Programa KC-2 Turbo Trader (ex- CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!)

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#136 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Ago 15, 2010 1:20 pm

Prezados Amigos,

Entendam o quanto e importante o texto da diretriz do MD. Trabalho de coordenação entre a FAB e MB para obtenção conjunta de aviões de caça. Relacionamento de alto nível entre as duas forças, que passam a falar a mesma linguagem. Paradigmas foram superados, demonstração de evolução do pensamento estratégico. O Brasil avançando de forma lenta e segura para construir um Poder Militar correspondente a sua estatura no mundo. E quem diria uma mudança conduzida pelo presidente metalurgico.

Sds

Lord Nauta
Exato, perfeito! :)

PRick

#137 Mensagem por PRick » Dom Ago 15, 2010 1:29 pm

Corsário01 escreveu:
PRick escreveu:Bem, pelo jeito o nosso AEW será assim.

[]´s

Imagem
A barriga dele é mais bojudinha que essa ai. E, calma, muita calma, pois o radar ainda não foi decidido.
A priori, será colocado no bojo retrátil, mas..............!

Ainda é cedo para falar. :twisted:

Não confunda a barriga do Tracer/Trader com a do Tracker, as duas primeiras tem mais barriga, já o Tracker a barriga foi diminuida, exatamente, por conta do radar e da baia de torpedos, ou seja, a fuselagem é um pouco menor.

O problema do Tracker é que por conta dos sistema de dobra da asa, como a foto demonstra, torna impossível a colocação de um radar no dorso.

Imagem

A melhor solução seria o uso da célula do Tracer. Como a arte abaixo. Nas fotos são bem nítidas as diferenças da fuselagem, os Tracer/Trader tem uma barriga maior, são mais gordinhos. :mrgreen:

Imagem

[]´s

gaitero
Sênior
Sênior

#138 Mensagem por gaitero » Dom Ago 15, 2010 3:28 pm

PRick escreveu:
Corsário01 escreveu: A barriga dele é mais bojudinha que essa ai. E, calma, muita calma, pois o radar ainda não foi decidido.
A priori, será colocado no bojo retrátil, mas..............!

Ainda é cedo para falar. :twisted:

Não confunda a barriga do Tracer/Trader com a do Tracker, as duas primeiras tem mais barriga, já o Tracker a barriga foi diminuida, exatamente, por conta do radar e da baia de torpedos, ou seja, a fuselagem é um pouco menor.

O problema do Tracker é que por conta dos sistema de dobra da asa, como a foto demonstra, torna impossível a colocação de um radar no dorso.

Imagem

A melhor solução seria o uso da célula do Tracer. Como a arte abaixo. Nas fotos são bem nítidas as diferenças da fuselagem, os Tracer/Trader tem uma barriga maior, são mais gordinhos. :mrgreen:

Imagem

[]´s
Prefiro o Tracker com randome retrátil...

Mas enfim, são pontos de vista..

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
brisa

#139 Mensagem por brisa » Dom Ago 15, 2010 3:35 pm

O Erieye não seria muito grande pro S2 (9,7m)???

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#140 Mensagem por orestespf » Dom Ago 15, 2010 3:41 pm

brisa escreveu:O Erieye não seria muito grande pro S2 (9,7m)???
O espírito da coisa não está no modelo do radar, mas no papel que ele terá. :wink: :mrgreen:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6305 vezes
Agradeceram: 6656 vezes
Contato:

#141 Mensagem por Túlio » Dom Ago 15, 2010 3:56 pm

Acho fantástico esse desenho que o PRick pegou lá no Defesa BR mas sempre pergunto e ninguém responde: um Brasília, decolando do solo, com quilômetros de pista à disposição não conseguia operar com o Erieye, que mágica se vai fazer para que um Tracer/Trader, limitados pela curtíssima pista do A-12 ou mesmo as pouco mais longas dos futuros A-13/14, possam? E tudo isso para operar em FL 250, no máximo? Bueno, sugestões:

:arrow: Motorização acima de 2000 hp (para ao menos TENTAR atingir FL 250).

:arrow: Provisão de capacidade REVO (receptora nos Tracer, trasmissora nos Trader).

:arrow: Provisão de catapultagem (que eu saiba eles nem usam catapulta).

:arrow: Resolver o problema da pressurização, os Tracer originais voavam a no máximo FL 160. Idem os Trader. Talvez trajes pressurizados para os tripulantes como medida 'quebra-galho', quem sabe...

Ou assumir em definitivo que essa compra contempla apenas DUAS necessidades:

1 - Gerar e manter Doutrina para esse tipo de aeronave em operações embarcadas, à espera de meios melhores e mais capazes.

2 - Dar um calaboca na TAB.

É a minha opinião. 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#142 Mensagem por Skyway » Dom Ago 15, 2010 4:04 pm

Túlio, a família Tracker, Trader e Tracer usa catapulta sim pô, lógico. Só que utiliza o sistema de cabresto.

http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/10/S-2T-ARA-2.jpg
Tracker Argentino sendo preparado no A-12.

Um abraço!

Editado pela última vez por Skyway em Dom Ago 15, 2010 4:20 pm, em um total de 1 vez.
AD ASTRA PER ASPERA
PRick

#143 Mensagem por PRick » Dom Ago 15, 2010 4:09 pm

Túlio escreveu:Acho fantástico esse desenho que o PRick pegou lá no Defesa BR mas sempre pergunto e ninguém responde: um Brasília, decolando do solo, com quilômetros de pista à disposição não conseguia operar com o Erieye, que mágica se vai fazer para que um Tracer/Trader, limitados pela curtíssima pista do A-12 ou mesmo as pouco mais longas dos futuros A-13/14, possam? E tudo isso para operar em FL 250, no máximo? Bueno, sugestões:

:arrow: Motorização acima de 2000 hp (para ao menos TENTAR atingir FL 250).

:arrow: Provisão de capacidade REVO (receptora nos Tracer, trasmissora nos Trader).

:arrow: Provisão de catapultagem (que eu saiba eles nem usam catapulta).

:arrow: Resolver o problema da pressurização, os Tracer originais voavam a no máximo FL 160. Idem os Trader. Talvez trajes pressurizados para os tripulantes como medida 'quebra-galho', quem sabe...

Ou assumir em definitivo que essa compra contempla apenas DUAS necessidades:

1 - Gerar e manter Doutrina para esse tipo de aeronave em operações embarcadas, à espera de meios melhores e mais capazes.

2 - Dar um calaboca na TAB.

É a minha opinião. 8-]
Na verdade Túlio, a idéia de usar o Tracer e colocar nele o ErieEye foi minha, o desenho original que tinha feito data de 2001, nele tinha uma Sonda Revo, nesse mais atual eu não coloquei. Ainda no Poder Naval e-groups, usei ele no meu Sítio Infomar, porém, a página que ele estava portado não foi atualizada por mim, era a Segunda Parte do artigo sobre os NAe´s.

[]´s

DELTA22
Sênior
Sênior

#144 Mensagem por DELTA22 » Dom Ago 15, 2010 4:24 pm

Com o Erieye "nas costas" o Tracer na pancada do pouso no PA se parte em 20 pedaços... :lol: :lol: :lol:
Os E-99 tiveram que ser reforçados para ter instalado o Erieye, além de ter motores mais potentes, só como exemplo.

Prefiro (Cuác! Quem sou eu??... :roll: :? :mrgreen: ) o Tracker com radar retrátil.

[]'s a todos.

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#145 Mensagem por Carlos Lima » Dom Ago 15, 2010 4:38 pm

Acho que para entender melhor essas possibilidades, seria interessante obter mais dados sob o "Tracer" e o seu radar e coisas como "peso" e afins... e daí aplicar isso ao Erieye e ver o que sai no fim ...

O Radar na "barriga" no caso do "Tracker" é nesse caso uma boa opção pois o Tracker já é preparado para isso.

Lembrar que o Tracer não ficou tanto tempo assim em serviço, então entender o seu histórico "operacional" e se existiram problemas com relação ao radar lá em cima e o que ocorreu é também interessante.

Enfim... no momento acho que uma solução simples é a melhor opção pois aponta para menos "Gambiarras" (a aeronave é antiga... e isso não tem como negar) e além disso ela poderia talvez entrar em serviço mais rapidamente.

Eu olharia também para radares "de Judá" como o que vai equipar o P-3 BR... e similares :wink:

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
PRick

#146 Mensagem por PRick » Dom Ago 15, 2010 4:48 pm

DELTA22 escreveu:Com o Erieye "nas costas" o Tracer na pancada do pouso no PA se parte em 20 pedaços... :lol: :lol: :lol:
Os E-99 tiveram que ser reforçados para ter instalado o Erieye, além de ter motores mais potentes, só como exemplo.

Prefiro (Cuác! Quem sou eu??... :roll: :? :mrgreen: ) o Tracker com radar retrátil.

[]'s a todos.

Não sei porque o Tracer levava esse monstro em cima dele, e não acontecia nada, ele é muito reforçado no dorço. Olha bem essa foto.

Imagem

Quem leva um trambolho desses leva qualquer coisa nas costas! :lol: :lol:

[]´s

Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#147 Mensagem por Enlil » Dom Ago 15, 2010 5:01 pm

Pois é, não sei quanto pesa esse trambolho aí, será q o Erye seria mais complicado de instalar? E isso com o Tracer, de motores radiais.

DELTA22
Sênior
Sênior

#148 Mensagem por DELTA22 » Dom Ago 15, 2010 5:08 pm

Esse disco voador da foto é só a casca aerodinâmica, não sabemos o tamanho e o peso do radar internamente... :wink: :lol: :lol:

[]'s..

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#149 Mensagem por Bolovo » Dom Ago 15, 2010 5:18 pm

Lembrando que o Erieye tem que ficar longe da turbulência gerada pelos motores. Olha que aberração o Casa 295 Erieye proposto.

Imagem

Agora imagina no Trader/Tracker, daquele tamanheco, com as porradas de se operar num PA. Eu acho que esse aviãozinho não tem energia nem pra manter esse radar, porque é muito pequeno.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#150 Mensagem por Enlil » Dom Ago 15, 2010 5:21 pm

Sim, evidentemente, além do arrasto da casca tem o peso do radar, um Hazeltine AN/APS-82, com todas aquelas belezas tecológicas da década de 1950, mecânica pura, válvulas, etc. Levinho q não deve ser, o Tracer tinha um peso máximo de decolagem de 13,222 kg, já o Tracker, S2F, 11,860 kg.

[].

Responder