Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
osolamaalua
Avançado
Avançado
Mensagens: 514
Registrado em: Sáb Jan 31, 2009 2:23 pm
Agradeceram: 44 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13366 Mensagem por osolamaalua » Qui Mai 12, 2016 11:45 pm

site da defesa. os pormenores nao posso contar




general-lee
Avançado
Avançado
Mensagens: 453
Registrado em: Sex Dez 03, 2010 7:49 pm
Agradeceram: 3 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13367 Mensagem por general-lee » Sex Mai 13, 2016 4:00 pm

osolamaalua escreveu:site da defesa. os pormenores nao posso contar
Sera mermo sô? vixe oia ki nois bebee tudi a mardita..sds




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13368 Mensagem por talharim » Sex Mai 13, 2016 4:48 pm

Agora não podem construir uma Corveta meia boca que nem fizeram com as Inhaumas o nome da Engenharia Naval Brasileira vai pro ralo para sempre .




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13369 Mensagem por Lord Nauta » Sex Mai 13, 2016 9:15 pm

talharim escreveu:Agora não podem construir uma Corveta meia boca que nem fizeram com as Inhaumas o nome da Engenharia Naval Brasileira vai pro ralo para sempre .


Caso haja a autorização de fato acredito fielmente que a MB deveria buscar parceria estrangeira para refinar e aprimorar o projeto das CV 03 sob pena de jogar na lata do lixo uma oportunidade impar de alavancar de forma perene a construção naval militar nacional. Existem com certeza estaleiros de renome (Navantia, Damen, DCNS, TKS...etc) que poderiam contribuir nesta empreitada crucial para o inicio da modernização da Esquadra.


Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
osolamaalua
Avançado
Avançado
Mensagens: 514
Registrado em: Sáb Jan 31, 2009 2:23 pm
Agradeceram: 44 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13370 Mensagem por osolamaalua » Sáb Mai 14, 2016 12:08 pm

Penso que com certeza vão buscar algum estaleiro pra ajudar pois os nacionais não possuem a qualificaçao para o grau tecnologico deste tipo de equipamento. O que vimos com os submarinos deve-se repetir nas corvetas. Porém acho que demora ainda pra sair a corveta. Deve ter revisao de projeto, escolha de estaleiro etc. acho q nao começam a construir antes de 2018 e não vao ao mar antes de 2021(minha opiniao). Acho que teremos algo usado antes mas não sei o que e de onde. Acho que no lugar das T22.




Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13371 Mensagem por Wingate » Sáb Mai 14, 2016 3:30 pm

Uma boa oportunidade para se construir um estaleiro de primeira linha para a EB (como foi feito com os subs), exclusivamente dedicado à construção/manutenção/reparos de embarcações de superfície de grande porte.

Wingate




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13372 Mensagem por Lord Nauta » Sáb Mai 14, 2016 6:12 pm

Wingate escreveu:Uma boa oportunidade para se construir um estaleiro de primeira linha para a EB (como foi feito com os subs), exclusivamente dedicado à construção/manutenção/reparos de embarcações de superfície de grande porte.

Wingate

Perfeito. Esta e uma grande oportunidade para que isto aconteça. Existe uma intenção de ampliar esta serie de navios para seis exemplares, o que significa uma escala significativamente mais equilibrada para a obtenção de materiais para a construção dos mesmos. Em minha opinião a principio deveria ser construído o primeiro navio e os demais apenas após a conclusão da avaliação operacional da unidade protótipo, que deveria ser realizada de forma intensiva em um período de 6/8 meses no máximo.Uma meta a ser atingida e que cada navio deveria ser incorporado em até três anos. Um segundo lote de navios já seriam uma evolução das CV 03, que em minha opinião já deveria ser uma serie denominada FR 01 . Desta forma haveria de fato o estabelecimento de uma industria naval militar perene no país.


Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3181
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 11 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13373 Mensagem por FABIO » Dom Mai 15, 2016 12:28 am

Amigo lord nauta há previsão de quando a quilha da cv Tamandaré sera batida?
nauta vc pode nos dizer o que o SCM da corveta Julio de Noronha?




Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13374 Mensagem por Wingate » Dom Mai 15, 2016 11:21 am

Lord Nauta escreveu:
Wingate escreveu:Uma boa oportunidade para se construir um estaleiro de primeira linha para a EB (como foi feito com os subs), exclusivamente dedicado à construção/manutenção/reparos de embarcações de superfície de grande porte.

Wingate

Perfeito. Esta e uma grande oportunidade para que isto aconteça. Existe uma intenção de ampliar esta serie de navios para seis exemplares, o que significa uma escala significativamente mais equilibrada para a obtenção de materiais para a construção dos mesmos. Em minha opinião a principio deveria ser construído o primeiro navio e os demais apenas após a conclusão da avaliação operacional da unidade protótipo, que deveria ser realizada de forma intensiva em um período de 6/8 meses no máximo.Uma meta a ser atingida e que cada navio deveria ser incorporado em até três anos. Um segundo lote de navios já seriam uma evolução das CV 03, que em minha opinião já deveria ser uma serie denominada FR 01 . Desta forma haveria de fato o estabelecimento de uma industria naval militar perene no país.


Sds


Lord Nauta
Um outro ponto de que se poderia cogitar seria um projeto de um navio de apoio "padrão" para a MB, uma espécie de "Liberty Ship"
mais moderno, com tempos de fabricação e montagem relativamente rápidos, que pudesse ser construído tanto em estaleiros militares ou civis, conforme as necessidades da MB (poderia incluir uma versão "petroleiro", para abastecimento de navios da frota em alto mar).

Mas são apenas divagações.

SDS,

Wingate




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13375 Mensagem por Lord Nauta » Seg Mai 16, 2016 1:37 am

Wingate escreveu:
Lord Nauta escreveu:
Perfeito. Esta e uma grande oportunidade para que isto aconteça. Existe uma intenção de ampliar esta serie de navios para seis exemplares, o que significa uma escala significativamente mais equilibrada para a obtenção de materiais para a construção dos mesmos. Em minha opinião a principio deveria ser construído o primeiro navio e os demais apenas após a conclusão da avaliação operacional da unidade protótipo, que deveria ser realizada de forma intensiva em um período de 6/8 meses no máximo.Uma meta a ser atingida e que cada navio deveria ser incorporado em até três anos. Um segundo lote de navios já seriam uma evolução das CV 03, que em minha opinião já deveria ser uma serie denominada FR 01 . Desta forma haveria de fato o estabelecimento de uma industria naval militar perene no país.


Sds


Lord Nauta
Um outro ponto de que se poderia cogitar seria um projeto de um navio de apoio "padrão" para a MB, uma espécie de "Liberty Ship"
mais moderno, com tempos de fabricação e montagem relativamente rápidos, que pudesse ser construído tanto em estaleiros militares ou civis, conforme as necessidades da MB (poderia incluir uma versão "petroleiro", para abastecimento de navios da frota em alto mar).

Mas são apenas divagações.

SDS,

Wingate

Em termos de apoio logístico para a Esquadra sou da opinião que para os próximos cinco anos seria perfeitamente factível em termos de orçamento a modernização do NT Gastão Motta, a construção no Brasil de um navio tanque e a obtenção por oportunidade de um navio de apoio logístico.

Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37473
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3217 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13376 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 16, 2016 5:17 pm

Me pergunto o que será que mudou assim tão rapidamente no orçamento do GF - que está deficitário em mais de 120 bi de reais só para este ano - e seguirá assim nos anos seguintes, para se aprovar "do nada" algo que até ontem praticamente não tinha qualquer chance de sair das pranchetas em qualquer prazo estipulável.

Aliás, acredito que o que foi autorizado foi o fechamento do projeto de engenharia da CV-3 - que não está terminado até hoje - e não o financiamento da construção em si. É o que se poderia fazer, tendo em vista não haver orçamento para se gastar US 1,4 bi em navios para a MB, quando o próprio governo alega que se nada for feito em termos de revisão do superavit primário deste ano, nem salário vai ser possível pagar até dezembro.

E se me permitem uma divagação, em tempos de vacas magérrimas me parece que o projeto dos NaPaOc BR, derivados da CV-3, sairia bem mais barato de se elaborar e produzir, do que gastar tufas de dinheiro em um projeto de navio do qual pouca coisa ou quase nada será nacional, ao contrário daquele, que por não precisar dispor de tanta tecnologia assim, poderia se aproveitar ao máximo os recursos e insumos existentes hoje na BID. Afinal, se um NaPaOc sair por US 50 ou US 80 mi, quantos navios poderíamos comprar com os mais de US 1 bi que se pretende colocar nas CV-3?

Diga-se de passagem, em minha opinião, que hoje os navios de patrulha, de 250 a 1800 tons, são mais importantes e necessários a MB do que corvetas ou fragatas. Estamos quebrados e não há e nem haverá dinheiro para devaneios de marinha de águas azuis no curto e médio prazo.

Que tal se pensássemos em aprender a fazer o básico, e nos tornarmos efetivamente capazes de cuidar das nossas águas marrons?

Helos e aviões leves para equipar decentemente todos os DN's servindo para patrulha/vigilância, transporte e emprego geral, além de SAR naval, seriam também muito bem vindos por agora.

Veja-se quantas coisas se poderia fazer com US 1,4 bi na MB ao invés de gastar tudo em apenas 4 navios que sequer trariam grande proveito em termos operacionais a MB. Iríamos nos gabar do quê na próxima década? De sermos a maior marinha de águas azuis do hemisfério sul com 4 navios? :roll:

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13377 Mensagem por alex » Seg Mai 16, 2016 10:41 pm

Ja expressei pensamentos iguais ao seu e acho que é a unica solução de curto prazo.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37473
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3217 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13378 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 17, 2016 1:04 pm

É isso Alex. As coisas tem de ser vistas e pensadas no curto prazo. Mas parece que a imaginação continua grande em alguns setores das ffaa's.

abs.




Carpe Diem
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13379 Mensagem por Lord Nauta » Qua Mai 18, 2016 2:46 am

alex escreveu:Ja expressei pensamentos iguais ao seu e acho que é a unica solução de curto prazo.

Começo a pensar também com esta ótica. Considerando o curto/médio prazo já seria necessário um relativo esforço para a MB realizar algumas ações que permitiriam manter a operacionalidade da Esquadra e ampliar a atuação nas AJB. Considerando estas premissas acredito que as principais metas, além do PROSUB que já esta em curso,seriam as seguintes:

1. Conclusão da construção dos NaPa 500;
2. Conclusão dos PMG das Corvetas Defensora ,Inhaúma e Jaceguay;
3. Conclusão da modernização da Julio de Noronha;
4. Cumprir integralmente o PROGEM dos demais meios navais;
5. Desenvolver o projeto de modernização da Barroso com sistemas previstos para as CV 03;
6. Construir 3/5 NaPaOC;
7. Modernizar/estender a vida útil de um NDCC e do Gastão Motta;
8. Modernizar/estender a vida útil de quatro submarinos;
9. Construir no país um navio-tanque;
10. Obter por oportunidade NCM;
11. Modernizar/revitalizar meios navais distritais;e
12. Concluir o projeto do NaPaFlu com os demais países participantes do projeto.

Somente estas ações já demandaria um esforço considerável para serem cumpridas integralmente.


Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37473
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3217 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13380 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 18, 2016 11:29 am

Olá Nauta.

Concordo integralmente quanto as propostas. E tenho certeza que elas estão na mesa do almirantado, que sabe, ou pelo menos deveria saber, onde mais o calo aperta.

O MD reuniu-se com os presidentes da CREDN e CRE esta semana no congresso. Estão tentando desvincular 3,5 bi do orçamento do MD atrelado ao PAC, a fim de colocar o dinheiro onde ele é mais necessário. E hoje ele é mais necessário no custeio do que em qualquer outra coisa. Investimento mesmo em níveis aceitáveis e necessários, só para o próximo governo.

Acho que já passou da hora de trabalharmos dentro de um aspecto de realidade em que defesa não faz, e nunca fará, parte da agenda nacional, e menos ainda do poder político, que mais de uma vez já mostrou a que veio neste país.

Quem sabe dando um passo de cada vez, consigamos sair do lugar.

abs.




Carpe Diem
Responder