Terras de Portugal...

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#136 Mensagem por Sniper » Qua Mar 21, 2007 9:29 am

Esta semana está passando no Jornal Nacional uma série sobre os imigrantes Brasileiros na União Europeia.

Ontem foi a vez dos Brasileiros em Portugal. Segue a reportagem e o vídeo :D :

Os brasileiros em Portugal

Na semana em que a fundação da União Européia completa 50 anos, o Jornal Nacional apresenta uma série de reportagens sobre os brasileiros que estão vivendo legalmente por lá. Hoje, os correspondentes Ilze Scamparini e Maurizio della Costanza mostram como é a vida daqueles que emigraram para Portugal.

Sustentam as crônicas portuguesas que, no país Atlântico, banhado pelo Tejo, com 10 milhões de habitantes, continuam chegando brasileiros, com a intenção de ficar.

"Na frente veio meu tio, depois veio meu pai, minha mãe, meus irmãos e eu vim agora", conta a garçonete Alessandra Cristina .

Com ajuda da União Européia, Portugal tornou-se uma nação moderna. Ainda que muitos brasileiros não soubessem disso.

"Quando cheguei à Lisboa achei que estaria a chegar numa espécie de cidade do interior, que teria charretes na rua", conta o publicitário Edson Athaide. [003] 8-]

Quando não existia pressa em derrubar ditadores, Portugal viveu isolado durante 40 anos. "Orgulhosamente sós”, era o tema do regime de Salazar.

A democracia voltou numa revolução sem armas, em 1974. Nos anos 80, o país dos navegadores recebeu o primeiro grupo de brasileiros, que trouxe no bolso um diploma e fez muito barulho.

Depois de muita resistência, e até de uma crise diplomática, 400 dentistas conseguiram ser regularizados.

"Tem-se uma vida confortável. Com segurança, principalmente", afirma o dentista Cícero Cavalheiro.

Publicitários brasileiros se estabeleceram em Portugal quinze anos atrás, na hora em que o país queria a criatividade deles. Edson Athaide ganhou em Cannes, o primeiro premio na historia da publicidade portuguesa.

Quando os primeiros brasileiros chegaram a Lisboa foram recebidos com curiosidade e simpatia. Mas o comportamento dos portugueses mudou com os anos, com os delitos praticados por alguns brasileiros e com o aumento do fluxo de prostitutas.

Um estudo sobre tráfico humano da Universidade de Coimbra revelou que 80% das vítimas de tráfico sexual que entram na Europa através do território português são brasileiras.

Nos anos 90, os nossos imigrantes se multiplicaram. E passaram a ser recebidos com mais cordialidade.

Os brasileiros formam a maior comunidade estrangeira em Portugal: 120 mil. Só metade em situação legal.

"As pessoas chegam muito iludidas, às vezes o desespero é tal que se endividam, vendem tudo o que têm. Até a passagem é paga a prestação. E depois não conseguem ter o sucesso que esperavam, entram no desemprego, aceitam qualquer coisa", conta Heliana Bibas, da Casa do Brasil.

Enfermeiras são bem-vindas. O país precisa do esforço delas.

"Eu tenho que fazer duplo emprego para conseguir ter uma vida mais folgada", diz a enfermeira Bruna Scalco.

Para as portuguesas, manicures brasileiras são quase um gênero de primeira necessidade.

"Elas tiram as cutículas e vão ao pormenor. E até mesmo no pintar, elas pintam os cantinhos e limpam também de uma forma muito pormenorizada, sem deixar vestígios", elogia a dona de casa Claudia Barriguita.

"O projeto que eu tinha de vir pra cá era para dar uma estabilidade à minha família. E de uma forma ou de outra eu consegui um pouco desse objetivo. Não tudo", diz a manicure Silvana Moraes.

O paulistano Braz Brandao vendeu cachorro quente nas ruas de Lisboa. De artista plástico no Brasil a rei do sushi em Portugal, sete anos se passaram. Cozinhou até para a cantora Madonna. É dono de um restaurante japonês, onde outros brasileiros procuram um futuro.

"Eu vim mais pela sorte, pela curiosidade, para aprender sempre um jeito, uma forma diferente de viver", conta o cozinheiro Paulo Henrique.

"Eu tenho a felicidade de estar cozinhando sempre para as grandes personalidades de Portugal", comemora Braz Brandão, dono de restaurante.

Os brasileiros levaram a picanha para os cardápios de restaurantes portugueses. E também alcançaram êxito na cozinha típica. Ao lado da noiva, o bacharel em História Ivan Fernandes inventa receitas com bacalhau fresco num dos restaurantes mais refinados de Lisboa.

"Me encontro feliz, casando, fazendo as coisas que eu gosto, cozinhando", afirma o cozinheiro Ivan.

Longe do isolamento de outras épocas, Portugal renuncia ao pessimismo e reconhece que a vida melhorou com a integração européia. Para portugueses e brasileiros.

Vídeo:
http://jornalnacional.globo.com/Jornalismo/JN/0,,AA1495045-3579-654288-42322,00.html

Imagem
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2752 vezes
Agradeceram: 2434 vezes

#137 Mensagem por P44 » Qua Mar 21, 2007 10:25 am

"Quando cheguei à Lisboa achei que estaria a chegar numa espécie de cidade do interior, que teria charretes na rua", conta o publicitário Edson Athaide.

affff.... :roll:

Triste sina ter nascido português 👎
Sniper
Sênior
Sênior
Contato:

#138 Mensagem por Sniper » Qua Mar 21, 2007 10:37 am

P44 escreveu:
"Quando cheguei à Lisboa achei que estaria a chegar numa espécie de cidade do interior, que teria charretes na rua", conta o publicitário Edson Athaide.

affff.... :roll:

HAUHAUHAHAU! :mrgreen:

É essa a visão da maioría dos Brasileiros sobre Portugal... :lol:

Os ricos e a classe média tem mais informação sobre o país, mas a classe pobre é influenciada por aquela imagem do Manuel da padaria... :wink:

Mas Esta imagem esta mudando !

É um dos destinos turisticos preferidos da classe média, Minha chefe está aí a 1 mês passando férias.

Abraços!

Editado pela última vez por Sniper em Qua Mar 21, 2007 10:41 am, em um total de 1 vez.
Imagem
Sniper
Sênior
Sênior
Contato:

#139 Mensagem por Sniper » Qua Mar 21, 2007 10:41 am

As imagens realmente são surpreendentes. Até mesmo eu que frequento fórums Portugueses e convivo com muita informação a respeito de Portugal não imaginava que o País era tão moderno e desenvolvido.

A impressão que se tem é que é um país Próspero, bonito e acima de tudo seguro ! :wink:

Parabens aos Portugueses! [009]

PS: Já são 150.000 Brasileiros vivendo em Portugal ! :shock: :D

Imagem
manuel.liste
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

#140 Mensagem por manuel.liste » Qua Mar 21, 2007 11:11 am

Sniper escreveu:As imagens realmente são surpreendentes. Até mesmo eu que frequento fórums Portugueses e convivo com muita informação a respeito de Portugal não imaginava que o País era tão moderno e desenvolvido.

A impressão que se tem é que é um país Próspero, bonito e acima de tudo seguro ! :wink:

Buen reportaje. Espero que nos invite a ver el dedicado a España :wink:

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1137 vezes
Agradeceram: 2848 vezes

#141 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mar 21, 2007 11:16 am

Sniper escreveu:As imagens realmente são surpreendentes. Até mesmo eu que frequento fórums Portugueses e convivo com muita informação a respeito de Portugal não imaginava que o País era tão moderno e desenvolvido.

Video de Lisboa muito completo e com passagem nos pontos mais turisticos:

http://www.dailymotion.com/video/xlf74_lisboa

Editado pela última vez por cabeça de martelo em Qua Mar 21, 2007 12:50 pm, em um total de 1 vez.
Sniper
Sênior
Sênior
Contato:

#142 Mensagem por Sniper » Qua Mar 21, 2007 11:19 am

manuel.liste escreveu:

Buen reportaje. Espero que nos invite a ver el dedicado a España :wink:

Provavelmente, a comunidade Brasileira em Espanha é muito grande! :wink:

Imagem
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#143 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mar 21, 2007 12:21 pm

Sim, houve muitos Brasileiros que ao conseguirem a legalização cá em Portugal partiram para Espanha. Qd fui a Madrid à pouco tempo encontrei vários Brasileiros.

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#144 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mar 21, 2007 12:21 pm

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#145 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mar 21, 2007 12:22 pm

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#146 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mar 21, 2007 12:50 pm

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#147 Mensagem por Einsamkeit » Qua Mar 21, 2007 12:53 pm

Eu vi uma reportagem sobre forasteiros em espanha, A Maioria Argentinos, mas teve partes engraçadas, os Voos da iberia de la paz chegavam cheios e sempre voltavam vazios :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:

E Viva os tocadores de flauta na España

Una.......

:twisted:

8-]

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
manuel.liste
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

#148 Mensagem por manuel.liste » Qua Mar 21, 2007 1:01 pm

Einsamkeit escreveu:Eu vi uma reportagem sobre forasteiros em espanha, A Maioria Argentinos, mas teve partes engraçadas, os Voos da iberia de la paz chegavam cheios e sempre voltavam vazios :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:

E Viva os tocadores de flauta na España

Una.......

:twisted:

8-]

Off topic On:

El próximo 1 de abril los bolivianos que quieran viajar a España necesitarán visado. Estos últimos días antes del cambio, están volando a Madrid 1000 bolivianos diarios... y algunos ecuatorianos con pasaporte falsificado :roll:

Off topic Off (perdón a Cabeça)

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#149 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mar 21, 2007 1:03 pm

Não faz mal! :wink:

P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2752 vezes