Olá, Knight!knigh7 escreveu:Pessoal, gostaria se suscitar uma discussão:
Pelo que eu saiba (posso esta errado), o futuro NAe que a MB pretende construir será CTOL.
Hoje em dia, os caças navais de decolagem convencional (ou versões navais), (Rafale, Su33, Mig29, Super Hornet) podem operar sem catapultas.
Agregado ao que escrevi, pelo fato das catapultas elevarem de sobremaeira os custos de operação (bem como de construção) por trazerem mais complexidades (e também problemas) não vejo razão para termos um NAe CTOL apenas para se utilizar aeronaves AEW e COD de asa fixa. A USNavy, cujos NAe são CTOL, podem se dar ao luxo disso. Verbas para ela é que que não falta.
Enfim, vejo, na minha opinião, que o modelo mais adequado ao novo NAe fosse STOBAR.
Gostaria de ver argumentações, especialmente daqueles que divergem disso, para que possamos chegara um entendimento.
Grato
Pode citar fontes ou textos a respeito o que afirmou? Note, não estou discutindo ou duvidando(basta ver os videos russos no youtube), mas tenho algumas duvidas particulares quanto a essa real capacidade. Resumindo, queria saber as limitaçòes do processo...
abs!