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Re: Rafale News
Enviado: Qui Jun 26, 2008 9:45 pm
por Sintra
Re: Rafale News
Enviado: Qui Jun 26, 2008 10:14 pm
por Carlos Mathias
Re: Rafale News
Enviado: Qua Jul 09, 2008 5:48 pm
por soultrain
A versão F3 do Rafale foi certificada e vai chegar às unidades no inicio de 2009:
"La Délégation générale pour l’armement (DGA) a prononcé, le 1er juillet 2008, la qualification de la version totalement polyvalente de l’avion Rafale , dénommée « F3 », dont les premiers exemplaires produits seront livrés à partir de début 2009. Ceux, déjà en service, seront mis à hauteur de ce nouveau standard.
Le Rafale F2, actuellement en service dans l’armée de l’air et la marine, assure déjà des missions de défense aérienne et d’attaque au sol. Le standard F3 apportera en plus des capacités d’attaque antinavire (avec le missile antinavire AM39 Exocet ) et de reconnaissance aérienne (avec la nacelle RECO NG ), ainsi que de dissuasion nucléaire (avec le missile air-sol de moyenne portée avancée ASMPA )."
Ministère de la défense
Re: Rafale News
Enviado: Qua Jul 09, 2008 6:15 pm
por manuel.liste
http://eltiradorsolitario.blogspot.com/ ... el-f3.html
FRANCIA CALIFICA EL RAFALE AL NIVEL F3
La Delegación General de Armamento de Francia ha calificado al Rafale para el nivel F3 multimisión.
Los cazas entregados a partir de comienzos de 2009 ya serán del standar F3, mientras que el resto de los que hay en servicio se elevarán a este nivel.
Los Rafale F3 podrán usar el misil antibuque Exocet, el misil nuclear ASMP y el pod de reconocimiento Reco NG.
Hasta ahora, se han entregado 35 Rafale a la Fuerza Aérea y 23 a la Armada.
¿Sólo 58 aparatos en servicio?
Re: Rafale News
Enviado: Qui Jul 31, 2008 3:48 pm
por PRick
Carlos Mathias escreveu:Carga externa total.
Então Sintra, posso supor que um Rafale decola com 9 toneladas de armas. Existe alguma imagem de uma configuração assim?
Veja que o SU-35 leva seis mísseis de peso equivalente ao Exocet, ou cinco semelhantes ao Scalp, mais dois R-73/77 em ambas as configurações.
Na configuração ar-ar, podem ser até 12 R-77.
Entende o que eu estou perguntando? Dessas nove ton, quanto disso são armas? Usando os pontos molhados, quanto sobra de combustível interno e em quanto alcance esse mesmo comb vai resultar com a carga máxima externa?
Fiquei fora um tempo, e as coisas continuam na mesma.
(E colaborando com a campanha do Tulio, trouxe a discussão para o tópicos correto, afinal o Grinpinho merece seu tópico exclusive, senão o Bolovo terá um ataque sistêmico de apoplexia.
)
Vamos fazer contas.
Peso do Rafale vazio 9,1 toneladas + 4 toneladas de combustível interno= 13 toneladas + 0,4 tonelada(piloto e outros insumos)= 13 toneladas + 11,5 toneladas = 24,5 toneladas de peso máximo de decolagem atual.
E como seria isso, 02 CFT´s de 1.300 litros adicionais, aí o peso de carga externa máxima cai para 9,5 toneladas. Aonde levam isso? Em 14 pontos duros, sendo que 05 são molhados e taxados para 2 toneladas. Na verdade, o Rafale possui 16 estações de cargas, sendo duas para os CFT´s.
Existem fotos tiradas durante a homologação e ensaios dos CFT´s, aonde aparece esse Rafale B, com 02 CFT´s e 03 Tanques sub-alares de 2.000 litros. Ele ainda leva 02 mísseis SCALP´s e 04 Micas. Daria para levar mais 02 MICAS e sobrariam 02 pontos duros ainda. Deve ser para atacar e Lua. Com quase 11 toneladas de combustível!
Tem alguma foto? Nunca vi, só serviria para posar mesmo, nenhum piloto sensato no mundo decolaria assim para uma missão real. Isso seria coisa de maluco. Na prática a configuração máxima que já li, foi de umas 22/23 toneladas. Para fazer testes de configuração e ensaios.
E o futuro? Turbinas cerca de 05% mais econômicas ou peso máximo de decolagem 27 toneladas, tanques sub-alares de 3.000 litros e turbinas mais potentes.
Sinceramente, acho isso uma loucura, um caça com peso máximo de decolagem em torno de 22 toneladas já daria de sobra para fazer tudinho, fico espantado com essa mania de coisas grandes demais, cada vez mais potência, mais combustível gasto. Me parece que esse caminho tem seus dias contados.
Nem pulga, nem gigante, o caminho é o equilíbrio, minha nova campanha nos fóruns. E aderindo a Lei Seca, vou comemorar bebendo Água Mineral Perrier.
[ ]´s
Re: Rafale News
Enviado: Qui Jul 31, 2008 3:49 pm
por Skyway
Cacetada! Bem vindo de volta Prick!
Re: Rafale News
Enviado: Qui Jul 31, 2008 4:11 pm
por Gerson Victorio
Bem vindo de volta Prick!!! bom retorno!!
Gerson
Re: Rafale News
Enviado: Qui Jul 31, 2008 4:17 pm
por Wolfgang
O Rafale não é um caça ruim, mas precisa absorver um radar com mais alcance e uma turbina mais potente se quiser vencer aqui. E me parece que por algumas falas por aí, pode ser que aconteça isso mesmo.
Um alcance 50%, se efetivado, já basta na minha opinião. E as M-88-3 têm que sair do papel. A diferença é que pelo tamanho da França, as M-88-2-4 bastam, mas para as nossas dimensões, pelo menos uma tonelada e meia a mais por turbina vai bem.
Re: Rafale News
Enviado: Qui Jul 31, 2008 4:24 pm
por orestespf
Seja bem-vindo novamente, PRick, bom retorno!!! Tava fazendo falta por aqui!
Grande abraço,
Orestes
Re: Rafale News
Enviado: Qui Jul 31, 2008 4:25 pm
por Jacobs
Wolfgang escreveu:O Rafale não é um caça ruim, mas precisa absorver um radar com mais alcance e uma turbina mais potente se quiser vencer aqui. E me parece que por algumas falas por aí, pode ser que aconteça isso mesmo.
Um alcance 50%, se efetivado, já basta na minha opinião. E as M-88-3 têm que sair do papel. A diferença é que pelo tamanho da França, as M-88-2-4 bastam, mas para as nossas dimensões, pelo menos uma tonelada e meia a mais por turbina vai bem.
Mas ai o bom alcance do Rafa vai pro saco...
Re: Rafale News
Enviado: Qui Jul 31, 2008 4:27 pm
por Tigershark
orestespf escreveu:Seja bem-vindo novamente, PRick, bom retorno!!! Tava fazendo falta por aqui!
Grande abraço,
Orestes
Bem-vindo,Prick!!
Re: Rafale News
Enviado: Qui Jul 31, 2008 4:31 pm
por Wolfgang
Jacobs escreveu:Wolfgang escreveu:O Rafale não é um caça ruim, mas precisa absorver um radar com mais alcance e uma turbina mais potente se quiser vencer aqui. E me parece que por algumas falas por aí, pode ser que aconteça isso mesmo.
Um alcance 50%, se efetivado, já basta na minha opinião. E as M-88-3 têm que sair do papel. A diferença é que pelo tamanho da França, as M-88-2-4 bastam, mas para as nossas dimensões, pelo menos uma tonelada e meia a mais por turbina vai bem.
Mas ai o bom alcance do Rafa vai pro saco...
Salvo engano, essas turbinas podem ser reguladas para modo 'guerra' e ´'paz'. O fato é que se precisarmos fazer uma interceptação, essas toneladas e meia de cada turbina farão diferença. De outro modo, o caça não serve para o Brasil... Mas tendo em vista caças tão díspares na disputa, a FAB deve ter outra idéia na cabeça.
Abs
Fabio
Re: Rafale News
Enviado: Qui Jul 31, 2008 4:35 pm
por Jacobs
Wolfgang escreveu:Jacobs escreveu:
Mas ai o bom alcance do Rafa vai pro saco...
Salvo engano, essas turbinas podem ser reguladas para modo 'guerra' e ´'paz'. O fato é que se precisarmos fazer uma interceptação, essas toneladas e meia de cada turbina farão diferença. De outro modo, o caça não serve para o Brasil... Mas tendo em vista caças tão díspares na disputa, a FAB deve ter outra idéia na cabeça.
Abs
Fabio
Wolf,
Será que a FAB considera o Rafale sub-motorizado?
Re: Rafale News
Enviado: Qui Jul 31, 2008 4:35 pm
por rcolistete
PRick escreveu:
E o futuro? Turbinas cerca de 05% mais econômicas ou peso máximo de decolagem 27 toneladas, tanques sub-alares de 3.000 litros e turbinas mais potentes.
Olá Prick,
Bem-vindo novamente ao DB.
Esse tanque de 3.000 l seria ventral, no cabide central da fuselagem. Segundo um livro do Rafale, tal tanque externo só não foi encomendado mas pode ser usado no Rafale em tal cabide.
[]s, Roberto
Re: Rafale News
Enviado: Qui Jul 31, 2008 5:15 pm
por Wolfgang
Fabio[/quote]
Wolf,
Será que a FAB considera o Rafale sub-motorizado?[/quote]
Então, meu caro.. não dá para saber... Temos no RFI 4 biturbinas e dois mono. O thrust ratio dos caças devem ser parecidos, pelo menos. O fato é que, penso eu, o que um Gripen NG leva em carga média mais seu alcance médio deve satisfazer a FAB (do ponto de vista da instituição).
A impressão que tenho é que o Rafa tem o menor thrust ratio de todos eles, mas vou pesquisar melhor.