Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13776
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13486 Mensagem por gabriel219 » Qua Jun 15, 2016 11:28 pm

As Lupo não acrescentaria quase nada na capacidade atual, só serviria por mais tempo que as fragatas atuais. Se é pra comprar, tem opções bem melhores no mercado de usados.

Abs




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13487 Mensagem por Lord Nauta » Qui Jun 16, 2016 2:39 am

LeandroGCard escreveu:
Lord Nauta escreveu:Acredito que esqueceram de informar ao CM que as Artigliere, Aviere, Bersagliere e Granatiere entraram em serviço entre 1994 e 1996. :mrgreen:

Vamos lá ficando sem navios mesmo. :evil:


Sds


Lord Nauta
O final das reformas (bastante extensivas, diga-se) das Niterói foi em 2005. Já estas italianas não sofreram modernização extensiva, pelo contrário, tiveram boa parte do equipamento militar retirado antes mesmo de serem incorporadas.

Sem grandes reformas não passam de OPV's sofisticados e já em serviço por uma década a mais do que as Niterói pós-modernização.



Leandro G. Card


Destes navios foram retirados apenas os sonares. Estes navios, média de idade de 22 anos, com a Barroso seriam os ''cavalos de batalha'' da Esquadra até a chegada das CV 03. Este mesmo preciosismo impediu a obtenção das Type 22 lote II e das Type 23. Vejam o que temos hoje navios na casa dos 40 anos para tentarem defender minimamente nos LCM e AJB.


Sds


Lord Nauta




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13488 Mensagem por Lord Nauta » Qui Jun 16, 2016 2:44 am

gabriel219 escreveu:As Lupo não acrescentaria quase nada na capacidade atual, só serviria por mais tempo que as fragatas atuais. Se é pra comprar, tem opções bem melhores no mercado de usados.

Abs


Quais seriam hoje estas opções para realizarmos um estudo referente as mesmas.


Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37473
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3217 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13489 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 16, 2016 10:48 am

Senhores, a MB, e demais ffaa's, ao que parece, vão trabalhar, frente a este crise interminável - política, econômica e Institucional - no país, com o que tem na mão, e com o pouco que se puder prover de investimento na capacitação d BID.
É o que dá para fazer. Penso hoje que é o que devemos fazer. Começar pelo básico, buscando soluções e parcerias no exterior para aquilo que não formos capazes de fazer integralmente. Continua sendo caro, e sempre será.
Defesa nunca foi um assunto barato de resolver. E ainda bem que é assim.
Só no Brasil que pensam que não.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13776
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13490 Mensagem por gabriel219 » Sex Jun 17, 2016 12:52 am

Lord Nauta escreveu:
gabriel219 escreveu:As Lupo não acrescentaria quase nada na capacidade atual, só serviria por mais tempo que as fragatas atuais. Se é pra comprar, tem opções bem melhores no mercado de usados.

Abs


Quais seriam hoje estas opções para realizarmos um estudo referente as mesmas.


Sds


Lord Nauta
Pelo que fiquei sabendo: Karel Doorman, KDX-I, Type 23 (parece que a Inglaterra vai reduzir um pouco sua frota), Type 123 (para a partir de 2022) e Arleighs Burke. As outras opções são OHP (sou contra), Lupo ou Maestralle (não é uma má opção, mas se essas anteriores estiverem disponíveis a tempo, na minha opinião seria melhor), Bremen ou as Cassard.

O problema de não ter vindo Karel Doorman, Type 23, Type 22 Batch II\Batch III ou até mesmo Jacob van Heemskerck foi que o Almirantado jurou que o PROSUPER iria sair antes de 2010.

Abs




Avatar do usuário
osolamaalua
Avançado
Avançado
Mensagens: 514
Registrado em: Sáb Jan 31, 2009 2:23 pm
Agradeceram: 44 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13491 Mensagem por osolamaalua » Sex Jun 17, 2016 9:30 am

As holandesas Karel Doorman (classe M) irão para Portugal. Caso Portugal se desfaça das Vasco da Gama poderia ser. Mas por enquanto não tem nada de concreto. As Bremen estarão disponíveis com exceção da cabeça de classe a própria BREMEN que irá para um museu. Esses já foram visitados em abril de 2015 e precisariam de autorização para venda do RAM21, algo que ainda hoje não é disponível para a MB. O estaleiro Sansumg já ofereceu um casco baseado nas KDX mas não teve até onde eu sei oferta das KDX usadas. E quem viu os navios italianos diz que as nossas Niterói estão melhores. As Cassard tem possibilidade mas para 2019, e só serão vendidas via DCNS com pacote de modernização, além de terem deslocamento e tripulação maiores. Acho que estamos numa fase intermediária de classes de navios que a MB deixou passar lá trás quando optou por compras de oportunidade de navios bem usados.




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55156
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2403 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13492 Mensagem por P44 » Sex Jun 17, 2016 3:52 pm

novas corvetas para o Qatar:

Qatar's EUR5 billion naval deal with Italy sees three ship types to be delivered

Luca Peruzzi, Genoa, Italy - IHS Jane's Navy International
17 June 2016

Key Points
Qatar is to buy three ship types from Italy, with seven vessels to be procured in total
Under the deal, the Italian Navy will provide training and crew certification
Qatar has concluded a EUR5 billion (USD5.6 billion) sales agreement with Italy's government and Italian industry to buy seven new ships across three platform types.

Imagem
A model of the Qatar Emiri Naval Forces' new 105 m multirole corvette. Four of the ships will be procured. (Luca Peruzzi)

The deal covers delivery to the Gulf state of four 105 m multirole corvettes, two 60 m fast patrol missile vessels, and an amphibious/logistics ship. These new platforms will significantly grow and modernise the Qatar Emiri Naval Forces (QENF).

The contract was signed on 16 June by the QENF commander, Major General Mohammed Nassir Al-Muhannadi, and CEO of Italian shipbuilder Fincantieri, Giuseppe Bono.

http://www.janes.com/article/61591/qata ... -delivered




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55156
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2403 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13493 Mensagem por P44 » Sex Jun 17, 2016 3:53 pm

osolamaalua escreveu:As holandesas Karel Doorman (classe M) irão para Portugal. Caso Portugal se desfaça das Vasco da Gama poderia ser. Mas por enquanto não tem nada de concreto. As Bremen estarão disponíveis com exceção da cabeça de classe a própria BREMEN que irá para um museu. Esses já foram visitados em abril de 2015 e precisariam de autorização para venda do RAM21, algo que ainda hoje não é disponível para a MB. O estaleiro Sansumg já ofereceu um casco baseado nas KDX mas não teve até onde eu sei oferta das KDX usadas. E quem viu os navios italianos diz que as nossas Niterói estão melhores. As Cassard tem possibilidade mas para 2019, e só serão vendidas via DCNS com pacote de modernização, além de terem deslocamento e tripulação maiores. Acho que estamos numa fase intermediária de classes de navios que a MB deixou passar lá trás quando optou por compras de oportunidade de navios bem usados.

Sabes mais que nós




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13494 Mensagem por ABULDOG74 » Sex Jun 17, 2016 5:12 pm

Olá camaradas, o Comandante da MB já se manifestou dizendo que não haverá compra de usados para Fragatas e que o foco da força é dar "músculo" ao projeto das novas CV`S(armas, contramedidas e um certo aumento de calado); a MB está procurando estaleiros internacionais para essa construção o mais brave possível.

ADSUMUS




Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13495 Mensagem por ABULDOG74 » Sex Jun 17, 2016 6:33 pm

Olá camaradas, os LPD`S e LHD`S estão sendo usados como pontos de apoio paratodas as forças armadas aliadas, para missões próximas ao litoral, no Afeganistão:



ADSUMUS




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13496 Mensagem por Lord Nauta » Sáb Jun 18, 2016 2:05 am

ABULDOG74 escreveu:Olá camaradas, o Comandante da MB já se manifestou dizendo que não haverá compra de usados para Fragatas e que o foco da força é dar "músculo" ao projeto das novas CV`S(armas, contramedidas e um certo aumento de calado); a MB está procurando estaleiros internacionais para essa construção o mais brave possível.

ADSUMUS



''ÓTIMOOOOOOOOOOOOOOOOOO. EXCELENTE INICIATIVA. A ÚNICA QUESTÃO QUE NÃO ENTENDO E PORQUE NESTE MOMENTO FICAR INSISTINDO NO PROJETO DAS CV 03. PRECISAMOS DE NAVIOS PARA ONTEM E OS MESMOS DEVEM SER EFICIENTES JÁ QUE AS CV 03 SERÃO O NÚCLEO DE NAVIOS DE ESCOLTA DA ESQUADRA POR MUITO TEMPO. PORQUE PARA ESTES PRIMEIROS NAVIOS NÃO ADOTAMOS UM PROJETO DE QUEM SABE O QUE ESTA DE FATO CONSTRUINDO, QUE JÁ VEM FAZENDO ISTO A ANOS DE MANEIRA CONTINUA? AQUI NESTE PAÍS INSÓLITO NÃO FOI POSSÍVEL LEVAR ADIANTE 5 NAPA DE 500 ton. OPÇÕES NÃO FALTAM. VEJAM ESTES NAVIOS PARA O QUATAR, COMPAREM COM AS CV 03.TENHO CONVICÇÃO QUE E NECESSÁRIO RETORNAR O CAMINHO SEMELHANTE AO QUE ACONTECEU COM AS NITERÓI. ENTRETANTO PARA A PRÓXIMA ETAPA QUE VAI PERMITIR QUE PROJETAMOS DE FATO NAVIOS NO PAÍS OS FDP DO GF DEVERÃO TRATAR A DEFESA DO PAÍS COM SERIEDADE E COMPROMISSO PARA QUE HAJA RECURSOS PERMANENTES E QUE PERMITA PERENIDADE AOS PROGRAMAS PROPOSTOS.''


Lord Nauta




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13776
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13497 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jun 18, 2016 2:52 am

Eu avisei...

O GF tem culpa, mas o Almirantado que caiu no conto do vigário, perdendo excelentes oportunidades, tem uma enorme culpa também. Pra mim comprava as AB oferecidas e aumentava a capacidade das Fravetas.




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13498 Mensagem por Lord Nauta » Sáb Jun 18, 2016 7:42 pm

gabriel219 escreveu:Eu avisei...

O GF tem culpa, mas o Almirantado que caiu no conto do vigário, perdendo excelentes oportunidades, tem uma enorme culpa também. Pra mim comprava as AB oferecidas e aumentava a capacidade das Fravetas.

Aliais equívocos e que não faltam na história contemporânea da MB, que infelizmente em minha opinião continuam a serem cometidos. :evil:


Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9365
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 525 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13499 Mensagem por Brasileiro » Sáb Jun 18, 2016 8:47 pm

Não entendo... Um almirante de esquadra é alguém que passou milhares de dias no mar, foi comandante de corveta e de fragata, viu ao longo do tempo navios serem projetados, fabricados, comprados incorporados e darem baixa, e quando "chegam lá" pensam pensam com a cabeça de um burocrata?




----------------
amor fati
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13776
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13500 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jun 18, 2016 8:57 pm

Lord Nauta escreveu:
gabriel219 escreveu:Eu avisei...

O GF tem culpa, mas o Almirantado que caiu no conto do vigário, perdendo excelentes oportunidades, tem uma enorme culpa também. Pra mim comprava as AB oferecidas e aumentava a capacidade das Fravetas.

Aliais equívocos e que não faltam na história contemporânea da MB, que infelizmente em minha opinião continuam a serem cometidos. :evil:


Sds


Lord Nauta
Fazer o quê?

Infelizmente já sabia da decisão da MB e tentei dizer isso aqui. Não gosto de dizer 80% do que eu fico sabendo, algumas coisas prefiro nem dizer, mas é assim que rodam as coisas. Se o Almirantado fosse esperto, hoje estaríamos escolhendo onde ficaria a base do PROSUPER e com uma frota bem poderosa (Classe M e L, além das T23 ou T22 BIII). Teve uma ala no Almirantado que não caiu no conto do vigário e queria a aquisição de navios de segunda mão, a maior opção eram as T22 Batch III. Isso antes das T23 estarem disponíveis e das Holandesas, porém a ala que tem mais "poder de decisão", digamos assim, jurou que o PROSUPER estaria decidido em 2008 (e na verdade quase foi pros Italianos) e com as primeiras fragatas por volta de 2013-2014. Se caso ocorresse, estaríamos tranquilos, pois todos os nossos meios seriam substituídos a tempo.

Neste caso, houve 3 problemas: PROSUB comeu a maioria da verba, a sorte que foi a Odebrecht a fazer a obra, se fosse uma que não desse propina hoje o PROSUB estaria parado ou cancelado; 2 cair no conto do Lula de "Brasil Putênfia", que só foi para ganhar o apoio dos Militares e não ser chutado do poder por alguns absurdos, como se aliar com algumas ditaduras que já trabalharam contra o Brasil no passado (isso incluiu falta de vontade política); e 3, falta de planejamento do almirantado. Se estivesse escutado uma ala que não estava confiando no governo, hoje estaríamos com a situação bem mais tranquila.

O que digo aqui serve o mesmo para o EB (Leo 1A5 no lugar de Leo 2A4 e modernização dos M113 enquanto muitos Cavalarianos queriam o Marder, hoje corre o risco de ficar sem CC, imagina quando os laudos atestarem que o 2A4 tem total capacidade de operar no país, como pode. Eu afirmo isso aqui) e a FAB (opção por modernizar os F-5 e comprar Mirage 2000 ao invés de F-16 que alguns pilotos queriam, mas essa está em situação melhor e foi melhor planejado).

Por causa de algumas mentalidades de dentro do AC das Forças, hoje somos motivos de risos para países com economia inferior e tamanho inferior do que o nosso.




Responder