NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#136 Mensagem por Booz » Qui Jul 10, 2008 7:11 pm

Vinícius, sua explanação foi muito esclarecedora.
Porém, se me permite, darei alguns detalhes onde acho que eles pecam por burrice ou ingenuidade.
Vou tentar descrever, aquilo que entendo que ocorra, sob a ótica do meu pequenos e restrito ex-universo profissional.
Na época da ativa, onde era comum eu e cordenar chefiar equipes da SSD junto à comitivas estrangeiras, inclusive militares, pude bem avaliar os parãmetros "corrupcionais" de cada país e seus modus operandi. De cara, os latinos e os povos árabes eram disparados os mais, digamos, "extrovertidos". E essa extroversão eu punha na mesma lupa em que observava o que batizei de "casca de cebola". Nós, estávamos na casca externa, melhor, éramos coadjuvantes/figurantes da casca externa, aquela que embalava todo um mantra de "agrados" e salamaleques que "adoçavam" a escolha deste ou daquele equipamento.
Não há NENHUM país que não adote esta tática ou que dela esteja infensa. Porém, os levitas eram exemplo de extrema discrição e correção. quando falo em correção não me refiro a rejeição da prática, mas, somente, às sempres encobertas ações por densa e plúmbea névoa de discrição. Não se via um estrela de Davi zanzando nas noites ou vazando besteiras sob os eflúvios de Baco nos bares de hotéis. Aliás, qualquer assunto sobre equipamentos bélicos nunca era pronunciado fora do estrito comite de interessados. A entourage nunca ouvia uma sílaba sequer.

Dai, podemo tirar lições.
Por exemplo: Dizer que os equipamentos russos são ruins ou ultrapassados pode ser um excesso nosso. Talvez, esta concepção seja fruto da herança do nosso alinhamento doutrinário-ideológico passado. Naqueles tempos, era comum fazermos piada sobre o atraso da indústria de produtos domésticos da antiga URSS. No entanto, longe estaríamos de duvidar sobre a capacidade tecnológica e produtiva deles. Afinal, "peitaram", e ainda peitam, o império, com armas que eram e são temidas. Muitas vezes supriram o que faltava-lhes em refinamento com muita criatividade.
Não se pode, portanto, fazer pouco de uma poderosíssima nação que conquistou um caudaloso cabedal de portfóio tecnológico. Em alguns pontos suplantando os EUA e seus aliados europeus. São façanhas exraordinárias no campo científico.
Então, onde pecam?
Acho que lhes falta um "Jacó", um "Rosemberg", para vender, "dratar bem a clente". Um país que precisa desesperadamente de divisas, como eles precisam (petróleo é bom mas nós temos isto e...comida), não pode ser analfabeto em vendas.




Imagem
brisa

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#137 Mensagem por brisa » Qui Jul 10, 2008 10:31 pm

Caramba jp e vinicius , voces ja viram o topico?..... Nao sou o Fabio mas quiero noticias del sub??? :mrgreen:




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#138 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Jul 11, 2008 1:44 am

JP, é verdade. Se você entra numa loja e é maltratado, pode ter certeza que você não vai querer voltar lá tão cedo.

Brisa, quando houver notícias vai ser postado aqui. :D :wink:




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#139 Mensagem por Booz » Sex Jul 11, 2008 3:38 pm

Brisa, é que o vento passa (sem trocadilhos) e a gente acaba misturando comandante Yamammo com tempero Aiji-Nomoto :mrgreen:




Imagem
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#140 Mensagem por Marino » Ter Jul 15, 2008 9:46 am

Futuras usinas nucleares poderão ter reator feito no Brasil


De Brasília


A próxima usina nuclear brasileira, depois de Angra 3, poderá ter um reator de tecnologia 100% nacional. Poucos países detêm hoje essa capacidade. O Brasil escolheu a americana Westinghouse (Angra 1) e a francesa Areva (Angra 2 e 3) como fornecedores das usinas anteriores. Além delas, somente empresas japonesas e russas fabricam reatores de água pressurizada (PWR). A Coréia do Sul também anunciou ter desenvolvido essa mesma tecnologia - existem outros modelos.

O projeto de construção de um protótipo de reator está a cargo da Marinha. A unidade de geração de energia elétrica, conhecida como projeto Labgene, terá potencial para produzir 11 megawatts (MW) - o suficiente para iluminar uma cidade com 20 mil habitantes. Essa é uma das etapas mais importantes para a conclusão em oito anos, no máximo, do Programa Nuclear da Marinha.

A finalidade principal do programa é desenvolver um submarino de propulsão nuclear, mas o comandante da Marinha, Júlio Soares de Moura Neto, destacou que haverá benefícios em áreas civis. "(O reator) é uma tecnologia de múltiplo emprego e teremos o domínio dela", frisou.

Ele disse que há "total interesse" em continuar desenvolvendo os reatores nacionais, expandindo sua capacidade de geração, e fornecer esses equipamentos às futuras usinas que serão construídas no país.

O Ministério de Minas e Energia prevê que Angra 3 entre em funcionamento a partir de 2014 e sejam erguidas mais quatro usinas até 2030 - cada uma com cerca de 1.000 MW - no Sudeste e no Nordeste. Informados sobre o teor das declarações de Moura, técnicos ligados ao ministério elogiaram os avanços do Programa Nuclear da Marinha, mas ressaltaram que dificilmente seria possível, em um horizonte de 10 a 15 anos, transformar um reator protótipo de 11 MW em algo do porte de uma usina de 1 mil MW. (DR)




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
brisa

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#141 Mensagem por brisa » Ter Jul 15, 2008 10:49 am

Estou cada vez mais convencido que o sub nuclear nao chega nem em 2050 :cry:




Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#142 Mensagem por Immortal Horgh » Ter Jul 15, 2008 3:15 pm

brisa escreveu:Estou cada vez mais convencido que o sub nuclear nao chega nem em 2050 :cry:

Por que? O texto cita a dificuldade em se criar um reator bem mais potente para abastecer uma grande cidade, para o sub o problema agora é o casco 8-]



[ ]s




Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
brisa

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#143 Mensagem por brisa » Ter Jul 15, 2008 3:32 pm

Vamos analizar pela seguinte ótica:

Primeiro temos que construir o reator e testa-lo.....6 anos
Depois problemas de contigenciamento de verbas....X anos
Depois iremos construir aqui 2 convencionais.....10 anos
Depois novamente problemas de contingenciamento de verbas....X anos
Depois a construcao de um novo estaleiro para o subNuc, ja que o AMRJ nao suportara mais uma expansao.....X anos
Depois, outra vez contingenciamento de verbas.....X anos
Depois problemas técnicos no maldito casco...2 anos
Finalmente a construcao do subnuc......22 anos ( se tudo correr bem )
mais testes no mar...........Ahhhhhhh ...... cansei

:mrgreen: :mrgreen:




Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#144 Mensagem por Immortal Horgh » Ter Jul 15, 2008 3:58 pm

O reator já está pronto 8-]


[ ]s




Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
brisa

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#145 Mensagem por brisa » Ter Jul 15, 2008 4:04 pm

Immortal Horgh escreveu:O reator já está pronto 8-]


[ ]s
Diga-mos que ele esta armado. Dai estar pronto pra uso sao outros quinhentos. Ele tera que ser primeiramente testado, e isto leva muito tempo. O prédio para sua instalacao e teste em SP ainda nem esta pronto?

sds




GustavoB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2835
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 10:05 am
Agradeceram: 68 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#146 Mensagem por GustavoB » Ter Jul 15, 2008 6:22 pm

Meu caro, se você estivesse 20 anos trabalhando num projeto, sob toda imaginável dificuldade, e um dia concluísse seu trabalho, você não teria vontade de testar pra ver se funciona? Então estamos falando agora de testar no navio.




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#147 Mensagem por LeandroGCard » Ter Jul 15, 2008 6:47 pm

brisa escreveu:
Immortal Horgh escreveu:O reator já está pronto 8-]


[ ]s
Diga-mos que ele esta armado. Dai estar pronto pra uso sao outros quinhentos. Ele tera que ser primeiramente testado, e isto leva muito tempo. O prédio para sua instalacao e teste em SP ainda nem esta pronto?

sds
Olá Brisa,

Na verdade as atividades que você citou não precisam demorar tanto, e nem ser executadas sequencialmente.

Por exemplo, acredito que uma vez pronto o prédio (daqui a 2 anos?) o reator poderia ser instalado e testado em uns dois anos, e a preparação do modelo final de 50 MW a ser embarcado mais uns 3 anos (sempre considerando que verbas não faltem). Em paralelo com o programa do reator, o início da construção de um modelo de sub convencional de grande porte passível de conversão para o nuclear poderia começar em um ano se fosse utilizado um projeto estrangeiro já pronto (como o Collins por exemplo), ou uns 3 anos se a MB decidisse arriscar um projeto nacional. Ele poderia ficar pronto em mais 5 anos (o Tupi foi construído na Alemanha em menos tempo do que isso), e em uns dois anos já estaria testado o suficiente para permitir a construção do SNB (novamente considerando verbas liberadas). O novo estaleiro poderia ir sendo construído em paralelo com o sub convencional, e ficar pronto no mesmo tempo.

Assim, somando tudo conclui-se que em princípio seria possível bater a quilha do SNB em 8 ou 10 anos, e estar com ele pronto em mais uns 6 ou 8 anos.

É claro que eu não acredito que nada disso irá ocorrer, o mais provável é que fechemos a compra de um sub pequeno (Scorpène) com a França em mais 1 ano e fiquemos pelo menos 8 anos para construí-lo, e mais uns 4 para completar o segundo se este for iniciado enquanto o primeiro ainda estiver em construção. E até lá não se falará nada a sério sobre nenhum outro sub, muito menos um nuclear.

Um abraço,

Leandro G. Card




Editado pela última vez por LeandroGCard em Ter Jul 15, 2008 9:12 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1842
Registrado em: Qui Out 06, 2005 12:40 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#148 Mensagem por Luiz Bastos » Ter Jul 15, 2008 7:51 pm

Só estão esquecendo de uma pequenina coisa. Tudo isso se o patrão do Norte permitir. Agora que recriaram a 4a frota....Não sei não. Eles podem achar que sub-nuclear é demais para a região :mrgreen: e proibirem sua construção. Acho que é bem por aí. Sem falar que seus olhos estão brilhando nos campos do pré-sal. Quem pode , manda e quem tem juízo obedece.
Fui :wink:




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#149 Mensagem por Bolovo » Ter Jul 15, 2008 7:54 pm

Luiz Bastos escreveu:Só estão esquecendo de uma pequenina coisa. Tudo isso se o patrão do Norte permitir. Agora que recriaram a 4a frota....Não sei não. Eles podem achar que sub-nuclear é demais para a região :mrgreen: e proibirem sua construção. Acho que é bem por aí. Sem falar que seus olhos estão brilhando nos campos do pré-sal. Quem pode , manda e quem tem juízo obedece.
Fui :wink:
Dúvido (ainda bem). :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#150 Mensagem por Tigershark » Ter Jul 15, 2008 7:59 pm

Bolovo escreveu:
Luiz Bastos escreveu:Só estão esquecendo de uma pequenina coisa. Tudo isso se o patrão do Norte permitir. Agora que recriaram a 4a frota....Não sei não. Eles podem achar que sub-nuclear é demais para a região :mrgreen: e proibirem sua construção. Acho que é bem por aí. Sem falar que seus olhos estão brilhando nos campos do pré-sal. Quem pode , manda e quem tem juízo obedece.
Fui :wink:
Dúvido (ainda bem). :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Eu também duvido.Para o "patrão" do Norte eu responderia como a propaganda da Sadia:

" Nem a pau,Juvenal!" :D




Responder