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Re: NOTÍCIAS

Enviado: Ter Mai 12, 2009 11:58 am
por Bender
Notimp/Correio Brasiliense

Demissões devem ser avisadas (puxão de orelha? :? )

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ontem ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, que avise os parlamentares governistas quando for demitir afilhados deles. Em reunião no Centro Cultural Banco do Brasil, Lula reafirmou o apoio à decisão de Jobim e do presidente da Infraero, Brigadeiro Cleonilson Nicácio da Silva, de realizar uma faxina administrativa na estatal, com redução drástica no número de cargos comissionados. Ressaltou, no entanto, que é preciso negociar politicamente as mudanças com os congressistas, a fim de evitar ruídos entre a base aliada e o Palácio do Planalto.

A audiência entre Lula e Jobim foi sugerida pelo ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro. Nas duas últimas semanas, Múcio lidou com a insatisfação de deputados e senadores devido às exonerações na Infraero. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), por exemplo, reclamou do fato de não ter sido informado previamente das demissões de seu irmão Olavo Jucá e de sua cunhada Taciana Canavarro. Ontem, Múcio disse que trabalha para marcar um encontro entre Jobim e líderes partidários. A meta é aparar arestas entre as partes.

O coro dos descontentes é maior no PMDB, legenda à qual o ministro é filiado. Líderes peemedebistas dizem que Jobim não dá satisfações ao partido. Pior: posa de moralizador da máquina pública, deixando aos correligionários a pecha de fisiologistas. “Não é questão partidária, é eficiência”, declarou Jobim depois da audiência, ressaltando o objetivo de modernizar a estatal. “Ou temos uma coisa séria ou não funciona. Se não for séria, não é ambiente para mim.” (DP)

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Esse rapa na Infraero ainda vai produzir uma crise no MD,de proporções ainda desconhecidas.
A pressão dos descontentes do PMDB e PT, já começa a fazer efeito.Hoje pela manhã no Bom dia Brasil,foi citado que os apaniguados e comissionados ,geram um onus de cerca de 20 milhões por ano na Infraero,sustentado pelas taxas aeroportuárias.

No mesmo jornal o Mi. Nelson Jobim ao ser perguntado,sobre a insatisfação causada pela reestruturação,soltou essa frase lacônica: “Ou temos uma coisa séria ou não funciona. Se não for séria, não é ambiente para mim.” (DP),que está no texto acima,e estava com cara de final de feira.

Sds

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Ter Mai 12, 2009 12:52 pm
por joao fernando
Bem, temos que acreditar em alguem. Afinal, esses 20 milhões é a gente (trouxas) que pagamos... :roll:

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Ter Mai 12, 2009 1:14 pm
por Marino
Valor:

Parceria de capital nacional cria a Novaer


Virgínia Silveira


A Novaer Craft, um consórcio formado pelas empresas Flight Technologies, Winnstal e Geometra, é a mais nova indústria aeronáutica brasileira, criada para atender o segmento de aviação geral. O primeiro produto dessa nova empresa, o avião T-Xc, foi desenhado por Joseph Kovacs, o projetista da aeronave Tucano e do T-25 Universal, da Embraer.

O modelo de demonstração de conceito da nova aeronave, que terá uma versão militar de treinamento primário e outra executiva, já foi testado em vôo. O próximo passo é o desenvolvimento do protótipo, que será financiado com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A versão militar, batizada de T-Xc Pilgrin, está sendo feita com o objetivo de se tornar uma alternativa competitiva de substituição da atual frota das aeronaves T-25 Universal, utilizadas há mais de 40 anos no treinamento primário dos cadetes da Academia da Força aérea Brasileira (AFA), em Pirassununga (SP).

Desenvolvido na década de 60, o T-25 já vem mostrando problemas operacionais que limitam seus vôos, além da falta de peças de reposição. A FAB tem 87 aeronaves T-25 em sua frota. Já a versão civil do T-Xc, batizada de Stardream, foi desenvolvida para competir no mercado dos utilitários de transporte e seu maior rival é o modelo americano Cirrus SR 22, monomotor a pistão, que em 2007 vendeu 700 unidades, ao preço médio de US$ 600 mil cada.

Na primeira fase de desenvolvimento da aeronave, segundo um dos diretores da Novaer, Luiz Paulo Junqueira, o investimento previsto é de R$ 12 milhões, valor que será dividido entre a Finep e as sócias da Novaer. A segunda fase do projeto, que é a certificação do produto e a terceira, envolvendo a industrialização propriamente dita, devem demandar recursos totais de R$ 38 milhões. Este valor, no entanto, ainda não foi viabilizado.

Baseado no protótipo K-51 Peregrino, desenvolvido por Kovács, o T-Xc, será totalmente concebido em fibra de carbono, material termoplástico muito mais leve e resistente que o alumínio aeronáutico, além de ser imune à corrosão. "O peso vazio do T-25, por exemplo, é de 1.150 quilos, enquanto que o treinador Pilgrin terá cerca de 870 quilos". A aeronave voará com motor a pistão e, no caso da versão civil, com uma altitude de 32 mil pés e a vantagem de ser pressurizado.

A Embraer não atua nesse segmento de mercado e o único modelo da empresa com motor a pistão é o Ipanema, empregado na aviação agrícola. A empresa, embora já tenha manifestado interesse em aumentar a participação do material composto em suas aeronaves, utiliza hoje essa tecnologia principalmente nas carenagens dos jatos e, em alguns casos, nas superfícies de comando, que inclui os flaps e aileron.

"Os novos modelos da Boeing (787) e Airbus (A.350) tem aproximadamente 70% de material composto. A principal vantagem desse material é que ele permite um custo operacional mais baixo para a aeronave, porque é mais leve e consome menos combustível". Outro projeto desenvolvido pela Geometra na área de material composto já conta inclusive com recursos subvencionados pela Finep. Trata-se de uma roda aeronáutica feita em fibra de carbono, que alivia em 30% o peso da roda da aeronave. O projeto está avaliado em R$ 1,4 milhão e a Finep financiou 60% desse valor.

A versão civil Stardream, também terá no mercado um competidor italiano, com o modelo SF 260, produzido pela Aermacchi e pelo alemão Grob. "O avião italiano, apesar de ter sido modernizado recentemente, foi concebido na década de 60. O alemão é um pouco mais moderno, mas também já está há mais de 20 anos em operação", disse. Outra vantagem do modelo brasileiro, segundo Nei Brasil, diretor da Flight Technologies, é que ele tem um risco tecnológico baixo devido ao fato da sua performance já ter sido comprovada em vôo. "Vamos empregar a mesma aerodinâmica e os mesmos conceitos de vôo. Não estamos partindo do zero".

A Novaer ainda não definiu o preço do novo avião, mas, segundo Junqueira, deve praticar uma política com valor até 10% mais barata em relação ao que se cobra no mercado. Um avião nessa categoria custa ao redor de US$ 550 mil.

Segundo Junqueira, a Novaer vai preencher um vácuo que existe hoje no mercado de aviação geral no Brasil. Além da Embraer - empresa de grande porte -, as únicas indústrias fabricantes de aeronaves brasileiras são a Helibrás (helicópteros) e a gaúcha Aeromot (planador e motoplanador). "A criação da Novaer viabiliza outra cadeia aeronáutica no país, com novas opções de fornecimento, o que contribui para a manutenção das indústrias do setor, hoje altamente dependentes da Embraer".

Na estrutura organizacional da Novaer, cada empresa consorciada terá uma função estratégica. No projeto do T-XcC, por exemplo, a Winnstall ficará responsável por toda a parte de fabricação, incluindo montagem e ferramental; a Geometra fará o projeto de engenharia dos novos aviões, a gestão e o processo de certificação das aeronaves. A Flight Technologies desenvolve uma nova geração de instrumentos de vôo para o T-Xc, com displays integrados a vários sistemas aviônicos. Criada há três anos, esta empresa é a única 100% brasileira na área de aviônicos integrados (sistemas eletroeletrônicos utilizados para o controle da aeronave).

Além da Flight, a Aeroeletrônica, de Porto Alegre, também atua na área de aviônicos, mas é controlada por capital israelense e atualmente fornece o programa de modernização de quase todas os jatos da FAB. A Flight, segundo Nei Brasil, tem a alemã Becker Avionics como parceira comercial no exterior e fornecedora de componentes dos sistemas de rádios de navegação e comunicação do T-Xc. A Becker fatura US$ 80 milhões e atua há 50 anos nesse mercado.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Ter Mai 12, 2009 2:23 pm
por Oziris
12/05/2009 - 14h09
Lucro da EADS mingua 40% no 1º trimestre

SÃO PAULO - Afetada por uma despesa significativa por causa do adiamento de um avião cargueiro militar e menos entregas de jatos comerciais da Airbus, a EADS registrou uma queda de 40% no lucro do primeiro trimestre deste ano. A empresa ganhou 170 milhões de euros ante os 285 milhões de euros somados nos três primeiros meses de 2008. As receitas baixaram 14%, para 8,5 bilhões de euros.

A recessão econômica acabou atingindo a demanda global por viagem aérea comercial e minou a capacidade dos clientes da empresa de pagar por novos aviões. A EADS também viu o impacto associado com o avião cargueiro militar A400M - a despesa por adiar a aeronave era de 120 milhões de euros.

"Apesar dos desafios econômicos, a EADS permanece sólida", considerou o executivo-chefe da companhia, Louis Gallois.

(Valor Online, com agências internacionais)

[]'s

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Ter Mai 12, 2009 9:00 pm
por Wolfgang
[quote]Agenda do ministro da Defesa, Nelson Jobim, quarta-feira, 13 de maio de 2009

O ministro da Defesa encontra-se nesta quarta-feira em Brasília.
Segue a agenda:

11h00 - Cerimônia de anúncio de iniciativas do Governo Federal para facilitar o acesso às informações públicas (Local: Palácio Itamaraty)
15h00 - Presidente da Cisco no Brasil, Rodrigo Abreu
15h30 - Embaixadora da Suécia, Annika Markovic; e Presidente do Conselho Administrativo do SEB, Eletrolux e SAAB, Marcus Wallenberg
16h00 – Embaixador dos Estados Unidos, Clifford M. Sobel
17h00 - Presidente da Helibrás, Jorge Viana
/quote]

Agenda cheia, não? 8-]

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Ter Mai 12, 2009 9:01 pm
por Wolfgang
O Sobel então deve ter uma cadeira só para ele... Não sai daquela sala.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Ter Mai 12, 2009 9:25 pm
por Alcantara
Vai que é tuuuuuuuuuuuuuuuua, Boloooovo!!! [035]


http://www.info.planalto.gov.br/imagens/Fotografia_imagens/foto_grande/31012008G00011.JPG

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Ter Mai 12, 2009 11:35 pm
por tykuna
O Laboratório de Sistemas Eletromagnéticos apóia projeto VANT

O "Laboratório de Sistemas Eletromagnéticos (LSE), da Divisão de Física
Aplicada (EFA), apóia projeto VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado)", do IAE,
desde o 1o. Semestre de 2008.
Os equipamentos do LSE estão sendo utilizados em ensaios de
levantamento de dados. Estes ensaios incluem vôos em um helicóptero CH-55
Esquilo do GEEV. São previstos 2 vôos, com altitude máxima de 4000 pés (aprox.
1200 m) e com 1 a 2 horas de duração, cada vôo.
Estes ensaios fazem parte da preparação para a Operação Acauã 5, que
consiste na quinta campanha de ensaios em vôo do Projeto VANT, a ser realizada
na AFA, Pirassununga, de 23 a 30 abr. 2009.
Quem quiser ler mais sobre o Projeto VANT, pode verificar no site do
Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), no qual tem uma notícia sobre a quarta
campanha de ensaios em vôo, Operação Acauã 4, com algumas fotos. O link é:
http://www.iae.cta.br/noticias/acaua4.pdf
Na Operação Acauã 4, foram realizados 6 vôos, incluindo navegação
totalmente autônoma (guiamento por way-points), o mais importante marco no
plano de trabalho do projeto.


fonte: http://www.ieav.cta.br/Comunicacao_Soci ... 20VANT.pdf

Imaginem as aplicações disso em outros projetos!!! [004]

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qua Mai 13, 2009 9:55 am
por Fernando Teles
Galera, atenção,







Agenda do ministro da Defesa, Nelson Jobim, quarta-feira, 13 de maio de 2009

O ministro da Defesa encontra-se nesta quarta-feira em Brasília.
Segue a agenda:

11h00 - Cerimônia de anúncio de iniciativas do Governo Federal para facilitar o acesso às informações públicas (Local: Palácio Itamaraty)
15h00 - Presidente da Cisco no Brasil, Rodrigo Abreu
15h30 - Embaixadora da Suécia, Annika Markovic; e Presidente do Conselho Administrativo do SEB, Eletrolux e SAAB, Marcus Wallenberg
16h00 – Embaixador dos Estados Unidos, Clifford M. Sobel
17h00 - Presidente da Helibrás, Jorge Viana

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qua Mai 13, 2009 11:31 am
por Carlos Mathias
Iiiiiiiiiiiiiiih, e agora ? F-18 e Gripen no mesmo dia. Vão comprar os dois e fazer um mix HI-LOW!!!!! :roll:

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qua Mai 13, 2009 11:35 am
por Wolfgang
Carlos Mathias escreveu:Iiiiiiiiiiiiiiih, e agora ? F-18 e Gripen no mesmo dia. Vão comprar os dois e fazer um mix HI-LOW!!!!! :roll:

Eu já leio diferente. São as BAFO sendo entregues. As do Rafale o próprio NJ escreve e entrega a si mesmo. :mrgreen:

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qua Mai 13, 2009 11:36 am
por henriquejr
Ou então é para informa-los que o Rafale já é uma escolha certa mas que eles não sairão com as mãos abanando, serão recompensados com a encomenda de outros ítens para o reaparelhamento das FAs! :twisted:

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qua Mai 13, 2009 11:48 am
por Carlos Mathias
Sim, panelas, bicicletas, rodas de carrinho de mão, tudo coisa que não precisa de ToTs nem autorização do US congress.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qua Mai 13, 2009 11:56 am
por felipexion
henriquejr escreveu:Ou então é para informa-los que o Rafale já é uma escolha certa mas que eles não sairão com as mãos abanando, serão recompensados com a encomenda de outros ítens para o reaparelhamento das FAs! :twisted:
:twisted: Gostei dessa.
NJ: Sra. Annika Markovic, o fantasminha camarada foi pego pelos caças fantasmas, já era NG do FX, sinto muito. :mrgreen:
NJ: SR. Clifford M. Sobel, o tortinho deu uma entortada no FX, pegou o caminho errado, já era, sinto muito. :mrgreen:

Sim, panelas, bicicletas, rodas de carrinho de mão, tudo coisa que não precisa de ToTs nem autorização do US congress
[018]
Essa tem que ir para os imortais...

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qua Mai 13, 2009 1:24 pm
por FIGHTERCOM
Carlos Mathias escreveu:Sim, panelas, bicicletas, rodas de carrinho de mão, tudo coisa que não precisa de ToTs nem autorização do US congress.
Quem disse que bicicletas não precisa de ToTs? O quadro pode ser feito de uma liga leve que nos interesse. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Abraços,

Wesley