Excelentes desenhos e explicações.Marechal-do-ar escreveu:Vai piorar.Túlio escreveu:Não sei muito sobre essas coisas de RCS isso e aquilo nem confio muito nos dados que aparecem por aí. Mas tenho uma pequena dúvida que talvez quem saiba mais do que eu possa sanar: se um par de JSM, um MAN supostamente furtivo, for transportado sob as asas de um F-16, isso irá melhorar, piorar ou manter o atual RCS do F-16?
Para tentar explicar melhor essa questão de RCS das cargas externas resolvi fazer dois desenhos, o primeiro:
Imagine um pod de combustível, uma bomba ou o que a sua criatividade permite, quando esse pod for ilumindo por um radar ele vai refletir as ondas em todas as direções, um pouco do reflexo vai de volta para a fonte emissora que então vai detectar esse objeto no ar, e é realmente muito pouco que é refletido de volta, se falamos da potência dos radares em kilowatts, que é a potência emita, o que eles recebem está em picowatts, isso mesmo, "pico", aquele prefixo que poucos ouviram falar que corresponde a trilhonésimos.
Agora suponhamos que há outro pod ao lado desse:
Ai existe mais um caminho em que as ondas do radar possam ser refletidas de volta, parte reflete no primeiro pod, depois no segundo pode e então volta para o emissor, aumentando a quantidade total do sinal que volta para o emissor, e aumenta mais do que a soma do RCS dos pods indica, é essa interação entre as armas externas (e entre armas externas e fuselagem do avião) que força aeronaves furtivas a usarem baias internas, alias, reparem que no desenho delas se evita ao máximo angulos agudos, o sinal refletido duas vezes que volta a origem precisa ser evitado a qualquer custo.
No caso do SH ter um único pod que carrega várias armas é muito melhor do que ter cada uma dessas armas em um pilone separado com o sinal de radar inimigo pingando de um para o outro e de volta ao radar inimigo.
No caso das JSM o objetivo da furtividade delas não é de reduzir o RCS do avião que as transporta, se forem transportadas externamente o RCS do conjunto vai para o espaço de qualquer jeito, mas essas armas precisam ser furtivas para que o próprio míssil não seja abatido pela artilharia anti-aérea inimiga (coff... Pantsyr... coff).
Imagine um desenho com 8 mísseis, além dos 2 tanques....