A Força Aérea Portuguesa está a modificar o esquema de pintura dos seus C-130H/H-30 "Hercules", que agora em diante irão ostentar a cor cinzenta, substituindo o camuflado.
Nas instalações da OGMA, em Alverca, o primeiro C-130 Português já ostenta o novo esquema de pintura e deverá sair das instalações dentro de 1 mês, pois ainda tem de ser feito a manutenção a nível dos motores.
O primeiro "Hercules" a ser pintado é o 16803 e já existem fotos deste avião a albergar o novo esquema:
Um piloto da Força Aérea Portuguesa vai entrar combate no Afeganistão aos comandos de um F16
O capitão Silva irá pilotar um avião da Bélgica, ao abrigo do programa de troca de pilotos entre países que operam F16. A RTP sabe que o envio de caças portugueses para o Afeganistão continua em aberto.
2010-10-31 20:41:05
Ena, finalmente perceberam que a pintura camuflada não serve para nada...
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Enviado: Sáb Nov 06, 2010 10:53 am
por cabeça de martelo
Uma ova, esta pintura camuflada é uma instituição, é quase um simbolo da FAP.
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Enviado: Dom Nov 07, 2010 9:04 am
por joaolx
Nem tanto cabeça...
Nos aviões de transporte esta pintura so foi aplicada a partir dos C-130, os Noratlas tinham a pintura branca/cinza ou olive green conforme.
Por acaso gostei dos resultados o C fica elegante nestas cores.
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Enviado: Dom Nov 07, 2010 5:23 pm
por tflash
Isso quer dizer que os KC 390 serão pintados também neste esquema.
Por acaso gostava do camuflado da FAP, Ver um Hércules nosso assim é estranho, não que eu desgoste.
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Enviado: Seg Nov 08, 2010 7:24 am
por soultrain
Primeiro venham os KC, depois discutimos as cores.
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Enviado: Seg Nov 08, 2010 7:54 am
por tflash
soultrain escreveu:Primeiro venham os KC, depois discutimos as cores.
x1000
até podem vir pintados de cor de rosa!!!
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Enviado: Qua Nov 10, 2010 1:59 pm
por cabeça de martelo
FWIT 10 na Base Aérea Nº5
05-11-2010
Decorre de 11 de Outubro a 19 de Novembro na Base Aérea Nº5, em Monte Real, a Sub-Fase III do curso Fighter Weapons Instructor Training 10 (FWIT 10).
A Sub-Fase III (Employment Phase) é parte integrante da Fase de Treino Ar-Chão do FWIT 10, onde participam 2 pilotos da Esquadra 301 que estão a finalizar o curso.
O FWIT 10 tem por objectivo formar Pilotos Instrutores Tácticos, com os conhecimentos teóricos e práticos necessários para liderar de forma efectiva o treino táctico operacional e eventuais operações reais de uma Esquadra de combate.
No exercício estão envolvidas 14 aeronaves F-16 e mais de duas centenas de militares das nações participantes, que realizam missões diurnas e nocturnas.
A Força Aérea Portuguesa emprega no exercício 4 aviões F-16 e um destacamento de três aeronaves de apoio: um C-130 da Esquadra 501, um C-295 da Esquadra 502 e um EH-101 MERLIN da Esquadra 751.
O exercício conta com a participação dos cinco países que integram o conceito European Participating Air Forces, nomeadamente, Portugal, Holanda, Noruega, Dinamarca e Bélgica.
soultrain escreveu:Primeiro venham os KC, depois discutimos as cores.
x1000
até podem vir pintados de cor de rosa!!!
és tu, Bourne?
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Enviado: Qua Nov 10, 2010 7:48 pm
por tflash
Não. Era para apoiar o cancro da mama...
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Enviado: Qui Nov 11, 2010 10:55 am
por cabeça de martelo
Cerimónia de entrega do 25º motor do F-16 na Base Aérea Nº5
10-11-2010
No dia 9 de Novembro, teve lugar na Base Aérea Nº5, em Monte Real, a Cerimónia de entrega do 25º Motor da aeronave F-16, o último do Programa de Modificação dos Motores F100-PW-200C para F100-PW-220E.
Esta Cerimónia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Luís Araújo que, durante a sua alocução, salientou o facto de a Força Aérea Portuguesa ser o primeiro operador a executar a modificação destes motores numa Base Aérea operacional e ainda o profissionalismo e a qualidade do trabalho desenvolvido pela equipa que esteve empenhada neste projecto.
O processo de modificação dos motores, que teve início em 1999, consistiu na desmontagem integral dos “-200C” e posterior montagem com incorporação de novos componentes e acessórios.
A nova versão apresenta como inovações mais significativas o facto de o seu sistema de controlo global passar a ser completamente digital e computorizado, incorporar novos controlos de combustível hidromecânicos e de serem instalados novos componentes no motor aumentando significativamente a sua fiabilidade e durabilidade.
Este Programa permitiu aumentar a capacidade de manutenção de motores do F-16 na Força Aérea, com impacto na redução dos custos de sustentação futuros deste Sistema de Armas
soultrain escreveu:Primeiro venham os KC, depois discutimos as cores.
x1000
até podem vir pintados de cor de rosa!!!
Nossa essa foi muita boa!!! O que vale é ter o vetor, e se for bom e fizer bem o trabalho melhor ainda, agora pintado de rosa? Ninguém vai atirar no avião da Penélope Charmosa né. Falando sério agora, um feliz 2011 a todos os amigos do fórum, que vocês tenham um ano de muita paz, alegrias e felicidades, são os meus sinceros votos. Um cordial abraço a todos e muitas felicidades!