NOTÍCIAS POLÍTICAS
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
E é um homem digníssimo, longe dos trambiques da esquerda golpista. Ele com os Marinho no poder fariam um governo impecável, talvez, só comparável à Era de Ouro (1994-2002).
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
- J.Ricardo
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Ainda sobre o IDH:
Uma pena o Brasil não ter tido, em toda sua história, um verdadeiro estadista a exemplo de Sarmiento...08/11/2011 - 07h00
O grande professor
O fato de o Brasil ter ficado em 84º lugar no ranking de desenvolvimento humano da ONU, divulgado na semana passada, causou certa surpresa em meio a tanto otimismo e bajulação internacional por conta dos reais e admiráveis avanços do país em termos de projeção econômica mundial.
O susto pareceu óbvio. Como é possível o país cujos presidentes recentes viraram estrelas da política global, e que sediará os eventos esportivos mais importantes do calendário, estar atrás, quando se fala de um índice que abarca saúde, educação e expectativa de vida, de nada menos que 10 outros países latino-americanos?
Pois o fato é que está. Atrás de Chile, Argentina, Uruguai, Cuba, México, Panamá, Costa Rica, Venezuela, Peru e Equador, países que grande parte dos brasileiros tende a olhar com certo ar de superioridade, e muitas vezes, sem saber o que se passa ali.
Claro, pesquisas são questionáveis, e a quantidade de particularidades que devem ser levadas em conta na hora da interpretação dos números são muitas, principalmente em termos da escolha da metodologia aplicada.
Porém, mesmo fazendo descontos e ressalvas, não é desprezível a distância que nos separa, pelo menos, dos dois países latino-americanos melhor avaliados, e que são os únicos do continente a ocuparem lugar no nobre grupo dos países considerados com desenvolvimento humano "muito elevado": Chile (em 44º lugar) e Argentina (45º).
No caso da Argentina, seu excelente padrão na área de educação tem a ver essencialmente com o legado histórico de um homem singular, que comemoraria um aniversário importante em 2011.
Domingo Faustino Sarmiento (1811-1888) faria 200 anos neste ano. Escritor, jornalista, polemista, político e, por fim, presidente da Argentina (1868-1874), Sarmiento fez parte de uma geração de intelectuais muito influente, nascida mais ou menos na época da independência argentina e que cresceu alimentando o sonho de desenhar um projeto de nação para seu país.
É preciso lembrar que, diferentemente do Brasil, que tinha suas fronteiras delimitadas e certa estabilidade quando ficou independente, a Argentina teve de reconstruir-se após uma longa e custosa guerra, com a economia debilitada e as fronteiras indefinidas. A tarefa de planejar um país dadas tais condições foi bastante complicada.
Sarmiento escreveu pelo menos um clássico do pensamento político latino-americano do século 19. "Facundo: Civilização e Barbárie" (1845) é a biografia de um famoso caudilho da região de La Rioja conhecido por sua brutalidade e pelo modo personalista como exercia o comando. Sarmiento usou sua história de vida para fazer uma crítica ao modo como a Argentina era governada também no plano nacional, no caso pelo autoritário Juan Manuel de Rosas (1793-1877).
Além do "Facundo", Sarmiento deixou mais de cinquenta outros livros. Os temas são variados, mas todos estão relacionados à sua obsessão em fazer com que seu país abandonasse as velhas práticas de sobrevivência em tempos de escassez e guerra por um novo comportamento, inspirado num mundo moderno, e, em seu modo de entender, mais "civilizado".
E é aí que entra a educação. Sarmiento tinha a convicção de que apenas educando a população, o país poderia superar um estado que ele chamava de "barbárie" e que estava relacionado ao modo colonial e interiorano de vida, para começar a perseguir o progresso.
Convidado pelo presidente do Chile, num período em que se exilara nesse país por motivos políticos, viajou à Europa com o intuito de pesquisar os sistemas educacionais de lá para serem implantados nas escolas chilenas. Dessa viagem surgiu "Educación Popular" (1849), um de seus trabalhos mais importantes na área.
De um modo geral, pregava uma educação mais utilitária, racional e científica. E, o mais importante, independente da Igreja e dos governos. Defendia, porém, que se tratava de uma responsabilidade intransferível do Estado.
Sua obsessão pelo acesso de todos à educação o fez propor uma nova gramática para a língua espanhola, que facilitava o idioma fazendo as palavras escritas ficarem parecidas com aquilo que era dito.
Mas foi apenas quando entrou na vida pública em Buenos Aires, passado o período rosista, que Sarmiento passou a transformar suas ideias em ações concretas.
Inspirado pelo modelo norte-americano de organização da sociedade e do sistema educacional, que ele achava o mais adequado para estimular o progresso, começou a criar escolas, e nunca mais parou.
De seu período como presidente, o legado é impressionante. Foram criados colégios e faculdades em Buenos Aires, em capitais de províncias e no interior. Com seu ânimo constante e sua fama de insone, convenceu inúmeros professores estrangeiros, principalmente norte-americanos, a virem dar aulas neste distante país.
Entre outras instituições, criou a Escola de Mineração e Agronomia, a Faculdade de Ciências Exatas, a Academia Militar e a Escola Naval. Em Córdoba, o Observatório Nacional.
Construiu bibliotecas, para as quais mandou importar livros estrangeiros, e museus. Escreveu e editou publicações sobre educação. Organizou as estruturas de ensino.
Nascido numa província pobre e distante de Buenos Aires, a andina San Juan, tendo cursado apenas alguns anos da escola local e formando-se praticamente como um autodidata, Sarmiento construiu todo um sistema educacional, cujo legado se vê até hoje.
Já numa idade avançada e praticamente surdo, a Universidade de Michigan o condecorou com o título de doutor honoris causa pelos seus feitos na Argentina. Os relatos sobre a cerimônia contam que ele agradeceu desajeitadamente, emocionado, com seu parco inglês, mas foi ovacionado e levou quem assistia a cerimônia às lágrimas.
Hoje, Sarmiento é lembrado em cada escola argentina, e o dia de sua morte é o feriado do dia do professor nacional. Seu legado à educação é tão grande que de certa forma esconde suas contribuições nas áreas de história, política e sociologia. Que não são poucas.
Também deixam para um segundo plano os aspectos negativos de sua trajetória, como o fato de não ter conseguido substituir inteiramente a estrutura caudilhesca de poder no país quando exerceu o cargo de presidente.
Porém, se 200 anos depois de seu nascimento seu país ainda colhe os frutos do que seu entusiasmo e sua dedicação à educação construíram, como demonstra o bom desempenho na educação exposto na pesquisa mencionada, é porque seu exemplo ainda merece ser visitado, lido, discutido e compreendido.
Quem dera os atuais líderes da Argentina tivessem esse tipo de sonho para o futuro, e não apenas o de ganhar eleições atrás de eleições.
Sylvia Colombo, 39, está na Folha desde 1993 e já foi repórter, editora do Folhateen e Ilustrada e correspondente do jornal em Londres. É formada em jornalismo e história.
E-mail: sylvia.colombo@grupofolha.com.br
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Uma vez, durante uma visita à Argentina, fui ao cemitério depositar flores no túmulo de um amigo. Enquanto caminhava para sair do cemitério cruzei com um grande grupo de jovens, na faixa etária dos 15 aos 18 anos. Eles levavam flores e cantavam. Não entendi aquilo e perguntei a uma amiga argentina que estava comigo do quê se tratava. Imaginei que fosse alguma homenagem a um ídolo pop qualquer. Pois bem, para meu espanto minha amiga me disse que era aniversário do ex-presidente Sarmiento, e que aqueles jovens eram estudantes que seguiam para seu túmulo para prestara homenagens, visto que ele é, até hoje, cultuado pela grande importância que teve na história da educação argentina.
Já por estas bandas...
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Além de Sarmiento, houve outro grande impulsor da educação pública na Argentina: o general Belgrano. Ele foi responsável por abrir inúmeras bibliotecas e escolas públicas pelo país depois da guerra de independência.
Infelizmente -a partir da presidência de Menen- a agenda neoliberal começou seu projeto de privatização do ensino de qualidade e, por conseguinte, de sucateamento do ensino público argentino. Isso foi abraçado pela classe média argentina como "modernidade". Aqui em Buenos Aires, a maior parte das famílias de classe média já não colocam seus filhos em colégios públicos.
Sds.
Infelizmente -a partir da presidência de Menen- a agenda neoliberal começou seu projeto de privatização do ensino de qualidade e, por conseguinte, de sucateamento do ensino público argentino. Isso foi abraçado pela classe média argentina como "modernidade". Aqui em Buenos Aires, a maior parte das famílias de classe média já não colocam seus filhos em colégios públicos.
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Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"
Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
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- marcelo bahia
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
É verdade!Boss escreveu:O Cristovam Buarque seria nosso Sarmiento.

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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
O Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou em 2011 irregularidades em 222 obras do governo federal e recomendou a paralisação de 26.
De acordo com o tribunal, se não forem solucionadas, as irregularidades em todas as obras podem provocar prejuízo de R$ 2,6 bilhões aos cofres públicos.
Os dados constam do relatório anual de fiscalização do TCU, apresentado nesta terça-feira (8) pela corte e que será enviado ao Congresso Nacional para que os parlamentares decidam se acatarão as sugestões de retenção de verba e paralisação.
Das 26 obras classificadas como IG-P, que apresentam indício de irregularidade grave com recomendação de paralisação, 19 são consideradas prioritárias pelo governo federal e fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Segundo o TCU, 55% das irregularidades encontradas nas auditorias dizem respeito a superfaturamento e sobrepreço. O segundo “achado” mais recorrente nas auditorias se refere a projeto básico deficiente ou desatualizado.
Obras do PAC
A Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, é uma das obras do PAC com recomendação de paralisação pelo TCU. O tribunal diz ter encontrado indícios de superfaturamento e sobrepreço que podem provocar prejuízo de R$ 123,9 milhões.
Outra obra com irregularidades consideradas graves é a linha 3 do metrô do Rio de Janeiro. De acordo com o tribunal, o projeto que amplia esse sistema de transporte é deficiente e apresenta "impropriedades na execução orçamentária".
O TCU recomenda ainda que seja paralisada a construção da Ferrovia Norte-Sul, no Tocantins, devido a indícios de sobrepreço em três contratos relativos ao projeto.
As obras de drenagem em Plácido de Castro, no Acre, também incluídas no PAC, têm desvios estimados em R$ 500 mil, segundo o tribunal.
Outro exemplo de projeto prioritário do governo federal com deficiências e desatualizações, de acordo com o TCU, é a ampliação do sistema de esgoto de São Luís, no Maranhão.
Reclamações
Os ministros do TCU criticaram, durante a apresentação da proposta, a falta de apoio técnico para a realização das auditorias.
"Nós precisamos de cérebros, de servidores. Temos inteligência, mas sem quadro maior de servidores não podemos atuar com inteligência", disse o ministro Raimundo Carreiro, responsável pelo relatório de fiscalizações de 2011.
O ministro recomendou que sejam feitas fiscalizações prévias, para evitar que os prejuízos sejam indentificados "tarde demais", após a conclusão da obra.
"A fiscalização inteligente é a realizada antes e a obra terminar, quando os gestores podem sanar os problemas sem rombo aos cofres públicos", disse.
http://g1.globo.com/politica/noticia/20 ... erais.html
De acordo com o tribunal, se não forem solucionadas, as irregularidades em todas as obras podem provocar prejuízo de R$ 2,6 bilhões aos cofres públicos.
Os dados constam do relatório anual de fiscalização do TCU, apresentado nesta terça-feira (8) pela corte e que será enviado ao Congresso Nacional para que os parlamentares decidam se acatarão as sugestões de retenção de verba e paralisação.
Das 26 obras classificadas como IG-P, que apresentam indício de irregularidade grave com recomendação de paralisação, 19 são consideradas prioritárias pelo governo federal e fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Segundo o TCU, 55% das irregularidades encontradas nas auditorias dizem respeito a superfaturamento e sobrepreço. O segundo “achado” mais recorrente nas auditorias se refere a projeto básico deficiente ou desatualizado.
Obras do PAC
A Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, é uma das obras do PAC com recomendação de paralisação pelo TCU. O tribunal diz ter encontrado indícios de superfaturamento e sobrepreço que podem provocar prejuízo de R$ 123,9 milhões.
Outra obra com irregularidades consideradas graves é a linha 3 do metrô do Rio de Janeiro. De acordo com o tribunal, o projeto que amplia esse sistema de transporte é deficiente e apresenta "impropriedades na execução orçamentária".
O TCU recomenda ainda que seja paralisada a construção da Ferrovia Norte-Sul, no Tocantins, devido a indícios de sobrepreço em três contratos relativos ao projeto.
As obras de drenagem em Plácido de Castro, no Acre, também incluídas no PAC, têm desvios estimados em R$ 500 mil, segundo o tribunal.
Outro exemplo de projeto prioritário do governo federal com deficiências e desatualizações, de acordo com o TCU, é a ampliação do sistema de esgoto de São Luís, no Maranhão.
Reclamações
Os ministros do TCU criticaram, durante a apresentação da proposta, a falta de apoio técnico para a realização das auditorias.
"Nós precisamos de cérebros, de servidores. Temos inteligência, mas sem quadro maior de servidores não podemos atuar com inteligência", disse o ministro Raimundo Carreiro, responsável pelo relatório de fiscalizações de 2011.
O ministro recomendou que sejam feitas fiscalizações prévias, para evitar que os prejuízos sejam indentificados "tarde demais", após a conclusão da obra.
"A fiscalização inteligente é a realizada antes e a obra terminar, quando os gestores podem sanar os problemas sem rombo aos cofres públicos", disse.
http://g1.globo.com/politica/noticia/20 ... erais.html
"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
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- Boss
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Uma pena é que para político se dar bem aqui tem que ser cabeça de PT ou PSDB. Outros, nunca conseguem, por melhores que sejam suas idéias.marcelo bahia escreveu:É verdade!Boss escreveu:O Cristovam Buarque seria nosso Sarmiento.Votei nele em 2006!
Sds.
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- J.Ricardo
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
O que faltou para o Cristovam era carisma... para conquistar o povão não basta ter idéias, tem de ter carisma, ou colar em que tenha para dar. 

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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
O Cristóvam é "mono-idéia". Educação é importante? Claro! Fundamental! Mas o resto também é, enquanto se está dando educação ao povo. Ele não vê isso, não tem essa sensibilidade. O povo pensa: 'porra, educação sim, muito bom, mas e a comida na minha mesa?'
A fixação de Cristóvam se demonstrou naquela reunião recente do F-X2 no Senado em que ele defendia cancelar o processo para fabricarmos "quem sabe um caça de 2ª geração com o ITA"!!! Eu acho que ele as vezes viaja na maionese legal!
Valorizo muito um povo educado com qualidade, torço para que no Brasil todos tenham essa oportunidade e acho que devemos cobrar isso dos governos e governantes, mas não votaria nele jamais.
[]'s a todos.
A fixação de Cristóvam se demonstrou naquela reunião recente do F-X2 no Senado em que ele defendia cancelar o processo para fabricarmos "quem sabe um caça de 2ª geração com o ITA"!!! Eu acho que ele as vezes viaja na maionese legal!

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"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Na verdade não existe nada de novo em pedir ética. É direito e dever de todo cidadão.Bender escreveu:a questão é que o Rei Civita I ,está ditando as ordens da nova moralidade nacional,não satisfeito em ser o 4. poder ele quer ser o primeiro poder!vamos ver até quando e no que vai dar.
Vida longa ao Rei Civita I !
SDS.
Agora se ele (Rei Civita) esta a beira de tomar o primeiro poder, é porque esse esta a beira da falência. Mas também não é nada que um pouco de honestidade não resolva.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Ninguém importante. Ele é o "culpado".brasil70 escreveu:Quem é o Rei Civita?
Toda vez que há o culto a imagem na política, a primeira coisa quando as coisas estão dando errado é eleger um culpado.
Poderia ser qualquer um.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Tb já votei votei nele. O problema dele já mataram a dois posts atrás. Ele esta fora da panela PSDB/PT.J.Ricardo escreveu:O que faltou para o Cristovam era carisma... para conquistar o povão não basta ter idéias, tem de ter carisma, ou colar em que tenha para dar.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Não existe político mono-idéia. Ainda mais um cara no nipe do Cristovam. Era o carro chefe dele. Assim como o fome zero foi do LUla.DELTA22 escreveu:O Cristóvam é "mono-idéia". Educação é importante? Claro! Fundamental! Mas o resto também é, enquanto se está dando educação ao povo. Ele não vê isso, não tem essa sensibilidade. O povo pensa: 'porra, educação sim, muito bom, mas e a comida na minha mesa?'
A fixação de Cristóvam se demonstrou naquela reunião recente do F-X2 no Senado em que ele defendia cancelar o processo para fabricarmos "quem sabe um caça de 2ª geração com o ITA"!!! Eu acho que ele as vezes viaja na maionese legal!
Valorizo muito um povo educado com qualidade, torço para que no Brasil todos tenham essa oportunidade e acho que devemos cobrar isso dos governos e governantes, mas não votaria nele jamais.
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O problema é que ninguém comprou as idéias dele como um todo.
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