SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Wingate
Sênior
Sênior
Agradeceu: 819 vezes
Agradeceram: 239 vezes

Re: SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

#1231 Mensagem por Wingate » Dom Ago 17, 2014 9:16 pm

pt escreveu:Entre 1937 e 1939 o Brasil assinou vários acordos com a Alemanha para a venda de produtos agricolas, que seriam pagos com remessas de armamento alemão. Desde peças de artilharia até viaturas blindadas de transporte SkDfz-7 a Alemanha disponibilizou tudo o que o Brasil pediu.

O Brasil ficou irritado com os britânicos, quando estes apreseram navios brasileiros que transportavam armas alemãs para o Brasil. Os americanos mediaram as negociações e viram uma boa hipótese para substituir parte da influência britânica no Brasil por influência americana.

Para os Alemães havia a necessidade de garantir que o oceano ficava bloqueado.
Havia gente no Brasil que não voltou para a Europa com medo da viagem e dos submarinos alemães. Não havia viagem de avião ...
Parte desse material comprador da Alemanha eram sistemas de baterias anti-aéreas Krupp 88, completas, com sistemas de pontaria, escutas, etc.... Meu pai serviu ao EB em 1949 (AAAé, Quitaúna, na época) e o equipamento usado era esse, porém todo o restante do material e armas já era norte-americano.

Wingate

chris

#1232 Mensagem por chris » Dom Ago 17, 2014 9:41 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Clermont escreveu:As coisas são simples. A Alemanha violou as águas territoriais brasileiras com uma série de ataques submarinos que mataram quase mil pessoas.

Alguém lembra das imagens do tsunami na Ásia, uns anos atrás? As praias cheias de gente morta. Pois é, o mesmo aconteceu no Brasil de agosto de 1942. As praias brasileiras ficaram coalhadas de corpos de cidadãos apodrecendo: homens, mulheres e crianças vitimados pelos torpedeamentos.

Diante de um cenário destes, pra mim parece óbvio que a declaração de guerra contra o Eixo teria de ser a única conseqüencia.
De certa forma o chris está certo, mas 2 anos antes, em 1940 o Brasil assinou um tratado de cooperação com os EUA onde enviaria suprimentos apenas para os aliados, mas não para o eixo, claro que esse acordo não foi de graça, os EUA pagaram 12 milhões de dólares e emprestaram 52 milhões para a construção da usina siderúrgica nacional, os alemães haviam proposto um acordo semelhante mas os EUA venceram o leilão.

Em um conflito dessas proporções era questão de tempo até o Brasil sofrer uma retaliação dos alemães, não é realmente possível ter um acordo desses sem participar do conflito, se o Brasil realmente quisesse se manter neutro e não sofrer ataques deveria ter recusado o acordo, como outros países fizeram.

Não sei se a grana que o Brasil recebeu dos EUA pagou os custos que tivemos, mas, ironicamente, quem assinou o acordo foi quem pagou o maior preço, a ditadura fascista de Getúlio Vargas se tornou insustentável quando o Brasil com os aliados ganharam a guerra.

Na minha opinião, o Brasil deveria se limitar a enviar víveres, mantimentos, armas. Soldados, os EUA e a própria Europa tinham de monte. Por que não pediram para os soldados dos países libertados lutarem?

Toda vida brasileira perdida na Segunda Guerra foi uma vida desperdiçada; eles morreram lá somente para americano não morrer. É a minha opinião.

suntsé
Sênior
Sênior
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

#1233 Mensagem por suntsé » Dom Ago 17, 2014 9:58 pm

chris escreveu: Na minha opinião, o Brasil deveria se limitar a enviar víveres, mantimentos, armas. Soldados, os EUA e a própria Europa tinham de monte. Por que não pediram para os soldados dos países libertados lutarem?

Toda vida brasileira perdida na Segunda Guerra foi uma vida desperdiçada; eles morreram lá somente para americano não morrer. É a minha opinião.
Eu acho esta visão um absurdo.

Os Brasileiros que lutaram na Europa lutaram pela sua pátria e não apenas para americano não morrer. Vale lembrar a todos os prezados colegas foristas que o Brasil não tinha a opção de não se alinhar ao aliados.

A posição do Brasil é estratégica na defesa do hemisfério ocidental, as bases Norte Americanas aqui foram fundamentais para fornecer provisões as forças aliadas no norte da Africa, Oriente Médio e Europa.

Os EUA tinham interesses em utilizar nossas bases no nordeste justamente pela importância estratégica do nordeste Brasileiro.

Vamos lembrar aos senhores que um militar Brasileiro que estava fazendo Intercambio nos EUA, descobriu um plano dos EUA para invadir o nordeste do Brasil caso o Brasil não decidi-se ficar ao lado dos aliados.

E a participação Brasileira foi muitíssimo importante pára projetar o Brasil em âmbito internacional, depois da guerra o Brasil saiu moralmente e politicamente fortalecido diante do mundo, se tornando até os dos fundadores da ONU. O país conquistou o respeito internacional.

A Argentina que ficou ao lado do eixo até a derrota final de Hitler e como consequência ficaram com péssima reputação internacional, os vencedores não queriam aceitar a Argentina na ONU, graças aos esforços diplomáticos do Brasil a Argentina não virou um estado pária.

As questões são muito mais complexas do que se imagina. Talvez os soldados que lutaram na Itália não tivessem tido a noção da importância do sacrifício deles para o país.

chris

#1234 Mensagem por chris » Dom Ago 17, 2014 10:02 pm

suntsé escreveu:
chris escreveu: Na minha opinião, o Brasil deveria se limitar a enviar víveres, mantimentos, armas. Soldados, os EUA e a própria Europa tinham de monte. Por que não pediram para os soldados dos países libertados lutarem?

Eu acho esta visão um absurdo.

Os Brasileiros que lutaram na Europa lutaram pela sua pátria e não apenas para americano não morrer. Vale lembrar a todos os prezados colegas foristas que o Brasil não tinha a opção de não se alinhar ao aliados.

A posição do Brasil é estratégica na defesa do hemisfério ocidental, as bases Norte Americanas aqui foram fundamentais para fornecer provisões as forças aliadas no norte da Africa, Oriente Médio e Europa.

Os EUA tinham interesses em utilizar nossas bases no nordeste justamente pela importância estratégica do nordeste Brasileiro.

Vamos lembrar aos senhores que um militar Brasileiro que estava fazendo Intercambio nos EUA, descobriu um plano dos EUA para invadir o nordeste do Brasil caso o Brasil não decidi-se ficar ao lado dos aliados.

E a participação Brasileira foi muitíssimo importante pára projetar o Brasil em âmbito internacional, depois da guerra o Brasil saiu moralmente e politicamente fortalecido diante do mundo, se tornando até os dos fundadores da ONU. O país conquistou o respeito internacional.

A Argentina que ficou ao lado do eixa até a derrota final de Hitler e como consequência ficaram com péssima reputação internacional, os vencedores não queriam aceitar a Argentina na ONU, graças aos esforços diplomáticos do Brasil a Argentina não virou um estado pária.

As questões são muito mais complexas do que se imagina. Talvez os soldados que lutaram na Itália não tivessem tido a noção da importância do sacrifício deles para o país.
Ok, seus argumentos são pertinentes, mas ainda não me convenci, ainda continuo achando que o Brasil não deveria ter lutado lá. Declarar guerra ao Eixo? Sim. Mas mandar somente víveres e mantimentos. Soldados não.

Obrigado,

chris

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#1235 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Ago 17, 2014 10:29 pm

chris escreveu:Na minha opinião, o Brasil deveria se limitar a enviar víveres, mantimentos, armas. Soldados, os EUA e a própria Europa tinham de monte. Por que não pediram para os soldados dos países libertados lutarem?

Cedo ou tarde a guerra chegaria ao Brasil, foi um erro o Brasil deixar para se preparar na última hora, mas, enfim, aqui é assim desde sempre, não é? Quanto a enviar soldados, faz parte, assim que escolheu um lado o Brasil já deveria se preocupar com isso*.

Lembrando que os soldados que o Brasil enviou foi de certa forma uma contribuição simbólica, 25 mil soldados em uma guerra onde os exércitos tinham milhões, e mesmo para conseguir 25 mil soldados o país penou, mas fez sua parte, honrou sua participação na aliança.

Agora digamos, que o Brasil decidisse apoiar o eixo, ou se mantivesse neutro e fosse invadido pelos EUA, o que deveria ser feito? Lutar contra os EUA até o fim da guerra, não teria a mínima condição de vencer mas, qualquer outra saída menos honrosa comprometeria o futuro do país com a fama de c****.

*Em 1940 não era tão fácil apoiar abertamente os aliados contra a Alemanha, o governo do Getúlio Vargas era fascista, o país sofreu muito a crise de 29, era um país extremamente racista e as elites eram descendentes de italianos, alemães e portugueses, essas eram até simpáticas aos pensamentos do Hitler, o acordo de 1940 não receberia apoio se fosse mais divulgado e sem o afundamento de navios brasileiros o governo jamais teria apoio necessário para enviar soldados.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
suntsé
Sênior
Sênior
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

#1236 Mensagem por suntsé » Dom Ago 17, 2014 10:41 pm

Marechal-do-ar escreveu: Lembrando que os soldados que o Brasil enviou foi de certa forma uma contribuição simbólica, 25 mil soldados em uma guerra onde os exércitos tinham milhões, e mesmo para conseguir 25 mil soldados o país penou, mas fez sua parte, honrou sua participação na aliança.
Olá Prezado Marechal-do-ar.

Eu li em vários livros e revistas que o Brasil enviou 50 mil soldados para a Itália.

Acho estranho você afirmar 25 mil.

Wingate
Sênior
Sênior

#1237 Mensagem por Wingate » Dom Ago 17, 2014 11:53 pm

Marechal-do-ar escreveu:
chris escreveu:Na minha opinião, o Brasil deveria se limitar a enviar víveres, mantimentos, armas. Soldados, os EUA e a própria Europa tinham de monte. Por que não pediram para os soldados dos países libertados lutarem?

Cedo ou tarde a guerra chegaria ao Brasil, foi um erro o Brasil deixar para se preparar na última hora, mas, enfim, aqui é assim desde sempre, não é? Quanto a enviar soldados, faz parte, assim que escolheu um lado o Brasil já deveria se preocupar com isso*.

Lembrando que os soldados que o Brasil enviou foi de certa forma uma contribuição simbólica, 25 mil soldados em uma guerra onde os exércitos tinham milhões, e mesmo para conseguir 25 mil soldados o país penou, mas fez sua parte, honrou sua participação na aliança.

Agora digamos, que o Brasil decidisse apoiar o eixo, ou se mantivesse neutro e fosse invadido pelos EUA, o que deveria ser feito? Lutar contra os EUA até o fim da guerra, não teria a mínima condição de vencer mas, qualquer outra saída menos honrosa comprometeria o futuro do país com a fama de c****.

*Em 1940 não era tão fácil apoiar abertamente os aliados contra a Alemanha, o governo do Getúlio Vargas era fascista, o país sofreu muito a crise de 29, era um país extremamente racista e as elites eram descendentes de italianos, alemães e portugueses, essas eram até simpáticas aos pensamentos do Hitler, o acordo de 1940 não receberia apoio se fosse mais divulgado e sem o afundamento de navios brasileiros o governo jamais teria apoio necessário para enviar soldados.
Havia também o fato dos militares brasileiros, em sua esmagadora maioria, serem anti-comunistas ferrenhos, dada a recente (na época) Intentona Comunista de 1935 onde militares brasileiros foram mortos pelos revoltosos. Como os regimes fascista e nazista combatiam ferrenhamente os comunistas em seus países, gozavam de uma certa simpatia entre os dirigentes brasileiros.

Wingate

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#1238 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Ago 18, 2014 3:31 am

suntsé escreveu: Olá Prezado Marechal-do-ar.

Eu li em vários livros e revistas que o Brasil enviou 50 mil soldados para a Itália.

Sempre li 25 mil do EB e mais alguns da FAB, é a primeira vez que vejo 50 mil, inclusive, procurando por "força expedicionária brasileira" o primeiro resultado é: http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a ... Brasileira

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Wingate
Sênior
Sênior

#1239 Mensagem por Wingate » Seg Ago 18, 2014 7:33 am

Marechal-do-ar escreveu:
suntsé escreveu: Olá Prezado Marechal-do-ar.

Sempre li 25 mil do EB e mais alguns da FAB, é a primeira vez que vejo 50 mil, inclusive, procurando por "força expedicionária brasileira" o primeiro resultado é: http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a ... Brasileira
Também sempre me foi passado 25.000 soldados (com efetivo combatente de 15.000 homens - 1.a Divisão de Infantaria) - inclusive está anotado, salvo falha de minha memória, na obra sobre a FEB escrita por seu Comandante, Gal. Mascarenhas de Morais.

"A
FEB projetou a imagem do Brasil, histórica e politicamente, na metade deste século. A esplêndida atuação de nossos combatentes no cenário bélico europeu, na luta comum com as Forças Aliadas, em defesa da causa democrática, valeu-nos o reconhecimento de nação adulta e responsável, capaz de repelir uma agressão e lutar por seu ideal de liberdade."

Carlos de Meira Mattos - General reformado do Exército e conselheiro da Escola Superior de Guerra (ESG).

-----------------------------------

Wingate

Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#1240 Mensagem por Clermont » Seg Ago 18, 2014 9:28 am

A Força Expedicionária Brasileira (FEB) era constituída de duas parcelas:

1) 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (1ª DIE), que era o elemento de operações de combate. Somava aproximadamente 15 mil homens.

2) Órgãos Não-Divisionários, que era o elemento de apoio da 1ª DIE e de ligação com o Brasil. Somava aproximadamente 10 mil homens e algumas dezenas de mulheres enfermeiras. Estes órgãos eram os seguintes:

a) Inspetoria-Geral da FEB
b) Depósito de Pessoal
c) Depósito de Intendência
d) Agência do Banco do Brasil
e) Serviço de Saúde
f) Pagadoria Fixa
g) Serviço Postal
h) Serviço de Justiça
i) Seção Brasileira de Base

O comando da FEB e da 1ª DIE era exercido, cumulativamente, pelo general Mascarenhas. O comando dos Órgãos Não-Divisionários era exercido pelo general Falconieri da Cunha.

delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 504 vezes

#1241 Mensagem por delmar » Seg Ago 18, 2014 9:46 am

Não tenho certeza disto, mas parece que houve o apronte de um segundo escalão que não chegou a embarcar para a Itália pelo fato da guerra terminar antes.

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Clermont
Sênior
Sênior

#1242 Mensagem por Clermont » Seg Ago 18, 2014 9:52 am

O plano inicial era enviar um corpo expedicionário de três divisões (uns 100 mil homens). Mas, logo ficou claro que o Brasil não tinha capacidade de enviar uma força dessas. Basta ver que a 1ª DIE foi pingando na Itália aos poucos, começando em julho de 1944 e só ficando totalmente concentrada em janeiro de 1945.

Aquela que seria a 2ª Divisão de Infantaria Expedicionária chegou a ser concentrada no Nordeste, mas passou a guerra vigiando o litoral nordestino e Fernando de Noronha.

Wingate
Sênior
Sênior

#1243 Mensagem por Wingate » Seg Ago 18, 2014 9:57 am

A título de curiosidade (sem qualquer fundamento, que eu saiba) corria o boato, no fim da guerra na Europa de que as tropas brasileiras seriam remanejadas e enviadas para o Pacífico para continuar a luta contra o Japão.

Wingate

Clermont
Sênior
Sênior

#1244 Mensagem por Clermont » Seg Ago 18, 2014 10:09 am

Puro boato. Uma coisa dessas jamais, em momento algum, foi cogitada por ninguém.

No Alto-Comando do Exército, o maior desejo era ver-se livre da FEB, o mais rápido possível. Ela foi desmontada ainda na Itália, e seus membros dispersados no Brasil. E com isso, o Exército brasileiro jogou pela janela, a única experiência prática de guerra moderna que chegou a possuir, desde a Guerra do Paraguai. O que ficou, foram os ensinamentos individuais que alguns oficiais da ativa procuraram repassar nos centros de instrução no Brasil.

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1137 vezes
Agradeceram: 2846 vezes

#1245 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Ago 19, 2014 12:27 pm

Acho que os Pára-quedistas Brasileiros foram o resultado directo da vossa participação na 2.ª GM. De outra forma não estou a ver os EUA a darem cursos como deram no período pós-guerra aos militares Brasileiros.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Responder