Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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#136 Mensagem por Sniper » Ter Ago 01, 2006 5:43 pm

Para os Paulistas parece ser uma ótima ! :D

Ja para o resto da federação nem tanto...

Quem arca com o desgaste das células ?

E se por muita, mais muita infelicidade ocorre um abate de um Cougar por exemplo? Quem arca com o prejuizo ?

Se fosse cobrado um percentual extra ( nada extorssivo, dentro da realidade ) por Hora de vôo pelo desgaste da célula e fosse feito algum " seguro " ou coisa do tipo a coisa ficarís melhor! :lol: :wink: :D

Mas de qualquer forma o governo de São Paulo está de parabéns!




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Piffer
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#137 Mensagem por Piffer » Ter Ago 01, 2006 6:52 pm

O preço da hora de vôo engloba todos os custos e não apenas aquelas coisas que vemos durante o vôo (combustível, lubrificantes, etc).

O que me preocupa apenas é o Exército se voltando cada vez mais na direção da GLO e se descuidando de sua atividade principal.

Abraços,




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#138 Mensagem por Sniper » Ter Ago 01, 2006 7:11 pm

Piffer escreveu:O preço da hora de vôo engloba todos os custos e não apenas aquelas coisas que vemos durante o vôo (combustível, lubrificantes, etc).

O que me preocupa apenas é o Exército se voltando cada vez mais na direção da GLO e se descuidando de sua atividade principal.

Abraços,


Realmente... :? :shock:

Os Pilotos também serão pilotos do EB ou serão das polícias paulistas ?

Abraços!




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#139 Mensagem por A-29 » Ter Ago 01, 2006 7:13 pm

Piffer escreveu:O preço da hora de vôo engloba todos os custos e não apenas aquelas coisas que vemos durante o vôo (combustível, lubrificantes, etc).

O que me preocupa apenas é o Exército se voltando cada vez mais na direção da GLO e se descuidando de sua atividade principal.

Abraços,


Oi Piffer!

Mas olhando por outro lado, não seria uma boa os pilotos da AVEX terem mais algumas horas por ano para treinar suas habilidades além do planejado?
Vamos supor que o convênio cubra um total de cem horas anuais de vôo. Isso daria aos esquadrões a possibilidade de oferecer a seus pilotos um total de cem horas além daquelas planejadas, o que provavelmente crontribuiria para melhorar sua prontidão.
Por sinal, quantas horas a AVEX tem voado por ano, só para nós termos uma base?




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#140 Mensagem por Piffer » Ter Ago 01, 2006 7:23 pm

Com certeza... Voar é sempre bom, quanto mais melhor. Mas é chato depender de alguém comprar as nossas horas de vôo para termos que voar.

Por sinal, quantas horas a AVEX tem voado por ano, só para nós termos uma base?


Acho que a AvEx deve voar entre oito e dez mil horas por ano.

Os Pilotos também serão pilotos do EB ou serão das polícias paulistas?


Com certeza serão os pilotos da AvEx.




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#141 Mensagem por Sniper » Ter Ago 01, 2006 7:25 pm

Piffer escreveu:
Os Pilotos também serão pilotos do EB ou serão das polícias paulistas?


Com certeza serão os pilotos da AvEx.


hehehehe Eles não deixam qualquer um botar as mãos em seus "brinquedos"... :wink: :lol: :D




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#142 Mensagem por Piffer » Ter Ago 01, 2006 7:33 pm

hehehehe Eles não deixam qualquer um botar as mãos em seus "brinquedos"...


Nananina! É meu! É meu!

Brincadeiras à parte, a PMSP já tem helicópteros condizente com o número de pilotos. Mais helicópteros não ajudariam em nada. Além do que o treinamento especifico para cada aeronave (exceto o Esquilo/Fennec) demoraria e ficaria muito caro para uma operação como essa.

Abraços,




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#143 Mensagem por interregnum » Ter Ago 01, 2006 8:32 pm

Oq vai acontecer com o convenio é que o EB vai sempre ter que deixar algum heli a disposição da pm. Não vai poder usar todos os cougar de uma vez. :(




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#144 Mensagem por Sniper » Ter Ago 01, 2006 8:55 pm

interregnum escreveu:Oq vai acontecer com o convenio é que o EB vai sempre ter que deixar algum heli a disposição da pm. Não vai poder usar todos os cougar de uma vez. :(


Mas em quais ocasiões são usados hoje todos os 8 Cougar's de uma vez ? :roll:

Acho muito difícil esse convênio chegar a atrapalhar em algum ponto a AvEx... :lol:




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#145 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Ago 02, 2006 11:47 pm

O EB só tem a ganhar com esse convênio. O maior ganho é na imagem. Gente, imagem é tudo que as FFAA precisam vender hoje em dia sob risco de cairem cada vez mais no esquecimento. O posicionamento do Exército na recente crise em São Paulo é digno de aplausos. Chegou a oferecer até 10 mil homens, e agora está disposto a ceder esses helicópteros. Está de parabéns!




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#146 Mensagem por A-29 » Qui Ago 03, 2006 12:54 pm

GUERRA URBANA

SP ASSINA ACORDO PARA TER HELICÓPTERO

O governo de São Paulo assina hoje convênio para que a polícia use dois helicópteros das Forças Armadas, em missões como rebelião de presos. O gasto será de US$ 5.060 por hora/vôo (R$ 11.030,80).





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#147 Mensagem por A-29 » Sex Ago 04, 2006 2:40 pm

SP paga por ajuda anti-PCC

Convênio assinado ontem entre governo do Estado e Exército prevê gasto de US$ 50.600 por dez horas de vôo
Marcelo Godoy

São Paulo vai pagar pelo único apoio prático fornecido até agora pelo governo federal à Secretaria de Segurança Pública no combate ao crime organizado. O Estado desembolsará US$ 50,6 mil por 10 horas de vôo durante 30 dias pelo uso do helicóptero de transporte de tropas HM-3 Cougar, do Comando de Aviação do Exército (CAvEx). É o que ficou determinado no convênio assinado ontem pelo governador Cláudio Lembo (PFL) e pelo comandante militar do Sudeste, general-de-exército Luiz Edmundo Maia de Carvalho.

Da parte de Lembo, muitos elogios à iniciativa do Exército, que agiu rapidamente para que o convênio fosse assinado. "Faço um agradecimento especial ao Exército Brasileiro, pois essa integração efetiva de esforços é fundamental para o bem do Brasil." As críticas ficaram para o Ministério da Justiça, de quem o Estado pretende cobrar o reembolso pela utilização do equipamento, conforme pedido encaminhado terça-feira pelo comandante-geral da PM, coronel Elizeu Eclair Teixeira Borges.

O governo estadual optou na última hora por declinar do uso do helicóptero HA-1 Esquilo também oferecido pelo Exército na primeira minuta do convênio. "As Polícias Civil e Militar têm 16 Esquilos, por isso não seria preciso", disse Lembo.

Assim, a parceria limitou-se a um Cougar, que sairá da base aérea de Taubaté, onde fica a Aviação do Exército, para ficar à disposição da polícia no Aeroporto do Campo de Marte, em São Paulo. O Cougar tem capacidade para transportar 27 pessoas - incluindo a tripulação - e 4,5 mil quilos de carga externa.

"É uma aeronave nova e a tropa que vai usá-la precisa de adestramento", disse o general. A idéia da Segurança Pública é usar o Cougar para transportar rapidamente integrantes do Comando de Policiamento de Choque (CPChoq), como os homens do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e do Comando de Operações Especiais (COE), principalmente para sufocar rebeliões no interior no Estado.

O aparelho, o maior em uso no Exército, pode transportar um pelotão armado, que chegaria à prisão em no máximo duas horas. Os soldados que vão usá-lo passarão por treinamento que será dado pela tripulação do Cougar no Campo de Marte. Será um treino simples de embarque e desembarque.

"Queremos tê-lo à nossa disposição já neste sábado", adiantou o coronel Eclair. O aparelho chega uma semana antes do Dia do Pais, data em que existe a possibilidade de que o Primeiro Comando da Capital (PCC) inicie novos motins em presídios e ataques contra a polícia.

Por enquanto, a chegada do helicóptero, é o único envolvimento direto do Exército no combate ao crime organizado em São Paulo. Em entrevista ao Estado no último domingo, o secretário da Segurança Pública, Saulo Abreu, disse que ainda espera contar com fotografias de satélite usadas pela inteligência militar e afirmou que o Exército poderia ajudar na guarda de muralhas e em operações saturação: ocupação de áreas dominadas pelo narcotráfico.

O comandante militar do Sudeste, no entanto, descartou, por enquanto, qualquer emprego de tropa de infantaria em operações policiais em São Paulo. "Não há nada previsto sobre isso", afirmou Luiz Edmundo Maia de Carvalho.

O general e o governador disseram que, caso seja necessário, o convênio entre o Exército e o Estado pode ser prorrogado. Durante o prazo de vigência, São Paulo terá direito a 10 horas de vôo do Cougar. O pagamento deve ser depositado no Fundo do Exército.






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#148 Mensagem por Mariana Toledo » Sex Ago 04, 2006 4:50 pm

O pessoal das Forças Armadas tinham que dar um jeito de ser mais marketeiros, isso sim....

Tem que fazer propaganda dessas ações, tirar proveito que das Forças Armadas seram a instituição que o brasileiro mais confia.

A Força Aérea fez quase dez voos trazendo brasileiros do Líbano e ninguém vê isso, ninguém enaltece a Força Aérea.




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#149 Mensagem por rodman » Dom Set 03, 2006 1:48 pm

Ae Piffer mais umas perguntinhas, eu sempre quis saber para que são, como e quando são utilizadas e etc., estas manetes no painel superior dos helicópteros, nas revistas eles citam controle de freio da transmissão, combustivel e tal, quando for possivel de uma luz :wink: , um abraço.

Estas são do Super Puma da FAB:
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Panter EB:
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#150 Mensagem por Piffer » Dom Set 03, 2006 6:45 pm

Vamos lá. Vou falar especificamente do Pantera (a última foto); os outros são semelhantes.

As manetes exteriores (vermelhas) são as manetes de corte de combustível. Ficam sempre abertas (à frente).

Um pouco mais para dentro (na foto só parece um pedaço delas) são as manetes de vazão de combustível (amarelas). Funcionam como o acelerador. Em vôo, elas estarão para a frente. Com a aeronave parada, elas estarão para trás. Em algumas aeronaves (principalmente as mais antigas) o controle de vazão fica na alavanca do coletivo, como um acelerador de moto.

A última alavanca (a do centro, amarela) é o freio do rotor principal. Quando está para frente, o freio está solto, quando está para trás, o freio está acionado.

Durante o vôo, todas as manetes estarão à frente. Após um pouso de emergência, por exemplo, o procedimento é trazer todas para trás. Assim você pára o motor, corta o fluxo de combustível e freia o rotor principal.

Abraços,




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