JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Juniorbombeiro
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Re: JAS-39 Gripen

#12706 Mensagem por Juniorbombeiro » Ter Jan 10, 2017 10:03 am

kekosam escreveu:O pior de tudo é que ele mesmo dá argumentos para o contradizer...

"O RCS do Gripen é pequeno." E daí? Pra chegar perto do Eagle vai ter que colocar três tanques de combustível enormes, que arrebentam com o RCS do caça. Além do mais, nesta configuração o Eagle vai ter energia para detectar o Gripen além do alcance de QUALQUER míssil. Logo, ambos se verão antes de poderem disparar. Quem vai levar vantagem? Vai depender de tática e de outro fator que comento abaixo.
"Opera em rede de forma que nem um 5G faz." Oi? Como? Tem absoluta certeza disto? Se sim, continuo querendo o que você bebeu/comeu/fumou, deve ser bom pra caramba.
“Motores gigantescos e que não tem como camuflar.” Isto resulta em energia e que podem definir a hora de se combater, podendo engajar somente se as condições forem favoráveis. Já o Gripen terá que ejetar os tanques, automaticamente se colocando na defensiva, pois se esticar um pouco a conversa não consegue voltar pra casa. Aliás, no BVR, ao contrário do que acontece no videogame e no photoshop, não é ‘um shot, um kill’. Claro que o PK dos mísseis melhorou enormemente, mas pra garantia de acerto ainda é necessário estar a uma distância onde um já estará vendo o outro. Se precisarem manobrar na defensiva, quem leva vantagem? Uma dica... uma moto 125cc não consegue ganhar de uma 600cc em nenhuma pista, de tipo nenhum... A menos que o USS Gripenprise tenha motor de dobra, e não tem, vantagem pro Eagle.
E sim Kirk, todos os caças tem sensores no estado da arte. Eagle, Flanker, Gripen NG (quando voar), Rafale, Super Hornet, Viper... Se você quer acreditar que só o Gripen tem, isto é problema seu. Mas, aconselho a você usar aquilo que gosta tanto de acusar os outros de não usar, botar o seu cérebro pra funcionar antes que atrofie, e parar de tentar convencer os outros disto. Sério cara, já deixou de ser hilário e está ficando feio.
E olha que nem entrei na seara dos 5G.
Uma das poucas coisas que eu e o Kirk concordamos é em relação aos Gripen na FAB. Apesar disso, eu não acho que o Gripen seja essa maravilha toda, apenas acho que é um projeto racional e adequado as nossas necessidades de defesa e uma boa oportunidade de desenvolvimento compartilhado. Essa suposta capacidade NCW do Gripen carece de alguns esclarecimentos, bem como não temos claro se essa capacidade carece de uma infraestrutura de comunicação e/ou integração com nossa estrutura atual que não seria tão simples assim de implementar. A não ser que eles usem o Whatsapp :mrgreen: para fazer NCW com as tropas em terra e as copas das árvores para pousar, essa doutrina descentralizada, que pode fazer muito sucesso na Suécia, pode não ser aplicável aqui no Brasil.




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Re: JAS-39 Gripen

#12707 Mensagem por joao fernando » Ter Jan 10, 2017 11:11 am

O Gripen até chega perto do F15. O problema é o caminhão tanque da Shell que tem que vir pendurado junto dele...

Gente, de boa. A loucura está no nivel hard por esses lados




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: JAS-39 Gripen

#12708 Mensagem por mmatuso » Ter Jan 10, 2017 11:30 am

Lógico que a chance de acerto do F15 e Flankers será maior se houver misseis com tecnologia semelhante ao Gripen.

Os maiores vão carregar mais misseis logo tem mais chances de acertar e fazer disparos com maior quantidade.

Gripen pode até ter RCS menor, mas eles desaparecia do radar a ponto desses caças não conseguirem acertar ele?

O RCS pode ser menor, mas o é a ponto de um missil não conseguir localizar ou mesmo eles verem o Gripen no radar?




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Luís Henrique
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Re: JAS-39 Gripen

#12709 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jan 10, 2017 11:36 am

Carlos Lima escreveu:O grande problema desse texto grande é que o Gripen não é uma aeronave de 5 geração e como qualquer aeronave de gerações anteriores com Pods, mísseis, tanques de combustível, cabides, mísseis nas pontas das asas vai sofrer tanto quanto uma aeronave grande em termos de RCS apesar de toda a propaganda e PowerPoints.

Na verdade proporcionalmente até mais, porque como não pode levar a mesma quantidade de armamentos e como é pequeno quanto mais armas são adicionadas, mais os seus efeitos serão sentidos na aerodinâmica da aeronave e essa vai sofrer ao contrário por exemplo de aeronaves aonde os mísseis estão semi acoplados à fuselage (caso em questão F-15).

Enfim, Flankers e Eagles continuam sendo vendidos às centenas e tem muita gente inclusive incorporando AESA neles. Algo que só veremos funcionando lá por 2020 e poucos.

[]s
CB
E o Kirk ainda não aprendeu que a relação Detecção por radar x RCS não é proporcional.

Ele acha que uma aeronave com RCS 2m² será detectada com o DOBRO do alcance de uma que possui 1m².

Eu já mostrei para ele a Fórmula: R1/R2 = (RCS1/RCS2)^(1/4)

E ele não entende. Não tem jeito.

Kirk, coloque em R1 o alcance máximo do IRBIS-E (400 km) e em RCS1 o RCS relativo à este alcance, ou seja, um alvo de 3m².

Em seguida SUPONHA que o RCS do Gripen E ARMADO será de 1m². Coloque este número em RCS2.

O resultado de R2 será a distância que o IRBIS-E detectará um alvo com 1m² de RCS.

Um caça pesado como o Su-35S e o F-15 possuem radares muito maiores, mais pesados, mais potentes, com antenas maiores.
Possuem muito mais ALCANCE DE DETECÇÃO.

O RCS menor só consegue COMPENSAR essa diferença de alcance de detecção, quando a diferença é de ORDEM DE GRANDEZA.
Ou seja, um caça LO para um caça VLO (Furtivo), ai sim se consegue VIRAR O JOGO.

Do contrário, o caça grande e pesado ENXERGA/DETECTA antes.




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Re: JAS-39 Gripen

#12710 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jan 10, 2017 11:45 am

Ah, então os Gripen E estão fadados à derrota?
Não necessariamente.

Os Gripen E voarão de forma defensiva, com o APOIO de aeronaves AEW e estações de radar em terra.

Mas no mano a mano ficam em desvantagem sim, contra caças pesados de mesma geração como Su-35S e as últimas versões do F-15.


Coloco um exemplo numérico para ficar mais fácil de entender:

Suponho RCS de 1m² para o Gripen NG e de 5m² para o Su-35S. (estou facilitando sua vida)
Suponha 400 km de alcance de detecção do IRBIS-E e 200 km de alcance de detecção do Raven (alcance máximo).

O Gripen E detectará o Su-35S no alcance máximo de seu sensor, aproximadamente a 200 km.
O Su-35S detectará o Gripen E a:

R1/R2 = (RCS1/RCS2)^(1/4)
400/R2 = (3/1)^(1/4)
R2 = 303,93 km

Quer diminuir o RCS do Gripen E para 0,5m²?
Vai la:
R1/R2 = (RCS1/RCS2)^(1/4)
400/R2 = (3/0,5)^(1/4)
R2 = 255,57 km

O que não da para fazer Kirk, e você faz isso é considerar que os suecos conseguiram reduzir a assinatura radar do Gripen para o nível de um caça FURTIVO e que os russos são burros e imbecis e não conseguiram REDUÇÃO NENHUMA no Su-35S, um caça que é totalmente novo, com a estrutura totalmente nova, com RAM, etc.

Veja que na internet circula informações que a RCS do Su-35S foi DRASTICAMENTE reduzida em relação ao Su-30MKI.
Em alguns sites citam de 0,5 a 2m² de RCS frontal.

Eu coloquei 5 apenas para provar uma questão para você.




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Re: JAS-39 Gripen

#12711 Mensagem por prp » Ter Jan 10, 2017 12:51 pm

joao fernando escreveu:O Gripen até chega perto do F15. O problema é o caminhão tanque da Shell que tem que vir pendurado junto dele...

Gente, de boa. A loucura está no nivel hard por esses lados
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:




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Re: JAS-39 Gripen

#12712 Mensagem por Penguin » Ter Jan 10, 2017 4:19 pm

Luís Henrique escreveu:
Carlos Lima escreveu:O grande problema desse texto grande é que o Gripen não é uma aeronave de 5 geração e como qualquer aeronave de gerações anteriores com Pods, mísseis, tanques de combustível, cabides, mísseis nas pontas das asas vai sofrer tanto quanto uma aeronave grande em termos de RCS apesar de toda a propaganda e PowerPoints.

Na verdade proporcionalmente até mais, porque como não pode levar a mesma quantidade de armamentos e como é pequeno quanto mais armas são adicionadas, mais os seus efeitos serão sentidos na aerodinâmica da aeronave e essa vai sofrer ao contrário por exemplo de aeronaves aonde os mísseis estão semi acoplados à fuselage (caso em questão F-15).

Enfim, Flankers e Eagles continuam sendo vendidos às centenas e tem muita gente inclusive incorporando AESA neles. Algo que só veremos funcionando lá por 2020 e poucos.

[]s
CB
E o Kirk ainda não aprendeu que a relação Detecção por radar x RCS não é proporcional.

Ele acha que uma aeronave com RCS 2m² será detectada com o DOBRO do alcance de uma que possui 1m².

Eu já mostrei para ele a Fórmula: R1/R2 = (RCS1/RCS2)^(1/4)

E ele não entende. Não tem jeito.

Kirk, coloque em R1 o alcance máximo do IRBIS-E (400 km) e em RCS1 o RCS relativo à este alcance, ou seja, um alvo de 3m².

Em seguida SUPONHA que o RCS do Gripen E ARMADO será de 1m². Coloque este número em RCS2.

O resultado de R2 será a distância que o IRBIS-E detectará um alvo com 1m² de RCS.

Um caça pesado como o Su-35S e o F-15 possuem radares muito maiores, mais pesados, mais potentes, com antenas maiores.
Possuem muito mais ALCANCE DE DETECÇÃO.

O RCS menor só consegue COMPENSAR essa diferença de alcance de detecção, quando a diferença é de ORDEM DE GRANDEZA.
Ou seja, um caça LO para um caça VLO (Furtivo), ai sim se consegue VIRAR O JOGO.

Do contrário, o caça grande e pesado ENXERGA/DETECTA antes.
Um pequeno ajuste...
Performance characteristics
"Air-to-Air" mode:
- detection range for targets with RCS=3m2 is 350 km
http://www.niip.ru/eng/index.php?option ... 6&Itemid=8




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: JAS-39 Gripen

#12713 Mensagem por kekosam » Ter Jan 10, 2017 5:39 pm

Segundo a fórmula do Luiz Henrique, 265 km de alcance de detecção para um RCS = 1m².

Agora, o Gripen tem algum míssil que suplante este alcance? Não. Logo, ambos vão estar se vendo antes de poder atirar.




Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
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Re: JAS-39 Gripen

#12714 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jan 10, 2017 9:22 pm

Penguin escreveu:
Luís Henrique escreveu: E o Kirk ainda não aprendeu que a relação Detecção por radar x RCS não é proporcional.

Ele acha que uma aeronave com RCS 2m² será detectada com o DOBRO do alcance de uma que possui 1m².

Eu já mostrei para ele a Fórmula: R1/R2 = (RCS1/RCS2)^(1/4)

E ele não entende. Não tem jeito.

Kirk, coloque em R1 o alcance máximo do IRBIS-E (400 km) e em RCS1 o RCS relativo à este alcance, ou seja, um alvo de 3m².

Em seguida SUPONHA que o RCS do Gripen E ARMADO será de 1m². Coloque este número em RCS2.

O resultado de R2 será a distância que o IRBIS-E detectará um alvo com 1m² de RCS.

Um caça pesado como o Su-35S e o F-15 possuem radares muito maiores, mais pesados, mais potentes, com antenas maiores.
Possuem muito mais ALCANCE DE DETECÇÃO.

O RCS menor só consegue COMPENSAR essa diferença de alcance de detecção, quando a diferença é de ORDEM DE GRANDEZA.
Ou seja, um caça LO para um caça VLO (Furtivo), ai sim se consegue VIRAR O JOGO.

Do contrário, o caça grande e pesado ENXERGA/DETECTA antes.
Um pequeno ajuste...
Performance characteristics
"Air-to-Air" mode:
- detection range for targets with RCS=3m2 is 350 km
http://www.niip.ru/eng/index.php?option ... 6&Itemid=8
Sim. Mas em outro modo de operação chega em 400 km.

Veja, é claro que estou colocando dados APROXIMADOS, muitas coisas poderão influenciar para mais ou para menos.
Mas fiz o mesmo com o Gripen E, afinal onde está escrito que o Raven terá alcance de detecção máximo de 200 km???

Que eu saiba, os franceses declararam um aumento de 50% no alcance de detecção quando mudaram o radar para AESA.

O PS-05 do Gripen C, tem mídia que diz que seu alcance máximo para alvos aéreos é de 120 km.
Se os suecos, aliás, se os italianos conseguiram um aumento de 50%, como os franceses, o alcance máximo do Raven será de 180 km.
Mas não temos os dados exatos.

Apenas demonstrei ao Kirk que uma diferença grande na capacidade do radar, não é superada por uma diferença grande na RCS do alvo.

Para uma diferença de 2x no alcance de detecção, a RCS para COMPENSAR a desvantagem do radar inimigo, precisa ser 15x menor.
Isso para ficar equilibrado.
Para uma diferença de 3x no alcance de detecção, a RCS para COMPENSAR precisa ser 75x menor.

Resumindo, um caça com radar de 150km de alcance, para enxergar um E-99 ao mesmo tempo que é enxergado por ele, sendo que o E-99 possui um radar com 450 km de alcance, ele precisa ter RCS 75x menor.
A diferença do Alcance de Detecção do Radar é de 3x mas a diferença de RCS precisa ser de 75x para compensar.
Contra um Su-35 ou um F-15 não chega a tanto, mas a relação é esta ai.

É ai que entra a FURTIVIDADE. Fora isso, os grandalhões continuam sendo superiores aos pequeninos...e sempre será assim.




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Re: JAS-39 Gripen

#12715 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jan 10, 2017 9:28 pm

kekosam escreveu:Segundo a fórmula do Luiz Henrique, 265 km de alcance de detecção para um RCS = 1m².

Agora, o Gripen tem algum míssil que suplante este alcance? Não. Logo, ambos vão estar se vendo antes de poder atirar.
Depende.
O Su-35S pode carregar o impressionante arsenal de:

4 KS-172 com 400 km de alcance ou R-37M com 300 km de alcance
+ 8 RVV-SD (equivalente ao Meteor)
+ 2 R-73 (equivalente ao A-darter)

TUDO ISSO AO MESMO TEMPO.

E vamos levar em consideração as coisas que o KRET diz. Ou seja, existem DEZENAS de coisas que foram feitas para reduzir a RCS do Su-35S.
Portanto, não leve em conta o tal 5m² de RCS que eu citei, citei isto apenas para o Kirk concordar.
Portanto, digamos que os russos conseguiram um RCS frontal de 1m², o Raven será DEGRADADO para detectar o Su-35S.
E com os armamentos acima o caça russo poderá sim disparar ANTES de ser detectado.

Sem falar em outras coisas, como EW. Mas ai já fica impossível prever alguma coisa.




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Re: JAS-39 Gripen

#12716 Mensagem por kirk » Ter Jan 10, 2017 10:16 pm

Carlos Lima escreveu:O grande problema desse texto grande é que o Gripen não é uma aeronave de 5 geração e como qualquer aeronave de gerações anteriores com Pods, mísseis, tanques de combustível, cabides, mísseis nas pontas das asas vai sofrer tanto quanto uma aeronave grande em termos de RCS apesar de toda a propaganda e PowerPoints.

Na verdade proporcionalmente até mais, porque como não pode levar a mesma quantidade de armamentos e como é pequeno quanto mais armas são adicionadas, mais os seus efeitos serão sentidos na aerodinâmica da aeronave e essa vai sofrer ao contrário por exemplo de aeronaves aonde os mísseis estão semi acoplados à fuselage (caso em questão F-15).

Enfim, Flankers e Eagles continuam sendo vendidos às centenas e tem muita gente inclusive incorporando AESA neles. Algo que só veremos funcionando lá por 2020 e poucos.

[]s
CB
De que adianta o texto ser grande se tu só lê o que lhe interessa ???

Primeiro que não existe essa bobagem de caça enorme igualar RCS de caças de baixo RCS por utilização de armas externas ... os grandes continuarão proporcionalmente maiores ... o resto é LENDA que tu mesmo criou ... sem fuentes ...

Ademais tu aborda um único dos fatores apontados ... e para que RCS tenha relevância os radares de AMBOS tem que estar em modo "ativo" e emitindo ondas eletromagnéticas ... se ambos estiverem em modo passivo os IRST do Gripen vai detectar muito facilmente um F-15/SU-35 não somente pela enorme superfície mas principalmente pelos grandes motores ...

Finalmente é necessário apenas UM meteor para abater tanto F-15 quando SU-35 ...




[] kirk

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Re: JAS-39 Gripen

#12717 Mensagem por Galina » Ter Jan 10, 2017 10:40 pm

Senhores... eu levei um tempo para saber os reais valores sobre o alcance dos radares dos caças.
Não devemos perder de vista que o espaço físico de um avião de caça é limitado, assim como limitada é a fonte de alimentação elétrica. Não dá para comparar com radares de solo dezenas de vezes mais potentes e com largura de antena de vários metros... Enfim, os radares dos caças tem alcance curto. E não teria como ser diferente.
Vi vários valores in loco, de radares modernos e o que eu posso compartilhar com vocês é que para caças "médios", o valor (para um pulso doppler clássico) girava entre 40 nm e 50 nm. Fiquei espantando, inclusive, ao saber que essas distâncias eram referidas como "grande alcance". Caças maiores, com maior potência, ficavam com alcance na faixa das 60 nm a 70 nm. Buscas setorizadas costumavam ser um pouco maiores, mas não muito. E um piloto habilidoso consegue pegar o contato as vezes até 10 nm antes (ou seja 10 nm a mais de alcance) que outros.
Com o AESA as coisas mudaram, mas também não muito. O fator principal, de falta de espaço e energia, obviamente continua persistindo. Mas o AESA permite modos adicionais, que permitem um alcance maior. Mas são situações bastante específicas, para as condições x... Numa busca padrão, os alcances são muito menores. E isso vale para aviões russos, americanos, suecos ou de Júpiter, Marte ou Saturno.
Para encerrar, os dados públicos, vazados da concorrência indiana, falam em 130 km para busca contra caças com RCS de 5 m2 (padrão para caças armados modernos). E não foi considerado, pelos especialistas indianos, como um valor fácil de se obter.




Editado pela última vez por Galina em Qua Jan 11, 2017 12:50 am, em um total de 1 vez.
"Os primeiros quarenta anos da vida dão o texto, os trinta anos restantes possibilitam o comentário".
Arthur Schopenhauer
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Re: JAS-39 Gripen

#12718 Mensagem por Juniorbombeiro » Ter Jan 10, 2017 10:57 pm

Luís Henrique escreveu:
Penguin escreveu: Um pequeno ajuste... http://www.niip.ru/eng/index.php?option ... 6&Itemid=8
Sim. Mas em outro modo de operação chega em 400 km.

Veja, é claro que estou colocando dados APROXIMADOS, muitas coisas poderão influenciar para mais ou para menos.
Mas fiz o mesmo com o Gripen E, afinal onde está escrito que o Raven terá alcance de detecção máximo de 200 km???

Que eu saiba, os franceses declararam um aumento de 50% no alcance de detecção quando mudaram o radar para AESA.

O PS-05 do Gripen C, tem mídia que diz que seu alcance máximo para alvos aéreos é de 120 km.
Se os suecos, aliás, se os italianos conseguiram um aumento de 50%, como os franceses, o alcance máximo do Raven será de 180 km.
Mas não temos os dados exatos.

Apenas demonstrei ao Kirk que uma diferença grande na capacidade do radar, não é superada por uma diferença grande na RCS do alvo.

Para uma diferença de 2x no alcance de detecção, a RCS para COMPENSAR a desvantagem do radar inimigo, precisa ser 15x menor.
Isso para ficar equilibrado.
Para uma diferença de 3x no alcance de detecção, a RCS para COMPENSAR precisa ser 75x menor.

Resumindo, um caça com radar de 150km de alcance, para enxergar um E-99 ao mesmo tempo que é enxergado por ele, sendo que o E-99 possui um radar com 450 km de alcance, ele precisa ter RCS 75x menor.
A diferença do Alcance de Detecção do Radar é de 3x mas a diferença de RCS precisa ser de 75x para compensar.
Contra um Su-35 ou um F-15 não chega a tanto, mas a relação é esta ai.

É ai que entra a FURTIVIDADE. Fora isso, os grandalhões continuam sendo superiores aos pequeninos...e sempre será assim.
Essa conversa me lembra um fato pitoresco da guerra fria, a captura (na verdade deserção) de um MIG-25 no Japão, na década de 70, não lembro se já foi abordado esse tema aqui, possivelmente sim. Os americanos em princípio fizeram chacota do bichão, pq entre outras tecnologias arcaicas, ele tinha fuselagem em ligas de aço-niquel, soldadas manualmente em vários pontos e uma trapizonga no nariz cheia de tubos de vácuo (também conhecidos como válvulas, lembra daquelas TV's de tubo de bem antigamente que demoravam 1 minuto para esquentar e ligar???...então).
Imagem
Essas gracinhas ainda são fabricadas hoje em dia na Mãe Rússia, criados para suportar as exigências térmicas e de altas vibrações mecânicas dos voos supersônicos, hoje são utilizadas nos mais modernos e caros sistemas de som e amplificadores Hi-Fi (esqueça essas tranqueiras que se compra em lojas), pq ainda não inventaram nenhum nitreto ou arseneto de "galha" que funcione melhor do que isso em termos de fidelidade sonora (o que pode ser estendido para qualquer sinal eletromagnético).
A propósito, aquela trapizonga no nariz do Mig-25 tinha 600 (eu disse seiscentos) kilowatts de potência e era imune aos pulsos eletromagnéticos das explosões nucleares. Dizem, fontes não confirmadas, que foi o único avião que já botou um F-15 pro chão nas guerras árabes israelenses e também botou alguns F-15 e F-111 de guerra eletrônica para correr no primeiro dia da guerra do golfo, além de ter derrubado um F/A-18, mesmo com toda a desvantagem numérica e tática.
Então senhores, potência ainda é um fator decisivo na área de emissões eletromagnéticas, apesar do imenso e reconhecido avanço na área de miniaturização de eletrônica de estado sólido e processamento digital de sinais, as leis da física eletromagnética ainda são as mesmas. Respeitem os narigões dos F-15 e SU-35, pq aquele espaço ainda serve para muitas ideias. :twisted:




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Re: JAS-39 Gripen

#12719 Mensagem por kirk » Ter Jan 10, 2017 11:17 pm

kekosam escreveu:O pior de tudo é que ele mesmo dá argumentos para o contradizer...

"O RCS do Gripen é pequeno." E daí? Pra chegar perto do Eagle vai ter que colocar três tanques de combustível enormes, que arrebentam com o RCS do caça. Além do mais, nesta configuração o Eagle vai ter energia para detectar o Gripen além do alcance de QUALQUER míssil. Logo, ambos se verão antes de poderem disparar. Quem vai levar vantagem? Vai depender de tática e de outro fator que comento abaixo.

"Opera em rede de forma que nem um 5G faz." Oi? Como? Tem absoluta certeza disto? Se sim, continuo querendo o que você bebeu/comeu/fumou, deve ser bom pra caramba.

“Motores gigantescos e que não tem como camuflar.” Isto resulta em energia e que podem definir a hora de se combater, podendo engajar somente se as condições forem favoráveis. Já o Gripen terá que ejetar os tanques, automaticamente se colocando na defensiva, pois se esticar um pouco a conversa não consegue voltar pra casa. Aliás, no BVR, ao contrário do que acontece no videogame e no photoshop, não é ‘um shot, um kill’. Claro que o PK dos mísseis melhorou enormemente, mas pra garantia de acerto ainda é necessário estar a uma distância onde um já estará vendo o outro. Se precisarem manobrar na defensiva, quem leva vantagem? Uma dica... uma moto 125cc não consegue ganhar de uma 600cc em nenhuma pista, de tipo nenhum... A menos que o USS Gripenprise tenha motor de dobra, e não tem, vantagem pro Eagle.

E sim Kirk, todos os caças tem sensores no estado da arte. Eagle, Flanker, Gripen NG (quando voar), Rafale, Super Hornet, Viper... Se você quer acreditar que só o Gripen tem, isto é problema seu. Mas, aconselho a você usar aquilo que gosta tanto de acusar os outros de não usar, botar o seu cérebro pra funcionar antes que atrofie, e parar de tentar convencer os outros disto. Sério cara, já deixou de ser hilário e está ficando feio.

E olha que nem entrei na seara dos 5G.
Primeira frase do teu texto me deixou confuso :

"O pior de tudo é que ele mesmo dá argumentos para o contradizer..."

Tá falando comigo ou com o Lima ??? ... porque se precisa do "apoio" do Lima para os seus argumentos, não vai funcionar, colega, nessa senda ele não vai poder de te "proteger" ... porque daqui virá "chumbo grosso" !!! :mrgreen:

Impressionante como os senhores criam LENDAS cheias de imaginação como se o TAMANHO do F-15/SU-35 lhes proporcionassem proporcionalmente uma ENORME autonomia ... isso é balela colega ... é tão somente tirar "conclusões pela aparência" ... e pior conclusões próprias sem nenhuma fonte que lhes dê respaldo ...

F-15 com 3 tanques externos tem max combat radius de 1.850 km ( Air Patrol configuration ) ... ferry range de 4.445 km, já somente com combustível interno "685 nm (790 miles; 1270 km) combat radius" ...
http://www.globalsecurity.org/military/ ... -specs.htm

Gripen com tanques externos tem max combat radius de 1.500 km ( Air Patrol configuration ) ... ferry range de 4.000 km, e voa até 2.500 km somente com combustíveis internos ...
http://rebrn.com/re/its-not-that-the-f- ... s-1377833/
http://saab.com/air/gripen-fighter-syst ... e-fighter/

Aqui você encontra comparação do Gripen E, com Typhoon, Rafale, F-35 ... os dados conferem :


Então não me venha com frases de impacto tipo "Pra chegar perto do Eagle vai ter que colocar três tanques de combustível enormes, que arrebentam com o RCS do caça" ... blá, blá, blá ...

É LENDA ... conto da carochinha ... o mesmo serve pro SU-35 ...

Sim, opera em REDE com muito mais eficiência inclusive que caças de 5ªG ... basta usar "aquela coisa" o cérebro ... sei que tem dificuldades ... é melhor porque os suécos são os CRIADORES da tecnologia ... os primeiros caças a operar comunicação de dados via link embarcado são dos anos 60, enquanto o resto do mundo nem sonhava com tal tecnologia ... assim, é ÓBVIO que estão sempre um ou mais passos à frente ... não precisa fumar nem cheirar nada pra saber ... basta ""USAR A COISA"" ... :D :D

Todos os caças tem sensores do estado da arte ... blá, blá, blá ... eu postei os links que DEMONSTRAM minhas afirmações ... onde estão os seus ???

Fez bem em não entrar na seara do 5ªG ... pelo visto não não tem a mínima ideia do fato de que "EM COMBATE AR-AR" DE NADA ADIANTA um caça ser Stealth se permanecer com seu AESA em modo passivo ... porque será invisível mas também cego ... ou seja "não verá ninguém" também ... então o RCS nesse caso pouco importa pois as detecções de ambos dependerão do IR e estarão em pé de igualdade ... em modo ativo serão detectados por emissões eletromagnéticas ...

É isso ae colega ... vamos debater os ""FATOS"" fortemente entrincheirados e suas "VERDADES ABSOLUTAS" e traze-las ao mundo real ...




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Re: JAS-39 Gripen

#12720 Mensagem por kirk » Ter Jan 10, 2017 11:28 pm

kekosam escreveu:Segundo a fórmula do Luiz Henrique, 265 km de alcance de detecção para um RCS = 1m².

Agora, o Gripen tem algum míssil que suplante este alcance? Não. Logo, ambos vão estar se vendo antes de poder atirar.
A progressão não é geométrica ... além do fato de que um PESA com radar ativo será visto a centenas de kms pelas emissões de energia ... caças de baixíssimo RCS vão detectar primeiro e evitar esse radar até estarem prontos para disparar a distância de NSZ ... para detectar a essas distâncias enormes são emissões em pequenos feixes que no final abordam pequenas áreas de detecção ... entretanto tais emissões são facilmente detectadas e evitadas ... estarão em apuros ...




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