kekosam escreveu:O pior de tudo é que ele mesmo dá argumentos para o contradizer...
"O RCS do Gripen é pequeno." E daí? Pra chegar perto do Eagle vai ter que colocar três tanques de combustível enormes, que arrebentam com o RCS do caça. Além do mais, nesta configuração o Eagle vai ter energia para detectar o Gripen além do alcance de QUALQUER míssil. Logo, ambos se verão antes de poderem disparar. Quem vai levar vantagem? Vai depender de tática e de outro fator que comento abaixo.
"Opera em rede de forma que nem um 5G faz." Oi? Como? Tem absoluta certeza disto? Se sim, continuo querendo o que você bebeu/comeu/fumou, deve ser bom pra caramba.
“Motores gigantescos e que não tem como camuflar.” Isto resulta em energia e que podem definir a hora de se combater, podendo engajar somente se as condições forem favoráveis. Já o Gripen terá que ejetar os tanques, automaticamente se colocando na defensiva, pois se esticar um pouco a conversa não consegue voltar pra casa. Aliás, no BVR, ao contrário do que acontece no videogame e no photoshop, não é ‘um shot, um kill’. Claro que o PK dos mísseis melhorou enormemente, mas pra garantia de acerto ainda é necessário estar a uma distância onde um já estará vendo o outro. Se precisarem manobrar na defensiva, quem leva vantagem? Uma dica... uma moto 125cc não consegue ganhar de uma 600cc em nenhuma pista, de tipo nenhum... A menos que o USS Gripenprise tenha motor de dobra, e não tem, vantagem pro Eagle.
E sim Kirk, todos os caças tem sensores no estado da arte. Eagle, Flanker, Gripen NG (quando voar), Rafale, Super Hornet, Viper... Se você quer acreditar que só o Gripen tem, isto é problema seu. Mas, aconselho a você usar aquilo que gosta tanto de acusar os outros de não usar, botar o seu cérebro pra funcionar antes que atrofie, e parar de tentar convencer os outros disto. Sério cara, já deixou de ser hilário e está ficando feio.
E olha que nem entrei na seara dos 5G.
Primeira frase do teu texto me deixou confuso :
"
O pior de tudo é que ele mesmo dá argumentos para o contradizer..."
Tá falando comigo ou com o Lima ??? ... porque se precisa do "apoio" do Lima para os seus argumentos, não vai funcionar, colega, nessa senda ele não vai poder de te "proteger" ... porque daqui virá "chumbo grosso" !!!
Impressionante como os senhores criam LENDAS cheias de imaginação como se o TAMANHO do F-15/SU-35 lhes proporcionassem proporcionalmente uma ENORME autonomia ... isso é balela colega ... é tão somente tirar "conclusões pela aparência" ... e pior conclusões próprias sem nenhuma fonte que lhes dê respaldo ...
F-15 com 3 tanques externos tem max combat radius de 1.850 km ( Air Patrol configuration ) ... ferry range de 4.445 km, já somente com combustível interno "685 nm (790 miles; 1270 km) combat radius" ...
http://www.globalsecurity.org/military/ ... -specs.htm
Gripen com tanques externos tem max combat radius de 1.500 km ( Air Patrol configuration ) ... ferry range de 4.000 km, e voa até 2.500 km somente com combustíveis internos ...
http://rebrn.com/re/its-not-that-the-f- ... s-1377833/
http://saab.com/air/gripen-fighter-syst ... e-fighter/
Aqui você encontra comparação do Gripen E, com Typhoon, Rafale, F-35 ... os dados conferem :
Então não me venha com frases de impacto tipo
"Pra chegar perto do Eagle vai ter que colocar três tanques de combustível enormes, que arrebentam com o RCS do caça" ... blá, blá, blá ...
É LENDA ... conto da carochinha ... o mesmo serve pro SU-35 ...
Sim, opera em REDE com muito mais eficiência inclusive que caças de 5ªG ... basta usar "aquela coisa" o cérebro ... sei que tem dificuldades ... é melhor porque os suécos são os CRIADORES da tecnologia ... os primeiros caças a operar comunicação de dados via link embarcado são dos anos 60, enquanto o resto do mundo nem sonhava com tal tecnologia ... assim, é ÓBVIO que estão sempre um ou mais passos à frente ... não precisa fumar nem cheirar nada pra saber ... basta ""USAR A COISA"" ...
Todos os caças tem sensores do estado da arte ... blá, blá, blá ... eu postei os links que DEMONSTRAM minhas afirmações ... onde estão os seus ???
Fez bem em não entrar na seara do 5ªG ... pelo visto não não tem a mínima ideia do fato de que "EM COMBATE AR-AR" DE NADA ADIANTA um caça ser Stealth se permanecer com seu AESA em modo passivo ... porque será invisível mas também cego ... ou seja "não verá ninguém" também ... então o RCS nesse caso pouco importa pois as detecções de ambos dependerão do IR e estarão em pé de igualdade ... em modo ativo serão detectados por emissões eletromagnéticas ...
É isso ae colega ... vamos debater os ""FATOS"" fortemente entrincheirados e suas "VERDADES ABSOLUTAS" e traze-las ao mundo real ...