JAS-39 Gripen
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 252 vezes
- Agradeceram: 562 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Ao invés de fulanizar (vulgo ideologizar) tudo, isso deve ser perguntado a eles, os Sul Africanos, se preferem hoje não ter passado pelo processo histórico, o qual passa por Mandela. Não acho que a maioria tenha qualquer nostalgia.
Dito isso, a África do Sul, que hoje tem problemas em manter o Gripen, há pouco tempo atrás estava na crista da onda com aqueles projetos da Denel que sonhávamos em participar. Aliás, fabricarão o A-Darter e nos não.
E qual o significado disso? Onde é que entra o Mandela nisso? Não sei, isso foi nos anos 90 e depois aconteceu um monte de coisa. Só sei que não é o tipo de coisa que dá pra resumir num parágrafo em fórum de forças aéreas.
Dito isso, a África do Sul, que hoje tem problemas em manter o Gripen, há pouco tempo atrás estava na crista da onda com aqueles projetos da Denel que sonhávamos em participar. Aliás, fabricarão o A-Darter e nos não.
E qual o significado disso? Onde é que entra o Mandela nisso? Não sei, isso foi nos anos 90 e depois aconteceu um monte de coisa. Só sei que não é o tipo de coisa que dá pra resumir num parágrafo em fórum de forças aéreas.
----------------
amor fati
amor fati
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6888 vezes
- Agradeceram: 7171 vezes
- Contato:
Brasileiro escreveu: Ter Dez 28, 2021 11:32 am Ao invés de fulanizar (vulgo ideologizar) tudo, isso deve ser perguntado a eles, os Sul Africanos, se preferem hoje não ter passado pelo processo histórico, o qual passa por Mandela. Não acho que a maioria tenha qualquer nostalgia.
Quem está "ideologizando" o quê? Acaso é IDEOLOGICE notar que a decadência de FFAA poderosas e uma indústria bélica Hi-Tech ocorreram precisamente após as "bondades" do fim do Apartheid e subsequente entrega do País a seus "legítimos donos"?
O que fizeram eles, diminuiu a "desigualdade", a pobreza, a violência, a corrupção? Sei lá, o que vi diminuindo foi o potencial do País: uma Indústria Militar capaz de desenvolver e produzir a 100% coisas supersofisticadas como AAMs (lembrar, a cabeça de busca do Piranha era Sul-Africana) e até "piratear" Mirage e manter todos em linha de voo com peças feitas em casa hoje não consegue nem manter um punhado de Gripen e Hawk voando, constatar isso e atribuir as causas evidentes agora é IDEOLOGICE?
Ou é CRIMIDEIA?
Pois eu vejo o A-Darter como um Projeto cujo desenvolvimento começou anos depois do Iris-T, mas um já voa operacionalmente há tempos, enquanto o outro não sai nunca. E os caras "fabricarão o A-Darter e nós não", mas QUAL A-Darter? Um capaz de fazer bonito em comparação com o citado Iris-T ou que apanha até do Python IV?
Lembrar, falamos de uma outrora toda-poderosa Corporação chamada DENEL, responsável inclusive por este Projeto mas que já faz anos vem sendo fatiada e vendida ao exterior com tecnologias e tudo, tipo a Alemanha, China e até Emirados já compraram pedaços. E pergunto: para onde foi o pessoal altamente especializado e criativo quando as vendas ocorreram (se é que já não tinham ido ainda antes, ao verem para que lado o vento soprava)?
A Força Aérea deles e seus Gripen (e até Hawk, PQP, CPFH baixíssimo) parados por falta de manutenção são muito mais eloquentes do que eu poderia ser.
O que fizeram eles, diminuiu a "desigualdade", a pobreza, a violência, a corrupção? Sei lá, o que vi diminuindo foi o potencial do País: uma Indústria Militar capaz de desenvolver e produzir a 100% coisas supersofisticadas como AAMs (lembrar, a cabeça de busca do Piranha era Sul-Africana) e até "piratear" Mirage e manter todos em linha de voo com peças feitas em casa hoje não consegue nem manter um punhado de Gripen e Hawk voando, constatar isso e atribuir as causas evidentes agora é IDEOLOGICE?
Ou é CRIMIDEIA?
Pois eu vejo o A-Darter como um Projeto cujo desenvolvimento começou anos depois do Iris-T, mas um já voa operacionalmente há tempos, enquanto o outro não sai nunca. E os caras "fabricarão o A-Darter e nós não", mas QUAL A-Darter? Um capaz de fazer bonito em comparação com o citado Iris-T ou que apanha até do Python IV?
Lembrar, falamos de uma outrora toda-poderosa Corporação chamada DENEL, responsável inclusive por este Projeto mas que já faz anos vem sendo fatiada e vendida ao exterior com tecnologias e tudo, tipo a Alemanha, China e até Emirados já compraram pedaços. E pergunto: para onde foi o pessoal altamente especializado e criativo quando as vendas ocorreram (se é que já não tinham ido ainda antes, ao verem para que lado o vento soprava)?
A Força Aérea deles e seus Gripen (e até Hawk, PQP, CPFH baixíssimo) parados por falta de manutenção são muito mais eloquentes do que eu poderia ser.
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
Morpheus
- Viking
- Avançado
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 337 vezes
Túlio escreveu: Ter Dez 28, 2021 1:05 pmBrasileiro escreveu: Ter Dez 28, 2021 11:32 am Ao invés de fulanizar (vulgo ideologizar) tudo, isso deve ser perguntado a eles, os Sul Africanos, se preferem hoje não ter passado pelo processo histórico, o qual passa por Mandela. Não acho que a maioria tenha qualquer nostalgia.
E qual o significado disso? Onde é que entra o Mandela nisso? Não sei, isso foi nos anos 90 e depois aconteceu um monte de coisa. Só sei que não é o tipo de coisa que dá pra resumir num parágrafo em fórum de forças aéreas.Quem está "ideologizando" o quê? Acaso é IDEOLOGICE notar que a decadência de FFAA poderosas e uma indústria bélica Hi-Tech ocorreram precisamente após as "bondades" do fim do Apartheid e subsequente entrega do País a seus "legítimos donos"?
Ou é CRIMIDEIA?
Voto com o relator.
![[009]](./images/smilies/009.gif)
- P44
- Sênior
- Agradeceu: 3020 vezes
- Agradeceram: 2719 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 6333 vezes
- Agradeceram: 3554 vezes
Se a coisa continuar degringolando na Europa, é provável que a vida do F-35 seja muito facilitada no leste europeu com Rep Checa e Hungria podendo escolher aquele caça americano menos por questões operacionais do que de conveniência política.
Da mesma forma a Tailândia pode fazer a mesma opção, já que a China não dá trégua na região e a realidade geopolítica da região no curto e médio prazo parecem não favorecer outras opções.
A África do Sul é um caso sui generis de incompetência gerencial e de corrupção ativa e passiva pública e privada. Nada de novo no horizonte da política africana.
Quanto a outros potenciais clientes, como o Canadá, é muito difícil supor que o caça sueco seja vencedor dadas as circunstâncias.
No mais, ele perdeu também na Croácia, além de Romênia e Bulgária já estarem equipadas com F-16 de segunda mão para o curto e médio prazo, e sonhando com os Viper. E talvez a longo prazo com o F-35.
A Ucrânia seriam também um candidato natural mas ali a vida do caça americano pode ser um pouco mais difícil, se o país ainda existir até o final de 2022, ou pouco além. Os russos com certeza não gostam da ideia de caças stealh americanos nas suas fronteiras e já deram o tom das conversas e do que querem, então, talvez pode ser que o Gripen E tenha alguma chance, se não perder para o F-16V, algo bastante provável de ser oferecido para eles. Embora a FAU tenha demonstrado interesse no F-35 o governo norte americano não libera este caça para eles. Mas vamos ver os desdobramentos deste ano.
No mais, as Filipinas estão indo de Griepen C/D, até o momento.
Aqui do lado temos alguma chance com a Embraer ajudando na Colômbia e talvez no Peru e Chile mais para frente.
Enfim, aparentemente o Gripen E/F dá sinais de que a sua vida comercial será bastante restrita, igual a de seus antecessores. Mas isso em nada diminui ou desvaloriza o caça enquanto vetor de combate.
A vida nunca é fácil mesmo para quem busca fazer voos solos como a Suécia e sua indústria aeroespacial.
Da mesma forma a Tailândia pode fazer a mesma opção, já que a China não dá trégua na região e a realidade geopolítica da região no curto e médio prazo parecem não favorecer outras opções.
A África do Sul é um caso sui generis de incompetência gerencial e de corrupção ativa e passiva pública e privada. Nada de novo no horizonte da política africana.
Quanto a outros potenciais clientes, como o Canadá, é muito difícil supor que o caça sueco seja vencedor dadas as circunstâncias.
No mais, ele perdeu também na Croácia, além de Romênia e Bulgária já estarem equipadas com F-16 de segunda mão para o curto e médio prazo, e sonhando com os Viper. E talvez a longo prazo com o F-35.
A Ucrânia seriam também um candidato natural mas ali a vida do caça americano pode ser um pouco mais difícil, se o país ainda existir até o final de 2022, ou pouco além. Os russos com certeza não gostam da ideia de caças stealh americanos nas suas fronteiras e já deram o tom das conversas e do que querem, então, talvez pode ser que o Gripen E tenha alguma chance, se não perder para o F-16V, algo bastante provável de ser oferecido para eles. Embora a FAU tenha demonstrado interesse no F-35 o governo norte americano não libera este caça para eles. Mas vamos ver os desdobramentos deste ano.
No mais, as Filipinas estão indo de Griepen C/D, até o momento.
Aqui do lado temos alguma chance com a Embraer ajudando na Colômbia e talvez no Peru e Chile mais para frente.
Enfim, aparentemente o Gripen E/F dá sinais de que a sua vida comercial será bastante restrita, igual a de seus antecessores. Mas isso em nada diminui ou desvaloriza o caça enquanto vetor de combate.
A vida nunca é fácil mesmo para quem busca fazer voos solos como a Suécia e sua indústria aeroespacial.
Carpe Diem
- Viktor Reznov
- Sênior
- Agradeceu: 2051 vezes
- Agradeceram: 834 vezes
A Tailândia vai aprender em breve que deveriam ter escolhido o Gripen quando não tiverem condições nem de manterem 6 F-35 voando por conta da manutenção deficitária no acabamento RAM da aeronave.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6888 vezes
- Agradeceram: 7171 vezes
- Contato:
Cada vez mais isso me causa um déjà vu, é como se fosse o AMX 2.0, só quem fez o grosso do projeto e quem deu palpite (e botou dinheiro para poder fazer isso) é que vai comprar(*).
A ideia por trás me parece inteligentíssima, competir contra 5G com ênfase no desempenho (incluindo sua esplêndida capacidade de operar em dispersão) e baixos custos, enquanto tenta emular a furtividade com a talvez mais eficiente suite EW em operação no planeta, pelo menos para caças.
A josta é que a Suécia arranjou o PIOR parceiro possível e imaginável, pois eles nunca lutaram no ar uma guerra de verdade e nós, depois da 2GM (e ainda assim com um papel bastante limitado; basta ver que os caras do "Senta a Pua" nunca derrubaram um avião no ar, e que eu saiba qualquer Piloto de Super Tucano tem mais experiência em manobras reais de combate aéreo - incluindo abate, tá certo que é tudo teco-teco mas estavam voando e manobrando - do que os caçadores da FAB, com Mirage, F-5 e a seguir Gripen), idem.
Como se vende um avião que possui qualidades fantásticas mas que não há como demonstrar na prática? Qualquer teen fighter tem uma longa ficha de serviço, incluindo abate de outros caças, e o Gripen, o que tem ou vai ter para demonstrar, com os citados Países "pacifistas"? Tinha era que deixar de ser fresco e vender para quem seja de briga, e aí temos A TURQUIA, chutada do F-35 pelo Zé Topete por uma razão pra lá de boba (ciuminho) e que pelo jeito não leva grande fé no eternamente incompleto PAK-FA.
Mas NÃOOOOOOOOOOO, somos POLITICAMENTE CORRECTOS, e a turcada tem pobrêma com os dereitchos dos manos e desce o sarrafo sem pena em quem se mete com ela. Olhem o histórico dos F-16 dos caras, começaram a receber no final dos anos 80 e no começo dos 90 já estavam derrubando Mirage Grego, aliás essa gente tem tanta raiva uma da outra que até colisão no ar entre F-16 teve. É botar Gripen a preços e condições de mãe pra filho e loguinho começam a aparecer resultados BEM LEGAIS.
Sem isso vai ser como Brasil e Itália com seu excelente mas infortunado AMX; não adianta ser bom, tem que MOSTRAR! E o que estamos vendo?
Suécia - TODOS os vizinhos (menos um) foram de F-35, e o "menos um" não faz muito disse em alto e bom som o que todo mundo já sabia desde os tempos da URSS, que a "neutralidade" dela e da Finlândia é uma baita duma lorota e que quando (nem é se) o couro comer vão estar na mira. A Finlândia, dada como cliente certa do Gripen, correu pros ianques e, como gesto de boa fé, mandou o Gripen pra PQP e pegou o Lightning; já a Suécia pelo jeito vai cortar em algum lado e comprar mais um lote do SEU caça;
Brasil - Só o que encomendou de Gripen já dá e sobra para lidar com TODA a sua fraquíssima vizinhança (e que deve se lembrar muito bem do que aconteceu com quem veio se fresquear, só por graça do Imperador é que ainda existe como País, se dependesse da Argentina tinha sido repartido entre ambos), e vai fazer o quê? Sacrificar um Programa necessário pra caramba e que pode render divisas para encomendar um desnecessário segundo lote.
PQP!!!
Acho o Gripen um supercaça e de longe o melhor para nós, mas não a este custo.
(*) - As duas grandes diferenças que vejo é que (lado bom) ao invés de cortar encomendas, os dois "sócios" vão fazer novas e (lado ruim) desta vez a EMBRAER ficou praticamente de fora, com os vikings transferindo a maior parte das tecnologias para si mesmos.
A ideia por trás me parece inteligentíssima, competir contra 5G com ênfase no desempenho (incluindo sua esplêndida capacidade de operar em dispersão) e baixos custos, enquanto tenta emular a furtividade com a talvez mais eficiente suite EW em operação no planeta, pelo menos para caças.
A josta é que a Suécia arranjou o PIOR parceiro possível e imaginável, pois eles nunca lutaram no ar uma guerra de verdade e nós, depois da 2GM (e ainda assim com um papel bastante limitado; basta ver que os caras do "Senta a Pua" nunca derrubaram um avião no ar, e que eu saiba qualquer Piloto de Super Tucano tem mais experiência em manobras reais de combate aéreo - incluindo abate, tá certo que é tudo teco-teco mas estavam voando e manobrando - do que os caçadores da FAB, com Mirage, F-5 e a seguir Gripen), idem.
Como se vende um avião que possui qualidades fantásticas mas que não há como demonstrar na prática? Qualquer teen fighter tem uma longa ficha de serviço, incluindo abate de outros caças, e o Gripen, o que tem ou vai ter para demonstrar, com os citados Países "pacifistas"? Tinha era que deixar de ser fresco e vender para quem seja de briga, e aí temos A TURQUIA, chutada do F-35 pelo Zé Topete por uma razão pra lá de boba (ciuminho) e que pelo jeito não leva grande fé no eternamente incompleto PAK-FA.
Mas NÃOOOOOOOOOOO, somos POLITICAMENTE CORRECTOS, e a turcada tem pobrêma com os dereitchos dos manos e desce o sarrafo sem pena em quem se mete com ela. Olhem o histórico dos F-16 dos caras, começaram a receber no final dos anos 80 e no começo dos 90 já estavam derrubando Mirage Grego, aliás essa gente tem tanta raiva uma da outra que até colisão no ar entre F-16 teve. É botar Gripen a preços e condições de mãe pra filho e loguinho começam a aparecer resultados BEM LEGAIS.

Sem isso vai ser como Brasil e Itália com seu excelente mas infortunado AMX; não adianta ser bom, tem que MOSTRAR! E o que estamos vendo?

PQP!!!
![[033]](./images/smilies/033.gif)
Acho o Gripen um supercaça e de longe o melhor para nós, mas não a este custo.
(*) - As duas grandes diferenças que vejo é que (lado bom) ao invés de cortar encomendas, os dois "sócios" vão fazer novas e (lado ruim) desta vez a EMBRAER ficou praticamente de fora, com os vikings transferindo a maior parte das tecnologias para si mesmos.
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
Morpheus
- FCarvalho
- Sênior
Os tailandeses parecem conhecer bem, e apreciar, os Gripen C/D que possuem. Ele dá conta do recado da defesa aérea deles e já mostrou na prática contra caças chineses que se bem mantido, equipado e operado, pode ser um defensor duríssimo de bater.Viktor Reznov escreveu: Sáb Jan 01, 2022 1:03 pm A Tailândia vai aprender em breve que deveriam ter escolhido o Gripen quando não tiverem condições nem de manterem 6 F-35 voando por conta da manutenção deficitária no acabamento RAM da aeronave.
E se o modelo C/D já deu um trabalhão para os chineses, o modelo E/F seria pior ainda. E eles tem os SAAB 2000 AEW.
Para um país pequeno como a Tailândia o Gripen e suas amplas capacidades são um vetor ideal para fazer frente a gingantes como a China. Mas para isso eles tem que comprar mais do que os 12 que possuem.
Ainda tem F-5 voando por lá salvo engano.
E se pensarmos direito, duvido que os americanos liberem o F-35 para a Tailândia.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Eu entendo que o Gripen e suas variantes são amplamente reconhecidos em suas capacidades e competências por todos os vizinhos, e demais países europeus. Os suecos tiveram uma pequena participação nas operações sobre a Líbia em 2011 salvo engano principalmente em operações de reconhecimento e C2. A defesa aérea da base na Itália onde estavam também foi realizada naquela mesma operação. Pelo que me lembro dos comentários da época todos foram amplamente elogiosos ao caça, ainda na versão C/D.Túlio escreveu: Sáb Jan 01, 2022 1:25 pmCada vez mais isso me causa um déjà vu, é como se fosse o AMX 2.0, só quem fez o grosso do projeto e quem deu palpite (e botou dinheiro para poder fazer isso) é que vai comprar(*).
Os comentários que conheço de pilotos húngaros e checos nas operações com a Otan também são muito favoráveis ao caça.
Isto posto, diz-se que a USAF está analisando uma versão do Gripen como agressor no lugar dos modelos atuais. Se verdade ou não, veremos.
Por outro lado, ainda há algumas chances em vários países onde o modelo é oferecido. Vamos ver no que isso vai dar.
Quanto a Suécia e Brasil, se FAB e Flygvapnet chegarem a lançar mão de todos os lotes que na teoria se aventou até o momento, já vai ficar de ótimo tamanho, pois seriam mais de 200 caças voando por um bom tempo. Fora eventuais exportações que ainda se possa fazer.
Os suecos previram em torno de 300 a 400 caças em 20 anos de campanha de venda. Conseguir metade desse número na metade do tempo já seria algo espetacular.
Ainda aposto que poderemos ter boas surpresas com o caça sueco.
A FAB não tem, e não quer, outra alternativa.
Carpe Diem
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 2156 vezes
- Agradeceram: 2739 vezes
Duvido que os americanos aceitem vender o F-35 para a Força Aérea Tailandesa. Eles realizam exercícios com a arquirrival dos americanos, a China.
- knigh7
- Sênior
Os EUA irão aceitar vender o F-35 para esta Força Aérea?

https://www.thinkchina.sg/thai-military ... d-pandemic

https://www.thinkchina.sg/thai-military ... d-pandemic
- Viktor Reznov
- Sênior
- Agradeceu: 2051 vezes
- Agradeceram: 834 vezes
Bem lembrado.knigh7 escreveu: Sáb Jan 01, 2022 2:18 pm Duvido que os americanos aceitem vender o F-35 para a Força Aérea Tailandesa. Eles realizam exercícios com a arquirrival dos americanos, a China.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 801 vezes
- Agradeceram: 2566 vezes
Capaz dos Tailandeses engolir o F-16V. Acho que a SAAB mesmo não está sabendo, nem um pouco, conduzir as concorrências.
- knigh7
- Sênior
Nenhum país que adquiriu o F-35 os chineses e russos teriam acesso. Mas a Tailândia seria um meio dos chineses terem acesso a aeronave.
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 801 vezes
- Agradeceram: 2566 vezes
Duvido que comprem o F-35 também, mas duvido também que os Tailandeses irão adquirir algo que não seja Rafale ou F-16V, jurando que, caso tenha guerra, França e EUA vai correndo ajudar.