"Notícias aéreas"

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rodrigo
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Re: "Notícias aéreas"

#1291 Mensagem por rodrigo » Seg Set 30, 2013 5:38 pm

Balão fez Airbus perder sensor no RJ como em queda do AF447, diz Cenipa

Avião da TAM com 95 passageiros ficou sem dados em 2011, após decolar.
Companhia respondeu que melhorou treinamento de pilotos, diz relatório.


Relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), divulgado nesta segunda-feira (30), aponta que um banner de plástico fixado em um balão de ar provocou a interrupção de três pitots (sensores de velocidade) de um Airbus da TAM no Rio de Janeiro, em 2011, quase provocando um acidente semelhante ao do AF 447.
Em 1º de julho de 2009, um Airbus da Air France que fazia o trajeto Rio-Paris perdeu as informações de velocidade após o congelamento das sondas pitot e caiu no Oceano Atlântico, deixando 228 mortos. Em junho de 2012, o G1 divulgou com exclusividade o resultado da investigação do BEA (Escritório de Investigações e Análises), da França, que apontou que o pilotos não receberam treinamento suficiente e não compreenderam que estavam sem indicadores de velocidade confiáveis, fazendo com que a aeronave perdesse sustentação e caísse no mar.
Segundo o Cenipa, o caso no Brasil ocorreu dia 17 de junho de 2011 com o voo JJ-3756, que partiu do Aeroporto Santos Dumont às 8h54 com destino a Confins, em Belo Horizonte. A aeronave, que levava 95 passageiros e seis tripulantes, chocou-se com o balão seis minutos após a decolagem, a cerca de 10 mil pés de altitude (mais de 3 mil metros).

Imagem

A investigação da Aeronáutica apontou o balão como o principal fator que contribuiu para o incidente. O piloto e o copiloto da aeronave de prefixo PT-MZC não adotaram as atitudes devidas, desconsideraram os alarmes e também não avisaram os órgãos responsáveis pelo controle aéreo que estavam sem indicadores de velocidade confiáveis, diz o relatório.

A FAB constatou ainda que, mesmo após o acidente da Air France, a TAM não tinha em seu programa de operações treinamento para os pilotos entenderem o que estava acontecendo com o avião quando há perda de informações confiáveis de velocidade. O G1 questionou a TAM sobre os problemas levantados no relatório e aguarda retorno.
Mesmo sem informações sobre a velocidade até o pouso, o Airbus chegou ao destino e ninguém ficou ferido. Segundo o Cenipa, um acidente só não ocorreu porque as condições visuais eram boas. Ao contrário do acidente da Air France, em que uma tempestade e a escuridão da noite contribuíram para que os pilotos não conseguissem reverter a situação, os pilotos da TAM voavam durante o dia e com um tempo bom, sem nuvens que os atrapalhassem.

Durante a apuração, a companhia aérea informou aos investigadores que adotou as correções determinadas para que os pilotos tivessem melhor capacitação para identificar a ausência de informações verdadeiras de velocidade e que decisões tomar em relação a isso em todas as etapas do voo.

Colisão com balão
Segundo a investigação do Cenipa, os controladores do Rio informaram à tripulação, no momento da decolagem, que havia balões de ar quente na região, mas piloto e copiloto perceberam o balão tardiamente. Eles acionaram, então, ao mesmo tempo, os controles, tentando evitar a colisão.
O banner de plástico do balão cobriu três sensores de velocidade e um sensor de temperatura externa. Assim como ocorreu com o caso do AF 447, o fechamento dos pitots fez com que a cabine recebesse informações discrepantes de velocidade, e o piloto automático se desconectou.

Da mesma forma que ocorreu no acidente com o voo da Air France, o Airbus passou de um sistema em que possui todas as proteções (chamado de “normal law”) para um que modo de voo em que não há mais proteções automáticas de voo (denominado “alternate law”), permitindo que o piloto faça qualquer tipo de ação.
Na queda do AF 447, os pilotos, sem saber que estavam em alternate law, tomaram atitudes bruscas, elevando o bico da aeronave, provocando a perda de sustentação que levou à queda do avião.
O Cenipa identificou ainda que o comandante disse para o copiloto desconsiderar os alarmes sobre as discrepâncias de velocidade, importantes para entender o que estava acontecendo, e que o comandante também falhou ao não declarar “qualquer tipo de emergência, contingência ou prioridade para pouso”. Também havia pouca familiaridade do copiloto com as tabelas nas telas que deviam ser checadas durante a situação, segundo o relatório.
O texto da investigação diz que, ainda em 2011, ao ser notificada pelo Cenipa, a TAM respondeu “que existe atualmente um projeto de desenvolvimento perante o programa de treinamento de pilotos de forma que o tripulante venha a ter um periodicidade semestral no simulador” e que cumpre as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre a questão.
Segundo o relatório, a Diretoria de Segurança Operacional da companhia respondeu, em setembro de 2011, que cumpriu todas as orientações corretivas determinadas pelo Cenipa para que os pilotos e copilotos tenham o treinamento para perda do pitot.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noti ... enipa.html




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Re: "Notícias aéreas"

#1292 Mensagem por Skyway » Seg Set 30, 2013 11:09 pm

Ontem isso quase aconteceu de novo. Um FDP de um balão PRETO, quase sem chama, caiu entre a as taxiways Bravo e Kilo, na altura da remota 16 as 18h. Ou seja, ja era noite, um balão preto apagado caindo próximo a pista, e um TAM A320 decolou no mesmo momento...segurei a respiração e liguei pro COA da Infraero imediatamente, mas por sorte eles também tinham visto o balão.

Hoje teve um Bird Strike no para-brisa de um 737 da Gol também...o GIG ta sinistro..rsrs




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Re: "Notícias aéreas"

#1293 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 01, 2013 10:49 am

Não por isso sky. Semana passada quando saí de casa umas sete da manhã, eis que vejo um balão de uns 10/15 mts de comprimento bem na linha de pouso do Salgado Filho aqui em Curitiba. Detalhe, na hora em que eu sai, como minha casa fica praticamente bem embaixo da linha de passagem da final de uma das pistas daquele aeroporto, passava um MD-11 da Lufthansa Cargo, e logo depois aparece este bendito, que ficou quase uma meia hora deslizando de um lado para o outro lá em cima.

Liguei para a Infraero no Salgado Filho, e descrevi o tal balão e a sua situação. A pessoa que me atendeu aparentemente não me levou muito a sério, visto a hora que liguei. No máximo pediu o meu nome e o número do celular e mais nada, dizendo que ia avisar a torre e que "qualquer coisa, se eles precisassem, iam me ligar de volta. :shock:

Bem, graças a Deus entre o tempo que sai e voltei, e fiquei observando o tal balão, nenhum avião passou. E ainda bem que ele desceu em um bairro ao lado do meu, pouco mais distante.

Mas foi só o bicho baixar além da minha vista que apareceu um 737-800 da GOL.

E até hoje ninguém me ligou de volta. :roll:

abs.




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Re: "Notícias aéreas"

#1294 Mensagem por rodrigo » Ter Out 01, 2013 11:43 am

Skyway escreveu:Ontem isso quase aconteceu de novo. Um FDP de um balão PRETO, quase sem chama, caiu entre a as taxiways Bravo e Kilo, na altura da remota 16 as 18h. Ou seja, ja era noite, um balão preto apagado caindo próximo a pista, e um TAM A320 decolou no mesmo momento...segurei a respiração e liguei pro COA da Infraero imediatamente, mas por sorte eles também tinham visto o balão.

Hoje teve um Bird Strike no para-brisa de um 737 da Gol também...o GIG ta sinistro..rsrs
A Baía de Guanabara tem um número significativo de urubus e aquelas grandes aves marítimas, que são um perigo por causa do tamanho e peso. É possível um piloto em procedimento de decolagem ou pouso, desviar de um pássaro assim?




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Re: "Notícias aéreas"

#1295 Mensagem por rodrigo » Qua Out 02, 2013 2:25 pm

América Latina deve encomendar 2,9 mil aeronaves até 2032

A aviação na América Latina deverá crescer 7,4% ao ano nos próximos 20 anos, acima da média mundial, de 5% ao ano. Para atender a essa demanda, a Boeing estima que a região irá demandar 2.900 aeronaves, avaliadas em US$ 300 bilhões.

A grande maioria dessas aeronaves (2.420) será de corredor único, acima de 100 assentos – categoria que inclui o E-195 (Embraer), o 737 (Boeing) e o A-320 (Airbus).

O maior crescimento, explica o vice-presidente de marketing da Boeing, Randy Tinseth, se dará nos mercados domésticos e nos voos internacionais dentro da própria América Latina. “Essas rotas de maior demanda são facilmente atendidas com aeronaves de corredor único”, diz.

Ainda que o aeroporto de Guarulhos, o maior da região, entre na rota dos super jumbos, recebendo voos de companhias estrangeiras que operam essas aeronaves, nenhuma companhia latino-americana deve ter porte para adquirir um 747-8 ou A-380 nos próximos 20 anos.

Pelos cálculos da Boeing, a região deve absorver 270 aeronaves pequenas de dois corredores (787 e A-330) e 40 aeronaves médias (777 e A-350). Na outra ponta, a fabricante americana estima uma demanda de 170 jatos regionais (até 100 assentos).

http://senhorespassageiros.blogfolha.uo ... -ate-2032/




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Re: "Notícias aéreas"

#1296 Mensagem por jambockrs » Qui Out 03, 2013 10:21 am

FCarvalho escreveu:Não por isso sky. Semana passada quando saí de casa umas sete da manhã, eis que vejo um balão de uns 10/15 mts de comprimento bem na linha de pouso do Salgado Filho aqui em Curitiba....
abs.
Prezado FCarvalho: "Salgado Filho" é o nome do aeroporto de Porto Alegre, o de Curitiba é "Afonso Pena".
Já notastes que muitas tragédias ocorrem por não darem ouvidos a algum alerta efetuado? Ou duvidarem da informação recebida?




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
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Re: "Notícias aéreas"

#1297 Mensagem por jambockrs » Qui Out 03, 2013 11:45 am

Meus prezados:
Delta Airlines vai distribuir tablets aos pilotos para poupar combustível

Medida deve remover 38 quilos de papéis por aeronave e gerar uma economia de 13 milhões de dólares em combustíveis
Os 11 mil pilotos da companhia aérea Delta Airlines vão receber tablets com o objetivo de substituir papéis transportados a bordo - como manuais e mapas de navegação. Com a medida, a empresa espera remover 38 quilos de papéis por aeronave, que é o peso que um piloto carrega em média.

A economia de combustível também será alta: cerca de 1,2 milhão de litros por ano, que equivale a uma redução de quase 12 mil toneladas de emissões de carbono - mais de 2.300 carros de passeio. A expectativa é economizar 13 milhões de dólares com a medida. O tablet ainda irá reduzir o uso de papel da companhia em 7,5 milhões de folhas por ano, poupando o corte de 900 árvores anualmente.

"Ao eliminar o papel, nós vamos reduzir a desordem e minimizar o tempo gasto na procura de informações de voo, permitindo que nossos pilotos desenvolvam uma maior consciência situacional, tanto em voo quanto no solo", afirma Steve Dickson, vice-presidente sênior de operações de voo da Delta.
Os primeiros pilotos a receber o aparelho são os que operam as aeronaves Boeing 757 e 767. Até o final de 2014, toda a frota da Delta deverá contar com o tablet.
Fonte: jornal "Estado de São Paulo" via CECOMSAER 3 out 2013




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Re: "Notícias aéreas"

#1298 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 03, 2013 9:33 pm

jambockrs escreveu:
FCarvalho escreveu:Não por isso sky. Semana passada quando saí de casa umas sete da manhã, eis que vejo um balão de uns 10/15 mts de comprimento bem na linha de pouso do Salgado Filho aqui em Curitiba....
abs.
Prezado FCarvalho: "Salgado Filho" é o nome do aeroporto de Porto Alegre, o de Curitiba é "Afonso Pena".
Já notastes que muitas tragédias ocorrem por não darem ouvidos a algum alerta efetuado? Ou duvidarem da informação recebida?
Olá jambocks, obrigado pela correção. Infelizmente eu vivo trocando os nomes dos aeroportos aqui do sul. :oops:
E concordo quanto a acidentes aéreos que poderiam ser facilmente evitáveis se houvesse um pouco mais de profissionalismo no sistema. Principalmente de quem tem a responsabilidade de prover a segurança de passageiros e aeronaves.
Mas enfim, vamos ver se não precisamos de mais alguma, ou várias, tragédia(s) para fazer o nosso dever de casa.

abs.




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Re: "Notícias aéreas"

#1299 Mensagem por alcmartin » Sáb Out 05, 2013 11:29 pm

rodrigo escreveu:
Skyway escreveu:Ontem isso quase aconteceu de novo. Um FDP de um balão PRETO, quase sem chama, caiu entre a as taxiways Bravo e Kilo, na altura da remota 16 as 18h. Ou seja, ja era noite, um balão preto apagado caindo próximo a pista, e um TAM A320 decolou no mesmo momento...segurei a respiração e liguei pro COA da Infraero imediatamente, mas por sorte eles também tinham visto o balão.

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Na maioria das vezes nao, Rodrigo. Primeiro que e'muito rapido e segundo que os comerciais sao aeronaves muito pesadas e lentas de comando. Voce ate conseguiria desviar, mas o galho e' o que aconteceria depois, como p.ex., no caso de um pouso voce faz um desvio a baixa altura de um urubu e acaba desestabilizando a trajetoria para o pouso. E' melhor deixar dar a porr...#@ no urubu que quebrar por pousar desalinhado ou algo assim. No caso da decolagem, voce tem o perigo de sair do eixo seguro de edificacoes e/ou entrar em uma curva de grande inclinacao ou outra manobra mais brusca.

Por isso a recomendacao que temos de usar os farois de pouso, mesmo ao dia e o radar sempre ligado(ha' uma lenda nao comprovada que os passaros "sentem" o radar). Normalmente, os urubus sao mais espertos e mergulham ao sinal de aviao. Mas as gaivotas sao mais burras: ja porrei um que tentava subir para desviar de mim... :mrgreen:

Sds!




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Re: "Notícias aéreas"

#1300 Mensagem por Rodrigoiano » Ter Nov 19, 2013 4:09 am

:shock: :cry:

câmera flagrou momento da queda - na vertical! - do 737 na Rússia!

================

Publicado em 18/11/2013 às 22:36:57

Avião explode e mata 50 pessoas na Rússia; veja o momento da queda

O Boieng 737, que transportava 50 pessoas, explodiu após cair, praticamente, na vertical. Essa mesma aeronave também teve problemas durante um pouso no Brasil.

(...)

Fonte: Jornal da Record/R7

http://noticias.r7.com/jornal-da-record ... 267c0f682d




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Re: "Notícias aéreas"

#1301 Mensagem por WalterGaudério » Qua Nov 20, 2013 1:59 pm

Skyway escreveu:Ontem isso quase aconteceu de novo. Um FDP de um balão PRETO, quase sem chama, caiu entre a as taxiways Bravo e Kilo, na altura da remota 16 as 18h. Ou seja, ja era noite, um balão preto apagado caindo próximo a pista, e um TAM A320 decolou no mesmo momento...segurei a respiração e liguei pro COA da Infraero imediatamente, mas por sorte eles também tinham visto o balão.

Hoje teve um Bird Strike no para-brisa de um 737 da Gol também...o GIG ta sinistro..rsrs

Tu não sabe como eu estou me tremendo Sky com essa história de balões/urubus. Não que eu ache que a segurança de aeronautas/passageiros só importe em época de Copa/Olimpiadas. Mas fico imaginando a cara de filha do padeiro que vamos ter que fazer se acontecer alguma tragédia até lá.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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Re: "Notícias aéreas"

#1302 Mensagem por rodrigo » Ter Nov 26, 2013 5:59 pm

Boeing Flies Third 787-9 Dreamliner

EVERETT, Wash., Nov. 19, 2013 /PRNewswire/ -- Today Boeing (NYSE: BA) flew the third 787-9 Dreamliner, the first to be powered by General Electric GEnx engines. The third of three 787-9s dedicated to the test effort, ZB021 joined the fleet some two months from the inaugural flight of the first 787-9.
ZB021 took off from Paine Field in Everett, Wash., at 12:15 p.m. local time and landed 2 hours and 44 minutes later at Seattle's Boeing Field. Boeing will use ZB021 to test engine performance as well as airplane handling characteristics such as low-speed performance and braking.
The 787-9 test program continues to make great progress. The fleet flies regularly, with the second airplane now in Florida for climatic testing, and has accumulated more than 180 flight hours and more than 60 flights. In addition to the three dedicated airplanes, Boeing also will conduct some testing on two production airplanes, the first of which is in final assembly in Everett. 787-10 development also is on plan.
Boeing is on track to deliver the 787-9 to launch customer Air New Zealand in mid-2014. 26 customers have ordered 396 787-9s, accounting for approximately 40 percent of all 787 orders.

http://boeing.mediaroom.com/2013-11-19- ... Dreamliner




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Re: "Notícias aéreas"

#1303 Mensagem por rodrigo » Sex Dez 06, 2013 6:01 pm

Final boarding: McDonnell Douglas DC-10 makes last passenger flight

(CNN) -- Some commercial jets receive soaring fanfare when they hang up their wings.
Remember all that fuss over the Concorde?
Now it's the McDonnell Douglas DC-10's turn.
But what sort of retirement party awaits the airline industry's final scheduled DC-10 passenger flight?
The final-flight honor goes to Bangladesh Biman Airlines, operator of the world's last passenger DC-10 -- which the airline says will be making its final scheduled flight on December 7, on an otherwise routine flight. (The airline hasn't said which route the plane will fly.)

The aircraft will then remain grounded in standby mode while awaiting the arrival of its successor, a shiny new Boeing B777-300ER -- and eventual shipment to an undisclosed aviation museum in the United States.
While passenger service comes to an end for the iconic, wide-body, three-engine workhorse of late-20th-century air travel, the DC-10 won't completely disappear from the skies.
It's still commonly used by cargo companies, such as FedEx and Purolator.

For DC-10 fans (we know you're out there) mourning the end of an era, Biman has since announced one last chance to experience the DC-10 in action -- even if you're not a box with an overnight label.
In February 2014, Biman Bangladesh Airlines plans to fly passengers from the Bangladesh capital of Dhaka to Birmingham, England, on its retired DC-10, one last time.
It's "a fitting end for an aircraft that has served Biman loyally and well over many years," states the airline, which plans to start selling tickets for this special bonus voyage on its website by early January.
More: Most creative ways to recycle a plane
"We want these tickets to go to genuine aviation enthusiasts," says Biman CEO Kevin Steele on the company's news page, adding that some short scenic flights out of Birmingham might also be added to the DC-10 farewell tour, depending on public demand.
What's the projected demand? No word on that yet.

DC-10's checkered history
McDonnell Douglas's famous (and at times infamous) jetliner logged its maiden voyage for passengers on August 5, 1971, on an American Airlines round trip between Los Angeles and Chicago.
At the time, the plane filled an industry need for an innovative aircraft smaller than a 747 with long-range capabilities that could serve airports with shorter runways.
A staple of several major airlines over four decades -- McDonnell Douglas produced its 446th, and last, DC-10 in 1989 for Nigeria Airways -- the aircraft would be hampered by tragic accidents, including a horrific American Airlines Flight 191 crash at Chicago's O'Hare International Airport in 1979 resulting from a separated engine ripping through a wing shortly after takeoff.
The incident would lead to an FAA grounding of all DC-10s in the United States for more than a month and stoke widespread public fear about the DC-10 -- despite findings that a maintenance error was largely the cause.

Though few major DC-10 incidents were actually due to mechanical issues alone, and the aircraft's safety record would steadily improve as design flaws were fixed, public confidence in the aircraft was never fully restored.
Wired magazine would call the DC-10 the fifth worst "stupid engineering mistake" in history.
Others called that label unfair.
"The DC-10 had its share of high-profile accidents," noted a Los Angeles Times editorial in 2007, when Northwest Airlines became the last major carrier to retire it from passenger service in the United States -- replacing it with an Airbus 330. "But so have the much-less-maligned Boeing 737 and 747, the latter of which has a fatal-accident rate close to the DC-10's."

A more significant factor behind the DC-10 retirement wave relates to fuel efficiency and cost.
Newer aircraft use less fuel, making DC-10s a more expensive airliner to operate.
It also requires a three-man crew, including a second officer or flight engineer -- an overhead-boosting rarity these days.
Even if today's harried commercial passengers aren't exactly missing DC-10s (let alone knowing what makes one different than, say, an MD-11), some of its past pilots have nice things to say about them.
More: 20 most annoying things people do on planes
"The DC-10 is a reliable airplane, fun to fly, roomy and quiet. Kind of like flying an old Cadillac Fleetwood," noted a spokesman for the Northwest chapter of the Air Line Pilots Association when the planes were shelved in the United States six years ago. "We're sad to see an old friend go."
Cut to 2013.
Who would have thought the last flying Cadillac Fleetwood would be making its swan song from Bangladesh?
And just how sad is Biman Bangladesh Airlines to see an old friend go?
"We hope you will join with us in celebrating the farewell of a loyal, beautiful aircraft," says Biman's Steele. "But also to recognize that the time has now come for Biman to equip itself with the very latest in new aircraft and technology."

http://edition.cnn.com/2013/12/05/trave ... ?hpt=hp_c4




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Re: "Notícias aéreas"

#1304 Mensagem por Skyway » Sáb Dez 07, 2013 1:20 am

Esse avião é espetacular... Ver um 777 é legal, até você ver um DC-10. Aí sim a coisa fica séria. :mrgreen:




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Re: "Notícias aéreas"

#1305 Mensagem por henriquejr » Sáb Dez 07, 2013 1:54 am

E mais lindo ainda é o seu irmão mais novo, o MD-11!!!




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