Operações Policiais e Militares

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Wingate
Sênior
Sênior
Agradeceu: 819 vezes
Agradeceram: 239 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#13486 Mensagem por Wingate » Sex Mai 09, 2014 7:42 pm

gabriel219 escreveu:Pessoal, a teoria é muio boa, mas A PESSOA que escolhe entrar no mundo do crime e não é a sociedade que o "obriga" a isso.

Sou de São Paulo, morei no Capão Redondo e no Campo Limpo, ambos dominados pelo PCC. Sempre via vagabundos armados e ostentando poder e dinheiro. Sabe quantas vezes quis entrar para o mundo do crime? Nenhuma vez!

Posso dar o exemplo de 135 pessoas que conheço, viveram da mesma forma e não quiseram entrar no mundo do crime.

Agora vejam o seguinte cenário: um jovem, sem educação proporcionada pelo governo, observa tudo e vê que precisa estudar muito, mas muito para ganhar cerca de R$ 4,5 mil, fora os impostos de 30% a 40% que se paga, trabalhando cerca de 12 horas por dia ou mais. Do outro lado temos uma vida de crimes, podendo ganhar R$ 1 mil em uma semana, sabendo de que os crimes compensam no Brasil, pois se fica pouquíssimo tempo na cadeia. O que vocês acham que iria acontecer?

Então, não existe esse negócio de "Capitalismo-Opressor-Faxista-Coxinha que oprimi essas vítimas da sociedade, por causa da classe média faxista (como diz a Chauí que ganha R$ 15 mil por mês) e etc, etc etc...".

As desculpas são muitas, mas ninguém percebe que isso acontece por causa de um governo de ESQUERDA, e não de Direita Capitalista.

Tudo começa no desarmamento civil, um dos maiores golpes que o Brasil já teve, tanto que em 3 anos seguidos, a taxa de homicídios aumentaram 330%, junto com os benefícios aos presos, como auxílio-reclusão e falta de cumprirem seus papéis de Legisladores, criando leis e mudando nosso código penal. Não, sabe o que fizeram? Após 90% da população apoiar a redução da maioridade penal, eles vão e "recusam" a proposta. Alegando o quê? Porque um vagabundozinho de 15 anos não pode responder por um crime? Na minha opinião, redução da maioridade penal deveria ser para 14 ou 15 anos e não 16.

A educação é um meio a longo prazo, mas a curto e médio prazo o que resolve mesmo é mostrar que o crime não compensa e ter a certeza que será devidamente punido. Como com isso? Penas mais duras, mais tempo de prisão e uma Polícia eficiente. Muitos reclamam de nossas Polícias Militares, mas elas enxugam gelo, como um amigo disse aqui uma vez.

Penso a mesma coisa sobre a legalização da maconha. Não existe como uma maconha, mesmo que produzida no País, possa ser mais barata do que uma de um traficante. Motivos? Além de pagar imposto de renda, impostos para manter sua loja funcionando, terá que emplacar cerca de 40% de impostos no produto. Enquanto isso, o único gasto dos traficantes serão no translado ou em subornos.

Um amigo disse acima "bandido rir em qualquer lugar", sim, riem, mas aqui não riem as pessoas que possuem problemas mentais, riem vagabundoszinhos de 11, 12, 13, 14, 15 anos ou mais e são em sua maioria. Quer comparar o EUA com aqui? Nunca ouvi por lá algum bandido dizer "sairei logo para roubar de novo". Aqui? Se houve aos montes a cada segundo. Já ouvi 5 casos de roubos que um cara foi roubado por um menor, que saiu mais cedo da delegacia do que ele e, quando ele saiu, foi roubado por quem? Pelo mesmo pivete.

Sinceramente, acho que alguns aqui mora fora do Brasil ou vive no conto de fadas do PT, como um desemprego de "5%", quando temos 14 milhões de família recebendo esmola que não tira ninguém da pobreza e seu maior requisito? Todos sabem muito bem.

Abs.
Lendo o post do colega me ocorre uma coisa. De onde vêm todos esses menores infratores? De chocadeiras em alguma granja? Surgem por geração espontânea? Ou uma espaçonave alienígena vem na calada da noite e os espalha nas cidades para solertemente aterrorizar a população terráquea?

Ninguém se responsabiliza por eles? Onde estão os pais desses menores? Não teriam que também ser chamados às falas, não são responsáveis por seus filhos? Ou só aparecem para se manifestar em prantos quando um desses menores é morto?

Vivemos num país estranho onde ninguém assume responsabilidade por coisa nenhuma...

Wingate :roll:

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#13487 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Mai 09, 2014 9:55 pm

gabriel219 escreveu:Pessoal, a teoria é muio boa, mas A PESSOA que escolhe entrar no mundo do crime e não é a sociedade que o "obriga" a isso.
Não é tão simples... Você sabe disso, entrar para o crime não é o mesmo que escolher uma faculdade.
gabriel219 escreveu: Sou de São Paulo, morei no Capão Redondo e no Campo Limpo, ambos dominados pelo PCC. Sempre via vagabundos armados e ostentando poder e dinheiro. Sabe quantas vezes quis entrar para o mundo do crime? Nenhuma vez!
Você tem um pai e uma mãe? Tem um alcolatra bêbado que te batia sem motivo? Um pai foragido? Ou você tem pais que as vezes te proibiam de sair?

A maioria das famílias tem uma consistência razoável, quer dizer, um pai, uma mãe, ambos educam e nenhum deles comete abusos contra os filhos, depois uma parcela significativa das famílias tem apenas um pai ou uma mãe, mas educam e não abusam, uma minoria das famílias é destruída, onde os filhos sofrem abusos ou simplesmente não tem pais.

Agora em relação aos menores infratores, a maior parte (para mais de 90%) deles vem de famílias destruídas, sem cuidados de pais ou sofrendo abusos, se não houvesse relação o esperado é que a proporção da origem dos jovens infratores fosse equivalente a proporção da constituição da família, mas não é isso o que ocorre, jovens provenientes dessas famílias menos afortunadas tem uma probabilidade muito maior de irem para a criminalidade.
gabriel219 escreveu: Agora vejam o seguinte cenário: um jovem, sem educação proporcionada pelo governo, observa tudo e vê que precisa estudar muito, mas muito para ganhar cerca de R$ 4,5 mil, fora os impostos de 30% a 40% que se paga, trabalhando cerca de 12 horas por dia ou mais. Do outro lado temos uma vida de crimes, podendo ganhar R$ 1 mil em uma semana, sabendo de que os crimes compensam no Brasil, pois se fica pouquíssimo tempo na cadeia. O que vocês acham que iria acontecer?
Ninguém na periferia tem a perspectiva de ganhar R$ 4,5 mil, nos dias de hoje mal tem chances de pagar o aluguel, por "coincidência" lugares onde é mais fácil pagar as contas tem criminalidade menor.
gabriel219 escreveu: Então, não existe esse negócio de "Capitalismo-Opressor-Faxista-Coxinha que oprimi essas vítimas da sociedade, por causa da classe média faxista (como diz a Chauí que ganha R$ 15 mil por mês) e etc, etc etc...".
Vai começar a palhaçada do capitalismo vs comunismo? Criminalidade não tem nada a ver com sistema produtivo, a falta de meios de subsistência é um fator conhecido para o aumento da criminalidade.
gabriel219 escreveu: Após 90% da população apoiar a redução da maioridade penal, eles vão e "recusam" a proposta. Alegando o quê? Porque um vagabundozinho de 15 anos não pode responder por um crime? Na minha opinião, redução da maioridade penal deveria ser para 14 ou 15 anos e não 16.
Já repeti isso muitas vezes, procure algum post onde falo sobre o assunto e responda la, já esta ficando muito repetitivo.
gabriel219 escreveu: A educação é um meio a longo prazo, mas a curto e médio prazo o que resolve mesmo é mostrar que o crime não compensa e ter a certeza que será devidamente punido. Como com isso? Penas mais duras, mais tempo de prisão e uma Polícia eficiente. Muitos reclamam de nossas Polícias Militares, mas elas enxugam gelo, como um amigo disse aqui uma vez.
Tirando a parte em negrito só falou o óbvio, o problema da parte em negrito é que um país onde a maior parte dos crimes simplesmente não é punida o tempo de prisão é irrelevante, 100 anos de cadeia não cumpridos é o mesmo que zero, a conversa sobre o aumento das penas é só mais uma forma de desviar a atenção para o problema real, que é a falta da aplicação as penas.
gabriel219 escreveu:Aqui? Se houve aos montes a cada segundo. Já ouvi 5 casos de roubos que um cara foi roubado por um menor, que saiu mais cedo da delegacia do que ele e, quando ele saiu, foi roubado por quem? Pelo mesmo pivete.
Se a polícia recolhe o infrator e no mesmo dia solta existe um grave problema, a lei não foi cumprida, não é isso que a nossa constituição, CP, ECA, etc dizem, não é isso o que qualquer legislador minimamente razoável pensa.

Eu penso que lugar de adolescente não é nas ruas, sendo menores de idade alguém é responsável por eles, ou os pais ou o estado, se ele está nas ruas roubando alguém errou ao deixa-lo lá, se após o roubo e captura ele é solto nas ruas de novo é o erro sendo repetido.

E você há de concordar que quem entra para a vida do crime geralmente não começa com um assassinato por encomenda, a porta de entrada são furtos ou outros crimes leves que, com o tempo, vão dar confiança ao bandido de ser mais ousado, assim, existe uma forma de prevenir que esse jovem entre para o crime:
1) Considerando que a maioria dos menores infratores são filhos de pais ruins estes devem perder a guarda caso fique claro a incapacidade deles de educar uma criança;
2) O estado deve realmente cuidar dos menores sob sua tutela em orfanatos dignos e não deixar eles em uma vida miserável nas ruas, já que essa vida miserável é um incentivo para procurar uma vida "alternativa";
3) No primeiro crime que um menor cometer, ele deve ser recolhido e ficar sob tutela do estado, e não ser devolvido as ruas, no primeiro crime, não no 22º que talvez seja um homicídio.

E ai, acha esses passos algo razoável? Por que... Olha só... De uma forma ou de outra tudo isso seria possível... Mas nada disso é feito, e não há quase ninguém tentando fazer, nem os de "direita" e nem os de "esquerda".

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Bravo
Avançado
Avançado
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 32 vezes

#13488 Mensagem por Bravo » Sex Mai 09, 2014 10:09 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
Bravo escreveu: Bacchi, existem duas possibilidades:
Alguém pode nascer sendo criminoso, ou pode ser moldado pelo meio em que vive em um criminoso.*

Eu prefiro acreditar que o Eduardo, o bebê que minha vizinha teve recentemente, não nasceu um criminoso. Torço pra que ele cresça inserido em um meio que não o torne um.
Há alguns anos atrás a taxa de homicídios na Islândia era de 1,8 a cada cem mil habitantes, enquanto no Brasil era de 26,4 por cem mil.
Você acha que o motivo dessa diferença é biológico? Realmente acredita que existe um gene da marginalidade?
Eu acho essa hipótese absurda. Portanto, só nos resta que se a causa não é biológica ela é social.

Ficar nessa discussão que exalta o caráter vingativo da pena aplicada ao criminoso é burrice. Não existe nenhuma vantagem em colocar um cara na cadeia e quando ele sair estar pior do que quando entrou. E infelizmente essa é a discussão de maior de recorrência. Nenhuma surpresa, a maioria das pessoas é intelectualmente preguiçosa e prefere ficar profundamente enraizadas ao senso comum a pensar.

Ficar nessa discussão de que têm que prender mais, punir mais, também é burrice. Prender mais pessoas, não faz com que menos pessoas se tornem criminosas. Assim você não resolve o problema, apenas gasta dinheiro enquanto o posterga. Não adianta ter penas mais severas, o cara que se torna criminoso é porque vive em um contexto em que já não tem nada a perder.*

Finalizando: eu não tenho dó de bandido. Se alguém cometer um crime tem de ser punido na forma da lei.
Contudo, como ser pensante, eu não vejo vantagem em uma situação em que alguém é preso após cometer um crime, ou seja, após alguém ser lesado, em relação a uma situação em que existem menos criminosos, seja pela mudança do contexto social em que os potencias criminosos estão inseridos, seja pela reintegração de ex-criminosos à massa trabalhadora.

Será que sou só eu que penso que seria muito melhor, se ao invés de precisar prender um monte de gente que já cometeu um crime, houvesse menos gente cometendo crimes?

-------
*(não quero cair em falsa dicotomia, sei que existem pontos fora da curva, mas isso não muda o fato de que esta é uma aproximação perfeitamente razoável)
Ótimo.

Gostaria que você apresentasse um programa bastante abrangente para resolvermos o problema do crime no Brasil.

Bacchi
Ah é?
E porque eu?

"Toda vez que falta luz, o invisível nos salta aos olhos."
Humberto Gessinger
Bravo
Avançado
Avançado
Agradeceram: 32 vezes

#13489 Mensagem por Bravo » Sex Mai 09, 2014 10:12 pm

gabriel219 escreveu: Aprenda a ser educado de, ao menos, respeitar a opinião dos outros. Não sabe respeitar opinião alheia? Pelo visto o que eu disse realmente estava correto.
Realmente, peço desculpas.

"Toda vez que falta luz, o invisível nos salta aos olhos."
Humberto Gessinger
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceram: 272 vezes

#13490 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Mai 09, 2014 10:41 pm

Bravo escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu: Ótimo.

Gostaria que você apresentasse um programa bastante abrangente para resolvermos o problema do crime no Brasil.

Bacchi
Ah é?
E porque eu?
Não sei.

Um grande abraço e até nunca mais.

Bacchi

gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 766 vezes
Agradeceram: 2379 vezes

#13491 Mensagem por gabriel219 » Sex Mai 09, 2014 11:11 pm

Wingate escreveu:

Sou de São Paulo, morei no Capão Redondo e no Campo Limpo, ambos dominados pelo PCC. Sempre via vagabundos armados e ostentando poder e dinheiro. Sabe quantas vezes quis entrar para o mundo do crime? Nenhuma vez!

Posso dar o exemplo de 135 pessoas que conheço, viveram da mesma forma e não quiseram entrar no mundo do crime.

Agora vejam o seguinte cenário: um jovem, sem educação proporcionada pelo governo, observa tudo e vê que precisa estudar muito, mas muito para ganhar cerca de R$ 4,5 mil, fora os impostos de 30% a 40% que se paga, trabalhando cerca de 12 horas por dia ou mais. Do outro lado temos uma vida de crimes, podendo ganhar R$ 1 mil em uma semana, sabendo de que os crimes compensam no Brasil, pois se fica pouquíssimo tempo na cadeia. O que vocês acham que iria acontecer?

Então, não existe esse negócio de "Capitalismo-Opressor-Faxista-Coxinha que oprimi essas vítimas da sociedade, por causa da classe média faxista (como diz a Chauí que ganha R$ 15 mil por mês) e etc, etc etc...".

As desculpas são muitas, mas ninguém percebe que isso acontece por causa de um governo de ESQUERDA, e não de Direita Capitalista.

Tudo começa no desarmamento civil, um dos maiores golpes que o Brasil já teve, tanto que em 3 anos seguidos, a taxa de homicídios aumentaram 330%, junto com os benefícios aos presos, como auxílio-reclusão e falta de cumprirem seus papéis de Legisladores, criando leis e mudando nosso código penal. Não, sabe o que fizeram? Após 90% da população apoiar a redução da maioridade penal, eles vão e "recusam" a proposta. Alegando o quê? Porque um vagabundozinho de 15 anos não pode responder por um crime? Na minha opinião, redução da maioridade penal deveria ser para 14 ou 15 anos e não 16.

A educação é um meio a longo prazo, mas a curto e médio prazo o que resolve mesmo é mostrar que o crime não compensa e ter a certeza que será devidamente punido. Como com isso? Penas mais duras, mais tempo de prisão e uma Polícia eficiente. Muitos reclamam de nossas Polícias Militares, mas elas enxugam gelo, como um amigo disse aqui uma vez.

Penso a mesma coisa sobre a legalização da maconha. Não existe como uma maconha, mesmo que produzida no País, possa ser mais barata do que uma de um traficante. Motivos? Além de pagar imposto de renda, impostos para manter sua loja funcionando, terá que emplacar cerca de 40% de impostos no produto. Enquanto isso, o único gasto dos traficantes serão no translado ou em subornos.

Um amigo disse acima "bandido rir em qualquer lugar", sim, riem, mas aqui não riem as pessoas que possuem problemas mentais, riem vagabundoszinhos de 11, 12, 13, 14, 15 anos ou mais e são em sua maioria. Quer comparar o EUA com aqui? Nunca ouvi por lá algum bandido dizer "sairei logo para roubar de novo". Aqui? Se houve aos montes a cada segundo. Já ouvi 5 casos de roubos que um cara foi roubado por um menor, que saiu mais cedo da delegacia do que ele e, quando ele saiu, foi roubado por quem? Pelo mesmo pivete.

Sinceramente, acho que alguns aqui mora fora do Brasil ou vive no conto de fadas do PT, como um desemprego de "5%", quando temos 14 milhões de família recebendo esmola que não tira ninguém da pobreza e seu maior requisito? Todos sabem muito bem.

Abs.
Lendo o post do colega me ocorre uma coisa. De onde vêm todos esses menores infratores? De chocadeiras em alguma granja? Surgem por geração espontânea? Ou uma espaçonave alienígena vem na calada da noite e os espalha nas cidades para solertemente aterrorizar a população terráquea?

Ninguém se responsabiliza por eles? Onde estão os pais desses menores? Não teriam que também ser chamados às falas, não são responsáveis por seus filhos? Ou só aparecem para se manifestar em prantos quando um desses menores é morto?

Vivemos num país estranho onde ninguém assume responsabilidade por coisa nenhuma...

E eu cá lendo sua resposta tenho certeza que nem leu meu post. Se perceber bem e interpreta-lo de forma correta, verá que digo que NÃO é culpa da sociedade alguém entrar no mundo do crime. A culpa, além do próprio indivíduo, é do GOVERNO, pois não garante educação e muito menos legisla leis que pune devidamente quem comete crimes, fazendo com que o crime não compense.

Releia o que eu disse antes de emitir alguma resposta, por favor.

Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 128 vezes
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

#13492 Mensagem por Sávio Ricardo » Sáb Mai 10, 2014 7:30 am

Agora uma pergunta besta:

Na era da informatica, da tecnologia, meio século após o homem pisar na lua, etc. Porque a sétima economia mundial não tem uma policia cientifica descente? Uma medicina forense a altura? Não precisa ter uma CSI, mas pelo menos 50% disso já é muita coisa.

Tentem pensar como um bandido: "Quero matar fulano porque ele saiu com minha esposa, e logo depois também vou matar aquela vadia!"

É claro que conscientemente uma pessoa dessas não chega a pensar nisso, mas no seu subconsciente ele já sabe que: será descoberto apenas se alguma câmera de vigilância o filmar cometendo o crime, porque neste país o único meio de investigação são estas câmeras, caso contrário, ele pode usar a arma e a deixar no local cheia de digitais que a policia não vai usar aquilo como evidência, que ele pode deixar um monte de pêlos e cabelos na cena do crime porque a policia não tem uma banco de DNAs, enfim, sabe que não precisa tomar nenhum cuidado a mais do que usar uma mascara ou capuz para esconder o rosto. E ainda por cima, se depois de tudo isso ele "conseguir ser achado" vai enfrentar uma justiça que segue uma legislação extremamente branda, que protege marginal, e que basta ele se comportar bem na prisão que terá uma progressão do 3/5 no tempo total da sua pena.

Resumindo, se eu ou você fosse bandido, pensaríamos: Poxa, como é bom não prestar neste país!

Isso tudo usando como exemplo um bandido extremamente simples, com um Q.I 20. Imaginem agora um pouco mais "graduado" e com o minimo de esperteza. :mrgreen:

Imagem
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

#13493 Mensagem por Rodrigoiano » Sáb Mai 10, 2014 7:48 am

02/10/2013 15h47 - Atualizado em 02/10/2013 15h47

50% dos homicídios registrados em Teresina tem participação de menores

Delegacia do Menor Infrator registra mais de 700 procedimentos por ano.
Situação é agravada pela precariedade dos centros de internação.

Do G1 PI

(...)

http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/20 ... nores.html

henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 383 vezes
Agradeceram: 431 vezes

#13494 Mensagem por henriquejr » Sáb Mai 10, 2014 9:50 am

Me dá urticárias toda vez que leio comentários de pessoas que defendem que o problema da violência no Brasil é social, que punição não resolve, e todo tipo de excrementos do tipo que sou obrigado a ler.

A grande maioria desses chegam a esta conclusão estudando criminologia (os acadêmicos ou docentes de áreas que estudam o fenômeno) através de estatísticas, pesquisas direcionadas ou por literatura, todos com o toque especial de pseudos-especialistas em segurança pública, na maioria do caso com alguma formação de "ólogo".

O Brasil teve um dos maiores índice de desenvolvimento humano do mundo, nos últimos 10 anos, sendo o país que mais conseguiu diminuir as desigualdades sociais. Nesse período (de 10 anos) a criminalidade diminuiu ou aumentou? Pela lógica dos dos que defendem que bandido é vítima de uma sociedade injusta e desigual a criminalidade do nosso país deveria ter diminuído pelo menos na mesma proporção do desenvolvimento que obteve, e o que presenciamos é que a cada ano o número de homicídios batem recordes em praticamente todos os estados!

Claro que entendo que o fator social também é UM DOS ATORES para a crise de insegurança que vivenciamos, tanto é que sabemos que um dos motivos para que a situação esteja nesta gravidade é achar que somente a Polícia resolve o problema. Claro que iluminação pública, projetos de urbanização de áreas degradadas, praças limpas, áreas de lazer, serviços públicos básicos de boa qualidade (transporte, saúde, educação...), etc... são esforços que COMPLEMENTAM a atuação da Polícia no combate à criminalidade.

Enfim, na minha opinião como profissional da área de segurança pública, onde tenho contato direto com todos os atores do sistema (criminosos, policiais, sistema judiciário, sistema penal e também com problemas sociais) posso dizer que o maior culpado para a crise que vivenciamos se chama IMPUNIDADE. Quem ta na linha de frente, e convive diariamente com "menores infratores" que matam, roubam, sequestram, sem o menor pudor, e quando são detidos falam na cara dos agentes da lei que voltarão a praticar os mesmos delitos, é que conhece a situação. EU mesmo já ouvi muito desses menores que pegam numa arma, montam numa motoneta, e saem para assalta, apenas por adrenalina e por saberem que se forem presos "não dará em nada". E a moda agora é dizer que vão continuar fazendo isso até completar os 18 anos!

Engraçado que estes "ólogos" da vida vivem falando que cada vez mais as vítimas de homicídios do país são menores, pretos e pobres (sempre tentando encontrar argumentos para levar a coisa pro lado social), mas não nunca divulgam estudos e dados onde mostram que a grande maioria dos crimes são cometidos por pessoas com este mesmo perfil! Quantos galegos de olhos azuis existem em bairros violentos do Brasil?

A maior prova de que a impunidade é o principal culpado pela violência no país é a própria corrupção (corrupção também é violência!). Qual o perfil social daqueles que cometem crimes de "colarinho branco" no Brasil? São pessoas sem formação intelectual? São pessoas que nunca tiveram oportunidades na vida? Porque será que temos tantos corruptos no nosso país? Porque será que a Lei que insere a corrupção como crime hediondo não sai do lugar, mesmo todos (inclusive os próprios políticos) admitindo que a corrupção é algo perverso, que tira dos que pouco tem, que mata milhares de pessoas nos corredores de hospitais lotados, que é uma verdadeira "pedra de tropeço" para o desenvolvimento social do país, que é algo imoral, anti-ético e hediondo? Vejam todo estardalhaço que presenciamos no julgamento do mensalão!

"O maior estímulo para cometer faltas é a esperança de impunidade." Cícero

.
Wingate
Sênior
Sênior

#13495 Mensagem por Wingate » Sáb Mai 10, 2014 1:01 pm

gabriel219 escreveu:
Wingate escreveu: Lendo o post do colega me ocorre uma coisa. De onde vêm todos esses menores infratores? De chocadeiras em alguma granja? Surgem por geração espontânea? Ou uma espaçonave alienígena vem na calada da noite e os espalha nas cidades para solertemente aterrorizar a população terráquea?

E eu cá lendo sua resposta tenho certeza que nem leu meu post. Se perceber bem e interpreta-lo de forma correta, verá que digo que NÃO é culpa da sociedade alguém entrar no mundo do crime. A culpa, além do próprio indivíduo, é do GOVERNO, pois não garante educação e muito menos legisla leis que pune devidamente quem comete crimes, fazendo com que o crime não compense.

Releia o que eu disse antes de emitir alguma resposta, por favor.
Não estou contradizendo o colega. Apenas aduzi que às vezes se dá a impressão que o menor é tratado como se fosse coisa estranha, alíenígina, sem ninguém responsável por ele.

Peço desculpas se pareci ofensivo de alguma forma. Não foi essa a intenção, se você também reler meu comentário.

Grato,

Wingate

Franz Luiz
Sênior
Sênior
Agradeceram: 5 vezes

#13496 Mensagem por Franz Luiz » Sáb Mai 10, 2014 2:03 pm

Sávio Ricardo escreveu:Agora uma pergunta besta:

Na era da informatica, da tecnologia, meio século após o homem pisar na lua, etc. Porque a sétima economia mundial não tem uma policia cientifica descente? Uma medicina forense a altura? Não precisa ter uma CSI, mas pelo menos 50% disso já é muita coisa.

Tentem pensar como um bandido: "Quero matar fulano porque ele saiu com minha esposa, e logo depois também vou matar aquela vadia!"

É claro que conscientemente uma pessoa dessas não chega a pensar nisso, mas no seu subconsciente ele já sabe que: será descoberto apenas se alguma câmera de vigilância o filmar cometendo o crime, porque neste país o único meio de investigação são estas câmeras, caso contrário, ele pode usar a arma e a deixar no local cheia de digitais que a policia não vai usar aquilo como evidência, que ele pode deixar um monte de pêlos e cabelos na cena do crime porque a policia não tem uma banco de DNAs, enfim, sabe que não precisa tomar nenhum cuidado a mais do que usar uma mascara ou capuz para esconder o rosto. E ainda por cima, se depois de tudo isso ele "conseguir ser achado" vai enfrentar uma justiça que segue uma legislação extremamente branda, que protege marginal, e que basta ele se comportar bem na prisão que terá uma progressão do 3/5 no tempo total da sua pena.

Resumindo, se eu ou você fosse bandido, pensaríamos: Poxa, como é bom não prestar neste país!

Isso tudo usando como exemplo um bandido extremamente simples, com um Q.I 20. Imaginem agora um pouco mais "graduado" e com o mínimo de esperteza. :mrgreen:
A pergunta não é besta. É chave.
Se houver um sistema de coleta de digitais eficiente e um sistema de comparação (AFIS) também eficiente, à lá CSI Miami, que aponte instantaneamente os presentes nas cenas dos crimes, teríamos:

- Resolução da maioria dos furtos qualificados;
- Resolução de grande parte dos homicídios de autoria desconhecida;
- Sistema judiciário explodiria com a quantidade de inquéritos de casos esclarecidos enviados pela Pol.Civil.
- Advogados não conseguiriam protelar processos por dezenas de anos e inocentar tantos réus com provas de sua culpa.
- Filhos da elite econômica também seriam condenados, mesmo com os melhores e mais bem pagos defensores.
- Explosão do sistema prisional pela quantidade de condenações apenas pelos furtos e roubos resolvidos.
- Diminuição da possibilidade de manobras corruptas no sistema policial (fase investigativa e de inquérito policial) que beneficiam quem tem dinheiro (ricos).

Alguma dúvida do porquê isto não foi implantado ainda?
Abraço

marcolima
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 2 vezes

#13497 Mensagem por marcolima » Sáb Mai 10, 2014 4:02 pm

Clermont escreveu:
Sávio Ricardo escreveu:Existe mesmo um PEC pra isso:

PEC 151

Tramita na Câmara Federal um Projeto de Emenda Constitucional que transformará a Polícia Rodoviária Federal em Polícia Federal Ostensiva, o que significa dizer que a hoje Polícia Ostensiva das Rodovias passaria a atuar em todo o território nacional, sem a restrição da faixa de domínio de BRs, dando de imediato mais 10.000 mil homens para o Governo Federal utilizar de forma estratégica nas mais diferentes situações. “Com a mudança teríamos uma polícia que hoje já faz o papel de Polícia Federal Ostensiva de fato, mas não de direito, com participação nos mais diversos tipos de operações, apoiando em ações estratégicas para a União com seu efetivo e com mobilidade.”

A PRF possui delegacias espalhadas em todo território nacional e atualmente possui cerca de 10.000 homens que atendem mais de 60.000 km de rodovias federais. “O efetivo da PRF hoje é subutilizado em rodovias sem interesse estratégico para a União, tendo muitas vezes dois policiais atendendo centenas de quilômetros de rodovias, o que acaba não garantindo a mínima eficiência do trabalho de policiamento e dificultando o reforço nas áreas de fronteira e demais ações realmente importantes para União.”

Com a aprovação deste projeto, sem a necessidade de qualquer concurso público, o Ministério da Justiça teria em mãos uma polícia que já está presente em todo o território nacional, podendo prestar um melhor serviço à sociedade. “A PRF já é hoje a Polícia de Fronteira do Brasil, sendo responsável por mais de 60% das apreensões de drogas do país, atuando na maior parte do tempo apenas em rodovias. Com a possibilidade de atuação fora das rodovias esse policiamento se tornaria ainda mais eficiente.”

Durante os últimos anos a PRF vem trabalhando em conjunto com os demais órgãos federais e estaduais em ações como o Combate ao Trabalho Escravo em fazendas, trabalho conjunto com o Ministério do Trabalho e Emprego; o Combate às plantações de drogas em conjunto com a Polícia Federal e Polícias Ambientais; Combate ao Contrabando e Descaminho em conjunto com a Receita Federal; cumprimento de Mandados em todo território nacional em apoio aos Ministérios Públicos Federal e Estaduais; além de inúmeras outras ações que já a colocam na situação de Polícia Ostensiva a serviço da União. “Esse projeto vem apenas sacramentar algo que já é a realidade hoje dessa polícia.”

A PRF continuaria com uma Divisão de Policiamento Rodoviário que atenderia as rodovias consideradas estratégicas para a União e criaria a Divisão de Policiamento de Fronteiras (DPFron) e a Divisão de Operações Especiais (DOE). “A Divisão de Policiamento de Fronteiras atuará, em conjunto com outros órgãos, principalmente no combate ao tráfico de drogas e armas. A Divisão de Operações Especiais será a responsável pelo deslocamento de policiais em ações de segurança por todo o território nacional. Ainda manteremos a Divisão de Policiamento Rodoviário garantindo a segurança das rodovias consideradas estratégicas para o país e podendo atuar como fiscalizador dos convênios realizados com os governos estaduais para o policiamento das demais rodovias federais.”

A base parlamentar demonstra com dados concretos que a sociedade e a União só teriam a ganhar com esta mudança e ainda aponta a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas que aumentará ainda mais a necessidade desta transformação. “Com a Copa do Mundo e as Olimpíadas se aproximando, o país precisará desta polícia que possui uma grande especialização no trabalho de escolta de autoridades, no trabalho de policiamento de fronteiras e na capacidade de mobilidade de seus homens. Podemos lembrar, por exemplo, os Jogos Pan-americanos de 2007 onde a PRF foi o grande destaque realizando durante os jogos dezenas de milhares de escoltas, centenas de prisões com suas equipes táticas, e quase a totalidade das apreensões de drogas e armas.”

O projeto depende ainda de aprovação da Câmara e do Senado antes de ir para a sanção presidencial, mas sua efetivação já está bem adiantada.

Abaixo a alteração do artigo 144 da Constituição Federal conforme PEC 151:

"Art. 16. Acrescentem-se ao texto constitucional os seguintes artigos 144-B, 144-C, 144-D e 144-E:

“Art. 144- B. A Polícia abrange:

I - a Polícia Federal, dirigida pelo Chefe de Polícia, nomeado pelo Presidente da República, na forma da lei, para mandato de dois anos, permitida a recondução por igual período, é constituída pela:

a) polícia judiciária federal, instituição nacional, permanente e regular, essencial ao Estado, organizada com base na hierarquia e disciplina, estruturada em carreira única, dirigida por membro do último nível da carreira policial, eleito pelos pares, na forma da lei, para mandato de dois anos, nomeado pelo Presidente da República, permitida a recondução;

b) polícia ostensiva federal, instituição nacional, permanente e regular, essencial ao Estado, organizada com base na hierarquia e disciplina, estruturada em carreira única, dirigida por membro do último nível da carreira policial, na forma da lei, para mandato de dois anos, nomeado pelo Presidente da República, permitida a recondução.

(...)
Em anexo a proposta completa.

O Projeto tem o apoio da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, conforme trecho da reportagem abaixo sobre discussão de alteração do sistema de segurança pública nacional:

COMISSÕES / Segurança Pública
09/02/2010 - 21h14

O Senado fez nesta terça-feira (9) a primeira audiência para discutir uma proposta de emenda constitucional do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) que reestrutura os órgãos de segurança no país...

A audiência foi promovida pela Subcomissão de Segurança Pública, que funciona no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Marcos Leôncio Sousa Ribeiro, representando a Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal, afirmou que a PF já está sobrecarregada, com pessoal insuficiente, e não deveria receber novas atribuições - no caso, os policiais rodoviários.

Ele sugeriu que, a exemplo do que é feito hoje em países da Europa, o governo crie uma Polícia Federal de Segurança, que cuidaria das fronteiras, dos portos e aeroportos. A PF trabalharia apenas como polícia judiciária, dos crimes federais, como tráfico de drogas e de armas e crimes contra a União. Nesse caso, a atual Polícia Rodoviária poderia ser incorporada à nova Polícia Federal de Segurança.

(...)

reportagem completa no link abaixo:

http://www.senado.gov.br/noticias/verNo ... licativo=2
Eli Teixeira / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Eu acho que são propostas muito interessantes. Melhor do que esse negócio amorfo chamado de Força Nacional.

Você pode saber que esse movimento de peças do PT não é no sentido de melhorar a segurança pública não. Qual o problema com a militarização?? Será que é porque militar não pode ser sindicalizado?? A desmilitarização, assim como o desarmamento da população, não resolve o problema da segurança pública. O governo disse, e a mídia apoiou a ideia do desarmamento, e o resultado foi que a violência aumentou. Ninguém mais fala no desarmamento...
Desmilitarizar as polícias são um estágio para a criação de uma força de segurança armada controlada pelo governo federal, embora pareça que quem vai conrolá-la são os Governadores de Estado, engajada politicamente, como soi ocorrer em governos totalitários, além do mais elimina 50% da força reserva estratégica das Forças Armadas( metade forças auxiliares, metade reservistas). Fico sempre pensando na Alemanha de 1936, as forças de segurança do partido sendo convertidas em força policial, agora federalizada e depois em exército, a Waffen No final a Waffen tinha prioridade em relação `Wermacht por ser uma tropa mais fiel ideologicamente, bem mais facil de controlar do que uma tropa regular. O PT NÃO ESTÁ FAZENDO ISSO DE GRAÇA NÃO...

A paz é só um período entre guerras...
Franz Luiz
Sênior
Sênior

#13498 Mensagem por Franz Luiz » Sáb Mai 10, 2014 5:15 pm

Com todo respeito, mas PM nunca deveria ser encarada como "Força" reserva do EB.
O treinamento e atuação são extremamente distintos.
Imagine um soldado PM passando dez, vinte anos de atuação nas ruas, primando esta atuação por respeito às leis,
respeito aos direitos humanos, "preocupação" com a corregedoria e sempre tendo em mente antes deter do que matar. Levar os envolvidos à justiça e não ao necrotério (somente em último caso).
Tal treinamento/atuação por anos (já incorporados ao instinto/automatismo) trariam sérias dificuldades adaptativas e baixa sobrevivência no campo de batalha.
O que traria de positivo seriam a extrema agilidade mental desenvolvida, percepção dos entes em cada ambiente e algo mais que me escape.
Mas diante dos primeiros negativos não ajudariam muito.
Polícia não é combatente militar. É um ente civil e assim deve ser.
Mas já discutimos muito isto aqui.
Um abraço.

Wingate
Sênior
Sênior

#13499 Mensagem por Wingate » Sáb Mai 10, 2014 6:21 pm

Pergunta: Esta suposta reserva PM, tendo em conta o que foi mencionado quanto a seu "modus operandi", não poderia funcionar com polícia dentro das Forças armadas atuando nas funções exercidas pela PE do EB (assim como nos EUA existem as MPs)?

Wingate

Franz Luiz
Sênior
Sênior

#13500 Mensagem por Franz Luiz » Sáb Mai 10, 2014 6:50 pm

Não acredito que haja necessidade de tantos PE assim, mesmo em conflito.
E como reserva o EB tem reservistas suficientes em nosso país, treinados especificamente.
Se precisar desguarnecer os Estados de policiais para incorporar em suas fileiras é
porquê já é tarde.

Responder