Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Luís Henrique
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#12166 Mensagem por Luís Henrique » Seg Jun 29, 2015 4:39 pm

LeandroGCard escreveu:
Luís Henrique escreveu:Saiu no dan, atualização da entrevista com o comandante da mb.

Com relação aí prosuper, em vez de 7 participantes ele disse que são 9. Que destes. EUA e China foram os únicos que ainda não apresentaram propostas, pois foram incluídos mais recentemente no processo.

O que acham???

O que pois EUA e a China vão nos oferecer???
A China tem uma quantidade absurda de projetos a oferecer, de todos os tipos e tamanhos, e pode customizá-los como for solicitado se isso for exigido. Alguns exemplos abaixo:

Imagem
Contratorpedeiro Type-52C


Imagem
Contratorpedeiro Type-55

Imagem
Fragata Type-54A (estas um pouco pequenas para o Prosub).



Os EUA teriam os dos modelos de LCS's, que teriam que ser customizados para operações em águas azuis (eles tem estudos neste sentido para a US Navy), e o projeto que já ofereceram antes, de uma versão militarizada do cutter da guarda costeira:

Imagem
LCS Independence

Imagem
LCS Freedon

Imagem
Cutter Legend


Mas todos estes navios americanos são pequenos demais para as especificações do PROSUB, deslocando de 3.000 a 4.500 ton quando o Prosub pede 6.000. Talvez eles proponham uma versão reduzida dos AB.


Leandro G. Card

Sobre a China:

O Type 052D já é maior e mais fortemente armado do que qualquer fragata europeia.
São 7.500T de deslocamento e 64 VLS.

Agora, o Type 055 seria muito sonho para a MB.
Eles até podem oferecer, mas dificilmente a MB compraria. Aliás ainda acho difícil comprar QUALQUER navio da China. Aliás também estou achando difícil comprar qualquer navio de QUALQUER LUGAR. :lol:

O Type 055 segundo alguns analistas, irá deslocar 10.000T e terá DOIS VLS com 64 células, ou seja, 128 células VLS. :shock: :shock: :shock:
Equivalente ao poder de fogo de 4 FREMM.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#12167 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Jun 29, 2015 4:44 pm

Não aposte em um grande aumento no deslocamento das LCS, dificilmente chegará a 6000 tons, alias, a ideia do projeto é justamente o contrário, conseguir o menor navio capaz de cumprir essas missões, cortes orçamentários por lá estão complicando a vida de quem deseja manter tantos meios navais.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#12168 Mensagem por FCarvalho » Seg Jun 29, 2015 6:51 pm

Da china poderíamos comprar apenas o "casco" dos navios e o resto coloca por aqui mesmo. Dificilmente os militares irão aceitar qualquer coisa em termos de sistemas que não seja ocidental.

E como não temos tempo e nem grana para ficar discutindo filigranas ideológicas, seria até mais fácil encomendar algumas Type 054C/D e uns Type 052D para serem construidas lá, em tempo bem menor a mais hábil do que qualquer outro fornecedor poderia fazer, que já estava bom demais.

A MB quer 5/6 escoltas no Prosper. Com os chinas poderia-se talvez comprar o dobro ou mais disso em cascos e adaptar o resto. E tudo com aquela propaganda que o GF adora.

abs.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#12169 Mensagem por Energys » Seg Jun 29, 2015 10:12 pm

Penso que temos como encontrar um vendedor mais adaptável a nossa realidade sem que seja a China. O dinheiro que vamos gastar para "ocidentalizar" qualquer plataforma chinesa, faz a evidente relação custo-benefício favorável dos produtos navais militares asiáticos virarem pó!

Att.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#12170 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jun 30, 2015 10:22 am

Energys escreveu:Penso que temos como encontrar um vendedor mais adaptável a nossa realidade sem que seja a China. O dinheiro que vamos gastar para "ocidentalizar" qualquer plataforma chinesa, faz a evidente relação custo-benefício favorável dos produtos navais militares asiáticos virarem pó!

Att.
Também penso assim.
Ou nos contentamos com os sistemas chineses ou não faz sentido adquirir apenas o casco da China. Afinal a ideia do PROSUPER é produzir o casco AQUI no Brasil.

A MB deve fazer uma avaliação SEM PRECONCEITOS dos sensores e sistemas de armas chineses. Se estiverem a altura do que é oferecido pelos europeus e o PREÇO for mais convidativo, eu não vejo motivos para bater o pé nesta suposta 'ocidentalização' dos navios chineses.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#12171 Mensagem por Energys » Ter Jun 30, 2015 3:40 pm

Luís Henrique escreveu:
Energys escreveu:Penso que temos como encontrar um vendedor mais adaptável a nossa realidade sem que seja a China. O dinheiro que vamos gastar para "ocidentalizar" qualquer plataforma chinesa, faz a evidente relação custo-benefício favorável dos produtos navais militares asiáticos virarem pó!

Att.
Também penso assim.
Ou nos contentamos com os sistemas chineses ou não faz sentido adquirir apenas o casco da China. Afinal a ideia do PROSUPER é produzir o casco AQUI no Brasil.

A MB deve fazer uma avaliação SEM PRECONCEITOS dos sensores e sistemas de armas chineses. Se estiverem a altura do que é oferecido pelos europeus e o PREÇO for mais convidativo, eu não vejo motivos para bater o pé nesta suposta 'ocidentalização' dos navios chineses.
Permitir-se adaptar à logística chinesa é algo que demanda da MB uma, digamos, "abertura" que não sei até onde se está disposto a ir.

Para mim, os potenciais favoritos são os navios da Alemanha, Espanha e, agora, Estados Unidos (mesmo sem saber o que será proposto por este último de fato).

Att.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#12172 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jun 30, 2015 3:51 pm

Energys escreveu:
Luís Henrique escreveu:Também penso assim.
Ou nos contentamos com os sistemas chineses ou não faz sentido adquirir apenas o casco da China. Afinal a ideia do PROSUPER é produzir o casco AQUI no Brasil.

A MB deve fazer uma avaliação SEM PRECONCEITOS dos sensores e sistemas de armas chineses. Se estiverem a altura do que é oferecido pelos europeus e o PREÇO for mais convidativo, eu não vejo motivos para bater o pé nesta suposta 'ocidentalização' dos navios chineses.
Permitir-se adaptar à logística chinesa é algo que demanda da MB uma, digamos, "abertura" que não sei até onde se está disposto a ir.

Para mim, os potenciais favoritos são os navios da Alemanha, Espanha e, agora, Estados Unidos (mesmo sem saber o que será proposto por este último de fato).

Att.
Concordo em gênero, número e grau.

E digo mais:
Talvez esta reaproximação com os EUA, mude um pouco os sistemas de armas que eram tido como favoritos pela MB.
Cito especificamente o Aster-30 que, para mim, seria muito melhor se partíssemos para uma versão avançada do SM-2 ou quem sabe o SM-6 :twisted:
O mesmo pode ocorrer com o Sea Ceptor, perdendo para o ESSM. (aqui já não vejo muita diferença).
Já o Harpoon, mesmo fazendo sucesso na FAB, não sei se teria espaço na MB, pois apesar de ser mais moderno que o Exocet, tem um 'concorrente' nacional. Digo 'concorrente' entre aspas, pois não está no mesmo nível.

Talvez os EUA não consigam oferecer um produto com bom custo/benefício. Não conseguiram nem na Austrália.
Mas, com certeza, esta reaproximação pode favorecer em primeiro lugar a Navantia que oferece o sistema AEGIS e os sistemas de armas americanos (SM-2, ESSM e RAM). E de forma mais moderada favorecer também a proposta alemã, que oferece sensores europeus, porém com armamentos americanos.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#12173 Mensagem por ABULDOG74 » Sex Jul 03, 2015 4:59 pm

PROSUPER? PROANF?........................

03 de Julho, 2015 - 13:30 ( Brasília )
Estaleiro EISA (Ex-Mauá) - Fecha as portas em Niterói

Fonte Petronotícias


A crise brasileira está ganhando um ritmo cada vez mais acelerado e as tristes consequências vão se desdobrando a cada dia, com índices crescentes de desemprego e dificuldades para empresas e trabalhadores. O estaleiro Eisa Petro-Um (antigo Mauá), em Niterói (RJ), é um exemplo claro disso, com um número grande de demissões ocorridas recentemente, e que agora chegou ao limite de sua sustentação frente às dificuldades.

Sem alarde, o Grupo Sinergy, que controla o estaleiro, divulgou um comunicado interno aos seus funcionários afirmando que os problemas obrigaram a empresa a “encerrar momentaneamente as atividades, até que se consiga achar uma saída que possa garantir as mínimas condições de trabalho que todos merecem”. Com isso, o documento pede que os funcionários ainda ativos, cerca de dois mil, fiquem em casa a partir desta sexta-feira (3).

O Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói preparou uma manifestação para esta manhã, com atos espalhados pela porta do estaleiro, da Petrobrás, da Transpetro e da Caixa Econômica Federal, mas o próprio estaleiro afirma na nota que pretende negociar com os sindicatos para definirem “a continuidade ou não as atividades industriais a título precário”.

O estaleiro já havia demitido cerca de mil pessoas há menos de duas semanas, num momento de agravamento da crise, mas afirma agora que nem com essas medidas e com o esforço dos que ficaram para aumentar a produtividade foi possível manter as atividades em curso.

A empresa afirma que a crise é motivada tanto pelo desequilíbrio econômico dos contratos atuais, quanto pela “indefinição na liberação dos contratos para a construção de mais oito navios”, sem dar detalhes maiores sobre os projetos. No caso, trata-se de um contrato com a Transpetro, que encomendou oito navios ao estaleiro, e diz já ter pago todo o valor devido, mas o Eisa questiona dizendo que ainda tem recursos adicionais a receber, em função de custos extras que tiveram durante as obras.

Além do problema com a Transpetro, o Eisa afirma ainda que o envio de projetos brasileiros para a execução no exterior tem agravado a crise, além dos cortes de investimentos sucessivos na indústria. A Petrobrás, por exemplo, fez um corte de US$ 90,3 bilhões em seu plano de negócios anunciado no início desta semana, indicando um volume de investimentos 37% menor do que o previsto anteriormente. A situação se complica ainda mais para a indústria naval em função das especulações de que a estatal pretende se desfazer de navios da Transpetro, como parte de seu plano de desinvestimentos para levantar recursos.

A situação da companhia é delicada e se alastra por todo o setor de petróleo. O estaleiro Eisa é apenas mais um elo da cadeia, que vem fazendo demissões, atrasando pagamentos e deixando muitos trabalhadores sem oportunidades pelo País. De acordo com o sindicato dos metalúrgicos de Niterói, os mil funcionários demitidos na última semana, por exemplo, não receberam as verbas rescisórias, sendo que os outros dois mil dispensados agora estão sem receber seus salários do mês passado.

Veja abaixo o comunicado na íntegra:

“Prezados Colaboradores do Eisa Petro-Um,

Como vimos informando nos últimos meses, o Estaleiro Eisa PETRO-UM vem atravessando uma crise financeira cada vez mais profunda. Ela está motivada tanto no desequilíbrio econômico dos contratos atuais, como na indefinição na liberação dos contratos para construção de mais oito navios.

Soma-se isto à situação atual do Brasil e especificamente da indústria naval, onde estão cortando investimentos e enviando obras para serem realizadas no exterior.

Os grandes esforços que todos os trabalhadores vêm fazendo para melhorar a produtividade não são suficientes para balançar esse desequilíbrio e poder assim dar continuidade às nossas operações.

É por essa razão que nos vimos forçados a encerrar momentaneamente as atividades, até que se consiga achar uma saída que possa garantir as mínimas condições de trabalho que todos merecem.

Solicitamos a todos que a partir de amanhã, dia 03/07/2015, permaneçam em seus domicílios até efetivarmos negociações com o sindicato representante da categoria profissional, para definirmos a continuidade ou não das atividades industriais a título precário e, assim, mantermos a expectativa de melhoria na economia do país e podermos voltar a contratar colaboradores”.

http://www.defesanet.com.br/crise/notic ... m-Niteroi/


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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#12174 Mensagem por juarez castro » Sex Jul 03, 2015 9:28 pm

Continuam sonhando com Prosuper, Tamanduas....hahahahahah esqueçam este ano, 2016, 2017 e 2018, nada vai acontecer..
Nem para Gururus existirão recursos.......

Grande abraço




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#12175 Mensagem por juarez castro » Sex Jul 03, 2015 9:28 pm

Continuam sonhando com Prosuper, Tamanduas....hahahahahah esqueçam este ano, 2016, 2017 e 2018, nada vai acontecer..
Nem para Gururus existirão recursos.......

Grande abraço




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#12176 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Sex Jul 03, 2015 9:50 pm

Para quem tem cu travado, nem laxante resolve...
A cara é sempre amarga, frustração a cada palavra.

Bah!
Ver o inferno pelo fato do EISA falir?
O EISA só está nesta situação por ter como capitalista e gerente a figura nefasta de Germán Efromovich. Ele descapitalizou o estaleiro para salvar a sua companhia aérea, a Avianca... Óbvio, recebia do estaleiro os adiantamentos advindos da Transpetro, não batia sequer a quilha dos petroleiros e depois passava a chorar, querendo mais recursos...
Poupem-me as lágrimas.
Este estaleiro comandado por um capitalista sério torna-se um gigante.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#12177 Mensagem por juarez castro » Sex Jul 03, 2015 10:15 pm

Ilya Ehrenburg escreveu:Para quem tem cu travado, nem laxante resolve...
A cara é sempre amarga, frustração a cada palavra.

Bah!
Ver o inferno pelo fato do EISA falir?
O EISA só está nesta situação por ter como capitalista e gerente a figura nefasta de Germán Efromovich. Ele descapitalizou o estaleiro para salvar a sua companhia aérea, a Avianca... Óbvio, recebia do estaleiro os adiantamentos advindos da Transpetro, não batia sequer a quilha dos petroleiros e depois passava a chorar, querendo mais recursos...
Poupem-me as lágrimas.
Este estaleiro comandado por um capitalista sério torna-se um gigante.
Alô , alô moderação.......

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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#12178 Mensagem por saullo » Sex Jul 03, 2015 11:31 pm

juarez castro escreveu:
Ilya Ehrenburg escreveu:Para quem tem cu travado, nem laxante resolve...
A cara é sempre amarga, frustração a cada palavra.

Bah!
Ver o inferno pelo fato do EISA falir?
O EISA só está nesta situação por ter como capitalista e gerente a figura nefasta de Germán Efromovich. Ele descapitalizou o estaleiro para salvar a sua companhia aérea, a Avianca... Óbvio, recebia do estaleiro os adiantamentos advindos da Transpetro, não batia sequer a quilha dos petroleiros e depois passava a chorar, querendo mais recursos...
Poupem-me as lágrimas.
Este estaleiro comandado por um capitalista sério torna-se um gigante.
Alô , alô moderação.......

Grande abraço
Realmente, o país gerenciado pela rainha da mandioca só dá ré mesmo... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraços




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#12179 Mensagem por Wingate » Sáb Jul 04, 2015 10:49 am

saullo escreveu:
juarez castro escreveu: Alô , alô moderação.......

Grande abraço
Realmente, o país gerenciado pela rainha da mandioca só dá ré mesmo... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraços
E olha que não enxergaram ainda o NABO que vem por aí... :shock:

Wingate


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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#12180 Mensagem por ABULDOG74 » Sáb Jul 04, 2015 12:30 pm

Olá camaradas:



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