Blz André,
Claro! Mas não quer dizer que eu defenda exclusivamente o Tracker. Mas, apesar disso, devem haver boas células do Tracker, que, usados pela MB (ou seja, com pouco uso), duram até um bom tempo.
Atualmente só existem 5 operadores de Tracker (Argentina, Peru, Coréia do Sul, Taiwan e Tailândia), e todos foram comprado usado do EUA, portanto já foram bastante utilizados(desgastado) nos NAe Americano. Para completar, os Tracker Argentinos foram bastante utilizados também embarcados(década de 80 e inicio da década de 90). Como eu mencionei anteriormente, todos os Tranker em operação ou não, foram fabricados a mais de 30 anos (entre 30 e 40 anos). O Canadá, se não estou enganado, foi o segundo maior operador de Tracker, porem todos foram retirado de serviço em 1985, portanto grande parte dessas aeronaves já foram convertidas em peças de reposições para outros operadores (parece que até o Brasil adquiriu peças de reposição do Canadá para manter os seus Tracker em serviço). Do restante, boa parte virou aeronave de combate a incêndio. Se existir alguma célula conservada, estará no Canadá, porem e muito difícil esse pais ter estocado o Tracker por 20 anos. Ainda mais agora, que existe poucas células voando. Sem contar o seguinte, as células que sobraram certamente seriam as menos conservadas.
Bom, de qualquer forma, podem existir outras opções no mercado.
Me de um exemplo?
Eu sei. Eu falei vertrep em relação aos helicópteros. Esses sim realizam VERTREP, que só helis e o V-22 fazem.
Eu tirei essa conclusão, que você considerava o Tracker para VERTREP, com base nessa sua frase:
"Sim, creio que o ideal, e aliás, possívelmente o único AEW/ASW/REVO/COD capaz de operar no São Paulo seja o Tracker."Relativo ao C-2 Greyhound, creio que ele, que é bem menor que o E-2, possa ser usado no A-12.
O C-2 Greyhound é a principal aeronave VERTREP da US Navy!
Só vou dizer a você um fator que impossibilita o uso do C-2 Greyhound no A-12. O Comprimento dessa aeronave e maior que o comprimento do maior (dianteiro) elevador do A-12. Pronto, fim de papo, o C-2 Greyhound não pode ser levado no A-12! Nem vou comentar os outros fatores, porque estou com preguiça!
Não só como meio de pomover a segurança de pousos, as aeronaves REVO também aumentam o raio de ação dos aviões embarcados, sim...
O que eu tenho em mente é o seguinte: ter um único tipo de aeronave de apoio. Ela seria usada para AEW, ASW, REVO e COD. A missão REVO seria secundária, pois bastaria acrescentar tanques no COD para ele realizar REVO, ou até mesmo as aeronaves AEW/ASW poderiamrealizá-lo.
No caso das aeronaves AEW, elas seriam iguais às ASW< poderám sem os equipamentos, e poderiam ter o radar no mesmo lugar dos ASW, só que, claro, um radar diferente, para AEW.
Claro! Mais a principal aplicação e justamente na segurança de pouso, o resto e secundário!
Me diga um país (excluído o EUA) que utilize aeronave exclusiva para REVO, ou REVO + ASW? Simplesmente nenhum! Agora, se não me falhe a memória, a França, Espanha e Itália, utilizam sistema tipo Buddy-Buddy. Coincidência ou não, os NAe Americano são o dobro de quase todos(excluindo o NAe France e Russo) os NAe e NAel existentes. A França construiu um belíssimo NAe, mas não utiliza aeronave REVO, e deverá continuar com o sistema Buddy-Buddy. A Inglaterra e a mesma coisa, os seus NAe contaram com Merlin, F-35, E-2c Hawkeye, etc (etc seria algum helicóptero de pequeno porte, ou V-22 Osprey que realizaria transporte de tropas e VERTREP).
O que eu acho é o seguinte.
A MB operaria, como Heli ASW no A-12/13 o mesmo helindas escoltas. E, além disso, a aeronave apoio e o CDF. A logística não ficaria tão prejudicada, e o poder de fogo seria muito maior.
Aliás, como Heli ASW minha primeira opção seriam os Merlin...
Não gosto (e creio que as grande marinhas também não!) de utilizar helicóptero de grande porte (Merlin, por exemplo) em escoltas. Por sinal, o Merlin pode ser utilizado em escolta, porem a Inglaterra não utilizará. O helicóptero embarcado nas escoltas da Royal Navy será o S. Lynx 300 (localmente conhecido como Mk alguma coisa).
Na minha opinião, a MB deve tirar como exemplo as marinhas Européias que utilizam helicóptero de pequeno-médio porte (NH-90, S. Lynx, etc) nas escoltas e helicóptero de grande porte em seus NAe, NAel e embarcações Anfíbias. Utilizar helicóptero de grande porte em uma escolta, é consumir o dobro de combustível e espaço, precisando ainda de um deck e hangar enorme, sem contar o tipo de armamento utilizado (AM-39, Sea Eagle, Harpoon, etc, que são todos mísseis grande e pesado, dificultado a acomodação e locomoção no navio) e o espaço e peso consumido, que poderia ser utilizado para colocação de mais sensores, armamento, sistemas defensivos, etc. Se tiver alguma duvida, observe os mísseis utilizados nos helicópteros das escoltas do EUA e Europa. Tái a explicação do NH-90 utilizar o míssil Marte, o S. Lynx com Polyphen (ou Sea Skua), e Seahawk com Penguin, todos mísseis pequeno e de pouco peso. Até o Merlin será homologado com o Marte, para facilitar o uso desse helicóptero em escoltas (destróier e cruzador).
Então na minha opinião, a MB deveria ter dois helicópteros navais, um de pequeno-médio porte (escolta) e outro de grande porte(NAe e embarcações Anfíbias). A minha preferência seria pelo Merlin (em duas versões, naval e transporte. A diferença está somente na fuselagem) e Super Lynx 300.
Até mais...................................................................
Fox