A MB queria catapultar, mas a ARA preferiu retirar por guindaste em Puerto Belgrano.
Imaginei...
Re: Porta-Aviões
Enviado: Seg Fev 15, 2010 1:48 pm
por thelmo rodrigues
Marino escreveu:A FAB nunca se interessou em colocar caças no MG.
Mas as coisas acontecem quando tem que acontecer. Logo após a baixa dos Tracker aconteceu aquele "acidente" em que um Super Etandard argentino enganchou no convoo, provando o que a MB dizia há anos.
A seguir, aconteceu a compra dos A-4.
Rezemos, oremos, peçamos, etc... p'ra que logo chegue o dia em a MB se livre das amarras que a prendem à (cóf, cóf...)TAB et all . Será a arrancada para a concretização do sonho "LACUS BRASILIS",BRAZILIAN LAKE, LOCH BRAZIL .
Re: Porta-Aviões
Enviado: Seg Fev 15, 2010 2:22 pm
por WalterGaudério
Marino escreveu:Sim, pois o MG catapultou os A-4 (MB) e os Tracker (FAB e ARA).
O que eu não lembro era se na época a catapulta do Mingão estava operativa Cmt.
Re: Porta-Aviões
Enviado: Seg Fev 15, 2010 2:26 pm
por WalterGaudério
Marino escreveu:
WalterGaudério escreveu:
Comandante os cabos ficariam lá de qq jeito. O bode foi que o Argentino abusou do ângulo de descida e ... catrapou o cabo! Graças a Deus!!!!!
Em todos os outros exercícios os cabos eram retirados.
O argentino desceu de uma maneira que o procedimento era enganchar, o que me dá dúvidas até hoje se não foi combinado.
Mas,..., para nós valeu.
Entendeste o espírito da coisa...
A ARA não quis se arriscar a perder o avião em um lançamento de catapulta que nunca havia sido realizado no A-11(para um SUE), mas por trágica ironia do destino, o mesmo piloto do Catrapo acabou perdendo a vida em um vôo rasante na base Aeronaval de Bahia Blanca ao colidir com um caminhão tanque...
Re: Porta-Aviões
Enviado: Seg Fev 15, 2010 2:44 pm
por Fullback
Obrigado pelo esclarecimento.
Re: Porta-Aviões
Enviado: Ter Fev 16, 2010 3:31 pm
por Mapinguari
Não sei se já postaram, mas a notícia abaixo confirma algo que já comentamos por aqui:
Un accord sino-brésilien pour la formation despilotes sur porte-avions
16/02/2010
Le Brésil et la Chine ont conclu un accord relatifà la formation des futurs pilotes chinois devant embarquer surporte-avions. Pékin fait donc un pas de plus dans sa volonté d'acquérirles savoir-faire nécessaires au déploiement d'une force aéronavale. Enattendant l'achèvement de l'ex-porte-avions russe Varyag, toujours enchantier à Dalian, l'aéronautique navale chinoise va pouvoir se frotterà un porte-avions opérationnel en collaborant avec la marinebrésilienne. Cette dernière dispose, de nouveau, du Sao Paulo (ex-Fochfrançais), qui vient de subir une importante refonte destinée à leremettre à niveau. Doté de deux catapultes, le navire met en oeuvredifférents appareils, dont des AF-1 Skyhawk. Selon l'institut portugaisde relations internationales, dont le site brésilien Poder Naval sefait écho, cet accord permet au Brésil de renforcer significativementses liens avec la Chine et constitue, au niveau mondial, le signe d'unrééquilibrage non seulement économique, mais également militaire. Grâceà cet accord, Brasilia pourrait, aussi, compter sur le soutien de Pékinpour appuyer sa demande d'entrer au Conseil de sécurité de l'ONU. LaChine sera, en la matière, un allié précieux, venant s'ajouter à laFrance, avec laquelle un important accord de défense a été signé en2008.
Concernant les porte-avions, outils de projection de puissancetraditionnellement mis en oeuvre par les seules grandes puissances(Etats-Unis, France, Russie et de nouveau la Grande-Bretagne avec lesCVF), on constate un intérêt croissant pour ces bâtiments de la partdes puissance émergeantes. Alors que la Russie compte mettre enchantier de nouveaux porte-avions, l'Inde va se doter de plusieursnavires au cours de cette décennie et la Chine n'a pas caché sonintention de faire de même, évoquant même la réalisation de plateformesà propulsion nucléaire. Le Brésil, lui aussi, souhaite remplacerl'ancien Foch, en service depuis 1963.
Pra quem não viu ainda, eis as fotos exclusivas da ALIDE dos nossos A/F-1 operando com o Carl Vinson na costa do Rio. Interessantemente, os americanos retiraram todos os seus cabos de parada para este exercício, porque será?
Em termos práticos qual é a utilidade deste treino, dado que nem se pode pousar e decolar do PA?
Re: Porta-Aviões
Enviado: Qui Mar 04, 2010 8:44 am
por Marino
P44 escreveu:Em termos práticos qual é a utilidade deste treino, dado que nem se pode pousar e decolar do PA?
Todo o procedimento de pouso é efetuado, a aproximação em velocidade em baixa altitude, o circuito de pouso, a passagem sobre o convoo, procedimentos com o COC, CCA e Torre, procedimentos com o OSP, etc.
Só falta arriar o gancho e pousar.
Re: Porta-Aviões
Enviado: Qui Mar 04, 2010 11:04 am
por souzat19
O Brasil esta mudando e nós também temos que mudar, evoluir nossa mentalidade de defesa para a potência mundial para qual estamos destinados. Um porta aviões é uma arma extremamente necessária para o Brasil. Acho até que quando houver um novo porta aviões brasileiro o A-12 deveria ser transformado em porta-helicóptero e usado para monitoramento do mar em busca de subs na costa brasileira e como forma de levar ajuda humanitária em situações como as do Chile e Haiti.
Re: Porta-Aviões
Enviado: Qui Mar 04, 2010 11:44 am
por Skyway
Muito bem vindo souzat19!
Concordo com o que disse, acho que já passou da hora de termos uma boa plataforma porta-helicópteros no Brasil, mas penso que seriam necessárias ao menos duas tendo em vista o tamanho do país e litoral.
Algo como dois navios classe Mistral seriam perfeitos na minha opinião.
Quanto aos porta-aviões, acho que um moderno seria ótimo para o Brasil...mas quem sabe como vai ser o futuro? Quem sabe um dia poderemos ter dois ou mais porta-aviões modernos com esquadrões embarcados? Seria um sonho...e demandaria muito dinheiro, mas o futuro a deus pertence, é o que dizem.
Um abraço!
Re: Porta-Aviões
Enviado: Qui Mar 04, 2010 12:38 pm
por souzat19
Skyway ja acho pouco provável num futuro próximo q a MB adquira 2 navios da classe mistral devido a miséria q é o orçamento da mesma, por isso dei a idéia de quando se adquirir outro NAE q se transformace o A-12. Mais seria ótimo se acontecesse do jeito q vc falou.
Re: Porta-Aviões
Enviado: Qui Mar 04, 2010 1:39 pm
por gaitero
souzat19 escreveu:Skyway ja acho pouco provável num futuro próximo q a MB adquira 2 navios da classe mistral devido a miséria q é o orçamento da mesma, por isso dei a idéia de quando se adquirir outro NAE q se transformace o A-12. Mais seria ótimo se acontecesse do jeito q vc falou.
DOIS NÃO... QUATRO...
Re: Porta-Aviões
Enviado: Qui Mar 04, 2010 2:58 pm
por Andre Correa
Deviam era ir logo de classe Wasp...
Re: Porta-Aviões
Enviado: Sex Mar 05, 2010 10:10 am
por Glauber Prestes
gaitero escreveu:
souzat19 escreveu:Skyway ja acho pouco provável num futuro próximo q a MB adquira 2 navios da classe mistral devido a miséria q é o orçamento da mesma, por isso dei a idéia de quando se adquirir outro NAE q se transformace o A-12. Mais seria ótimo se acontecesse do jeito q vc falou.