P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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AlbertoRJ
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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#1321 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Jun 17, 2010 9:18 pm

Meus sentimentos PRP e Fábio.




Alberto -
Rodrigoiano
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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#1322 Mensagem por Rodrigoiano » Sex Jun 18, 2010 1:49 am

faterra escreveu:
prp escreveu:Fabio,
Que Deus abençoe você e sua família, eu sei o que sente, pois o meu chão foi retirado dia dois deste mês.
Deus nos abençoe e nos dê forças para seguir em frente.

Abraços
Meus sentimentos, PRP!
Que Deus dê forças e serenidade a você e todos os seus para ultrapassarem esta perda terrível.
Que Ele os abençoe e proteja!
X2!




Rodrigoiano
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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#1323 Mensagem por Rodrigoiano » Sex Jun 18, 2010 1:51 am

pafuncio escreveu:Pedindo escusas pelo ófí,


Meu velho faz 03 anos teve um problema inicialmente sugerido como neurológico muito grave. Muita pesquisa, lágrimas e sofrimento, era como se ele estivesse em 01 mês desenvolvido sintomas de Parkinson terminal. Especulou-se até a doença da vaca humana, felizmente descartada.

O que sabemos é que ele teve uma encefalite (curada sozinha, porque não diagnosticada à época), associada a pequenos AVC´s, que aparentemente provocaram desequilíbrio químico no cérebro. Entonces, tratamento psiquiátrico, de curta duração,para remediar um quadro de pseudodemência. Seis meses após, em meados de 2008, renascera ele das cinzas.

------------------------------------------------

Como meus avós paternos faleceram de câncer antes do 60, meu velho sempre teve esse medo. Lembro de ele chorar,ao passar da sexta década de vida.

Mas no final de 2.009, descobriu-se tumores benignos no intestino, que foram retirados. Mas houve por erro médico perfuração da alça intestinal, surgindo septicemia. Um mês internado, tendo alta às vésperas do natal. Duas cirurgias corretivas, inclusive porque todo o intestino fora retirado da cavidade abdominal.

Novas lágrimas e sofrimentos, mas o velho deu a volta por cima, não sem antes alquebrar-se muito. Maravilhosos churrascos de fim de semana, acompanhados de vinhos, celebrando sua melhora.

Não obstante, meu amor pelo velho só aumentou, comecei a ter em relação a ele sentimentos paternais, como se ele, na iminência dos 70 anos, fosse a criança a ser cuidada. Estranho isso, a figura paterna esvanescer-se, mas surgir em paralelo um amor incontido e protetivo.

------------------------------------------

Meados de 2.010, fiz uma viagem com minha esposa. Voltei ontem. Hoje pela manhã minha mãe me liga. Sangue na urina do velho. Exame anterior nada identificara. Novo exame aponta tumor na bexiga. Aparentemente enraizado, com possibilidades amplas de metástese. Vou lá e percebo o quão forte ele é, ainda a figura paterna otimista e sólida.

Terceiro milagre ??? Como diz o Jorge Freire, "quem disse que a vida é fácil????".

Desculpem o desabafo e o off topic, mas hoje quem regrediu à condição de criança fui eu.

Abraços e forças ao Fábio e ao PRP, bem como a todos em situaçaõ semelhante.
Prezado pafuncio, parabéns pela dedicação à família e que Deus faça com que só notícias boas venham de agora em diante!

Força, fica com Deus e um grande abraço!




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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#1324 Mensagem por Fábio Nascimento » Sex Jun 18, 2010 8:26 am

pafuncio escreveu:Pedindo escusas pelo ófí,


Meu velho faz 03 anos teve um problema inicialmente sugerido como neurológico muito grave. Muita pesquisa, lágrimas e sofrimento, era como se ele estivesse em 01 mês desenvolvido sintomas de Parkinson terminal. Especulou-se até a doença da vaca humana, felizmente descartada.

O que sabemos é que ele teve uma encefalite (curada sozinha, porque não diagnosticada à época), associada a pequenos AVC´s, que aparentemente provocaram desequilíbrio químico no cérebro. Entonces, tratamento psiquiátrico, de curta duração,para remediar um quadro de pseudodemência. Seis meses após, em meados de 2008, renascera ele das cinzas.

------------------------------------------------

Como meus avós paternos faleceram de câncer antes do 60, meu velho sempre teve esse medo. Lembro de ele chorar,ao passar da sexta década de vida.

Mas no final de 2.009, descobriu-se tumores benignos no intestino, que foram retirados. Mas houve por erro médico perfuração da alça intestinal, surgindo septicemia. Um mês internado, tendo alta às vésperas do natal. Duas cirurgias corretivas, inclusive porque todo o intestino fora retirado da cavidade abdominal.

Novas lágrimas e sofrimentos, mas o velho deu a volta por cima, não sem antes alquebrar-se muito. Maravilhosos churrascos de fim de semana, acompanhados de vinhos, celebrando sua melhora.

Não obstante, meu amor pelo velho só aumentou, comecei a ter em relação a ele sentimentos paternais, como se ele, na iminência dos 70 anos, fosse a criança a ser cuidada. Estranho isso, a figura paterna esvanescer-se, mas surgir em paralelo um amor incontido e protetivo.

------------------------------------------

Meados de 2.010, fiz uma viagem com minha esposa. Voltei ontem. Hoje pela manhã minha mãe me liga. Sangue na urina do velho. Exame anterior nada identificara. Novo exame aponta tumor na bexiga. Aparentemente enraizado, com possibilidades amplas de metástese. Vou lá e percebo o quão forte ele é, ainda a figura paterna otimista e sólida.

Terceiro milagre ??? Como diz o Jorge Freire, "quem disse que a vida é fácil????".

Desculpem o desabafo e o off topic, mas hoje quem regrediu à condição de criança fui eu.

Abraços e forças ao Fábio e ao PRP, bem como a todos em situaçaõ semelhante.
Obrigado a todos pelo apoio!
pafuncio, não é fácil ter na família alguém com tantos problemas.
Minha Mãe diabética a mais de 20 anos e cardiopata a uns 6, inclusive com 4 pontes no coração dos quais 3 se perderam sem que ela pudesse fazer nova cirurgia, no final ela faleceu de uma trombose que começou na perna e terminou no pulmão o que a levou a óbito.
No final das contas pode-se dizer que o diabetes foi quem destruiu aos poucos o corpo dela levando-a a esta situação.




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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#1325 Mensagem por Penguin » Sex Jun 18, 2010 8:34 am

AlbertoRJ escreveu:Meus sentimentos PRP e Fábio.
x2




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#1326 Mensagem por pafuncio » Sex Jun 18, 2010 12:27 pm

Bem,

Obrigado a todos. Desculpas por desviar o tópico, eu realmente estava abalado, ainda mais quando vi colegas em situação aflitiva. De qualquer modo, é importante saber como o espírito fraternal impera aqui. Grato, novamente.

Sigamos em frente, muchachos !!! :D




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#1327 Mensagem por Thor » Ter Jun 29, 2010 11:10 pm

Marino escreveu:
cb_lima escreveu: Ok Marino Obrigado pela resposta e na boa... só estou tentando refletir sobre o assunto e me informar melhor.

Mas veja bem (agora vem a polêmica - desculpe meu amigo)...

Se a FAB ainda está com o pensamento em 1900 e lá vai fumaça... como é que é esperado que a MB faça essa tal compra conjunta de Rafale sem colocar Brigadeiros e outros em pé de guerra?

Foi um dos pontos que coloquei a 2 dias atrás... Regulamenta o uso de aeronaves entre as FAs e depois vamos brincar de Rafale na MB para operar em terra já que o seu uso "no A-12" é bem limitado.

Sem querer parecer chato, mas é o que eu acho.

Porque por um lado eu ouço... nào há mais birra, todos se ajudam e dão as mãos... aí vem a FAB e diz que não quer nem pensar em passar a Av. de Patrulha...

Sério... mas acho que algo não está consistente.

Foi por isso que comecei perguntando se não seria o MD que deveria colocar uma ordem nessa casa para eviter 'os querer' de uma ou outra FA.

Cara, não estou ensinuando nenhuma brincadeira ou algo parecido, só estou tentando entender esse assunto.
[]s
CB_Lima
A "brincadeira" não vinha de vc caro amigo.
Também quero deixar claro que não estou fazendo nenhum tipo de provocação em relação a Força irmã, peço que não interpretem assim.
Lima, eu CREIO que deva haver algum instrumento jurídico que diga os tipos de aviação a serem operadas pela FAB.
Seriam elas: caça, transporte, patrulha, asas rotativas.
Antigamente, nem tanto assim, existia a embarcada, que a própria FAB abriu mão ao enviar um documento informando da intenção de dar baixa em todos os meios usados então, os P-16, dos Cardeais, abrindo caminho para a MB recuperar suas asas fixas ( e aqui explico a possibilidade de Rafales na MB).
Então, meu post, reafirmando que não era provocação, tenta mostrar que a FAB não abrirá mão de mais uma aviação, a de patrulha, onde possui gerações de pilotos formados desde a Academia, Praças formados para a manutenção dos meios, Praças operadores de sistemas embarcados nas aeronaves, bases aéreas específicas da patrulha, escolas, sobressalentes, doutrina, logística, tradição, etc.
Imagino que logo alguém vai escrever: passa tudo pra MB. Mas sabem que não é assim.
Então, ACREDITO que no futuro a MB possa operar meios de terra, inclusive de patrulha, mas complementares aos existentes na FAB, não concorrentes.
Comandante, desculpe a ignorância, mas qual lei que proíbe a MB de operar aeronaves?
A MB teria condições ($), hoje, de ter uma aviação, cumprindo as missões que a FAB cumpre em prol da MB, com ônus próprio?
Eu acredito que se a MB puder e tiver condições de ativar sua aviação de patrulha, progressivamente isso vai acabar na FAB, assim como acabou a aviação embarcada, etc.
É lógico que existirão alguns que defenderão o emprego da aviação da patrulha na FAB, por nostalgia dos velhos tempos, mas para isso serve o Alto-Comando e o MD, estudar o que é melhor e determinar ações a serem seguidas.
Lembro bem que a FAB recentemente possuia a Aviação de Ataque, com 4 esquadrões, doutrina toda montada, várias gerações formadas, manuais, líderes de esquadrilha, emprego de armamento, etc... inclusive os A-29 nasceram de uma necessidade operacional da aviação de ataque.
Como as missões eram semelhantes às que a Aviação de Caça desempenhava, porém estes operavam vetores de alta performance e atuavam em outra "arena", podemos assim dizer, o alto comando da FAB, em uma semana, acabou com anos de formação de pessoal especializado, passando esses Esquadrões para a aviação de caça, extinguindo o Ataque, e voltando o 1º/5º GAV para a formação de pilotos de transporte.
A maioria da FAB queria isso? Claro que não, pois causou muitos transtornos, desilusões para aqueles que dedicaram anos nesse tipo de aviação, mas bola pra frente. Imagine o que foi para um Capitão, por exemplo, após ter formado nesta aviação, no curso de piloto de ataque em Natal, ter passado alguns anos em Boa Vista ou Porto Velho, dedicando-se a missões na região em apoio ao EB, em missões de interceptação de aeronaves ilícitas de baixa velocidade, etc, voltado para ser instrutor em Natal e passar tudo o que aprendeu na selva para os tenentes mais jovens, e de repente, numa segunda-feira ensolarada o comandante reune seus pilotos e diz que devem escolher para onde vão, pois a Aviação de Ataque acabou... vão aprender a pilotar Bandeirante ou Helicóptero, esqueçam as bombas e foguetes, obrigado. Simples, acabou e hoje a caça utiliza os terceiros sem problemas.
Abraços




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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#1328 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Jun 29, 2010 11:40 pm

Thor, não existe ou existia uma lei ou regulamento que proibia a MB de operar aeronaves de asa-fixa e que foi flexibilizada para aeronaves não embarcadas?

[]'s




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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#1329 Mensagem por alcmartin » Ter Jun 29, 2010 11:52 pm

Thor e Alberto, segue um texto, antigo aqui desse mesmo topico, onde cita a lei.
abs!
A modernização do P-3
No dia 11 de novembro último, Defesanet publicou artigo do diretor de Redação da revista Tecnologia & Defesa, Cosme Degenar Drumond, sobre antigos P-3A Orion adquiridos pelo Comando da Aeronáutica - ver links a respeito -, cujo processo de modernização encontra-se em fase de discussão contratual com a vencedora da licitação (EADS CASA).

No dia 1º de Dezembro passado, o Serviço de Relações Públicas da Marinha (SRPM) respondeu aos questionamentos que o autor da matéria solicitara à Marinha, conforme consta no rodapé do artigo. Em mensagem-fax, datada de 28-11-2003, enviada ao diretor de Redação de T&D, o SRPM informa o seguinte:

Prezado Senhor,

Em atenção ao seu e-mail recebido em 11/11/03, participo a Vossa Senhoria que, segundo o disposto no Decreto nº 64.063, de 5 de fevereiro de 1969, regulamentando a Lei nº 2.419, de fevereiro de 1955, a patrulha costeira é uma atribuição da Marinha do Brasil, sendo esta atividade coordenada pelo Comando de Operações Navais, por meio dos Distritos Navais.

O Decreto nº 2.538, de abril de 1998, em seu artigo primeiro, delimita as tarefas inerentes às aeronaves de asa fixa desta Força "ao guarnecimento dos navios de superfície e de helicópteros de emprego geral, todos orgânicos e por ela operados, necessários ao cumprimento de sua destinação constitucional", qual seja, precipuamente, à defesa das Forças Navais em operações no mar.
Cabe salientar que a Marinha do Brasil, em coordenação com a Força Aérea Brasileira, desenvolve tarefas relativas ao serviço de socorro marítimo e à salvaguarda da vida humana no mar.

Atenciosamente,


PAULO RICARDO MÉDICI
Capitão-de-Fragata
Diretor




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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#1330 Mensagem por Thor » Ter Jun 29, 2010 11:57 pm

alcmartin escreveu:Thor e Alberto, segue um texto, antigo aqui desse mesmo topico, onde cita a lei.
A modernização do P-3
No dia 11 de novembro último, Defesanet publicou artigo do diretor de Redação da revista Tecnologia & Defesa, Cosme Degenar Drumond, sobre antigos P-3A Orion adquiridos pelo Comando da Aeronáutica - ver links a respeito -, cujo processo de modernização encontra-se em fase de discussão contratual com a vencedora da licitação (EADS CASA).

No dia 1º de Dezembro passado, o Serviço de Relações Públicas da Marinha (SRPM) respondeu aos questionamentos que o autor da matéria solicitara à Marinha, conforme consta no rodapé do artigo. Em mensagem-fax, datada de 28-11-2003, enviada ao diretor de Redação de T&D, o SRPM informa o seguinte:

Prezado Senhor,

Em atenção ao seu e-mail recebido em 11/11/03, participo a Vossa Senhoria que, segundo o disposto no Decreto nº 64.063, de 5 de fevereiro de 1969, regulamentando a Lei nº 2.419, de fevereiro de 1955, a patrulha costeira é uma atribuição da Marinha do Brasil, sendo esta atividade coordenada pelo Comando de Operações Navais, por meio dos Distritos Navais.

O Decreto nº 2.538, de abril de 1998, em seu artigo primeiro, delimita as tarefas inerentes às aeronaves de asa fixa desta Força "ao guarnecimento dos navios de superfície e de helicópteros de emprego geral, todos orgânicos e por ela operados, necessários ao cumprimento de sua destinação constitucional", qual seja, precipuamente, à defesa das Forças Navais em operações no mar.
Cabe salientar que a Marinha do Brasil, em coordenação com a Força Aérea Brasileira, desenvolve tarefas relativas ao serviço de socorro marítimo e à salvaguarda da vida humana no mar.

Atenciosamente,


PAULO RICARDO MÉDICI
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Obrigado, eu realmente só ouvia falar, mas desconhecia. Lei é lei, não tem como discutir o cumprimento ou não, enquanto estiver em vigor. Mas, se a MB quer e pode arcar com as missões, que eu também acho mais cabíveis para essa força, por que não mudar?




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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#1331 Mensagem por alcmartin » Qua Jun 30, 2010 12:03 am

Eu tambem acho e creio que muitos, tantos da FAB, quanto da MB, concordam. Acho que o que mais importa ê o cumprimento da missao, seja por quem for.

Abs e bons voos!




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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#1332 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Jun 30, 2010 12:11 am

Vejam que o decreto é de 1998. Acho que antes a restrição era maior, já que só existia o 1º GAE da FAB no A-11.
Lembro de um treinador naval chamado Gaivota, até muito bacana, que deixou de se constuído porque foi encomendado pela MB.

[]'s




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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#1333 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jun 30, 2010 1:16 am

Eu sei que não é o tópico, mas tenho que Perguntar:

Thor, a aviação de caça não cumpre funções de ataque também... ou seja não existiu na verdade uma "junção" (nem sei se essa palavra existe em Português :lol: ) aonde a aviação de caça cumpre ambas as funções?

[]s e desculpe o off-topic
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#1334 Mensagem por alcmartin » Qua Jun 30, 2010 1:57 am

Olâ, Cb! Se o Thor me permite, acho que o que ele quis frisar foi que se for necessario, serâ feito, ainda que cause traumas. E bota trauma nisso, como no exemplo que ele citou. Alem dos "viûvos" da aviaÇão de ataque, criou a figura dos "lobisomens": pilotos da aviação de ataque que foram transferidos para a caça, porem sem terem tido essa formação. O que obviamente provocou reações nos caçadores.
Ah! E existe "junção" em portugues, sim! :D

Abs!




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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#1335 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jun 30, 2010 2:05 am

alcmartin escreveu:Olâ, Cb! Se o Thor me permite, acho que o que ele quis frisar foi que se for necessario, serâ feito, ainda que cause traumas. E bota trauma nisso, como no exemplo que ele citou. Alem dos "viûvos" da aviaÇão de ataque, criou a figura dos "lobisomens": pilotos da aviação de ataque que foram transferidos para a caça, porem sem terem tido essa formação. O que obviamente provocou reações nos caçadores.
Ah! E existe "junção" em portugues, sim! :D

Abs!
[100] [009] Valeu mesmo!

[]s
CB_Lima




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