Texto: Risco de um conflito generalizado na América Latina

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#136 Mensagem por Guerra » Qui Mar 15, 2007 12:49 pm

cb_lima escreveu:Mais uma coisa pessoal...

Acho que tanto o Brasil quanto a França "estão passando o recado"... :wink:

http://www.fab.mil.br/imprensa/Noticias/2007/03_mar/1403_urubu.htm

"Para bom entendedor... Pingo é letra"
[]s
CB_Lima


Mas a Guiana em questão é a Guiana Inglesa.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#137 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mar 15, 2007 2:01 pm

SGT GUERRA escreveu:
cb_lima escreveu:Mais uma coisa pessoal...

Acho que tanto o Brasil quanto a França "estão passando o recado"... :wink:

http://www.fab.mil.br/imprensa/Noticias/2007/03_mar/1403_urubu.htm

"Para bom entendedor... Pingo é letra"
[]s
CB_Lima


Mas a Guiana em questão é a Guiana Inglesa.


Eu sei, mas eu tenho a impressao que o exercicio poderia servir para dizer que aquela parte do continente nao esta "sozinha".

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Kratos
Sênior
Sênior
Mensagens: 4462
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 12:11 am

#138 Mensagem por Kratos » Qui Mar 15, 2007 3:16 pm

cb_lima escreveu:
SGT GUERRA escreveu:
cb_lima escreveu:Mais uma coisa pessoal...

Acho que tanto o Brasil quanto a França "estão passando o recado"... :wink:

http://www.fab.mil.br/imprensa/Noticias/2007/03_mar/1403_urubu.htm

"Para bom entendedor... Pingo é letra"
[]s
CB_Lima


Mas a Guiana em questão é a Guiana Inglesa.


Eu sei, mas eu tenho a impressao que o exercicio poderia servir para dizer que aquela parte do continente nao esta "sozinha".

[]s
CB_Lima


Eu não tenho essa impressão, não sei que ameaça o propósito desse exercício representa à Venezuela.




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

#139 Mensagem por EDSON » Qui Mar 15, 2007 9:13 pm

Acho que ta faltando helicóptoros de guerra para nossa aviação de Exército. Guerra de consquista por regiões de selva precisa de helicópteros e lanchas a vontade para manobrar, se não vamos ficar numa guerra estática, e amedida que vc vai entrando em um território inimigo, e estendendo suas linhas de suprimento vai ficando cada vez mais difícil sustentar-se, sem uma boa avição de transporte não há como. Ao meu ver a Venezuela não é ainda capaz de empreender uma guerra de conquista não há logística garantida para isso e eles nem tem uma grande força em sua aviação de asa rotativas. Os americanos empregavam massissamente, seus helicópteros no Vietnã, desde apoiar diretamente no combate até transporte de feridos, suprimentos, reforços, assalto aeromóvel, deslocamento de tropas, transporte de canhões morteiros e suas munições, etc, e além disso as máquinas precisam ser reparadas, abastecidas em uma ponte aérea constante e quanto maior a tropa maior o esforço , e quanto maior o terrtório maior o esforço e assim por diante.




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

#140 Mensagem por WalterGaudério » Qui Mar 15, 2007 9:53 pm

Mensagem postada pelo colega "Wofgang"

Wofgang Wrote:

Ademais, é capaz dos ingleses entrarem na briga. Se uma simples ilhota no fim do mundo se tornou objeto de guerra, talvez uma ex-colônia e a título de derrubar um ditador, a Inglaterra resolva entrar na brincadeira. Resultado: um ditador deposto, reserva de petróleo controlada e chuva de Flanker em Maracaibo. Tenho respeito profundo pelo povo venezuelano. Eles não merecem Chavez.


Tb lamento profundamente pelo povo venezuelano. principalmentesabendo que o Chves foi eleito aparentemente sem fraudes, e agora esse mesmo povo o transforma em ditador constitucional, já que o institutode governar por decreto lhe foi oferecido pelo povo venezuelano (...) A Venezuela não terá petróleo eternamente. Mas qual seráo legado de Chavez após 20/25/... anos de poder.

sds

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Pasquale Catozzo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1163
Registrado em: Ter Jan 03, 2006 3:27 pm
Localização: Basileia
Agradeceram: 1 vez

#141 Mensagem por Pasquale Catozzo » Sex Mar 16, 2007 7:43 am

Esse Chavez, hoje a guyana, amanhã Curaçao 8-]




"Gutta cavat lapidem"
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5240
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 501 vezes

#142 Mensagem por delmar » Sex Mar 16, 2007 9:09 am

Pasquale Catozzo escreveu:Esse Chavez, hoje a guyana, amanhã Curaçao 8-]


Com respeito a ilhas, o sonho dourado e secreto dos venezuelanos são as ilhas de Trinidad e Tobago, localizadas em frente à costa venezuelana. Trinidad e Tobago repartem a plataforma continental com a Venezuela em frente ao delta do Orenoco, região rica em gáz e petróleo.

saudações




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#143 Mensagem por Marino » Sex Mar 16, 2007 10:48 am

Parece que estão lendo o DB:

O fator Guiana

ELIANE CANTANHÊDE



BRASÍLIA - Bush fez gestos de aproximação com os "amigos" dos EUA na América Latina, enquanto Chávez despeja milhões de dólares na Argentina, no Paraguai, na Bolívia e certamente o fará no Equador.

Isso cria, ou pelo menos projeta, uma divisão do continente em dois blocos, um pró-EUA (seja quem for o presidente) e outro pró-Chávez (mais do que pró-Venezuela). E aí entra um fator delicado: a Guiana.

Na avaliação da inteligência militar brasileira, Chávez é tão direto no seu discurso belicoso contra Bush ("el diablo") porque precisa de um "inimigo externo" para mobilizar o patriotismo -ou o bolivarianismo- interno. Mas, se tentar passar da palavra à ação, não será contra Washington nem mesmo contra a vizinha Colômbia. E por que não contra a Guiana?

Chávez está armando ostensivamente a Venezuela, recorrendo à Rússia como seu grande fornecedor, mas não tem, nem terá, munição (no sentido literal) para enfrentar o poderio bélico da maior potência econômica e militar do planeta, atacando Washington ou sua protegida Colômbia. Se quiser dar uma demonstração de força, poderá ser via indireta. A Guiana é um prato feito.

O pretexto: a Venezuela reivindica até hoje cerca de 60% do território do vizinho. O motivo real: a Guiana recebe vultosas ajudas dos EUA (além do Canadá e do Reino Unido) e, em contrapartida, é generosa ao oferecer espaço e condições para treinos e operações militares americanas -bem ali, na fronteira com o Brasil e com a Venezuela. O Brasil não gosta e há anos observa.

Chávez vai além -teme a possibilidade de uma base militar americana nas suas barbas. Estejam ou não delirando os estrategistas brasileiros, o fato é que Chávez tem dado demonstrações de que não está brincando. Qualquer que seja a brincadeira, o Brasil vai acabar metido nela, por ar, por terra, e não apenas pela diplomacia.

elianec@uol.com.br




Avatar do usuário
SALVATORE
Júnior
Júnior
Mensagens: 82
Registrado em: Seg Jan 23, 2006 11:23 am
Localização: Fortaleza-CE

#144 Mensagem por SALVATORE » Sex Mar 16, 2007 10:55 am

delmar escreveu:
Pasquale Catozzo escreveu:Esse Chavez, hoje a guyana, amanhã Curaçao 8-]


Com respeito a ilhas, o sonho dourado e secreto dos venezuelanos são as ilhas de Trinidad e Tobago, localizadas em frente à costa venezuelana. Trinidad e Tobago repartem a plataforma continental com a Venezuela em frente ao delta do Orenoco, região rica em gáz e petróleo.

saudações


aqui da pra ve melhor

Imagem




Não me pergunte se sou capaz dei-me a missão....
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#145 Mensagem por Guerra » Sex Mar 16, 2007 10:56 am

cb_lima escreveu:
SGT GUERRA escreveu:
cb_lima escreveu:Mais uma coisa pessoal...

Acho que tanto o Brasil quanto a França "estão passando o recado"... :wink:

http://www.fab.mil.br/imprensa/Noticias/2007/03_mar/1403_urubu.htm

"Para bom entendedor... Pingo é letra"
[]s
CB_Lima


Mas a Guiana em questão é a Guiana Inglesa.


Eu sei, mas eu tenho a impressao que o exercicio poderia servir para dizer que aquela parte do continente nao esta "sozinha".

[]s
CB_Lima


Entendi. Na GUiana Francesa, qualquer movimento de tropa do lado brasileiro os legionários já começam patrulhar a fronteira. O buraco ali é mais embaixo. Já a Guiana Inglesa praticamente não tem forças armadas.




Avatar do usuário
SALVATORE
Júnior
Júnior
Mensagens: 82
Registrado em: Seg Jan 23, 2006 11:23 am
Localização: Fortaleza-CE

#146 Mensagem por SALVATORE » Sex Mar 16, 2007 11:06 am

Sniper escreveu:
Kratos escreveu:Não é essa guiana aí que é ex-território francês?


Essa é outra, não é a Guiana Francesa !

O Chávez não é tão louco assim... 8-]


de acordo com isso aqui é ela sim:

Los límites de Venezuela con la República Cooperativa de Guyana (antigua Guayana Británica) están sujetos a la reclamación venezolana sobre el territorio que conforma la Guayana Esequiba, según lo pautado en el Acuerdo suscrito en Ginebra el 17 de febrero de 1966, entre los Gobiernos de la República de Venezuela y del Reino Unido de Gran Bretaña e Irlanda del Norte, éste último en consulta con el Gobierno de la Guayana Británica.

Mediante Nota Oficial del 26 Mayo de 1966, dirigida a la República de Guyana, al Reino Unido de Gran Bretaña e Irlanda del Norte y a la Comunidad Internacional, se establece que:
" ... Venezuela reconoce como territorio del nuevo Estado el que se sitúa al Este de la margen derecha del río Esequibo, y reitera ante el nuevo país, y ante la Comunidad Internacional, que se reserva expresamente su derecho de soberanía territorial sobre toda la zona que se encuentra a la margen izquierda del precitado río; en consecuencia, el territorio de la Guayana Esequiba sobre el cual Venezuela se reserva expresamente sus derechos soberanos, limita al Este con el nuevo Estado de Guyana, a través de la línea del río Esequibo, tomado éste desde su nacimiento hasta su desembocadura en el Océano Atlántico..."


detalhes em:

http://www.mipunto.com/venezuelavirtual ... s_int.html




Não me pergunte se sou capaz dei-me a missão....
Avatar do usuário
SALVATORE
Júnior
Júnior
Mensagens: 82
Registrado em: Seg Jan 23, 2006 11:23 am
Localização: Fortaleza-CE

#147 Mensagem por SALVATORE » Sex Mar 16, 2007 11:13 am

Guilherme escreveu:Não, essa é a Guiana Inglesa.


Essa que é Francesa
:lol: :lol: :lol:


Imagem

tá é longe da Venezuela




Não me pergunte se sou capaz dei-me a missão....
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

#148 Mensagem por alcmartin » Sex Mar 16, 2007 7:38 pm

Amigos, permitam-me me alongar um pouco, mas parafraseando o canal History Channel, vivamos a história.
Vivemos um momento impar. A história nos leva a pontos onde múltiplas opções são cabíveis.
Venezuela ou USA. Para qual lado iremos? Ou talvez, mais corretamente, para que lado seremos empurrados? É certo que quem acompanha as fanfarronices de Chaves pode até achar absurdo colocarmos do seu lado, mas lembremos alguns fatos:
Os americanos tem planos para tudo. Não porque são o Diabo, mas porque são metódicos, organizados, profissionais.
Quando a situação o exige, adaptam os planos ao cenário atual. Lembram dos planejamentos pré-segunda guerra? Até planos contra a Inglaterra e invadir o Brasil tinham (plano Laranja). Mas veio a guerra diferente e foi mais fácil e eficiente dar Volta Redonda e esperar os U-Boat trabalhar.
Até agora a pouco, nossa hipótese de conflito mais provável, embora remota (graças a Deus!!), era um confronto assimétrico c/ os USA. Há 10 anos que essa é a doutrina militar do CMA. Até comitiva de oficiais ao Vietnã mandamos, para troca de conhecimentos.

http://www.exercito.gov.br/NE/2004/10/1 ... ter178.htm

Quem quiser conhecer mais sobre hipótese de conflito no TOA (Teatro de Operações da Amazônia), visite

http://www.amazoniaenossaselva.com.br/

e leia PALESTRA. Tem um histórico fantástico, descrevendo até quando um oficial americano propôs ao Lincon mandar p/ cá os negros americanos após a guerra civil deles, p/ fundar um país na Amazônia. D.Pedro II recusou e eles foram mandados p/ a Libéria.

Voltando ao assunto, então apareceu Chaves. E Morales e tchurma...e o fracasso no Iraque e o aquecimento global. E pela primeira vez em muitos anos os USA procuram o Brasil como aliado, com Bush todo bonzinho... Justamente c/o governo Lula, que gosta de ser ideológico...

Torçamos p/ que o Brasil faça o melhor p/ o Brasil, não por ideologia, nem por admiração a potências.
Real Politik. Ninguém é bonzinho...




Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5240
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 501 vezes

#149 Mensagem por delmar » Sex Mar 16, 2007 9:16 pm

Como ficará o Brasil?

O governo brasileiro já escolheu uma posição. Não vai acompanhar o Chavez em suas tropelias pela América. Isto ficou muito claro numa entrevista que o ministro Amorim deu ao "Bom Dia Brasil". Em breve veremos um paulatino rompimento entre Chavez e Lula. O motivo é que o Chavez quer ser o "dono da bola" e mandar em todos que jogam com ele. Como o Brasil também tem uma bola e é melhor jogador que a Venezuela, quer mandar também. Assim vai organizar um time próprio, sem o Chavez. O Itamarati só espera que o rompimento parta do lado do Chavez, para ficar como a vítima do divórcio.
O Brasil também não vai ficar no time dos EUA pois tem um time próprio. Os americanos sim é que ficarão, discretamente, torcendo pelo time do Brasil esperando que ele derrote o time do Chavez. Se o Brasil quizer os americanos até patrocinam um jogo de camisetas. Agora se tiver que levar a marca do patrocinador é melhor não querer.
Enfim acho que teremos duas equipas (como falam em Portugal) jogando na América do Sul. A equipa do Brasil, com um futebol mais moderno, e a equipa da Venezuela, jogando mais para a torcida, um futebol populista.

saudações




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

#150 Mensagem por alcmartin » Sex Mar 16, 2007 9:26 pm

Falou e disse, Delmar! Explicou e não confundiu!
Deus te ouça!
Abs!




Responder