EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1291 Mensagem por Bolovo » Dom Abr 10, 2011 3:20 pm

Realmente ficou muito bonito. Parabéns a parceria entre o EB e a Iveco. E cada vez mais passo a concordar com o Guerra...

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

#1292 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Dom Abr 10, 2011 4:00 pm

Bolovo escreveu:Realmente ficou muito bonito. Parabéns a parceria entre o EB e a Iveco. E cada vez mais passo a concordar com o Guerra...
Desculpe, mas tu poderias ser mais claro? O que ele afirmou com que você concorda?

O Guerra (a quem muito admiro e respeito) já escreveu tanta coisa a respeito do VBTP-MR que tua afirmação fica completamente no ar.

Bacchi

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#1293 Mensagem por Bolovo » Dom Abr 10, 2011 4:09 pm

De que o EB tá tirando leite da pedra.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
ciclope
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#1294 Mensagem por ciclope » Dom Abr 10, 2011 5:09 pm

[003] [003]

RECRUTA
Júnior
Júnior

#1295 Mensagem por RECRUTA » Dom Abr 10, 2011 5:12 pm

A brigada de Cascavel foi a escolhida para receber os primeiros veículos Guarani, para avaliação e preparo da doutrina de emprego, tanto da viatura como do GC embarcado.

Pena que não ficou com a brigada de Campinas, pois seria mais fácil levantar informações, pois existe duas vertentes para a reformulação da mesma como Brig. Inf. Mec. ou Brig. Cav. Bld. pelos estudos da EsCEME.

gribel
Sênior
Sênior
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#1296 Mensagem por gribel » Dom Abr 10, 2011 5:21 pm

prp escreveu:Anfíbio ele é, senão não haveria aquelas hélices na parte traseira, temos que descobrir se essa capacidade vala para o veículo totalmente blindado ou não, com a torre ou não.

Quanto ao nome 'ridiculo guarani, NJ já abriu uma cova de dez metros e jogou ele dantro, esse nome não é mais da máquina não, podem ficar despreocupados. :mrgreen:
Como assim?

jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Agradeceu: 47 vezes
Agradeceram: 230 vezes

#1297 Mensagem por jumentodonordeste » Dom Abr 10, 2011 5:24 pm

PUTAQUEOPARIU, PRP, Deus te ouça.

Guarani é feio demais, tem mais com os paraguaios (sentadores de dedo na PF) do que com o Brasil.

delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 222 vezes
Agradeceram: 532 vezes

#1298 Mensagem por delmar » Dom Abr 10, 2011 5:26 pm

Eu protesto contra a sua alegação de que o EE-11 Urutu "... navega com alguma dificuldade, com a agua já querendo entrar ...".
Todos os blindados anfibios navegam com dificuldade e o Urutu não é diferente. Sempre que aumentam a blindagem ou o armamento eles perdem a condição de anfibios.
Alguns anos atras vários militares perderam a vida quando um anfibio destes afundou, creio que foi em São Gabriel ou Santa Maria. Não sei qual o tipo de blindado. No vídeo abaixo um Urutu em treinamento anfibio mostra que a água atinge o limite. Colocando-se algum peso a mais, como uma torre de tiro, ele não flutuaria. Isto está evidente. Assim a dúvida quanto a flutuabilidade do Guarani é se o requisito foi para o carro "pelado", como o do filme, ou para um carro já preparado, com uma torre montada.
http://youtu.be/BETePh_9LUg

Quanto a "cubagem" foi por minha falta de conhecimento da linguagem técnica. Estava a pensar na relação do volume total do Guarani, em m³, com o peso total do carro.

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
gribel
Sênior
Sênior

#1299 Mensagem por gribel » Dom Abr 10, 2011 5:26 pm

Por mim ficava urutu 3 memo.

Bravo
Avançado
Avançado
Agradeceram: 32 vezes

#1300 Mensagem por Bravo » Dom Abr 10, 2011 7:20 pm

RECRUTA escreveu:A brigada de Cascavel foi a escolhida para receber os primeiros veículos Guarani, para avaliação e preparo da doutrina de emprego, tanto da viatura como do GC embarcado.

Pena que não ficou com a brigada de Campinas, pois seria mais fácil levantar informações, pois existe duas vertentes para a reformulação da mesma como Brig. Inf. Mec. ou Brig. Cav. Bld. pelos estudos da EsCEME.

Báh moro a 40 km de Cascavel. Quando será que chegam lá os primeiros Guarani??

"Toda vez que falta luz, o invisível nos salta aos olhos."
Humberto Gessinger
brisa

#1301 Mensagem por brisa » Dom Abr 10, 2011 7:33 pm

gribel escreveu:Por mim ficava urutu 3 memo.
Porque???? Poderias ampliar????

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#1302 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Dom Abr 10, 2011 7:35 pm

delmar escreveu:
Eu protesto contra a sua alegação de que o EE-11 Urutu "... navega com alguma dificuldade, com a agua já querendo entrar ...".
Todos os blindados anfibios navegam com dificuldade e o Urutu não é diferente. Sempre que aumentam a blindagem ou o armamento eles perdem a condição de anfibios.
Alguns anos atras vários militares perderam a vida quando um anfibio destes afundou, creio que foi em São Gabriel ou Santa Maria. Não sei qual o tipo de blindado. No vídeo abaixo um Urutu em treinamento anfibio mostra que a água atinge o limite. Colocando-se algum peso a mais, como uma torre de tiro, ele não flutuaria. Isto está evidente. Assim a dúvida quanto a flutuabilidade do Guarani é se o requisito foi para o carro "pelado", como o do filme, ou para um carro já preparado, com uma torre montada.

Quanto a "cubagem" foi por minha falta de conhecimento da linguagem técnica. Estava a pensar na relação do volume total do Guarani, em m³, com o peso total do carro.

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#1303 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Dom Abr 10, 2011 7:37 pm

delmar escreveu:Todos os blindados anfibios navegam com dificuldade e o Urutu não é diferente. Sempre que aumentam a blindagem ou o armamento eles perdem a condição de anfibios.

Você leu o que escrevi sobre a desova dos Urutus???
Preciso falar mais sobre as qualidades marinheiras deste produto, desenvolvido pela ENGESA a pedido do Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil, e que teve como um dos projetistas um oficial da marinha engenheiro naval ???
Se você ver as fotografias de VBTPs navegando, você vai perceber que eles se comportam exatamente como o Urutu.
Pelo amor de Deus, Delmar, será que o que escrevi sobre a flutuabilidade do VBTP-MR sem e com torre de 30 mm não é suficiente para te convencer?
Faça o seguinte: vá a LAAD 2011 procure o General Cristino (Gerente do programa VBTP-MR) ou o Coronel Santos (Vice gerente do programa), e fale com eles!
Ou ainda, vá ao stand da IVECO na LAAD, e pergunte sobre a flutuabilidade.
Talvez assim você se convença.
Eu acho que esgotei meus argumentos.
Bacchi
P.S.: Vamos ver itens do manual “Transposição de curso d’agua” publicado pelo Centro de Instrução de Blindados (CENTRO GEN WALTER PIRES) de Maio 2006 para o VBTP Urutu:
Obs.: Com uma corrente superior a 2 km/h (~0,56 m/s) a VBTP não pode atravessar.
4) Drenar, se necessário, os bujões;
5) Certificar de que os 08 (oito) bujões de drenagem encontram-se fechados;
8) Fechar seteiras, escotilhas e portas, além de verificar sua vedação;
10) Verificar o funcionamento do solenóide;
11) Retirar o bujão da tubulação de recalque atrás do banco individual direito e preenchê-la
com água para escorvamento da bomba;
12) Verificar se a saída de água da bomba de esgotamento encontra-se desobstruída;
13) Verificar o funcionamento da bomba de esgotamento, correias e suas tubulações;
14) Verificar o funcionamento da bomba manual;
Será que todos estes itens foram verificados neste caso que você menciona?
E mais:
1ª - Sistema de Navegação;
Esta chave quando acionada provoca:
a) Fechamento do cogumelo de admissão de ar sobre o Cmpto do motor;
b) Abertura da passagem de admissão de ar pelo Cmpto de pessoal;
c) Armação da passagem de exaustão do ar sobre a porta direita;
08
d) Armação do estabilizador;
e) Engrenamento da tomada de força para as hélices de propulsão.
2ª - Pressurização da Transmissão
- Pressuriza a transmissão da viatura, impedindo a penetração de água.
- O manômetro deverá marcar 0,75 kgf/cm2 após a pressurização.
3ª - Bomba de Esgotamento
- Aciona a bomba de porão, que esgotará a água que eventualmente entrar na viatura.
4ª - Bomba de ar suplementar
- Faz com que o ar de arrefecimento motor seja sugado pela abertura no interior do
compartimento da tripulação.
3) O motorista deverá engatar a 2ª marcha e entrar no leito do curso d’água
perpendicularmente à margem.
Vamos ver a mesma coisa para o M113 do mesmo Centro: VIATURAS BLINDADAS:
CONFECÇÃO DE UMA LISTA DE PROCEDIMENTOS PARA A GUARNIÇÃO DA VBTP M 113 B

3.1.3 Transposição de curso d’água
Quando um Pel Fuz Bld, no curso de suas operações, depara-se com um curso de água que não dispõe de passagens utilizáveis, o sistema de navegação da VBTP M 113 poderá ser utilizado. É de fundamental importância que o comandante de carro esteja ciente das atribuições de todos os elementos da guarnição para esse tipo de situação, bem como das limitações e possibilidades da viatura, de maneira a impedir que erros ou falhas individuais venham a inutilizá-la e prejudicar a continuidade das ações.
O motorista é um indivíduo primordial em uma ação de transposição de curso d’água, possuindo uma série de atribuições e procedimentos necessários a realizar. O comandante 27
de carro tem como dever então fiscalizar o trabalho do motorista e também auxiliá-lo. Não deve haver dúvida ou receio por parte deste para a preparação do blindado e, se caso houver, aquele deve estar em condições de sanar qualquer ação mal realizada.
a) Antes da transposição
Para se realizar esta ação necessita-se antes:
Verificar o correto funcionamento do motor;
Verificar a correta instalação dos bujões;
Verificar se as tampas de acesso da caixa de mudança e dos redutores permanentes estão corretamente instaladas;
Verificar a entrada se ar do motor e a lâmpada de aviso para obstrução da entrada de ar;
Checar o isolamento da rampa e da porta quanto a possível entrada de água;
Verificar se a saída de água da bomba de porão encontra-se desobstruída;
Verificar o funcionamento das bombas de porão;
Verificar o estado das correias;
Verificar o estado das tubulações;
Verificar se todo o equipamento e carga estão corretamente distribuídos, de maneira a evitar que a viatura se incline durante a transposição;
Verificar a instalação e o estado das guarnições de borracha;
Estender o estabilizador a frente da viatura;
Verificar a velocidade e direção da correnteza do curso d’água;
Verificar o ângulo de entrada e de saída das margens.
A velocidade da correnteza é um item bastante importante a ser identificado pelo comandante de carro. Caso esta seja maior que 1,80 m/s merecem atenção especial: a distância da deriva, a distribuição de cargas, a entrada na água e a perícia do motorista. Um processo simples para se determinar a velocidade da correnteza consiste na utilização de um objeto flutuante percorrendo uma distância aferida. Mede-se uma distância de, no mínimo, 30 m ao longo da margem amiga. Designa-se como A o ponto de montante e B o ponto de jusante. No ponto A, na parte onde a correnteza se apresenta com maior velocidade, lança-se um objeto de madeira ou cortiça. Determina-se então o tempo que o objeto leva para percorrer do ponto A ao ponto B. A divisão da distância, em metros, pelo tempo, em segundos, nos dá a velocidade da correnteza A correnteza pode variar rapidamente a qualquer momento. Sua velocidade é maior no canal principal e nas partes mais estreitas. Portanto deve-se verificar a velocidade da correnteza periodicamente.
Com relação ao último item dessa relação, verificar ângulo de entrada e de saída das margens, é necessário levar em consideração a rampa máxima da viatura, cujo valor é 60%. Apesar da VBTP M 113 ser anfíbia, não se deve entrar na água sem atentar para a inclinação da margem, sob o risco de afundar a viatura. Para fazer essa avaliação o comandante de carro deverá observar se, em uma distância de 10 metros, ocorre uma variação em altura de até 6 metros. Muitas vezes ele não poderá verificar o ângulo da margem de saída, porém deve ao menos observar à distância o ponto onde abordará a margem oposta. Para isso ele poderá utilizar alguns cálculos simples a partir da largura do curso d’água e da velocidade da correnteza. De posse da velocidade da viatura dentro da água, 5,6 km/h, ele obterá o tempo gasto na transposição. A multiplicação desse intervalo de tempo pela velocidade da correnteza resultará na distância percorrida na lateral, do ponto de partida ao ponto de chegada. 29
b) Durante a travessia
Nessa fase, o militar deve verificar os procedimentos do motorista e guiá-lo pelo itinerário desejado. Durante todo o tempo, ele estará atento ao acúmulo de água na viatura e ao funcionamento das bombas de porão. Qualquer alteração no funcionamento ou deslocamento da viatura deverá ser rapidamente identificada. Ao se aproximar da margem oposta, o comandante determinará ao motorista o local onde deve abordar a mesma. Para isso a viatura deverá estar o mais perpendicular possível à margem.

Navegação de veículo blindado não é algo levado em brincadeira pelas nossas forças armadas

P.P.S.: Eu tenho um filme que mostra o “maravilhoso” Charrua (tão decantado em prosa e verso neste sitio e em outros) afundando numa demonstração, arrastando para o fundo o seu motorista, que foi salvo por mergulhadores que estavam de prontidão.
Todavia numa operação militar eu tenho certeza que isto não aconteceria.

gribel
Sênior
Sênior

#1304 Mensagem por gribel » Dom Abr 10, 2011 7:47 pm

brisa escreveu:
gribel escreveu:Por mim ficava urutu 3 memo.
Porque???? Poderias ampliar????
Digo isso caso o Jobim queira mesmo mudar o nome do Guarani.

Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 31 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#1305 Mensagem por Gerson Victorio » Dom Abr 10, 2011 7:48 pm

Bacchi..

Você teria como disponibilizar para nós aqui do Fórum o vídeo do Charrua afundando?

Gerson

de volta a Campo Grande - MS.
Responder