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Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Dom Fev 06, 2022 9:36 am
por henriquejr
knigh7 escreveu: Sáb Fev 05, 2022 3:53 pm
FCarvalho escreveu: Sáb Fev 05, 2022 2:07 pm

Se houver disponível na internet, vou ver se acho.
Com 60 unidades encomendadas pela Flygvapnet então ela exportaria 340 unidades. Tem de ser muito ingênuo pra acreditar nisso. Os suecos até podem dar uma beliscada num mercado de caças dominado pela França, Rússia, Reino Unido, EUA. Mas Suécia não tem o peso político que essas nações têm e isso conta muito nas decisões.

Obs: com a encomenda eventualmente de mais 30 caças para a FAB, seria o mais correto falar em 130 caças (e não 126) pois os 4 protótipos continuam como desenvolvedores da plataforma.
Mas é muito prematuro considerar que não terá mais venda alguma.

Lembrando que o Rafale demorou um bom tempo, e acumulou várias derrotas, até começar a vender feito picolés na praia....
Lembro que na época, aqui neste fórum (e outros) faziam chacota só fracasso comercial do caça francês...

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Dom Fev 06, 2022 12:03 pm
por Juliano Lisboa
Acredito que quando o Gripen E entrar em operação tanto aqui quanto na Suécia ele deve conquistar mais vendas. Foi meio assim com o Rafale.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Dom Fev 06, 2022 12:10 pm
por Pablo Maica
O governo francês também intensificou o apoio à promoção da aeronave frente ao risco da linha de produção do Rafale ficar completamente parada, anos atrás, e ele está fazendo um enorme esforço nessas vendas do avião, inclusive no caso de Qatar e Grécia mediando a venda dos Mirage 2000 dessas forças para empresas francesas, como forma de ajudar no pagamento. E principalmente dando a opção de aeronaves usadas do AdA, que devem sair a um preço mais camarada.

Sinceramente, eu não sei qual a capacidade do governo Sueco em promover algo parecido, mas não creio que seja semelhante a da França.


Um abraço e t+ :)

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Dom Fev 06, 2022 1:59 pm
por knigh7
knigh7 escreveu: Sáb Fev 05, 2022 3:18 pm
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https://epocanegocios.globo.com/Informa ... tares.html


O VALE


25 de Outubro, 2018 - 10:20 ( Brasília )
KC-390 possui mercado potencial de US$ 60 bilhões, prevê Embraer
Estimativas da companhia brasileira é que mercado de aviões de transporte militar do porte do KC-390 chegue a 700 aeronaves na próxima década; 2.700 aviões dessa categoria voam no mundo, com idade média de 31,5 anos

Xandu Alves

O 'mercado potencial' para o cargueiro KC-390 da Embraer gira em torno de US$ 60 bilhões para a próxima década. Segundo estimativa da fabricante, a aeronave de transporte multimissão disputaria um mercado de 700 aeronaves, que pode ser ainda maior.

Cada KC-390 custa cerca de US$ 85 milhões. Atualmente, voam no mundo 2.700 aviões da categoria do KC-390. A idade média desta frota é de 31,5 anos, o que sugere uma substituição nos próximos anos.

O principal concorrente do KC-390 é o C-130 Hércules, da americana Lockheed Martin, que hoje domina o mercado. A FAB (Força Aérea Brasileira) comprará 28 KC-390 para trocar a frota de C-130.

O contrato é de R$ 7,2 bilhões. Considerado melhor do que o rival (C-130 é dos anos 1950), o KC-390 tem tudo para "dominar" o cenário internacional.

Segundo a Embraer, o KC-390 é definido como um avião de "transporte tático desenvolvido para estabelecer novos padrões em sua categoria, apresentando o menor custo do ciclo de vida do mercado".

A aeronave é capaz de "executar diversas missões, como transporte de carga, lançamento de tropas ou de paraquedistas, reabastecimento aéreo, busca e salvamento, evacuação aeromédica e combate a incêndios, além de apoio a missões humanitárias".

O KC-390 pode transportar até 26 toneladas de carga a uma velocidade máxima de 870 km/h, além de operar em ambientes hostis, em pistas danificadas.

Já a frota de C-130 está no fim da vida útil, com idade média em operação de 34 anos e capacidade de carga de aproximadamente 20 toneladas. "O KC-390 se tornará a espinha dorsal da aviação de transporte da FAB. Com capacidade para cumprir uma ampla gama de missões, o KC-390 representará um salto na capacidade operacional", declarou Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança.

Companhia e Boeing vão criar uma joint venture para a comercialização do avião A Embraer irá criar uma segunda joint venture com a Boeing para incluir o KC-390.

Segundo as companhias, a nova empresa servirá para "promoção e desenvolvimento de novos mercados e aplicações para produtos e serviços de defesa". Nesse contexto, o jato militar multimissão terá papel especial.

A Embraer diz que a aeronave será central na nova empresa "a partir de oportunidades identificadas em conjunto". A nova joint venture teria participação majoritária da Embraer.

Uma das propostas seria abrir uma segunda linha de montagem do novo cargueiro nos Estados Unidos, com peças enviadas do Brasil. Hoje, o KC-390 é montado em Gavião Peixoto (SP). O avião teria maior penetração no mercado americano.
via:
https://www.defesanet.com.br/kc390/noti ... e-Embraer/

Cassio escreveu: Dom Fev 06, 2022 5:14 am A Embraer nunca afirmou que venderia 700 Kc390. Isso sempre foi uma bravata da imprensa.

Você sabe o que é mercado potencial??? Acho que não. Não significa que se pretende ou que ser projeta vender isso.
A Embraer dava uma perspectiva de vendas extremamente favorável para esse mercado potencial. A imprensa não tirava isso do nada. A primeira matéria do post foi de uma declaração do seu chefe. A segunda, de uma perspectiva desse mercado, que eu havia grifado. Vinham da sua empresa "ilibada" que retribui constantemente com fotos de aeronaves como anúncios...

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Dom Fev 06, 2022 5:46 pm
por knigh7
henriquejr escreveu: Dom Fev 06, 2022 9:36 am
knigh7 escreveu: Sáb Fev 05, 2022 3:53 pm

Com 60 unidades encomendadas pela Flygvapnet então ela exportaria 340 unidades. Tem de ser muito ingênuo pra acreditar nisso. Os suecos até podem dar uma beliscada num mercado de caças dominado pela França, Rússia, Reino Unido, EUA. Mas Suécia não tem o peso político que essas nações têm e isso conta muito nas decisões.

Obs: com a encomenda eventualmente de mais 30 caças para a FAB, seria o mais correto falar em 130 caças (e não 126) pois os 4 protótipos continuam como desenvolvedores da plataforma.
Mas é muito prematuro considerar que não terá mais venda alguma.

Lembrando que o Rafale demorou um bom tempo, e acumulou várias derrotas, até começar a vender feito picolés na praia....
Lembro que na época, aqui neste fórum (e outros) faziam chacota só fracasso comercial do caça francês...
Quem acompanha as notícias de Defesa-e há anos, não é idiota e tem memória- se lembra das dificuldades e restrições que a SAAB tinha de comercializar o Gripen C/D. E sabe que com o Gripen E não vai ser diferente.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Dom Fev 06, 2022 6:00 pm
por Cassio
700 aeronaves sempre foi o tamanho estimado do mercado... e não o que se objetivava ou se pretendia vender. Só que a imprensa (que sempre quer vender notícia) falava de um modo que parecia que este número de vendas era a promessa. Mas fazer o quê... Tem gente que acreditou. Bobinhos...

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Fev 07, 2022 12:30 am
por Viktor Reznov
knigh7 escreveu: Dom Fev 06, 2022 5:46 pm
henriquejr escreveu: Dom Fev 06, 2022 9:36 am


Lembrando que o Rafale demorou um bom tempo, e acumulou várias derrotas, até começar a vender feito picolés na praia....
Lembro que na época, aqui neste fórum (e outros) faziam chacota só fracasso comercial do caça francês...
Quem acompanha as notícias de Defesa-e há anos, não é idiota e tem memória- se lembra das dificuldades e restrições que a SAAB tinha de comercializar o Gripen C/D. E sabe que com o Gripen E não vai ser diferente.
Realmente. Se o governo Sueco pretenda ter uma SAAB pra contar com pelas próximas décadas, vão ter que levantar a bunda da cadeira e começarem a ajudá-los a "marketizarem" o Gripen, porque nenhum caça no mundo vira sucesso de vendas sem o apoio explícito do governo do país sede de fabricante.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Fev 07, 2022 12:45 am
por knigh7
Viktor Reznov escreveu: Seg Fev 07, 2022 12:30 am
knigh7 escreveu: Dom Fev 06, 2022 5:46 pm

Quem acompanha as notícias de Defesa-e há anos, não é idiota e tem memória- se lembra das dificuldades e restrições que a SAAB tinha de comercializar o Gripen C/D. E sabe que com o Gripen E não vai ser diferente.
Realmente. Se o governo Sueco pretenda ter uma SAAB pra contar com pelas próximas décadas, vão ter que levantar a bunda da cadeira e começarem a ajudá-los a "marketizarem" o Gripen, porque nenhum caça no mundo vira sucesso de vendas sem o apoio explícito do governo do país sede de fabricante.
Quando o SH foi desclassificado do MMRCA, o embaixador americano renunciou ao posto de embaixador na Ìndia. A Suécia fez o mesmo? Claro que não. Talvez nem tenha mandando uma nota, apenas a SAAB.

O Macron faz e o Hollande fazia das tripas coração para vender o Rafale. O Governo sueco faz o mesmo? Não.

E o Governo sueco também não procedia de modo diferente do que hoje na época em que a SAAB tentava exportar os Gripens C/D... É um dos motivos que eu considero que não se deve ter esperança que o Gripen E tenha vendas num patamar acima que os C/D. E provavelmente nem a SAAB tem.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Fev 07, 2022 1:56 pm
por FCarvalho
Bom, eu acompanhava a RFA desde o número 1 em 1995, e tinha a coleção completa, até resolverem deixar tudo só no computador... :?

Em nenhuma das edições que tratavam do KC-390, desde a concepção até a entrega para a FAB nunca se falou que a empresa apregoava vender mais de 700 destes aviões, mas que a proposta era tentar abocanhar entre 20% a 30% desse mercado, se muito. Isso foi tirado dos mesmos gerentes do projeto do KC-390, dos diretores da empresa e de fontes da FAB ligadas ao projeto que confirmaram esta informação. Então, hoje, como a 15 anos atrás, a Embraer, se não mudou nada nas diretivas comerciais do projeto, continua vendo mercado real de vendas para o KC-390 na faixa de 140 a 210 aviões em vinte anos. E para por aí.

Estes números foram e são confirmados em todas as demais revistas sobre defesa do país desde aquela época, como T&D, S&D e ASAS. Todas revistas que considero sérias no trabalho que realizam.

Enfim, vendemos 28 para FAB, 5(+1) para a Portugal e 2 para a força aérea da Hungria. São 35(36) aviões vendidos desde o lançamento. Isto para apenas 3 clientes. Mesmo com o possível corte da FAB de 25% que se possa fazer nos contratos segundo o cmte Baptista, ou seja, até 7 unidades, é possível dizer que os números hoje do KC-390 enquanto projeto comercial ainda são bastante robustos para quem se pretender concorrer com uma lenda chamada C-130 Hércules. E na mesma entrevista brigadeiro Baptista deixou bem claro que mesmo com os cortes agora, existe/existiria potencial espaço para além das 28 unidades contratadas. Isto pode levar a FAB até 35 unidades conforme o contrato atual.

Se o governo brasileiro via MD e MRE fizerem o seu dever de casa, é admissível entender que vendas para Colombia e Chile sejam não apenas hipóteses distantes, mas negócios que podem de fato ser realizados no médio e longo prazo. As quantidades o tempo e as negociações definirão. No caso sueco, é mister admitir que um segundo lote dos Gripen E/F esteja necessariamente atrelado a venda daquele avião ao país nórdico. E mais recentemente saiu uma nota do MD onde se aponta alguns países nos quais se irá concentrar os esforços de vendas da BID, ou seja, as chances de vendas concretas no curto e médio prazo para o KC-390. Está lá no tópico do MD para quem quiser ver.

De qualquer forma, com o que se tem hoje, cerca de 35 unidades vendidas, isto equivale a 25% a 16,6% das vendas projetadas. Não se pode dizer no logo no lançamento do projeto o KC-390 esteja abaixo das expectativas. O primeiro foi entregue em 2019 com todos os atrasos envolvidos. Era para ser em 2016. Mas mesmo assim, temos pela frente mais uns 14 anos de vendas conforme a perspectiva da Embraer. Nada que não possa ser alcançado.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Fev 07, 2022 2:15 pm
por FCarvalho
No caso do Gripen E/F, ele com certeza não terá a vida comercial facilitada, seja porque o F-35 parece estar engrenando, seja por aspectos políticos, estratégicos e econômicos que fazem do caça americano uma alternativa desejada hoje principalmente na Europa.

O Gripen E/F mesmo com todas as suas múltiplas capacidades é um caça de 4,5a G, para o qual ainda tem de enfrentar a concorrência dos demais eurocanards, além das versões mais recentes do interminável F-16, e F-18 norte americanos. Para não falar de russos e chineses. O mercado de caças hoje é muito restrito, talvez mais restrito ainda que quando o conceito dele foi lançado. A última chance de uma grande venda é o Canadá, a qual provavelmente será vencida pelo F-35, face às não poucas pressões do vizinho ao sul.

O governo sueco costuma ser bastante reticente no que diz respeito à venda de armas, e possui uma legislação muito dura, e de certa forma limitante, nesta questão. Então, não se verá os suecos abertamente fazendo propagandas de sua BID como outros países costumam fazer por aí. Não ao menos no mesmo nível de apoio direto, com lobby direto em cima das autoridades civis e militares. Eles são mais circunspectos neste sentido.

No que diz respeito as vendas do Gripen E/F, espera-se que a Embraer, e o governo brasileiro, qualquer que seja, possam ajudar nas vendas do caça sueco na sua zona de influência, América Latina e África. Mas estes mercados são reconhecidamente vistos como limitados em termos de vendas de caças novos no mesmo nível do Gripen E/F. Por outro lado, qualquer coisa que se consiga pela vizinhança ou na África, já pode ser considerada uma grande vitória. Por enquanto, no curto prazo a única possibilidade concreta continua sendo a Colombia. Depois disso ninguém sabe como o mercado latino americano irá se portar devido as restrições econômicas pós-Covid e o componente político se estabilizar novamente após o período de eleições presidenciais e legislativas.

Enfim, com ou sem centenas de caças vendidos o Gripen E/F segue sendo a melhor escolha que a FAB pôde fazer no que diz respeito a substituição dos Mirage III. Se vamos conseguir, ou querer, aproveitar tudo e mais um pouco que ele poderá nos trazer, só o tempo e as decisões político-governamentais irão dizer.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Seg Fev 07, 2022 11:24 pm
por knigh7
FCarvalho escreveu: Seg Fev 07, 2022 1:56 pm Bom, eu acompanhava a RFA desde o número 1 em 1995, e tinha a coleção completa, até resolverem deixar tudo só no computador... :?

Em nenhuma das edições que tratavam do KC-390, desde a concepção até a entrega para a FAB nunca se falou que a empresa apregoava vender mais de 700 destes aviões, mas que a proposta era tentar abocanhar entre 20% a 30% desse mercado, se muito. Isso foi tirado dos mesmos gerentes do projeto do KC-390, dos diretores da empresa e de fontes da FAB ligadas ao projeto que confirmaram esta informação. Então, hoje, como a 15 anos atrás, a Embraer, se não mudou nada nas diretivas comerciais do projeto, continua vendo mercado real de vendas para o KC-390 na faixa de 140 a 210 aviões em vinte anos. E para por aí.

Estes números foram e são confirmados em todas as demais revistas sobre defesa do país desde aquela época, como T&D, S&D e ASAS. Todas revistas que considero sérias no trabalho que realizam.

Mais outra publicação com link com declaração de Presidente ou VP da Embraer que vou colocar:


(...)
Outro marco da Embraer nessa área deve chegar ao mercado em 2013, após cinco anos de trabalho e US$ 2 bilhões em investimentos. Trata-se do KC-390, cargueiro de médio porte para uso militar em missões táticas e logísticas. A aeronave terá capacidade para transportar 23,6 toneladas, incluindo tropas e cargas, e pode ser reabastecida ou reabastecer outro avião em pleno voo. Também possui visão noturna e tem condições de pouso ou decolagem em pistas curtas ou semipreparadas. Atualmente a aeronave está na “joint definition fase”, a fase de definição conjunta com a Força Aérea Brasileira (FAB), o primeiro cliente do KC-390. É um processo-padrão ao qual todo projeto militar tem de ser submetido antes de ir ao mercado. “Temos mil pessoas trabalhando nesse projeto”, diz Aguiar. Além da Embraer, há 45 empresas participando do nascimento do KC-390.

Hoje a empresa conta com 60 cartas de intenções de compra, das quais 28 são da FAB. Entre os países que já sinalizaram interesse no cargueiro, estão República Tcheca, Portugal, Argentina, Chile e Colômbia. A estratégia da Embraer Defesa e Segurança é mirar as cerca de 2 mil unidades de cargueiros de médio porte com mais de 25 anos. “Não estamos falando em aumento do mercado, mas sim da necessidade de troca de aeronaves”, afirma Aguiar. Após um quarto de século, diz ele, as aeronaves começam a apresentar fadiga e têm sua capacidade de voo reduzida. “A nossa visão, bem realista, é de conseguir capturar entre 15% e 20% das compras de reposição.” Só a FAB opera 22 Hercules C-130, o cargueiro da Lockheed Martin. “Em algum momento, ela vai trocar sua frota de Hercules por outra coisa”, diz Curado. “A gente acha que esse avião será um vencedor.”



https://epocanegocios.globo.com/Informa ... braer.html

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Fev 08, 2022 10:04 am
por J.Ricardo
A dificuldade do Gripen é que a Suécia é um país irrelevante diplomaticamente, já o Brasil é da série B da diplomacia mundial, e mesmo assim se o fossemos um pouquinho mais profissionais nessa área teríamos até mais ganhos.
O Gripen é o caça ideal para países como o Argentina, Colômbia, Peru, México, alguns países menores na Europa, mas daí entram os EUA com o F-16 do deserto ou de prateleira, apoiados pela força das embaixadas americanas e seu programa de venda direta e o jogo fica realmente difícil...
Acho incrível como a Suécia é incapaz de vender seu Gripen para países do leste europeu, pow, perderam para o Rafale na Croácia!

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Fev 08, 2022 10:54 am
por gogogas
A política externa americana e as condições de pagamento ,além do poder de veto e sansões ,faz com que muitos países adquiram seus equipamentos.
F-35 e os Vipers vende praticamente todo mês ....
Vai chegar 2050 e os F-16 vão estar voando por aí ...

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Fev 08, 2022 12:37 pm
por Cassio
knigh7 escreveu: Seg Fev 07, 2022 11:24 pm
FCarvalho escreveu: Seg Fev 07, 2022 1:56 pm Bom, eu acompanhava a RFA desde o número 1 em 1995, e tinha a coleção completa, até resolverem deixar tudo só no computador... :?

Em nenhuma das edições que tratavam do KC-390, desde a concepção até a entrega para a FAB nunca se falou que a empresa apregoava vender mais de 700 destes aviões, mas que a proposta era tentar abocanhar entre 20% a 30% desse mercado, se muito. Isso foi tirado dos mesmos gerentes do projeto do KC-390, dos diretores da empresa e de fontes da FAB ligadas ao projeto que confirmaram esta informação. Então, hoje, como a 15 anos atrás, a Embraer, se não mudou nada nas diretivas comerciais do projeto, continua vendo mercado real de vendas para o KC-390 na faixa de 140 a 210 aviões em vinte anos. E para por aí.

Estes números foram e são confirmados em todas as demais revistas sobre defesa do país desde aquela época, como T&D, S&D e ASAS. Todas revistas que considero sérias no trabalho que realizam.

Mais outra publicação com link com declaração de Presidente ou VP da Embraer que vou colocar:


(...)
Outro marco da Embraer nessa área deve chegar ao mercado em 2013, após cinco anos de trabalho e US$ 2 bilhões em investimentos. Trata-se do KC-390, cargueiro de médio porte para uso militar em missões táticas e logísticas. A aeronave terá capacidade para transportar 23,6 toneladas, incluindo tropas e cargas, e pode ser reabastecida ou reabastecer outro avião em pleno voo. Também possui visão noturna e tem condições de pouso ou decolagem em pistas curtas ou semipreparadas. Atualmente a aeronave está na “joint definition fase”, a fase de definição conjunta com a Força Aérea Brasileira (FAB), o primeiro cliente do KC-390. É um processo-padrão ao qual todo projeto militar tem de ser submetido antes de ir ao mercado. “Temos mil pessoas trabalhando nesse projeto”, diz Aguiar. Além da Embraer, há 45 empresas participando do nascimento do KC-390.

Hoje a empresa conta com 60 cartas de intenções de compra, das quais 28 são da FAB. Entre os países que já sinalizaram interesse no cargueiro, estão República Tcheca, Portugal, Argentina, Chile e Colômbia. A estratégia da Embraer Defesa e Segurança é mirar as cerca de 2 mil unidades de cargueiros de médio porte com mais de 25 anos. “Não estamos falando em aumento do mercado, mas sim da necessidade de troca de aeronaves”, afirma Aguiar. Após um quarto de século, diz ele, as aeronaves começam a apresentar fadiga e têm sua capacidade de voo reduzida. “A nossa visão, bem realista, é de conseguir capturar entre 15% e 20% das compras de reposição.” Só a FAB opera 22 Hercules C-130, o cargueiro da Lockheed Martin. “Em algum momento, ela vai trocar sua frota de Hercules por outra coisa”, diz Curado. “A gente acha que esse avião será um vencedor.”



https://epocanegocios.globo.com/Informa ... braer.html
Só desinformação, erro de interpretação, e notícia publicada de forma incompleta. A verdade não é essa.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Fev 08, 2022 12:57 pm
por gabriel219
Cassio escreveu: Ter Fev 08, 2022 12:37 pm
knigh7 escreveu: Seg Fev 07, 2022 11:24 pm


Mais outra publicação com link com declaração de Presidente ou VP da Embraer que vou colocar:


(...)
Outro marco da Embraer nessa área deve chegar ao mercado em 2013, após cinco anos de trabalho e US$ 2 bilhões em investimentos. Trata-se do KC-390, cargueiro de médio porte para uso militar em missões táticas e logísticas. A aeronave terá capacidade para transportar 23,6 toneladas, incluindo tropas e cargas, e pode ser reabastecida ou reabastecer outro avião em pleno voo. Também possui visão noturna e tem condições de pouso ou decolagem em pistas curtas ou semipreparadas. Atualmente a aeronave está na “joint definition fase”, a fase de definição conjunta com a Força Aérea Brasileira (FAB), o primeiro cliente do KC-390. É um processo-padrão ao qual todo projeto militar tem de ser submetido antes de ir ao mercado. “Temos mil pessoas trabalhando nesse projeto”, diz Aguiar. Além da Embraer, há 45 empresas participando do nascimento do KC-390.

Hoje a empresa conta com 60 cartas de intenções de compra, das quais 28 são da FAB. Entre os países que já sinalizaram interesse no cargueiro, estão República Tcheca, Portugal, Argentina, Chile e Colômbia. A estratégia da Embraer Defesa e Segurança é mirar as cerca de 2 mil unidades de cargueiros de médio porte com mais de 25 anos. “Não estamos falando em aumento do mercado, mas sim da necessidade de troca de aeronaves”, afirma Aguiar. Após um quarto de século, diz ele, as aeronaves começam a apresentar fadiga e têm sua capacidade de voo reduzida. “A nossa visão, bem realista, é de conseguir capturar entre 15% e 20% das compras de reposição.” Só a FAB opera 22 Hercules C-130, o cargueiro da Lockheed Martin. “Em algum momento, ela vai trocar sua frota de Hercules por outra coisa”, diz Curado. “A gente acha que esse avião será um vencedor.”



https://epocanegocios.globo.com/Informa ... braer.html
Só desinformação, erro de interpretação, e notícia publicada de forma incompleta. A verdade não é essa.
A fala é dele ou a imprensa em si, no caso O Globo, publicou uma versão falsa da fala dele?

Se caso O Globo publicou uma informação falta vinda de um representante importantíssimo da Embraer, por qual motivo a empresa não rebateu a matéria?