo com o Sindicato dos Servidores do MPRN (Sindsemp-RN), cada funcionário vai receber R$ 26.426,44. O valor é referente a diferenças no pagamento da verba durante o período de cinco anos (2009-2013). A autorização da PGJ representa aumento de R$ 11,2 milhões nas despesas do MPRN com este tipo de auxílio.
Neste ano, o MPRN pode gastar mais de R$ 24 milhões com o pagamento de auxílio-alimentação aos procuradores, promotores e servidores da instituição. O montante é o somatório da quantia prevista no orçamento 2014 (R$ 13,3 milhões) e o valor que será pago retroativamente aos servidores. Além desta quantia, o MPRN deve aprovar o pagamento de auxílio-moradia a procuradores e promotores ainda neste ano. O benefício deve gerar despesa superior a R$ 7 milhões.
Este é o tratamento que o Governo dá a polícia que é responsável pela segurança da sociedade. No fim a culpa é sempre da ineficiente PM.Policiais do BOPE recebem quentinha estragada para o almoço em Natal-RN
Fato aconteceu nesta sexta-feira (18); peixe estava azedo. Oficiais do Bope registraram boletim de ocorrência sobre o caso.
Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) de Natal denunciam que a quentinha oferecida a eles para o almoço desta sexta-feira (18) veio azeda. Os policiais registraram um boletim de ocorrência na Delegacia de Plantão da zona Norte da capital potiguar. Segundo eles, esta é a quarta vez que a comida das quentinhas vem estragada somente este ano.
As quentinhas com arroz e peixe foram recolhidas. Os policiais, que pediram para não serem identificados, informaram que vários homens já passaram mal após comer as quentinhas e uma operação no Passo da Pátria foi comprometida na última semana porque alguns oficiais foram para o hospital.
O presidente da Associação de Cabos e Soldados, Roberto Campos, acompanhou os policiais no registro da ocorrência e ressaltou que o pagamento de vales alimentação , como era feito até o ano passado, seria uma opção para evitar casos como este.
.
-
- Sênior
- Agradeceu: 241 vezes
- Agradeceram: 84 vezes
Eu acho que deveria ter uma legislação que dispusesse valores mínimos e máximos de remuneração para as pm's/pc's/ap's/bombeiros. O estado que não conseguisse receberia verbas de fundo federal. Mas todos, exceto o DF (que recebe semelhante a pf, cuja remuneração de del classe especial depois do final dos 15 % de aumento será de cerca de 22,8 mil), deveriam estar dentro dos parâmetros financeiros estabelecidos. Todos os civis com nível superior e quatro niveis/classes: 3/2/1/especial. 6000/7000/10000/12000. Delegados 10000/12000/16000/19000. A 3ª classe seria automaticamente passada para a 2 depois dos 3 anos de estágio probatório, depois 5 anos para a 1 e mais 5 para a especial. Não seriam igualados a pf pois a realidade e a base de pagamentos é muito diferente numericamente. PM's se de nível médio, entre 3000 e 5500. Aspiras 6000; tenente 7000; capitão 10000; major 13000; ten-cel 17000; cel 19000. Seguindo nas patentes acima somente para as f'as; general de bgda: 21500; gen divisão 23500; gen exercito 26500; acima só o min defesa cerca de 27/28000.
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6280 vezes
- Agradeceram: 6630 vezes
- Contato:
Tabela de subsídios de AP (RS), MAI-2014:
Classe A (inicial): R$ 3.190,89
Classe B: R$ 4.449,45
Classe C: R$ 5.861,81
Classe D (a minha, após uns 14 anos de espera): R$ 6.978,89
Classe E (não quis esperar mais uns 10 anos para ser promovido): R$ 7.920,81
Nota 1: valores brutos. Por exemplo, no meu caso a Previdência e o IRPF comem uns 1,5 mil...
Nota 2: horas extras e diárias podem aumentar o valor líquido recebido por um AP no RS em uns 2/3...
Da BM e PC não sei nada, exceto que os delegados da PC ganham igual Juiz, ou seja, quase que as 5 classes de AP juntas a cada mês...
Nota 1: valores brutos. Por exemplo, no meu caso a Previdência e o IRPF comem uns 1,5 mil...
Nota 2: horas extras e diárias podem aumentar o valor líquido recebido por um AP no RS em uns 2/3...
Da BM e PC não sei nada, exceto que os delegados da PC ganham igual Juiz, ou seja, quase que as 5 classes de AP juntas a cada mês...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Ziba
- Avançado
- Agradeceram: 18 vezes
Tem a PEC-300 que estabelece como piso da Polícia Militar em todo país o mesmo valor que recebem os PMs do DF. A Dilma se comprometeu, em 2010, com o projeto e está até hoje ai na gaveta. Essa luta não é só dos Policiais, mas da população em geral! Os Policiais não tem força para lutar contra isso sozinhos.Rodrigoiano escreveu:Eu acho que deveria ter uma legislação que dispusesse valores mínimos e máximos de remuneração para as pm's/pc's/ap's/bombeiros. O estado que não conseguisse receberia verbas de fundo federal. Mas todos, exceto o DF (que recebe semelhante a pf, cuja remuneração de del classe especial depois do final dos 15 % de aumento será de cerca de 22,8 mil), deveriam estar dentro dos parâmetros financeiros estabelecidos. Todos os civis com nível superior e quatro niveis/classes: 3/2/1/especial. 6000/7000/10000/12000. Delegados 10000/12000/16000/19000. A 3ª classe seria automaticamente passada para a 2 depois dos 3 anos de estágio probatório, depois 5 anos para a 1 e mais 5 para a especial. Não seriam igualados a pf pois a realidade e a base de pagamentos é muito diferente numericamente. PM's se de nível médio, entre 3000 e 5500. Aspiras 6000; tenente 7000; capitão 10000; major 13000; ten-cel 17000; cel 19000. Seguindo nas patentes acima somente para as f'as; general de bgda: 21500; gen divisão 23500; gen exercito 26500; acima só o min defesa cerca de 27/28000.
-
- Sênior
Mais de 10 anos para as duas classes finais é "sodas" mesmo!Túlio escreveu:Tabela de subsídios de AP (RS), MAI-2014:
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Eu é que sei, cupincha: se esperasse, ia gastar a diferença em remédio pra cabeça...
Aqui, de D pra E só no QI, ou matando eles no cansaço...
Aqui, de D pra E só no QI, ou matando eles no cansaço...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
-
- Sênior
- Agradeceram: 419 vezes
Eu acho que não, porque tudo que é decidido por legislação fica ainda mais travado, se já é difícil convencer um governado a se mexer imagina convencer 200 e tantos deputados, salários tem que ser baseados na realidade, não em um papel.Rodrigoiano escreveu:Eu acho que deveria ter uma legislação que dispusesse valores mínimos e máximos de remuneração para as pm's/pc's/ap's/bombeiros.
Totalmente fora da realidade, para alguns é um valor excessivo enquanto para outros valores muito baixos, não confundir patente com plano de carreira, se entram 1000 soldados a cada ano serão promovidos 1000 coronéis a cada ano? A maioria dos PMs terá a patente mais baixa, desses a maioria vai passar a maior parte da carreira nessa patente e não há nada o que fazer quanto a isso, limitar esses soldados no fim de carreira a salários baixos é causar os mesmos problemas que vemos hoje, salário alto para coronel não agrada soldado.Rodrigoiano escreveu:Todos os civis com nível superior e quatro niveis/classes: 3/2/1/especial. 6000/7000/10000/12000. Delegados 10000/12000/16000/19000. A 3ª classe seria automaticamente passada para a 2 depois dos 3 anos de estágio probatório, depois 5 anos para a 1 e mais 5 para a especial. Não seriam igualados a pf pois a realidade e a base de pagamentos é muito diferente numericamente. PM's se de nível médio, entre 3000 e 5500. Aspiras 6000; tenente 7000; capitão 10000; major 13000; ten-cel 17000; cel 19000. Seguindo nas patentes acima somente para as f'as; general de bgda: 21500; gen divisão 23500; gen exercito 26500; acima só o min defesa cerca de 27/28000.
Como opinião pessoal não gosto de plano de carreira por tempo, é um incentivo para encosto, prefiro plano por mérito, metas, concursos, recompensar o PM (trabalhador em geral) pelo trabalho produzido*, não por outros detalhes.
*Sim, na teoria alguém poderia ficar 20 anos na PM sem receber um aumento mas, se o método de promoção for justo e testar algo significativo é de se esperar que, com a experiência adquirida, esse PM obtenha resultados melhores e consiga avançar.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Marechal-do-ar escreveu: Como opinião pessoal não gosto de plano de carreira por tempo, é um incentivo para encosto, prefiro plano por mérito, metas, concursos, recompensar o PM (trabalhador em geral) pelo trabalho produzido*, não por outros detalhes.
MORRO concordando com isso!!!
Infelizmente, a realidade é e sempre foi (será?) bem outra...
- henriquejr
- Sênior
Na minha opinião deveria haver uma legislação nacional para todas as PM. Não é certo, nem justo, tantas diferenças entre as PMs, onde todas desempenham exatamente as mesmas funções. Para se ter uma ideia, alguns estados estão em vias de adotar a Carreira Única na PM, onde o policial entra como Soldado e pode chegar até o comando da instituição, com diversas formas de promoções, como concursos interno, promoção por tempo de serviço e pontuação por títulos (cursos de capacitação, cursos acadêmicos (Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado), e desempenho funcional), enquanto outros estados ainda são regidos por planos de carreira antigos, como o do RN que a Lei é de 1976, e um Soldado só passa a ter o direito de ser promovido Cabo com 15 anos de serviço, SE TIVER VAGA! Aqui no RN o mais comum é que o PM só seja promovido a Cabo com pelo menos 25 anos de serviço.
Na questão salarial é a mesma coisa, e nem coloco a realidade do DF como exemplo. Temos a PM de Sergipe (!) que tem um salario inicial de R$3.500 e a Brigada Militar, do RS (um dos estados mais ricos) com um salario inicial de R$1.400!!! Considero essas desigualdades um absurdo.
Aqui no RN, um Soldado inicia a carreira ganhado R$2.300,00; um Agente Municipal de Transito ou um Guarda Municipal de Natal ganha R$2.800,00; PC e AP R$3.500,00.
Na questão salarial é a mesma coisa, e nem coloco a realidade do DF como exemplo. Temos a PM de Sergipe (!) que tem um salario inicial de R$3.500 e a Brigada Militar, do RS (um dos estados mais ricos) com um salario inicial de R$1.400!!! Considero essas desigualdades um absurdo.
Aqui no RN, um Soldado inicia a carreira ganhado R$2.300,00; um Agente Municipal de Transito ou um Guarda Municipal de Natal ganha R$2.800,00; PC e AP R$3.500,00.
.
-
- Sênior
Eu acho que deveria ser conjugado tempo e produtividade (seja mérito, capacitação etc). Em relação ao número não creio ser igual, se entra 1000 soldados, seriam promovidos 1000 coronéis. Primeiro, quanto mais alta a patente, menor o número disponível. Segundo, entre soldado e coronel há vários níveis, não sendo automático um com outro. Acho que todos (com nível superior) poderiam chegar ao topo da carreira. Caso entrasse em nível médio, haveria a possibilidade, até incentivada pela instituição, de fazer curso superior.Marechal-do-ar escreveu:Eu acho que não, porque tudo que é decidido por legislação fica ainda mais travado, se já é difícil convencer um governado a se mexer imagina convencer 200 e tantos deputados, salários tem que ser baseados na realidade, não em um papel.Rodrigoiano escreveu:Eu acho que deveria ter uma legislação que dispusesse valores mínimos e máximos de remuneração para as pm's/pc's/ap's/bombeiros.
Totalmente fora da realidade, para alguns é um valor excessivo enquanto para outros valores muito baixos, não confundir patente com plano de carreira, se entram 1000 soldados a cada ano serão promovidos 1000 coronéis a cada ano? A maioria dos PMs terá a patente mais baixa, desses a maioria vai passar a maior parte da carreira nessa patente e não há nada o que fazer quanto a isso, limitar esses soldados no fim de carreira a salários baixos é causar os mesmos problemas que vemos hoje, salário alto para coronel não agrada soldado.Rodrigoiano escreveu:Todos os civis com nível superior e quatro niveis/classes: 3/2/1/especial. 6000/7000/10000/12000. Delegados 10000/12000/16000/19000. A 3ª classe seria automaticamente passada para a 2 depois dos 3 anos de estágio probatório, depois 5 anos para a 1 e mais 5 para a especial. Não seriam igualados a pf pois a realidade e a base de pagamentos é muito diferente numericamente. PM's se de nível médio, entre 3000 e 5500. Aspiras 6000; tenente 7000; capitão 10000; major 13000; ten-cel 17000; cel 19000. Seguindo nas patentes acima somente para as f'as; general de bgda: 21500; gen divisão 23500; gen exercito 26500; acima só o min defesa cerca de 27/28000.
Como opinião pessoal não gosto de plano de carreira por tempo, é um incentivo para encosto, prefiro plano por mérito, metas, concursos, recompensar o PM (trabalhador em geral) pelo trabalho produzido*, não por outros detalhes.
*Sim, na teoria alguém poderia ficar 20 anos na PM sem receber um aumento mas, se o método de promoção for justo e testar algo significativo é de se esperar que, com a experiência adquirida, esse PM obtenha resultados melhores e consiga avançar.
-
- Sênior
- Agradeceram: 419 vezes
Foi uma pergunta retórica, para mostrar porque um plane de carreira baseado em promoções por tempo não funciona.Rodrigoiano escreveu:Em relação ao número não creio ser igual, se entra 1000 soldados, seriam promovidos 1000 coronéis. Primeiro, quanto mais alta a patente, menor o número disponível. Segundo, entre soldado e coronel há vários níveis, não sendo automático um com outro.
Por que essa apegação ao curso superior? No que um curso superior de, digamos, letras, filosofia, marketing ou biologia ajudaria o soldado a ser um policial melhor?Rodrigoiano escreveu:Acho que todos (com nível superior) poderiam chegar ao topo da carreira. Caso entrasse em nível médio, haveria a possibilidade, até incentivada pela instituição, de fazer curso superior.
Não existe faculdade para soldado, tudo o que ele precisa aprender é ensinado pela própria corporação, se tem alguma matéria em alguma faculdade que é útil para o policial então a corporação deveria ensinar, assim, não há necessidade de um curso superior externo.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- henriquejr
- Sênior