Nova Fragata Francesa "Forbin" (tipo HORIZON)

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: Nova Fragata Francesa "Forbin" (tipo HORIZON)

#136 Mensagem por Bolovo » Dom Mai 10, 2009 2:45 pm

Eu seria um fã da combinação S-300 naval e Umkhonto... mas o Aster tá bom....

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
caixeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#137 Mensagem por caixeiro » Dom Mai 10, 2009 2:52 pm

Corsário01 escreveu:
Os franceses tem produto e oferecem um bom pacote de Off Set.

Os Franceses tem um algo mais, Tem os LHD Mistral(que hoje interessa muito), tem misseis, tem tecnologia em NAe em navios de suporte os franceses parecem ter um algo mais.

Os Espanhois IDEM.

E os Coreanos IDEM.

Está entre 3 com chance de surgir um 4º dependendo e muito do OFF SET oferecido.

Espero ter ajudado um pouco.

PS: Os alemães são ótimos e os holandeses tb, mas não tem conversa sobre OFF SET, logo, ao BRASIL isso não interessa.

O Meu pequeno pitaco no assunto.

Abracos Elcio Caixeiro

---------------------------------------------------------------------------------
"There's More Than One of Everything"
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5859 vezes
Agradeceram: 3318 vezes

#138 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 10, 2009 3:10 pm

Acho eu, que este programa das novas fragatas só vá ser lançado após a definição em junho dos plano de equipamentos da MB, até para que se possa ter argumentos, em termos de off set, para recebermos propostas, digamos, mais interessantes e que vão de encontro àquele.

Corsário, embora alemães e holandeses não estejam aparentemente oferencendo algum tipo de off set, isso depois de junho pode eventualmente mudar, até porque, nenhum governo que se preze, a essas alturas do campeonato, com crise mundial e tudo se daria ao luxo de não apoiar significativamente suas empresas em um programa como esse da MB, que é de longo prazo e incluirá necessariamente unidades adicionais as 6/8 previstas de início. Vale a pena esperar pra ver. Tanto que até chineses e russos estão de olho.

Ainda creio que as Horizon possas ser empregadas como escoltas do nossos futuros Nae's em apoio as Fremm, mesmo porque, isso interressaria à França e à Itália, posto que os numeros originalmente propostos nas Horizon poderiam ser ocnseguidos negociando-se um lote adicional a MB, de forma a favorecer uma escala de produção mais favorável. Poderíamos vislumbrar algo como 2x1 na escolha da combinação Fremm/Horizon. Já que é pra investir e tirar a industria naval do ralo, que o fassamos da melhor forma possível e com o melhor pacote.

Abraços

Carpe Diem
soultrain
Sênior
Sênior

#139 Mensagem por soultrain » Dom Mai 10, 2009 4:55 pm

JLRC escreveu:
soultrain escreveu:Mas as Francesas e têm o SADRAL com misseis Mistral e ainda os Mica VL...
Não têm não Soultrain. O sistema Sadral e o VL MIca não vão serem montados, nem nas FREMM, nem nas Horizon.
São opcionais, podem ser adicionados sem grandes custos, as FREMM não têm mesmo de origem o SADRAL?

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#140 Mensagem por Sintra » Dom Mai 10, 2009 7:03 pm

JLRC escreveu:
soultrain escreveu:Mas as Francesas e têm o SADRAL com misseis Mistral e ainda os Mica VL...
Não têm não Soultrain. O sistema Sadral e o VL MIca não vão serem montados, nem nas FREMM, nem nas Horizon.

Uma pequena correcção, as FREMM têm como opção a instalação de 24 VLS Sylver 35 junto ao hangar do Heli. Estes 24 Sylver 35 são precisamente para a utilização de MICA VL ou VT-1.
Nem os Italianos nem os Franceses pegaram na opção, mas caso os Gregos sempre escolham a FREMM da DCNS estes VLS vão lá estar.

Abraço

Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceram: 176 vezes

#141 Mensagem por Corsário01 » Dom Mai 10, 2009 10:49 pm

Luís Henrique escreveu:Corsário,

vc se refere a off set mesmo ou a transferência de tecnologias???
Caro Luis.

OFF SET engloba muita coisa. Pode ser transferência de tecnologias, pode ser um bônus de valor equivalente a compra,
pode ser qualquer coisa que esteja ligada a MB, neste caso.

O que sei não posso falar aqui, mas é mais ou menos por este caminho.

Alemães e Holandeses não se interessaram, e se passarem a se interessar, chegarão tarde, pois fatalmente a escolha já terá sido feita.

Azar o deles! :evil:

Abraços,

Padilha
caixeiro
Sênior
Sênior
Agradeceram: 5 vezes

#142 Mensagem por caixeiro » Seg Mai 11, 2009 12:16 am

Corsário01 escreveu:

Caro Luis.

OFF SET engloba muita coisa. Pode ser transferência de tecnologias, pode ser um bônus de valor equivalente a compra,

Alemães e Holandeses não se interessaram, e se passarem a se interessar, chegarão tarde, pois fatalmente a escolha já terá sido feita.

Azar o deles!
:evil:

Questao de tempo e crucial nesses processos que ocorrem atualmente, quem quizer se garantir e bom ter seus contratos assinados ate 31 Dez 2010, ToTs demandam tempo, em algum paises como os EUA alem execultivo tem de passar pelo congresso, entam parece que os Franceses estam um passo a frente dos demais isso ja ficou provado com a proposta dos Coreanos que nao viram so de escoltas ja ofereceram um algo mais, logo e bom que os que desejam participar do processo seguirem o exemplos que ja estam ai, para depois
nao ficarem como os Russos no FX-2.

Abracos Elcio Caixeiro

---------------------------------------------------------------------------------
"There's More Than One of Everything"
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#143 Mensagem por Luís Henrique » Seg Mai 11, 2009 8:35 am

JLRC escreveu:

Quanto à questão do ataque de saturação, gostava que me dissessem qual o país, excepto os EUA, capaz de fazer um ataque de saturação a uma força naval brasileira!!!!

Quanto à questão do RAM nas F124, aquele substitui o CIWS que está montado nas outras fragatas de outros paíse. Os KDX III têm um sistema RAM e um sistema Goalkeeper. As Horizon e as FREMM utilizam o 76 como CIWS.
Eu acho que MUITOS países conseguem efetuar um ataque de saturação.Ou não? :?

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
gaitero
Sênior
Sênior

#144 Mensagem por gaitero » Seg Mai 11, 2009 11:27 am

Depende do local onde ele será efetuado....

No meio do Oceano.... Só os EUA....

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#145 Mensagem por talharim » Seg Mai 11, 2009 11:42 am

O problema das fragatas alemãs é tbm a permanencia de tempo no mar a fragata alemã não foi feita para operar em mar aberto por isso seu pequeno deslocamento comparado aos pares ingleses e coreanos.

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#146 Mensagem por Lord Nauta » Seg Mai 11, 2009 12:23 pm

Corsário01 escreveu:

Caro Luis.

Prezados Senhores

Os OFF SET podem ser aplicados em outras atividades industriais a escolha do País. Um exemplo e o que ocorreu na Malasia. A Marinha da Malasia recebeu 6 OPV's novos construidos na Alemanha e a compensação ocorreu através de maquinas agricolas!. O grupo THISSEN, por exemplo tem no Brasil 13.000 empregados e em breve terão mais 4.000. Em resumo os alemães estão dispostos a abrir diversas possibilidades de OFF SET em relação a dois programas da MB os NaPaOc (oferecem opções com base no conceito MEKO) e de Navios Escolta (classe F 124).
Em relação as Horizon no momento não existem requisitos de Estado Maior e de Sistemas para navios desta categoria. No futuro distante e possível, hoje muito díficil por questões financeiras e sobretudo politicas.

Sds

Lord Nauta

Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceram: 176 vezes

#147 Mensagem por Corsário01 » Seg Mai 11, 2009 12:38 pm

O grupo THISSEN, por exemplo tem no Brasil 13.000 empregados e em breve terão mais 4.000. Em resumo os alemães estão dispostos a abrir diversas possibilidades de OFF SET em relação a dois programas da MB os NaPaOc (oferecem opções com base no conceito MEKO) e de Navios Escolta (classe F 124).
Lord, não foi o que eu ouvi, mas........!

Abraços,

Padilha
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#148 Mensagem por Luís Henrique » Seg Mai 11, 2009 1:10 pm

Lord Nauta escreveu:
Corsário01 escreveu: Caro Luis.

Prezados Senhores

Os OFF SET podem ser aplicados em outras atividades industriais a escolha do País. Um exemplo e o que ocorreu na Malasia. A Marinha da Malasia recebeu 6 OPV's novos construidos na Alemanha e a compensação ocorreu através de maquinas agricolas!. O grupo THISSEN, por exemplo tem no Brasil 13.000 empregados e em breve terão mais 4.000. Em resumo os alemães estão dispostos a abrir diversas possibilidades de OFF SET em relação a dois programas da MB os NaPaOc (oferecem opções com base no conceito MEKO) e de Navios Escolta (classe F 124).
Em relação as Horizon no momento não existem requisitos de Estado Maior e de Sistemas para navios desta categoria. No futuro distante e possível, hoje muito díficil por questões financeiras e sobretudo politicas.

Sds

Lord Nauta
Caro Lord,

pelo que vejo as Horizon são aproximadamente 10% maiores que as FREMM.
E parece que o armamento é bem similar.

Por quê são consideradas de outra classe, e portanto, fora da realidade orçamentária?

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5859 vezes
Agradeceram: 3318 vezes

#149 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 11, 2009 1:12 pm

Ainda acredito que alemães e holandeses ainda podem estar no páreo, mais aqueles do que estes. Políticas de Off Set podem ser um grande oportunidade de negócios entre países, fato este atestado pelos últimos contratos assinados pela MB e demais fA's, que nos permitiram avanços em vários campos. Será que eles, os alemães, simplesmente iriam desprezar anos de investimento na relação com a MB por simplesmente não estarem dispostos a fechar contratos com off set? Tenho certeza que não. E como lembra o Lord Nauta, a industria alemã tem um pé aqui dentro, e por consequência um poderossíssimo lobby, que de fato não poderia ser desprezado quanto as possibilidades de envolvimento econômico decorrentes desses programas. Temos é que ver até onde eles estão dispostos a ir, como no caso dos Sub's.

A F-125 me parece mais adaptada aos REM da MB do que sua antecessora, mas daí a dizer qual das duas seria melhor, com a palavra a MB; até posso imaginar que a depender do interresse deles, poderia até ser possível a proposição do binômio F124/125. Cabe esperar pra ver. Creio que seria uma boa solução de concenso.

Abraços

Carpe Diem
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#150 Mensagem por talharim » Seg Mai 11, 2009 2:24 pm

O que a Alemanha poderia nos oferecer em termos navais ???

Absolutamente nada.

Se fosse para o EB seria interessante.

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Responder