Super Etendard

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Beronha
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#136 Mensagem por Beronha » Ter Jan 22, 2008 8:39 pm

Battleaxe escreveu:Engano seu. O Exocet continua sendo utilizado.
Qual seria o missel moderno que deveriamos ter em uma aeronave?
O Harpoon?
Estamos falando de SEM e não se SUE.
A diferença é entre essa Brasilia e um Jetta. [000]


sim padilha , concordo quanto ao exocet (ainda mais com guiagem BR), mas estou me referindo somente ao super-etendard , que ao meu ver , só servirá para o ataque , não podendo encarar (Ao meu ver também) nem um heli de uma fragata , sem contar o numero de usuarios

abraço e sucesso com as maravilhosas fotos que nos presenteia




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Corsário01
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#137 Mensagem por Corsário01 » Ter Jan 22, 2008 8:42 pm

:wink:




Abraços,

Padilha
PRick

#138 Mensagem por PRick » Ter Jan 22, 2008 9:16 pm

Beronha escreveu:
Battleaxe escreveu:Engano seu. O Exocet continua sendo utilizado.
Qual seria o missel moderno que deveriamos ter em uma aeronave?
O Harpoon?
Estamos falando de SEM e não se SUE.
A diferença é entre essa Brasilia e um Jetta. [000]


sim padilha , concordo quanto ao exocet (ainda mais com guiagem BR), mas estou me referindo somente ao super-etendard , que ao meu ver , só servirá para o ataque , não podendo encarar (Ao meu ver também) nem um heli de uma fragata , sem contar o numero de usuarios

abraço e sucesso com as maravilhosas fotos que nos presenteia


Não é possível comparar os SEM, com os SUE de 1982, o míssil é o Exocet, que naquela época era algo completamente novo.

Como postei, os SEM usam sistemas do Rafale e M-2000, tem uma eletrônica embarcada, a meu ver, comparável aos F-5M. Seu radar é moderno. Porém, os SEM não podem lançar mísseis BVR EC, hoje.

Quanto a helo, você está bricando, os SEM possuem Matra Magic II e 02 canhões de 30 mm, não sobraria nada dos helos, que se arrastam a no máximo a 250 kms/h, contra mais de 800 kms/h dos SUE.

Em comparação com os AF-1, seriam um avanço enorme. Porém, não sei o preço da oferta, pacote francês. Sem saber isto não posso dizer mais nada.

[ ]´s




Sideshow
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#139 Mensagem por Sideshow » Ter Jan 22, 2008 9:28 pm

SUPER-ÉTENDARD MODERNIZADO

Imagem
O Super-Étendard Modernizado decola com o máximo de 11.900 kg,
peso ideal para o NAe A-12 São Paulo da Marinha do Brasil.


INTRODUÇÃO


Ter o Caça-Bombardeiro Super-Étendard (SUE) Versão 5 no NAe A-12 São Paulo representaria possuir um caça com quase 30 anos de experiência (desde 1978) em ataque, reconhecimento e mesmo interceptação, servindo também como CDF (Caça de Defesa de Frota) em uma de suas muitas configurações.

Toda sua vida e modernizações passaram-se na Aéronavale, Ala Aérea da Marine Nationale Française, e mais especificamente nos NAes Clemenceau e no Foch, hoje São Paulo, onde sentir-se-ia em casa como nenhum outro caça.

O Super-Étendard é dotado de inúmeras possibilidades, refletidas pela diversidade de suas missões : ataque contra terra, ataque no mar, apoio a tropas no solo e interceptação aérea (baseada em dezenas de configurações).

Desde 1978, o Super-Étendard substituiu o Etendard IVM nos grupos embarcados nos Navios-Aeródromos franceses Clemenceau e Foch . Para poder realizar suas missões em um ambiente operacional mais e mais exigente, o Super-Etendard evoluiu bastante todos esses anos.

As modificações mais simples foram aplicadas pontualmente, mas as outras mais complexas foram agrupadas nas chamadas Versões de Modernização, para o Super-Étendard Modernizado (SEM), que englobavam trabalhos de anos. Essas Versões são conhecidas como 2, 3, 4 e 5.

Seus armamentos padrão hoje incluem 2 canhões DEFA 533 de 30mm (de 125 tiros cada), e 2.100 kg de armamentos variáveis, aplicados de acordo com a configuração de emprego: Mísseis Magic 2, Mísseis AM-39 Exocet anti-navio, Bombas guiadas a Laser, Mísseis AS-30L, e Bombas lisas.


CARACTERÍSTICAS

Envergadura: 9.60 m
Comprimento: 14.31 m
Altura: 3.85 m
Peso Máximo:11.900 kg
Peso Vazio:6.250 kg
Velocidade Máxima a 11.000 m 1.3 Mach
Velocidade Máxima a baixa altitude: 0.97
Autonomia: 1h 45 min
Autonomia com reservatórios suplementares 2h 15 min
Alcance Máximo (com reservatórios) 2.000 km



VERSÕES 2 E 3 DO SEM

Desde 1985, concluiu-se ser necessário modificar profundamente o sistema de armas do Super-Étendard para que ele pudesse manter-se em serviço até 2010, mantendo suas capacidades operacionais e prevenindo-se de riscos de obsolescência de certos equipamentos ou componentes.

Assim, um programa de modernização foi lançado em junho de 1986 e concluído em 1991. Nesse primeiro programa, chamado de Versão 2 do SEM, três áreas principais foram aperfeiçoadas : o radar, o sistema de navegação e de ataque, e a ergonomia do posto de pilotagem.

Tal Versão contou com a integração do Radar Anémone, o qual permitiu a utilização dos mísseis AM 39 e ASMP.

Os novos computadores do sistema de navegação e ataque permitiram multiplicar o número de ligações de transferência de dados, essencial mesmo para dialogar com o novo radar e, principalmente, para permitir novas direções de tiros.

Para o piloto, a integração de um combinado de visualização teto alto e teto médio, substituindo o antigo visor e a tela do radar, permitiu dispor de uma imagem de radar e de informações sem necessidade de adaptação da vista.

Mesmo que nenhum novo armamento tenha sido introduzido em sua Modernização para a Versão 2, a eficácia militar do Super-Etendard avançou notada e notavelmente graças a essas 3 melhorias.

Já a Modernização para a Versão 3 do SEM foi dedicada justamente à integração da primeira designação a Laser de forma autônoma, iluminando o objetivo com o Pod ATLIS, o míssil AS30 Laser e as bombas GBU 12 (Mk 82 e BLU 111) para ataque de precisão à luz do dia.

A primeiro esquadrilha com aparelhos assim modernizados para a Versão 3 entrou em serviço operacional em 1995 e o último aparelho foi entregue em 1998. Esta é a versão 3 da modernização, como na foto abaixo:


VERSÃO 4, O LASER E O GPS

A Versão 4 do SEM permitiu, entre outros avanços, a extensão do uso do Laser às bombas de 125 e de 250 kg CBEMS (Corps de Bombe à Effets Multiples Sécurisée), como também a integração de um "poste radio" à evasão de freqüência, que aumenta a discreção e a resistência à interferência das comunicações rádio-elétricas do aparelho.

Em complemento aos trabalhos de desenvolvimento da Versão 4, introduziu-se depois o sistema de navegação GPS, que aumentou sensivelmente a precisão e a eficácia do sistema de armas em condições meteorológicas desfavoráveis. Seu desenvolvimento terminou em 1999 e passou a operar em 2000.


VERSÃO 5, O ATAQUE NOTURNO

Já o ataque noturno de objetivos terrestres pelo Super-Étendard Modernizado - SEM - Versão 4 requeria o concurso de uma cooperação externa ao grupo aéreo embarcado, para materializar um ponto no solo ou para assegurar a iluminação laser do objetivo.

O Super-Étendard Versão 5 teve por objetivo melhorar as capacidades e a autonomia do aparelho para esse tipo de missão. Os pilotos dos esquadrões de ataque são equipados com visão noturna, o que lhes deu uma nova competência. Com isso, a capacidade operacional foi reforçada.

Graças ao novo Pod de designação Laser dia / noite Damocles, as armas guiadas a Laser (o míssil AS30 ou as bombas GBU12) podem ser jogadas à noite sobre um objetivo em terra com a Versão 5 do avião, que é equipado com uma câmera de infra-vermelho FLIR e novos aparelhos que lhe permitem navegar à baixa altitude à noite, e de atacar objetivos cujas coordenadas sejam conhecidas ou apontadas por terceiros.

Outras melhorias foram a evolução do sistema de navegação e de ataque, a melhoria do sistema de piloto automático, e a melhoria da autonomia de vôo.

Somente metade das aeronaves então em serviço, ou seja, 25 unidades, foram modernizadas para a Versão 5. Os primeiros aviões SEM Versão 5 capazes de ataque noturno a alvos terrestres com precisão ficaram disponíveis em 2003.

Em 2007, foi acrescentada a integração definitiva do GPS aos armamentos, em processo iniciado na Versão 4.


O SEM NO CHARLES DE GAULLE

O SEM continua sendo o avião de ataque e reconhecimento do grupo aéreo embarcado no Navio-Aeródromo Nuclear Charles de Gaulle até a sua completa substituição pelo Rafale, esperada para ocorrer em 2008.

Os Super-Étendard Modernizado, servindo na Base Aeronaval de Landivisiau e no NAe Nuclear Charles de Gaulle (CDG), ainda constituem hoje a principal força da caça embarcada francesa. Eles transmitirão aos esquadrões de Rafale uma experiência de ataque de então 30 anos (1978 a 2008).

Para dispor de todas as 68 configurações de vôo possíveis e atualmente disponíveis com o SEM, será necessário a Marine Nationale aguardar o Rafale F3.

Novo

Notícia ainda não confirmada em agosto de 2007 afirma que a Marinha do Brasil estaria negociando a aquisição de 10 unidades do SEM, com as entregas se iniciando em 2010. Eles seriam empregados a bordo do NAe São Paulo, uma tardia volta para casa.

http://www.defesabr.com/MB/mb_super_etendard.htm




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#140 Mensagem por Corsário01 » Ter Jan 22, 2008 9:32 pm

Eu estou cantando isso faz tempo.....! 8-]




Abraços,

Padilha
Carlos Mathias

#141 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jan 22, 2008 9:32 pm

Será que a integração de nossas armas está liberada?




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Degan
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#142 Mensagem por Degan » Ter Jan 22, 2008 9:43 pm

Me van a disculpar, y lo que voy a opinar es solo mi opinión, bien intencionada...

No entendería un NAE como el A-12 basado en SEM....

a) Es un avión de capacidades muy pobres (posee menos cualidades de vuelo que un Hawker Hunter)
b) Su electrónica es limitada, por ejemplo, su radar es pequeño y poco poderoso.
c) Su capacidad aire-aire es bastante limitada
d) No tendrá soporte del fabricante, y será usuario único end life...
e) Estará limitado a la electrónica y sistemas franceses, congelados al momento de la compra.
f) 100% dependiente de la detección y clasificación externa (¿MPA?)

Para hacer ASuW, se me ocurre como mucho más flexible:

a) S-3B Viking, al poseer MUCHO más alcance, capacidad de carga y una electrónica infinitamente más capaz, con un radar ISAR de largo alcance, MAE óptimo, FLIR, etc...pudiendo ser capaz de trabajar como MPA armado. Además, con capacidad ASW cierta
b) Helicópteros medios embarcados, con alcances tácticos menores, pero con electrónica más capaz (similar a la del S-3B), independiente del NAE y directamente operable como parte de los SdA de las fragatas.

Las ventajas que veo son:

S-3B:
a) Capacidad de búsqueda y ataque simultánea
b) Misión secundaria de ASW muy capaz
c) Más flexibilidad en sistemas y armamentos
d) Muy largo alcance
e) Sistemas electrónicos muy capaces y poderosos

Helicóptero:
a) Independencia de un NAE y su flota de apoyo, que representan el blanco principal del enemigo
b) Usable desde los barcos de primera línea, por lo que su menor alcance no es tan grabe
c) Flexibilidad de misión
d) Costos menores

Desventajas:

S-3B:
a) Usuario único end life

Helicóptero:
a) Menor alcance y velocidad

SUE SEM:
a) Usuario único end life
b) Capacidad solo para AsuW, ya que aire-aire es más que dudosa.
c) Poca capacidad de armamento (solo uno a la vez)
d) Poca flexibilidad para modernizaciones posteriores.

Todo eso no justifica un NAE... :?




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Carlos Mathias

#143 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jan 22, 2008 9:49 pm

Não sabemos o que vem no pacote.




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#144 Mensagem por Sideshow » Ter Jan 22, 2008 9:56 pm

Degan eu não morro de amores pelo SEM, mas entre ele e começar a modernizar nossos A-4 hoje sou muito mais ele.

Não sabemos o que vem no pacote.

Armement
Missile nucléaire ASMP
:twisted: :twisted:




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#145 Mensagem por piratadabaixada » Ter Jan 22, 2008 10:36 pm

O SUE foi projetado para operar no A-12, e o A-12 foi projetado para operar um caça de defesa aérea e outro de ataque.




Carlos Mathias

#146 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jan 22, 2008 10:40 pm

Rafale-M e SUE-M??????




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#147 Mensagem por piratadabaixada » Ter Jan 22, 2008 10:41 pm

Carlos Mathias escreveu:Rafale-M e SUE-M??????


F-8 e SUE.




Carlos Mathias

#148 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jan 22, 2008 10:43 pm

BLARGH!




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#149 Mensagem por piratadabaixada » Ter Jan 22, 2008 10:44 pm

Carlos Mathias escreveu:BLARGH!

UAUAUAUAUA

O F-8 foi um excelente caça para sua época.




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#150 Mensagem por Poti Camarão » Ter Jan 22, 2008 10:46 pm

Eita povinhopra gostar de sucata... :evil:




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